Existem milhões de rios no Canadá. Quase todos os rios do norte são cobertos de gelo durante a estação fria. Devido à diversidade do relevo canadense, existem rios rápidos de montanha e rios de planície profunda no território do país. Milhares de pescadores de todo o mundo vêm ao Canadá em busca de bons pontos de pesca.
Os turistas comuns são atraídos pelo rio por suas paisagens pitorescas e pela possibilidade de cruzeiros fluviais por todo o país. O governo canadense está ciente da importância dos recursos hídricos para os humanos e para todo o ecossistema. Portanto, muitos reservatórios, incluindo rios, estão incluídos na lista de objetos de conservação da natureza. Espécies raras de peixes são preservadas aqui, e a natureza intocada do Canadá é mantida.
Rios mais longos do Canadá
Lista das maiores hidrovias do país.
Yukon
Um dos maiores rios do continente norte-americano nasce no Lago Marsh. A maior parte do Yukon está localizada nos Estados Unidos, mas a fonte está localizada na província canadense de mesmo nome. O afluente do Yukon, o Klondike, é famoso pela "corrida do ouro" do século XX. Quase todo o rio está localizado na zona climática subártica, mas a parte canadense do Yukon é muito mais quente do que no norte.
O comprimento total do rio é 3190 km.
Colômbia
A nascente do rio é o Lago Columbia nas Montanhas Rochosas. Devido à sua corrente rápida e grande queda vertical, a Colômbia é ativamente usada para gerar eletricidade. Existem 14 usinas hidrelétricas nele. O rio é um local de desova para muitas espécies de salmão. Barragens e usinas hidrelétricas impedem o movimento de adultos e alevinos, mas todas as usinas têm passagens para peixes e, em alguns casos, os alevinos são transportados para o oceano pelo exército dos EUA.
O comprimento total do rio é de 2.000 km.
Pease
A bacia do rio foi formada por uma geleira há cerca de 10 mil anos. O rio Peace nasce no reservatório Williston. Graças a uma usina hidrelétrica construída no rio em meados do século 20, as enchentes regulares pararam e o desenvolvimento da agricultura e da indústria se acelerou. Os rios Peace e Athabasca juntos formam um pitoresco delta que é o maior da América do Norte.
O comprimento do rio é de 1923 km.
Mackenzie
O maior rio em comprimento e fluxo total dentro do território do Canadá se origina no Lago Great Slave. Pertence à bacia do Oceano Ártico; a maior parte do rio congela durante o inverno. As regiões do sul do Mackenzie são navegáveis e desempenham um papel importante na economia canadense. Existem muitos centros industriais e portos fluviais aqui.
O comprimento do rio é de 1738 km.
Churchill
Graças a um canal artificial construído no século 20, a maior parte da água do rio Churchill vai para Saskatchewan para aumentar a geração de energia na usina hidrelétrica. O rio nasce no centro de Saskatchewan e flui para o leste na Baía de Hudson. A rica flora e fauna da bacia do rio tornou-se o motivo de sua indicação para inclusão na Lista de Rios Protegidos do Canadá.
O comprimento do rio é de 1609 km.
South Saskatchewan
É a parte sul do rio Saskatchewan. Tem origem nas Montanhas Rochosas e, portanto, a área próxima à nascente do rio tem fluxo rápido. Na zona das pradarias, South Saskatchewan desacelera e se torna mais fluente. O rio é alimentado principalmente pela água do degelo das geleiras das montanhas. Medicine Hat e Saskatoon estão localizados na costa de South Saskatchewan.
O comprimento do rio é de 1392 km.
Fraser
O relevo e a natureza do rio foram investigados no século 19 por Simon Fraser, que deu o seu nome. Sua origem está localizada no Parque Nacional Mount Robson. Fraser passa por muitos desfiladeiros e desfiladeiros. Em alguns lugares, suas margens sobem até 50 metros acima do nível do rio. Desde 1998, Fraser foi incluído na Lista de Rios Protegidos do Canadá.
O comprimento do rio é de 1370 km.
North Saskatchewan
O rio começa com uma geleira nas Montanhas Rochosas. Abraham Reservoir está localizado no norte de Saskatchewan. O rio passa pelas províncias de Alberta, Saskatchewan e Manitoba. A flora e a fauna do norte de Saskatchewan são ricas em estepes e espécies florestais. Graças a isso, desde 1989, o rio foi incluído na Lista de Rios Protegidos do Canadá.
O comprimento do rio é de 1287 km.
Ottawa
O maior afluente do Rio São Lourenço está localizado no sudeste do Canadá e flui pelo Parque Nacional de Banff. 7 usinas hidrelétricas foram construídas no rio. Cachoeiras abundam no curso superior de Ottawa. Portanto, apenas a parte inferior é navegável. Durante as cheias, o nível da água no rio aumenta significativamente. A profundidade do rio em algumas áreas chega a 200 metros.
