Ao longo dos séculos, o território da atual Rússia central foi ativamente construído com estruturas defensivas de vários tipos. Isso se deveu à existência de principados separados e à constante transferência de fronteiras que precisavam ser defendidas. Algumas fortificações foram erguidas em cidades e foram de grande importância para o desenvolvimento da área. Eles deram abrigo aos moradores em caso de ataque, serviram como local de implantação de tropas e aos poucos foram se transformando no coração da cidade.
Além das paredes obrigatórias, torres, lacunas e outras coisas relacionadas a assuntos militares, câmaras, templos e edifícios externos podem ser localizados dentro dos limites de cada Kremlin. Agora todas essas belezas passaram a fazer parte dos roteiros turísticos. A maioria deles são bem mantidos e usados como museus ou para fins administrativos.
O kremlin mais interessante e bonito da Rússia
Lista com fotos, nomes e descrições do melhor kremlin.
Moskovsky
Construída no final do século XV. Localizado na colina Borovitsky, nas margens do rio. Não era apenas de importância estratégica, mas também declarava as ambições de Moscou como a "terceira Roma". Nos tempos modernos, é a residência do presidente do país. Os palácios do Kremlin e do Senado foram restaurados. Pesquisas e escavações estão sendo realizadas na colina do Kremlin. O território também abriga o Czar Bell e Tsar Cannon, a Assunção e outras catedrais.
Kazansky
A aparência atual foi formada no século XVI. A parte mais antiga da cidade. Inicialmente foi uma fortaleza e desempenhou um papel importante no confronto entre os búlgaros e um dos principados da Horda de Ouro. No interior das muralhas, que continham 13 torres, foram construídos templos, uma mesquita, um palácio e um escritório. Agora é a residência do chefe do Tartaristão. Existem também vários serviços municipais, vários museus e a Galeria Khazine.
Novgorod
Construído no século 15 nas margens do rio Volkhov. Também chamado de Detinets. A reestruturação do antecessor de madeira do Kremlin foi iniciada por Ivan III, que até investiu seus próprios fundos. As paredes são alongadas em um oval irregular, há torres em todo o perímetro, apenas três não sobreviveram. No território existem três igrejas e a Catedral de Santa Sofia, bem como o monumento "Milênio da Rússia", "Chama Eterna" e outros.
Kolomensky
Construída na primeira metade do século XVI. Era preciso fortalecer as fronteiras no confronto com os tártaros. A fortaleza e suas estruturas sofreram mais com o tempo e os vândalos do que com as guerras. Sete torres foram preservadas e restauradas, embora inicialmente houvesse 16 delas e, em parte, uma parede. No território do Kremlin, que tem uma área de 24 hectares, existem várias igrejas, dois mosteiros, duas catedrais.
Pskov
Construído na virada dos séculos XI-XII, nas margens do rio Velikaya. A cidade de Dovmont faz parte do complexo. Foi adicionado posteriormente para proteção adicional da cidade e começou com um novo nível de muralhas. Durante as escavações, fundações de templos e parte de pinturas de parede foram encontradas aqui. O território, além disso, inclui a Catedral da Trindade, Prikaznye Chambers, revistas de pólvora, um campanário, 7 torres e muito mais.
Rostov
Construída em meados do século XVII. Foi originalmente a residência do Metropolita. Embora tenha sido construído segundo as tradições da arquitetura defensiva, não tinha missões defensivas, por isso existem desvios dos cânones do estilo na construção: portões largos, sem lacunas, um desenho diferente das janelas, etc. O conjunto arquitetônico mudou um pouco com o tempo. Agora inclui a Catedral da Assunção, jardim, palácio e praça da catedral.
Nizhny Novgorod
Construído no início do século 16 na confluência do Volga e Oka. A cidade era uma cidade de fronteira, então havia um posto militar avançado aqui, sempre havia um exército. Posteriormente, foi implantada uma área para eventos de entretenimento. As paredes se estendem por 2 km. 13 torres foram preservadas e restauradas. Dentro das paredes há uma catedral onde Kuzma Minin está enterrada. Agora, o Kremlin é a sede de funcionários de alto escalão, incluindo o governador e o prefeito.
