30 rios principais da Bielorrússia

Pin
Send
Share
Send

A Bielorrússia é um país que se encontra na encruzilhada da Europa Ocidental e Oriental. A rede local de água é usada de forma muito ativa: a Bielorrússia não tem acesso ao mar, portanto, está tentando desenvolver o turismo recreativo nos locais naturais existentes. Estão surgindo centros recreativos, áreas para esportes e pesca amadora, roteiros turísticos para caminhadas e passeios de caiaque. Um exemplo disso são os rios Obol e Drissa.

Freqüentemente, surgem problemas com a etimologia dos nomes dos reservatórios. Embora existam exceções, como o Rio Beaver: há muitos assentamentos desses animais no distrito, daí o nome. Se nada ameaça os castores daqui, em outros lugares a atividade econômica das pessoas afetou a população. Portanto, em Zelvyanka, o trabalho de recuperação destruiu o gado.

Os rios mais longos da Bielo-Rússia

Lista dos maiores rios que correm no país.

Dnieper

O quarto maior rio da Europa. Em alguns lugares, o Dnieper atua como uma fronteira estadual. Na maior parte, o rio é navegável. No passado, era usado de forma mais ativa, inclusive para o tráfego de passageiros. Atualmente, apenas navios de cruzeiro e barcos de segurança operam em algumas áreas. Existem cerca de 50 espécies de peixes, o mais notável é o peixe agulha.

O comprimento do rio é de 2201 km, na Bielorrússia - 595 km.

Dvina Ocidental

Pertence à Rússia, Letônia e Bielo-Rússia. No passado, os nomes da Dvina Ocidental mudaram. Na Letônia, é chamado de Daugava. Estava conectado por um canal com o Dnieper, mas agora não é usado. Três usinas hidrelétricas foram construídas no rio. Existem dezenas de cidades na costa, incluindo Vitebsk. Acima está um trecho de corredeiras de 12 quilômetros.

O comprimento do rio é de 1020 km, na Bielorrússia - 328 km.

Neman

Ele atravessa o território de três países. Serve como fronteira estadual entre a Lituânia e a Rússia. Ele começa nas encostas do planalto de Minsk e deságua na lagoa da Curlândia. Um entretenimento popular entre os turistas é caminhar ao longo do Neman em um navio a motor. Além disso, barcaças com areia e madeira supervisionam ao longo do canal. Várias usinas hidrelétricas foram construídas no rio, incluindo a de Grodno.

O comprimento do rio é de 937 km, na Bielorrússia - 459 km.

Pripyat

Um dos maiores afluentes do Dnieper. Destes, 500 km pertencem ao território da Bielorrússia, o resto - à Ucrânia. A maré alta é longa, o que se explica pela alimentação mista com predomínio de neve. O rio não é apenas navegável, mas também usado ativamente para o rafting de madeira. A pesca é desenvolvida, tanto amadora como desportiva, e industrial. Há uma grande fazenda de peixes tipo lagoa.

O comprimento do rio é de 775 km, na Bielorrússia - 500 km.

Bug ocidental

Também se aplica às terras da Polônia e da Ucrânia. Algumas seções do canal seguem diretamente ao longo da fronteira do estado. É também a fronteira oriental da UE. Através do canal, o Bug Ocidental se conecta com o Dnieper. Convencionalmente, o rio divide os povos católicos e ortodoxos. Aqui estava a linha de demarcação entre a URSS e a Alemanha após a invasão nazista da Polônia.

O comprimento do rio é de 772 km, na Bielorrússia - 154 km.

Sozh

Afluente esquerdo do Dnieper, pertencente ao território de três países. Navegável por cerca de metade do comprimento do canal. O sistema de gateway funcionava no passado. Mas foi destruído durante a Grande Guerra Patriótica e nunca foi restaurado. Na costa existem grandes povoações, incluindo a cidade de Gomel. Perto dele, as águas do Sozh são as mais limpas, em geral o rio é um dos mais limpos da Europa.