O comprimento do rio é de 1287 km.
Athabasca
A geleira é o início do rio que deságua no Lago Athabasca. Sua nascente está localizada no Parque Nacional de Jasper, e a maior parte do gigantesco delta do rio Peace está no Parque Wood Buffalo. 168 quilômetros do rio Athabasca, desde 1989, tornaram-se um dos objetos da Lista dos Rios Protegidos do Canadá devido à sua rica natureza e grande importância ecológica.
O comprimento do rio é de 1231 km.
Rio São Lourenço
O rio mais importante do sul do Canadá conecta os Grandes Lagos com o Oceano Atlântico. O rio se tornou a principal rota de transporte dos primeiros colonos canadenses, por isso formaram-se em sua bacia as maiores cidades do país. Ottawa, Montreal e Toronto estão localizadas em suas margens. Devido à proximidade do Oceano Atlântico, baleias fin, baleias e baleias beluga são encontradas no rio.
O comprimento do rio é de 1197 km.
Liard
O ponto mais baixo das Montanhas Rochosas canadenses, o rio flui das montanhas Pelly até o rio Mackenzie. A bacia do rio abriga um grande número de espécies raras. Liard passa pelo Parque Nacional Nahanni. Aqui, a natureza do rio é especialmente rica. Uma das espécies mais raras encontradas nas margens do rio Liard é o bisão da floresta.
O comprimento do rio é de 1115 km.
Assiniboine
O rio tem o nome da tribo indígena dos índios. A tribo Assiniboin viveu nas províncias de Saskatchewan e Manitoba até o século XX. Assiniboine flui através de terrenos montanhosos e planos. Perto de Winnipeg, ele deságua no Rio Vermelho perto do Lago Winnipeg. Muitas vezes o rio transborda e se junta ao Lago Manitoba.
O comprimento do rio é de 1070 km.
Albany
O Lago Cat dá origem a um rio que se estende pela parte noroeste de Ontário. No inverno, a maior parte do rio congela e é possível que veículos pesados se movam ao longo dele. Albany é atravessada por muitos lagos, há muitas corredeiras nas partes superiores e mais perto da foz ela diminui. O nome do rio foi dado em homenagem a Jaime II, rei da Inglaterra, que também tinha o título de duque de Albany.
O comprimento do rio é de 982 km.
Severn
A maior parte do rio está localizada na província de Ontário, mas uma pequena seção está localizada em Manitoba. O Severn foi usado para conectar o Lago Winnipeg e a Baía de Hudson durante o desenvolvimento do Canadá no século XVII. O rio está coberto de gelo há mais de meio ano. Severn River Park inclui uma grande parte do rio Severn e parte do lago de mesmo nome.
O comprimento do rio é de 981 km.
Tanque
O rio atravessa o noroeste do Canadá, na província de Nunavut. Buck leva o nome do viajante George Buck, que o explorou e descreveu pela primeira vez. O rio passa pelos locais de nidificação dos gansos canadenses e do ganso branco perto do Lago Pelly. Milhares de pássaros vêm aqui no verão e voam no final do verão ou início do outono.
O comprimento do rio é de 974 km.
Porco-espinho
A nascente do rio fica ao norte das montanhas Ogilvy. A maior parte está localizada nos Estados Unidos, no estado do Alasca. Em média, quase 8 meses por ano, o rio fica coberto de gelo e transborda na primeira metade do verão devido ao derretimento da neve. Perto da pequena cidade de Fort Yukon, quando deságua no rio Yukon, forma um pequeno delta.
O comprimento total do rio é de 916 km.
Telon
O rio dá origem ao Lago Whitefish, em Nunavut. Devido ao forte pântano da área e à densidade das florestas locais, as atividades humanas dificilmente afetaram a vida selvagem do rio.É por isso que o Telon se tornou um dos rios protegidos do Canadá em 1990. Ele passa por vários lagos, tem 3 afluentes principais e deságua na Baía de Chesterfield, na Baía de Hudson.
O comprimento do rio é de 904 km.
La Grande
O rio é um dos mais importantes do Quebec. Existem usinas hidrelétricas nele, para aumentar a eficiência de que vários outros rios foram direcionados para o canal de La Grande. Como resultado, o volume médio anual de água consumido pelo rio dobrou. A usina hidrelétrica, construída no rio La Grande em 1970, acelerou muito o desenvolvimento industrial de Quebec.
O comprimento do rio é de 893 km.
