Top 20 - os lagos mais profundos da Rússia

Pin
Send
Share
Send

Entre os lagos mais profundos da Rússia estão reservatórios de várias origens, principalmente crateras e tectônicas. A água neles é principalmente doce, já que a maioria dos lagos está fluindo e a lixiviação de sais e minerais é inevitável. Existem exceções, como o Mar Cáspio. Embora os lagos mais profundos estejam localizados ao sul, a parte principal está agrupada nas latitudes do norte. A temperatura neles é baixa, essas massas de água não podem aquecer nem mesmo no verão.

Os métodos modernos de medição de profundidade diferem dos anteriores. Corpos d'água de pequeno porte, e mesmo localizados em locais de difícil acesso, às vezes permanecem com métricas desatualizadas por muito tempo, como foi o caso do Lago Tabashinskoye. A indústria do turismo não está desenvolvida em todos os lugares. No entanto, Baikal, Ladoga, Teletskoye e alguns outros estão prontos para oferecer um amplo programa aos viajantes.

Lista dos lagos mais profundos do país

Fotos com títulos e uma breve descrição!

Baikal

Localizado na região da Buriácia e Irkutsk. É o lago mais profundo do planeta. A área é superior a 31,7 mil km². As rotas de transporte são estabelecidas ao longo do lago coberto de gelo no inverno. Muitas espécies de plantas e animais únicos. Atrações - numerosos monumentos naturais: Cabo Ryty, área de Frolikha, inúmeras baías, pico Chersky, ilhas Ushkany, um farol no "porto de Baikal" e assim por diante.

Profundidade - 1.642 metros.

Mar Cáspio

Pertence a cinco países ao mesmo tempo, incluindo a Rússia. Na verdade, é um lago. A área é de 371 mil km². Portos foram construídos, depósitos de petróleo foram explorados e a pesca foi colocada em funcionamento. Possui cerca de 50 grandes ilhas. Os turistas são atraídos por fontes minerais, terapia de lama, praias arenosas, resorts modernos baseados na costa. No entanto, o potencial da indústria ainda não foi realizado.

A profundidade é de 1.025 metros.

Khantayskoe

Ele está localizado na parte sul da Península de Taimyr. A área é de 822 km². Existe uma aldeia com o mesmo nome nas proximidades da península. A pesca é a principal ocupação dos residentes locais. Na costa você pode encontrar navios antigos cobertos de ferrugem e, em seguida, um pequeno avião. O lago está conectado com o canal largo Pequeno Khantaysky. O clima é severo, pois parte do território já está além do Círculo Polar Ártico.

A profundidade é de 420 metros.

Anel

Ilha do Lago Onekotan, pertencente ao cume Kuril. A área é de 26 km². O reservatório foi formado após a inundação da caldeira do vulcão. O nome é derivado da forma do lago. Uma ilha se eleva acima da superfície - uma estrutura vulcânica moderna. Até 2005 não era possível chegar aqui, Onekotan estava fechado, só funcionava um posto de fronteira.

A profundidade é de 369 metros.

Teletskoe

Pertence ao território da República de Altai. A área é de 223 km². Foram construídas bases turísticas e acampamentos, cujo número está em constante crescimento. Rotas turísticas de caminhadas e passeios de barco foram estabelecidas. Um dos entretenimentos são as excursões aéreas. Atrativos naturais próximos: o pinheiro Yaylu, as cachoeiras Korbu e Kishte, a baía de pedra, o delta de Chulyshman.

A profundidade é de 325 metros.

Kuril

Ele pode ser encontrado no sul da Península de Kamchatka. O lago foi descrito pela primeira vez em 1740. A área tem pouco mais de 77 km². Existem várias ilhas. O mais notável é o Coração de Alaid: pedras rosadas, uma colônia de gaivotas, um formato interessante. Na Baía de Tyoplaya existe um escoamento de águas minerais. A área abriga ursos pardos que vêm pescar, as águas são ricas em salmão.

A profundidade é de 316 metros.

Lama

O lago está localizado no Território de Krasnoyarsk. O nome se traduz como "mar" ou "água grande". A área é de 318 km². Um destino turístico popular. Nos meses de verão, um bonde fluvial passa no cais Valyok. Ele leva os visitantes aos acampamentos do lago. A temperatura da água é baixa, o gelo permanece na maior parte do ano. Há uma placa comemorativa no local onde os reprimidos estiveram presos no passado.

A profundidade é de 300 metros.

Cerik-Kol

Faz parte do grupo Blue Lakes de Kabardino-Balkaria. A área é de pouco mais de 2 hectares. A tradução do nome é "lago podre". Os depósitos de sulfeto de hidrogênio começam abaixo da marca de 25 metros. A água é tão transparente que dá para ver o fundo por algumas dezenas de metros. Mas sua cor muda dependendo do clima e da estação. Vários centros turísticos foram construídos no litoral.

A profundidade é de 279 metros.

Ladoga

É usado conjuntamente pela Carélia e pela região de Leningrado. A área é de 17,8 mil km². Existem muitas atrações nas 500 ilhas e na costa. A lista inclui a fortaleza Oreshek, Valaam, o museu Road of Life. Uma corrida off-road anual acontece ao redor do lago. Os destinos turísticos mudam com a temporada, cada mês tem algo único.

A profundidade é de 230 metros.

