O sistema aquático da América do Sul é longo, sinuoso e possui vários traços característicos. Tem como base o Amazonas - o principal rio do continente e também o mais profundo de todo o mundo. A umidade criada por ele e seus numerosos afluentes contribuíram para o surgimento de um ecossistema especial. As margens dos reservatórios são cobertas por florestas tropicais e quase metade de seus habitantes são endêmicas, como as espécies mais raras de crocodilos do Orinoco.
Os rios são importantes vias de transporte na região. O transporte é especialmente ativo após a estação das chuvas. As usinas hidrelétricas foram construídas em grandes reservatórios, portanto, também fornecem eletricidade à região. Madeira, Paraguai e outros rios não só pertencem a mais de um país, mas também servem como fronteiras estaduais para eles.
Os maiores rios da América do Sul
Lista dos maiores rios do continente.
Amazonas
Ele flui pelo Brasil, Peru e Colômbia. Mais da metade deles são navegáveis. O rio mais profundo do mundo. Devido à umidade criada em sua bacia, surgiram as florestas tropicais, e nelas - muitos tipos de organismos vivos. Portanto, a Amazônia é considerada o fundo genético mundial. Viajar pelo rio é um passatempo popular entre os turistas, mas é repleto de perigos em algumas áreas.
O comprimento do rio é de 7100 km.
Paraná
Pertence ao território de três países: Brasil, Argentina e Paraguai. Há controvérsia sobre a tradução do nome. Entre as opções: “rio da desgraça” e “mãe do mar”. O Paraná é atravessado por várias pontes, entre elas a "Ponte da Amizade": de um lado está a cidade brasileira de Foz do Iguaçu, do outro - a paraguaia Ciudad del Este. O rio é utilizado como fonte de água doce para o transporte marítimo e nele foram construídas usinas hidrelétricas.
O comprimento do rio é de 4380 km.
Zhurua
O afluente direito do Amazonas carrega suas águas principalmente através das terras do Brasil. A nascente está localizada no sopé da Cordilheira dos Andes peruanos. Metade do comprimento é adequada para a passagem de vários tipos de vasos. Valioso pelos depósitos de petróleo explorados nas proximidades do canal principal. O curso do meio é densamente povoado. A melhor época para uma viagem turística é do meio do inverno ao final da primavera, quando o Zhurua está transbordando.
O comprimento do rio é de 3.280 km.
Madeira
Cerca de 100 km percorrem a fronteira estadual do Brasil com a Bolívia. O nome se traduz como "madeira". Isso se deve à natureza da área: as florestas tropicais da Amazônia crescem ao redor. O nível da água varia muito dependendo da estação. Pode diferir em 12 metros. Uma das espécies biológicas locais únicas é o golfinho amazônico.
O comprimento do rio é de 3.230 km.
Purus
Afluente direito do Amazonas, que pertence ao território do Brasil e do Peru. Quase todo o seu comprimento é navegável. É famosa pelo seu leito, considerado o mais sinuoso do mundo. As margens são argilosas e sofrem erosão de vez em quando. O rio inunda especialmente a partir do meio da primavera. Existem boas corredeiras para rafting, bem como praias de areia perto das cidades.
O comprimento do rio é de 3.200 km.
Tocantins
Rio brasileiro que nasce nas encostas da Serra Dorada. É convencionalmente dividido em duas partes: a primeira são corredeiras, a segunda é navegável. A comida é principalmente fornecida pela chuva. Uma cascata de várias barragens foi construída no Tocantins. O rio é usado para gerar eletricidade. Mais de uma dúzia de grandes assentamentos estão localizados diretamente na costa.
O comprimento do rio é de 2.850 km.
São Francisco
Flui no Brasil e desempenha um papel particularmente importante na área de savana árida da Caatinga: não há outras fontes de água potável lá. Uma cascata de usinas hidrelétricas foi construída. Existem duas seções navegáveis. Em termos de turismo, as caminhadas ao longo da costa, os passeios pedestres de vários dias em percursos pavimentados, a observação de cascatas, assim como a canoagem radical e a canoagem são populares.
O comprimento do rio é de 2.830 km.
Orinoco
Pertence às terras da Colômbia e Venezuela. Inicialmente, ao explorar o rio, sua nascente foi identificada incorretamente. Os dados corretos foram inseridos no registro apenas em 1951. Orinoco é famoso como o habitat das espécies mais raras de crocodilos com o nome do rio. Golfinhos amazônicos também são encontrados aqui. As maiores reservas mundiais de petróleo pesado foram exploradas nas proximidades.
O comprimento do rio é 2730 km.
Araguaia
O rio brasileiro corre pelo planalto. Araguai é o lar de uma das maiores ilhas fluviais do mundo. Área do Bananal - 19162 km². A seção navegável do rio é o curso médio. Os trechos mais baixos são rápidos e parcialmente adequados para rafting. A costa é pitoresca em alguns pontos: florestas subequatoriais são substituídas por savanas, e estas, por sua vez, por matas de galeria pertencentes a sempre-vivas.