Tula
Construída no início do século XVI. O edifício mais antigo da cidade. O Kremlin era necessário para garantir o caminho para Moscou. A área é superior a 6 hectares. As paredes aumentam 13 metros. A fortaleza de pedra tem 9 torres, 4 têm portões. Existem 2 catedrais dentro do Kremlin. O conjunto arquitetônico foi criado em diferentes estilos, mas parece um todo único. Alguns detalhes falam da escola italiana de arquitetos.
Astracã
Construída na segunda metade do século XVI. A sua origem está associada à transferência da cidade e à construção de uma espécie de forte. O local não foi escolhido por acaso: era difícil chegar perto por causa das águas de rios e canais, e também havia uma elevação - Zayachiy Bugor. Agora - um ramo da reserva do museu. O conjunto inclui muitos objetos: torres, um paiol de pólvora, uma câmara de tortura, quartéis e um consistório.
Tobolsk
Construída nos séculos XVII-XVIII. A única pedra do Kremlin na Sibéria. Não teve um valor defensivo pronunciado. A construção foi plantada a partir da capital, de onde foram enviados os arquitetos. Sete torres sobreviveram, as paredes e todas as estruturas dentro do Kremlin são de pedra branca. O complexo inclui: o conselho judicial, catedrais, uma casa do bispo, um edifício monástico, um campanário e muito mais.
Ryazan
No século XII, a primeira muralha defensiva foi construída aqui. A Catedral da Assunção e a torre do sino nas proximidades tinham um significado de navegação: apenas elas eram visíveis, como marcos durante o rafting ao longo do Oka. Nenhuma das torres das muralhas da fortaleza sobreviveu. Igrejas e templos datam de séculos diferentes, mas são inscritos no estilo geral. Agora, o Kremlin foi transformado em uma reserva-museu. É um dos mais antigos da Rússia.
Zaraisky
Construída na primeira metade do século XVI. Nos primeiros anos ele foi atacado pela Horda de Ouro. Ele foi repetidamente sitiado, mas quase sempre ganhou a vantagem no confronto com o inimigo. As paredes com torres e portões, 2 catedrais e uma escola religiosa foram preservadas. Agora, o território do Kremlin é entregue ao museu de mesmo nome. Está em operação desde 1918. A exposição inclui objetos de arte de todo o mundo.
Dmitrovsky
Construída no século XII. Originalmente - a residência da família principesca. Em épocas diferentes, a fortaleza esteve sob o comando de lituanos e poloneses, mas não por muito tempo. Convertido em reserva de museu em 1918. Possui uma pitoresca e longa muralha que substituiu as paredes. Três estradas passam por ele. Um - através do portão Nikolsky recriado. A principal atração é a Catedral da Assunção.
Uglich
Construída no século XV, mas posteriormente foi complementada com novas estruturas e fortificada. Localizada nas margens do Volga. Os antigos redutos defensivos foram destruídos, sua existência só pode ser avaliada pelos restos da vala. A Catedral da Transfiguração remonta ao século 17, ao mesmo tempo em que a Igreja de Dmitry on Blood apareceu (por ocasião da morte do Czarevich), e o edifício da Duma da cidade foi erguido em 1815.
Syzransky
Construída em 1683 na confluência de três rios. Sua construção está associada à expansão do país para o sudeste. Das cinco torres originais, uma sobreviveu - a Spasskaya. Era uma porta de entrada, mas depois sofreu uma modernização e no seu interior apareceu uma igreja, hoje nela funciona um museu. Becos e canteiros de flores estão dispostos nas proximidades. Há também outra igreja no território do Kremlin, construída em 1717.
Verkhotursky
Fundado em 1698. O Kremlin adquiriu sua aparência atual já no século XVIII. É o único edifício deste tipo no Médio Ural. Originalmente, era uma enorme casa senhorial rodeada por muralhas e torres. Agora, o Kremlin é um museu e um complexo histórico. Existe um museu "celeiros dos czares", os turistas têm acesso à torre sineira. A principal atração é a Catedral da Trindade.