O comprimento do rio é de 648 km, na Bielorrússia - 493 km.

Berezina

Afluente direito do Dnieper. O maior rio, que ao longo de todo o seu curso está localizado na Bielorrússia. Origina-se em uma área pantanosa. Cobre 4 regiões e atravessa quase todo o país. O rio passou para a história quando uma grande batalha aconteceu aqui durante a guerra de 1812. Uma das canções folclóricas da Suíça é até dedicada aos Berezina: os soldados deste estado participaram na batalha ao lado de Napoleão.

O comprimento do rio é de 613 km.

Viliya

Também flui na Lituânia. Lá, o rio é chamado de Nyaris. O maior reservatório artificial do país, o reservatório de Vileika, está localizado no rio. A partir daqui, Minsk é abastecida com água potável. As praias ficam lotadas de turistas durante a temporada. A área é popular entre os canoeiros; rotas regulares foram desenvolvidas para grupos de turistas.

O comprimento do rio é de 510 km, na Bielorrússia - 276 km.

Pássaro

Afluente esquerdo do Pripyat. Inundações de pássaros na primavera. É conhecido por seu grande reservatório - Volchkovichsky. A pesca amadora no rio é permitida, mas a caça submarina é proibida. Ao longo das margens encontram-se vários parques de estacionamento, existem também aqueles onde já está equipada uma fogueira e local para tenda. A casa do caçador Petrikovsky também merece uma visita.

O comprimento do rio é de 421 km.

Svisloch

Entra na bacia do Dnieper e é um afluente do Berezina. Origina-se perto do Monte Mayak. No rio fica a capital da Bielo-Rússia - a cidade de Minsk. Dentro dos seus limites, várias obras foram realizadas com o canal: foi ampliado, algumas áreas foram preenchidas e levadas para o lado. Nessa área, a água é poluída e praticamente não é utilizada. As áreas de recreação são organizadas no curso superior do rio.

O comprimento do rio é de 327 km.

Shchara

Ele flui do Lago Koldychevskoe. O nome pode ser traduzido do Finno-Ugric como "canal" ou "fluxo". O reservatório Minichi foi construído, o nível da água é controlado por eclusas nos trechos inferior e médio. Há uma base turística de mesmo nome no rio. As pessoas vêm aqui atrás de lúcios, baratas, burbot. O leito sinuoso do rio cria bons lugares para a canoagem.

O comprimento do rio é de 325 km.

Drut

Afluente direito do Dnieper. O estuário está localizado perto da cidade de Rogachev. As margens são íngremes e sinuosas, principalmente cobertas por floresta. A alta inundação é característica - mais perceptível do que em outros corpos d'água da região. O reservatório Chigirinskoye foi construído, abaixo dele Drut torna-se navegável. Existem várias zonas e centros recreativos, incluindo "Luzhki", "Chigirinka", "Malina" e o rio com o mesmo nome.

O comprimento do rio é de 295 km.

Limpar

O afluente direito do Pripyat. Tem origem nas terras da Ucrânia. O canal é sinuoso e muito heterogêneo: sua largura varia de 10 a 60 metros. Durante a temporada, caiaques e pescadores amadores se encontram no rio. A captura deste último consiste principalmente em rudd, pike, ide. As áreas de recreação estão espalhadas ao longo da costa, incluindo praias arenosas.

O comprimento do rio é de 292 km, na Bielorrússia - 126 km.

Conversação

Pertence à Rússia e à Bielo-Rússia. Ele cruza a fronteira de dois estados várias vezes. Ele deságua no rio Sozh, tornando-se seu afluente esquerdo. Ao viajar para esta área, é melhor levar um dispositivo de medição de radiação com você. Parte do território está localizada na zona de reassentamento após o desastre de Chernobyl. Não há população permanente no distrito, mas na planície de inundação os indicadores de radiação estão dentro dos limites normais.