Kazan
A maior parte do rio está localizada na província de Nunavut. Origina-se no Lago Kasbah e desagua no Lago Baker. Devido à diversidade da paisagem local, uma cascata de cachoeiras e Cachoeiras de Kazan se formou no rio, onde em apenas 2 quilômetros o rio desce 25 metros acima do nível do mar. Nesta área, ele abre seu caminho através de camadas de arenito vermelho.
O comprimento do rio é de 850 km.
Dubont
Um dos afluentes do Rio Telon começa perto do Lago Athabasca. Inundações são observadas aqui na primavera, e por mais da metade do ano o rio fica coberto de gelo. O rio foi finalmente explorado apenas no final do século 19 por Joseph Tyrell. É uma espécie de fronteira entre as florestas de coníferas canadenses e uma área onde a flora e a fauna são substituídas por outras subárticas.
O comprimento do rio é de 842 km.
Mina de cobre
O nome do rio deve-se ao cobre encontrado em seu curso inferior. O rio pertence à bacia do Oceano Ártico. Todos os anos fica coberto de gelo durante 6 a 7 meses. Há uma cascata de corredeiras no rio Coppermine, onde o rio desce 200 metros em uma pequena área entre as rochas, com apenas alguns quilômetros de extensão.
O comprimento do rio é de 840 km.
Kootenay
Um dos principais afluentes do rio Columbia. A nascente do Rio Kootenay está localizada nas Montanhas Rochosas, em Beaverfoot Ridge. A maior parte do canal está localizada em terreno montanhoso. Depois de descobrir metais preciosos no rio, muitos garimpeiros vieram para Kootenay. O influxo de mineradores de ouro continua até hoje. Moradias estão sendo construídas aqui, infraestrutura está sendo desenvolvida e minas estão sendo desenvolvidas.
O comprimento total do rio é de 780 km.
Rupert
O rio corre em Quebec. Foi nomeado após o Príncipe Rupert, que se tornou o primeiro diretor da Hudson's Bay Company. A nascente do rio é o Lago Misstasini. O rio Rupert pertence à bacia do Oceano Ártico e deságua na James Bay, perto da vila de Waskaganish. Por mais de 6 meses por ano, o rio fica coberto de gelo.
O comprimento do rio é de 763 km.
Eastmain
Em sua foz existe um assentamento dos índios de Quebec. A Hudson's Bay Company desempenhou um papel significativo no estudo e desenvolvimento do rio, que deu nome ao rio. Da parte central de Quebec, o rio flui para a Baía de Hudson e deságua na Baía de James. Hoje, uma usina hidrelétrica está em construção no rio.
O comprimento do rio é de 756 km.
Attavapiskat
O rio nasce no lago Attavapiskat de mesmo nome. Os pântanos ao redor do rio são um importante local de migração de gansos, patos e outras aves. Depósitos de diamantes foram descobertos perto do rio. O desenvolvimento do campo vem ocorrendo desde 2008, próximo a uma aldeia indígena no delta do rio. No verão, muitos pescadores vêm a Attavapiskat para pescar lúcios e zander, que são abundantes no rio.
O comprimento do rio é de 748 km.
Veado-vermelho
O principal afluente do rio South Saskatchewan se origina no Parque Nacional de Banff, no sopé das Montanhas Rochosas. O rio é alimentado por chuvas abundantes e água do degelo das geleiras. Devido à diversidade do relevo no lado oriental das montanhas e ao microclima especial quente que prevalece nas margens do rio, plantas e animais típicos das latitudes mais ao sul vivem aqui.
O comprimento do rio é de 740 km.
Cannapisco
A nascente de um dos afluentes do Rio Coxoak está localizada próximo ao Lago Manicouagan. No caminho, passa por muitos lagos. Devido ao redirecionamento artificial, quase metade da água de Kannapisco flui para o Rio Red Deer, a fim de aumentar a geração de eletricidade na usina hidrelétrica local. Todos os anos milhares de pescadores vêm ao rio em busca de trutas, lúcios, esturjões e outras espécies que aqui vivem.
O comprimento do rio é de 737 km.
Nelson
A nascente do rio é o Lago Winnipeg. Ao longo de toda a sua extensão, existem muitas corredeiras com fortes correntes, portanto, apenas 100 km do Rio Nelson são utilizados para navegação. O rio é um dos centros de geração de energia. No total, são 13 usinas hidrelétricas nele, que abastecem empreendimentos industriais e assentamentos próximos.
O comprimento do rio é de 644 km.
Saskatchewan
O nome do rio da língua da tribo local dos índios Cree é traduzido como "rio rápido". A nascente de Saskatchewan está localizada na província canadense de mesmo nome e deságua no Lago Winnipeg. O rio atravessa as pradarias canadenses e forma uma das maiores bacias hidrográficas do continente. 2 usinas hidrelétricas foram construídas aqui. Existem várias trilhas para caminhadas em Saskatchewan.
O comprimento do rio é de 550 km.