O comprimento do rio é de 2.630 km.
Paraguai
Pertence ao território do Brasil e do Paraguai, em um dos sítios que serve de fronteira estadual entre esses países. É o afluente direito do Paraná. Durante um período de seca, vários afluentes rasos tornam-se pequenos lagos, e o canal principal torna-se raso. O rio divide o Paraguai em duas partes. Ao mesmo tempo, a costa ocidental é escassamente povoada e 98% da população se estabeleceu na costa oriental.
O comprimento do rio é de 2500 km.
Rio Negru
O maior afluente esquerdo do Amazonas pertence ao território de três países: Brasil, Venezuela, Colômbia. O nome se traduz como "rio negro". Esse nome foi escolhido devido à tonalidade marrom distinta da água, que fica escura em alguns períodos. O nível da água oscila muito ao longo do ano, e a enchente sazonal do Rio Negro chega a 35 km de largura.
O comprimento do rio é de 2300 km.
Uruguai
O rio nasce no Brasil, segue ao longo da fronteira com o Uruguai e corre em direção à Argentina. A tradução do nome é “o rio dos pássaros coloridos”. A cidade de Salto divide a hidrovia em duas partes: corredeiras e navegável. Vários portos foram construídos na costa. Fornece aos assentamentos não só água potável, mas também energia elétrica em detrimento das hidrelétricas.
O comprimento do rio é de 2200 km.
Tapajós
Afluente direito do Amazonas, pertencente ao território do Brasil. A localização das florestas tropicais nas duas margens chama a atenção: à direita - principalmente as florestas úmidas do Tapajós Xingu e as florestas tropicais secas de Mato Grosso, e à esquerda - as florestas úmidas do Madeira-Tapajós. Atrativos da área: Ponto de inadmissibilidade da América do Sul e o parque nacional "Amazônia".
O comprimento do rio é de 2200 km.
Mamoré
Pertence ao território do Brasil e da Bolívia. A costa do rio é composta por florestas e savanas. Do ponto de vista de um pássaro, o canal Mamoré é difícil de confundir com um rio, é tão sinuoso e as curvas são íngremes. Funde-se com a Beni e forma a Madeira. Nos trechos mais baixos existem muitas corredeiras, rio acima o rio é navegável, como a maioria de seus afluentes. Mesmo antes de Colombo, a área era densamente povoada.
O comprimento do rio é de 2.000 km.
Japura
Na Colômbia, é chamado de Caquetá. Parte do rio também é encontrada no Brasil. É um afluente esquerdo do Amazonas e se origina na Cordilheira Central. Durante as cheias, transborda tanto que se formam lagos no vale. A maioria das matas ciliares foi desmatada e convertida em pastagens ou áreas de cultivo. Grandes espécies de peixes e muitos répteis vivem nas águas de Japura.
O comprimento do rio é de 2.000 km.
Shingu
Afluente direito brasileiro do Amazonas. A alimentação da chuva contribui para a inundação do rio desde o início do outono até meados da primavera. A navegação está disponível apenas em 10% do comprimento total. Existem muitas corredeiras e cachoeiras grandes. A mais famosa delas é a Cachueira Grande. As margens do rio são cobertas por florestas tropicais da Amazônia. O parque nacional de mesmo nome está localizado no alto do Xingu.
O comprimento do rio é de 1980 km.
Ucayali
Um rio no Peru, cuja foz, o Amazonas, às vezes é confundida com sua nascente. Formado pela confluência de dois rios. O canal está repleto de curvas e curvas. Nesse caso, a navegação está disponível em todo o comprimento. A área ao redor é mista: há pântanos e também há densas florestas. Um fenômeno único de Ucayali é o "canto" dos peixes.Encontrou seu reflexo em vários trabalhos científicos.
O comprimento do rio é de 1950 km.
Marañon
Rio peruano do sistema hídrico da Amazônia. Origina-se dos lagos glaciais perto do Monte Erupakha. A maior parte do canal corre em terreno montanhoso, daí a corrente rápida. A área é caracterizada por uma abundância de desfiladeiros e desfiladeiros. Adequado para caminhantes radicais: uma caminhada no vale do rio Marañon requer alguma preparação e experiência.
O comprimento do rio é de 1600 km.
Um puro
Rio venezuelano, afluente esquerdo do Orinoco. Um dos estados do país tem o mesmo nome. Tem origem nas montanhas da Cordilheira de Mérida. Existem dois períodos em termos de navegação. Durante a estação das chuvas, é navegável em quase toda a sua extensão, no resto do tempo - apenas em algumas áreas. As inundações são especialmente fortes de maio até o final do outono. Nessa época, torna-se a principal artéria de transporte da região.
O comprimento do rio é de 1580 km.