Vologda
Fundado em 1567. Tinha funções defensivas, especialmente o Kremlin era procurado no século XVII. A fortaleza era cercada por um rio e fossos. Parcialmente eles sobreviveram, e um fosso mais tarde se tornou um rio. As fundações dos shoppings permaneceram visíveis.Passeios turísticos: Catedral de Santa Sofia, um antigo templo do palácio - agora uma igreja, uma torre do sino, um complexo da corte dos bispos. Este último às vezes é erroneamente chamado de Kremlin.
Serpukhovsky
Construído em 1374. A primeira opção é feita de carvalho. Ao fortalecer as margens do Oka, paredes de pedra apareceram e outras estruturas foram alteradas. Foi exposto a ataques do lado da Crimeia. Apenas as fundações de alguns edifícios sobreviveram, dois fragmentos destacados da parede e da Catedral da Trindade. Apesar de sua posição atual, as ruínas atraem constantemente exploradores e turistas. Objetos antigos, como moedas e cruzes, foram encontrados repetidamente aqui.
Gdovsky
A primeira menção é o século XIV. Localizada na cidade de mesmo nome. As primeiras fortificações foram feitas de terra, as paredes de pedra substituíram os aterros e depois as torres. O Kremlin passou por cercos, devastação, destruição e assim por diante, mas todas as vezes ele se recuperou e foi restaurado. A principal catedral da fortaleza foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Foi reconstruída na década de 90 do século passado de acordo com as imagens e desenhos existentes.
Mozhaisky
A construção foi efectuada ao longo dos períodos, as paredes foram constantemente reforçadas, estendendo-se ao longo de vários séculos, do século XII ao século XVII. Pouco sobreviveu do outrora importante posto avançado: um portão com uma seção de uma parede, fragmentos de uma cerca, diques de terra e fragmentos de torres. As escavações foram realizadas várias vezes. Os seguintes itens foram encontrados: um pôquer, uma peça de xadrez, um ícone de relicário, um pente de osso e assim por diante.
Volokolamsky
A construção de peças individuais começou no século XV. Situa-se no território do povoado de mesmo nome. É diferente de estruturas deste tipo: pouco sobreviveu, não se sabe ao certo o que exatamente estava aqui originalmente. Durante as escavações, foram encontrados vestígios da cerca de madeira do Kremlin. No momento, o complexo inclui 2 catedrais construídas em séculos diferentes e uma torre sineira de cinco níveis.
Tsarevokokshaisky
A construção foi concluída em 2009. Localizado em Yoshkar-Ola. Anteriormente, havia estruturas defensivas aqui, mas apenas pequenos traços delas, encontrados durante as escavações, permaneceram. O Kremlin tem formato retangular, cercado por paredes de tijolos vermelhos com torres. É usado como um monumento histórico recriado, bem como uma plataforma para eventos de entretenimento da cidade, exposições agrícolas.
Smolensk Kremlin
Construída na virada dos séculos XVI para XVII. Tinha um importante valor defensivo, pois era constantemente fortificado. O arquiteto usou técnicas antigas na construção de uma fortaleza e novas tendências. A parede tinha um sistema de combate de três níveis. Principalmente a fortaleza sofreu com a retirada das tropas napoleônicas, que a destruiu quase completamente. 18 torres sobreviveram, embora houvesse 2 vezes mais delas inicialmente.
Fortaleza Porkhovskaya
Construído em 1387. Ele está localizado na parte central da cidade de mesmo nome. O objetivo original era fortalecer a rota comercial. Durante sua existência, ele experimentou um cerco e decadência. O estado atual da maioria das instalações é deprimente, perto da emergência. Existem 3 torres. Dentro da fortaleza existem museus dos Correios de Porkhov, o Museu de Lore Local e a Igreja Nikolskaya.
Fortaleza de Izboursk
Construída no início do século XIV. Tornou-se a base da cidade de mesmo nome, que surgiu em torno da fortaleza. O significado inicial é defensivo. Foram realizadas reconstruções e construção de novos redutos, pois os ataques eram constantes. No momento, ele está sendo restaurado. Os edifícios que mais precisam de restauração são as torres e a parede. A Catedral Nikolsky e a passagem militar já recuperaram sua aparência anterior e estão disponíveis para inspeção.