O comprimento do rio é de 261 km, na Bielorrússia - 185 km.

Yaselda

Afluente esquerdo do Pripyat, que flui na região de Brest. Diferenças significativas de profundidade ocorrem ao longo de todo o comprimento. A planície de inundação é ocupada pelo reservatório de Selets. Cerca de um quarto do canal é canalizado. Os pescadores vêm aqui para pegar lúcios. Para o curso médio, os indivíduos maiores são característicos, chegando a 6 kg. As florestas ao longo das margens são ricas em presentes da natureza, durante a temporada há muitos colhedores de cogumelos.

O comprimento do rio é de 250 km.

Caso

Afluente esquerdo do Pripyat. A grande cidade de Slutsk está localizada às margens do rio. Existem oportunidades de ecoturismo na área. A caça também é permitida aqui em certas épocas do ano. Existem muitas aves aquáticas, lebres e alvos maiores, como javalis e alces. A pesca é variada, morder é bom. Restrições se aplicam a várias áreas e certos tipos de pesca são proibidos.

O comprimento do rio é de 228 km.

Berezina

Às vezes é chamado de Berezina Ocidental, para não ser confundido com outro rio de nome semelhante. O afluente direito do Neman, que flui nas regiões de Grodno e Minsk. O reservatório Sakovschinskoe e a usina hidrelétrica foram construídos. Possui uma extensa rede de afluentes, em sua maioria canalizados. A área ao redor é dividida em três zonas: plana, pantanosa e arborizada.

O comprimento do rio é de 226 km.

Drissa

Ele flui exclusivamente na região de Vitebsk. Pertence aos afluentes direitos do Dvina Ocidental. O vale do rio é muito pantanoso e as margens são parcialmente cobertas por juncos. A área atrairá os adeptos do ecoturismo. As agências de viagens oferecem trilhas para caminhadas aqui por vários dias. Em 2011, Drissa virou notícia: um ídolo de madeira foi encontrado no fundo. No entanto, era uma farsa.

O comprimento do rio é de 183 km.

Disna

Ele flui do Lago Disnay da Lituânia. Atinge sua maior largura no curso médio. Atletas experientes escolhem o rio para treinar: podem fazer rafting em caiaques e caiaques. Como o canal sinuoso está repleto de cardumes e fendas, em alguns lugares é bloqueado por árvores caídas, essas caminhadas não são adequadas para iniciantes.

O comprimento do rio é de 178 km, na Bielorrússia - 149 km.

Pronya

Refere-se às regiões de Mogilev e Vitebsk. É um afluente direito do Sozh. O rio tem uma corrente lenta e margens suaves. Isso se deve ao seu congelamento anterior - já em novembro. Freqüentemente, derrama tanto na primavera após o derretimento do gelo quanto no verão. A posição estratégica do reservatório levou a um duro confronto nesta área entre as tropas soviéticas e alemãs durante a Grande Guerra Patriótica.

O comprimento do rio é de 172 km.

Zelvyanka

O afluente esquerdo do Neman flui nas regiões de Brest e Grodno. A planície aluvial do rio é pantanosa. Existem grandes pântanos Zhuravlinye e Bagna-Skheda. Uma pequena central hidrelétrica foi construída com o nome de Papernya. As obras de recuperação destruíram quase completamente o gado de castores, burbots e lagostins. Nas margens você pode ver ratos almiscarados e lontras. Existem locais de pesca confortáveis ​​com boa mordida.

O comprimento do rio é de 170 km.

Corça

O afluente direito do Pripyat, fluindo nas regiões de Minsk e Brest. No vale do rio, existem florestas mistas e áreas pantanosas. É quase totalmente canalizado e o nível da água no canal é regulado pelo reservatório de Loktyshi. Na costa existem monumentos arquitetônicos, por exemplo, o solar dos séculos XIX-XX na aldeia de Yanovichi ou a igreja do século XIX na cidade de Kletsk.