Putumayo
Afluente esquerdo do Amazonas, fluindo no Brasil, Equador, Peru e Colômbia. Na virada dos séculos 19 e 20, muita borracha natural era extraída aqui. A nave sobreviveu, mas em menor escala. É navegável ao longo de quase todo o canal, e é uma importante artéria de transporte, dadas as densas e impenetráveis matas ao redor. O gado é criado no Vale do Putumayo.
O comprimento do rio é de 1580 km.
Magdalena
Rio colombiano com origem na Cordilheira dos Andes. Refere-se ao sistema hídrico do Mar do Caribe, para o qual deságua. O principal rio navegável do país. Como a maioria da população vive no Vale do Magdalena, o litoral está se desenvolvendo ativamente. O desmatamento para a criação de pastagens e campos agrícolas leva ao desaparecimento de espécies da flora e da fauna, bem como à degradação do meio ambiente.
O comprimento do rio é de 1550 km.
Guaporé
Escoa no Brasil e na Bolívia, em um dos trechos que serve de fronteira entre esses países. Existem cerca de 260 espécies de peixes no rio, 25 delas são endêmicas. Algumas espécies, como o dourado dourado, são colhidas comercialmente e exportadas. A ictiofauna é predominantemente amazônica, mas também há representantes característicos do rio Paraguai. Há uma reserva da biosfera nas proximidades.
O comprimento do rio é de 1550 km.
Beni
Rio boliviano, cuja extensão é debatida. É difícil medir o comprimento do rio devido ao canal sinuoso, a abundância de corredeiras e as mudanças na direção da corrente. Isso contribui para o surgimento de objetos naturais curiosos, como desfiladeiros. O Beni, junto com outros rios, funde-se e forma o Madeira. Nas margens do Beni, aconteceram os acontecimentos do romance biográfico de Yossi Ginsberg, que virou filme em 2017.
Comprimento do rio - 1500 km
Parnaíba
Um largo delta é formado na foz do rio. Esta área tornou-se uma área natural protegida desde meados dos anos 90 do século passado. Outro importante sítio natural é o Parque Nacional da Serra das Confuções. O número de espécies de peixes que habitam Parnaib é superior a 140. Um pouco menos da metade delas são endêmicas. Pássaros raros, incluindo íbis vermelhos, fazem ninhos em florestas de mangue.
O comprimento do rio é de 1450 km.
Madre de Dios
Pertence à bacia amazônica e flui pela Bolívia e Peru. A parte navegável do rio começa abaixo da cidade de Puerto Maldonado, onde é construído um grande porto. O vale do rio é usado ativamente para a agricultura, incluindo o cultivo de manga. O ouro também está sendo extraído, o que afeta negativamente o meio ambiente. Parques nacionais e áreas de conservação são estabelecidos em Madre de Dios.
O comprimento do rio é de 1450 km.
Rio Grande
Rio boliviano, formado pela confluência de dois riachos de montanha. É o afluente direito do Mamoré. O leito do rio passa por pelo menos quatro zonas naturais. Ambas as áreas áridas e florestas tropicais podem ser encontradas aqui. O terreno também é heterogêneo: cadeias de montanhas são substituídas por planícies e vice-versa. Um terço da população do país vive na bacia hidrográfica.
O comprimento do rio é de 1438 km.
Cauca
O rio colombiano nasce na Cordilheira dos Andes e deságua no Magdalena, tornando-se seu afluente direito. Cerca de um quarto da população total do país vive no vale do rio. O território é separado dos vales de outros rios pelos grandes planaltos das Cordilheiras. Para atender às necessidades da região e controlar o nível de Kauka, foi construído o grande reservatório de Salvakhina.
O comprimento do rio é de 1350 km.
Iguaçu
Ele flui na Argentina e no Brasil. A tradução do nome é "água grande". O canal é curvo em alguns pontos e vira especialmente forte nas partes superiores. A principal atração do rio é a cascata das cachoeiras de mesmo nome. No total, são cerca de 70. A melhor vista sobre eles abre do lado brasileiro. Em 1984, as Cataratas do Iguaçu foram incluídas na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
O comprimento do rio é de 1320 km.
Rio Negro
Deságua na Patagônia Argentina e deságua no Oceano Atlântico. Navegável em áreas selecionadas. O Vale do Rio Negro é o lar de extensas terras agrícolas. Cerca de 2/3 de todas as peras e maçãs do país são cultivadas aqui. A maior regata de caiaque do mundo é realizada no rio. Cobre metade do canal. O famoso resort El Condor está localizado perto da foz.
O comprimento do rio é de 1300 km.
Rio Grande
O afluente do Paraná é um rio brasileiro, navegável em algumas partes. Uma usina hidrelétrica e uma cascata de reservatórios foram construídas nele. Em termos de turismo, o curso superior do Rio Grande é mais interessante: ali é possível avistar inúmeras cachoeiras e praticar rafting. Existem seções com pequenas corredeiras adequadas para iniciantes. O rio fica cheio de água desde meados do inverno até março.
O comprimento do rio é de 1230 km.