Noyon Hol

A localização do reservatório é a República de Tyva. A tradução do nome é "Prince-Lake" ou "Lord-Lake". Área - 52 km². A vegetação e o relevo das margens são heterogêneos: lariços, tundras de cedro, baixadas e morros. Existem muitos pequenos lagos nas proximidades, bem como fontes sagradas. A abundância de peixes atrai turistas e os caçadores furtivos estão sendo combatidos.

A profundidade é de 225 metros.

Oron

Um lago que pode ser encontrado na região de Irkutsk. A área é superior a 51 km². A tradução do nome é variável: "cervo", "local da fogueira", "corredeiras de rio". Ele está conectado ao lago Kapyluchikan por meio de um canal. O gelo cobre a superfície de outubro a junho. Algumas espécies de aves do Livro Vermelho nidificam perto da costa: águias-pescadoras, falcão-peregrino, etc. Pertence ao território da reserva Vitim.

A profundidade é de 184 metros.

Many-Hol

Pertence ao território de Tuva. Área - 30 km². A tradução do nome é "lago de mármore". Junto à albufeira encontra-se a reserva das Azas e o seu cordão. A pesca de inverno é a principal razão para ir ao lago. Mordida de lúcio especialmente bem. A área é considerada de difícil acesso. Não há nada para fazer aqui sem veículos todo-o-terreno, pás, agasalhos e pequenos exercícios.

A profundidade é de 180 metros.

Amigo

Outro nome para o lago é Khita. Localizado no Território de Krasnoyarsk. A área é de 452 km². O rafting é organizado ao longo do lago e dos rios que nele correm. Existe uma rota turística ao longo da costa. Existem muitas cachoeiras na área, de até 70 m de altura, e os turistas são atraídos por inúmeras cavernas. Existem campos de caça e pesca, incluindo "Northern Oykumena".

A profundidade é de 180 metros.

Elgygytgyn

O lago está localizado em Chukotka. A área é de 119 km². A tradução do nome é "Lago Branco". O gelo aperta a superfície e, especialmente nos anos frios, não derrete nem mesmo no verão. O permafrost cobre as margens. A perfuração do fundo do mar revelou a camada de brecha de impacto. Recebeu o estatuto de monumento natural de importância local. Palitia de nadadeiras longas de Svetovidov é encontrada, que só é encontrada em Elgygytgyn.

A profundidade é de 174 metros.

Tabashinskoe

Pertence ao território da República de Mari El. A área é de mais de 26 hectares. Alguns consideram desatualizadas as informações sobre a profundidade máxima de 53 m e confiam nas novas medidas, que apontavam para 171 m. Uma estrada passa ao longo de uma das margens. Existe uma praia de areia no lado sul. Desde 1974 está classificado como monumento natural. Na aldeia próxima pode-se ver a Igreja Floro-Lavra, construída no final do século XIX.

Profundidade - 171 metros.

Kronotskoe

Localizado no leste de Kamchatka. A área é de 245 km². Existem formas residentes de salmão sockeye e vários tipos de char. Este é um fenômeno único que criou um ecossistema isolado. Existem ilhas com uma colônia de gaivotas, os cisnes chegam antes do inverno. Faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e da Reserva Natural da Biosfera. Atracções próximas: Valley of Geysers, vulcão, cachoeiras.

A profundidade é de 136 metros.

Bolshoe Shchuchye

Localizado no distrito autônomo de Yamalo-Nenets. A área é de 12 km². Em alguns pontos o litoral é íngreme, as partes sul e norte do reservatório são mais adaptadas para o lazer, há locais para barracas e carros. O passatempo mais popular é a pesca. A captura de algumas espécies é proibida.Apesar do nome, nunca foram encontrados lúcios aqui. Faz parte da reserva biológica Gornokhadatinsky desde 1997.

A profundidade é de 136 metros.

Onega

Pertence a 3 disciplinas da Federação Russa: regiões da Carélia, Leningrado e Vologda. A área é de mais de 9,7 mil km². Passeios turísticos: Ilha Kizhi com uma reserva de museu, pinturas rupestres, museus e arquitetura de cidades costeiras. Existem muitos locais onde os turistas podem ficar, desde albergues baratos a hotéis de alto nível, por exemplo, no Castelo de Onega. A Onega Sailing Regatta está sendo realizada.

A profundidade é de 127 metros.

Nicholas

Lago do Território Trans-Baikal. A área é superior a 40 km². Foi mencionado pela primeira vez em 1867. A tradução do nome é "peixe", o que corretamente sugere uma boa mordida. A composição da água é próxima à da chuva, a concentração de sais é menor do que no Lago Baikal, embora o reservatório esteja fluindo. Não aquece acima de + 15 ° C, mesmo nos meses de verão. Em torno de paisagens pitorescas e natureza virgem.

A profundidade é de 117 metros.

Umbozero

Refere-se à região de Murmansk. Área - 422 km². É cercado por todos os lados pelas montanhas Khibiny - as montanhas da Península de Kola. Existem ilhas, uma das maiores é Sarvanovsky. O lago é popular entre os pescadores, mas algumas espécies requerem uma licença. É fácil chegar lá, pois há uma estrada para o reservatório do lado norte. Os depósitos do mineral único umbosirito foram encontrados nas proximidades.

A profundidade é de 115 metros.

Pin
Send
Share
Send