O comprimento do rio é de 161 km.

Oressa

O tributário direito do Ptichi, fluindo nas regiões de Minsk e Gomel. No curso inferior, ele passa pelo Pripyat Polesie, onde um complexo de canais de recuperação foi criado. A largura do rio no curso inferior é três vezes maior do que no curso superior. Oresse tem uma excelente mordida. O rio ficou famoso graças ao poema de Yanka Kupala, escrito após inúmeras visitas a esta área.

O comprimento do rio é de 151 km.

Moroch

Refere-se à região de Minsk. No início do século passado, a fronteira entre a União Soviética e a Polônia corria ao longo do rio. No passado, Moroch era conhecido como Copanka. No nosso tempo, o rio mudou: foram realizadas obras de recuperação, o canal foi canalizado. A partir deste gelo é liberado em março em cerca de uma semana. A inundação começa rapidamente, o rio inunda fortemente.

O comprimento do rio é de 150 km.

Obol

Ele flui na região de Vitebsk. Foi construído o reservatório de Klyuchegorskoye, bem como a hidrelétrica de mesmo nome, que atualmente não está em uso. As pistas do Oboli são íngremes, há turfeiras e áreas de floresta impenetráveis. Perto da aldeia de Kiseli, na margem esquerda, existe um sítio arqueológico - uma povoação que data dos séculos VII-X. A área é popular entre os turistas.

O comprimento do rio é de 148 km.

Tsna

Pertence à região de Brest e é um tributário esquerdo do Pripyat. Origina-se em uma área pantanosa e flui ao longo do Pripyat Polesie. O nome vem da palavra traduzida como "quieto". Além disso, a etimologia de outros rios com o mesmo nome é diferente. Instalações técnicas para tratamento de águas residuais foram instaladas em Tsna. Eles ocupam um pouco menos da metade da extensão do rio.

O comprimento do rio é de 126 km.

Castor

O tributário esquerdo do Berezina, fluindo para as regiões de Vitebsk e Minsk. O nome foi dado devido ao grande número de assentamentos de castores. Na planície de inundação pantanosa e irregular, existem canais de recuperação. As margens são íngremes e íngremes, e o canal é sinuoso, com muitas curvas suaves. É coberto de gelo em dezembro e abre em março. Existem vários assentamentos no rio.

O comprimento do rio é de 124 km.

Ulla

Ele flui na região de Vitebsk, é um afluente esquerdo do Dvina Ocidental. Origina-se do Lago Lepel. Há um debate sobre a origem do nome, provavelmente veio das palavras traduzidas como "córrego da floresta" e "úmido". O rio ganhou as páginas das crônicas, graças à batalha de 1564 durante a Guerra da Livônia. Aqui, Pyotr Shuisky, o governador e estadista, deitou a cabeça.

O comprimento do rio é de 123 km.

Ushacha

Afluente esquerdo do Dvina Ocidental. Origina-se na Reserva da Biosfera Berezinsky. Uma das características é o escoamento por vários lagos. As espécies de peixes são típicas da região, mas para os observadores de pássaros amadores existe um objeto interessante a observar - o guarda-rios azul. Existem sítios arqueológicos ao longo do leito do rio, bem como um parque em estilo do século 19 perto da vila de Rudnya.

O comprimento do rio é de 118 km.

Redemoinho

Geograficamente, não se refere apenas à Bielo-Rússia, mas também à Rússia. O nome vem das palavras turbilhão e turbilhão, pois o canal é muito sinuoso. O rio é famoso por duas grandes batalhas. O primeiro é datado de 1386. Então, o confronto se desenrolou para o principado de Mstislavsky entre os lituanos e os russos. E em 1708, uma das batalhas da Guerra do Norte aconteceu aqui.

O comprimento do rio é de 118 km.

Pin
Send
Share
Send