Uma pequena aldeia nas montanhas - Arkhyz, ganhou amor e popularidade entre os turistas pela beleza da natureza intocada das montanhas do Cáucaso, bem como por um clima ameno e confortável. A principal infraestrutura turística concentra-se perto da estação de esqui. Os teleféricos que elevam as pistas de esqui e plataformas de observação são populares. Essas férias são destinadas a pessoas que valorizam conforto e bom serviço.
No entanto, os fãs de atividades ao ar livre e caminhadas também vêm a Arkhyz. Eles são atraídos por dezenas de atrações naturais únicas. Dependendo do grau de aptidão física, cada um escolherá um percurso ao seu gosto. Cachoeiras, lagos, picos de montanhas - a escolha é variada. Além de locais naturais, Arkhyz também possui locais icônicos culturais, históricos e centenários - o assentamento Nizhne-Arkhyz ou os dolmens Leso-Kyafar.
Os lugares mais interessantes e bonitos de Arkhyz
Lista, foto com nomes e descrições de atrações populares da região.
Reserva Teberda
As paisagens naturais da reserva são montanhas, rios, centenas de lagos, geleiras e cachoeiras. A Reserva Natural Teberda é visitada anualmente por 200.000 a 400.000 turistas. Trilhas ecológicas foram estabelecidas ao longo dela, ao longo das quais você pode se mover tanto de forma independente quanto em grupos organizados sob a orientação de um guia experiente. Os turistas não podem deixar de visitar o arboreto e o museu imobiliário no território da reserva.
Veja também: 25 principais atrativos da reserva natural Teberda
Estância de esqui "Arkhyz"
Um local popular para recreação ativa entre os turistas, localizado nas cordilheiras da cordilheira do Cáucaso. O ponto mais baixo do resort Arkhyz está localizado a uma altitude de 1650 metros na aldeia de Romântico. As principais instalações de infraestrutura estão concentradas acima - na aldeia de Lunnaya Polyana. Existem pontos de serviço e pontos de aluguel de equipamentos, caixas eletrônicos e um café. Para os atletas, existem 8 pistas de diferentes níveis de dificuldade, existem elevadores de diferentes tipos.
Teleféricos Arkhyz
A subida no teleférico em Arkhyz é possível em qualquer época do ano. As estações de pouso de drag e teleféricos da Via Láctea, Sputnik, Northern Lights e Lunar Express estão localizadas nas aldeias de Lunnaya Polyana e Romantic. A estação mais alta está localizada a uma altitude de 2500 metros. Existem plataformas de observação com uma vista magnífica de geleiras, encostas de montanhas cobertas de neve e topos de pinheiros centenários.
Glade Taulu
Um acampamento popular no vale dos rios Sofia e Psysh. Muitas rotas para as atrações naturais populares de Arkhyz começam aqui. A clareira não tem a infraestrutura usual de resort, então a clareira de Taulu é perfeita para fãs de recreação "selvagem". Os residentes locais montaram um pequeno bazar próximo ao prado, onde você pode comprar pratos nacionais, produtos de lã e lembranças.
Lagos Sofia
Três pitorescos lagos alpinos de difícil acesso. Os turistas que desejam vê-los terão que escalar as montanhas a uma altura de 2.800 metros por muitas horas. Os turistas experientes são aconselhados a fazer pelo menos uma caminhada de dois dias para desfrutar plenamente da beleza dos lagos em meio à natureza intocada, tendo como pano de fundo montanhas majestosas. A água dos Lagos Sofia tem uma rica cor turquesa com um tom de azul.
Cachoeiras de Sofia
Riachos poderosos de água caindo das encostas do Monte Sofia atraem centenas de turistas. A altura da montanha é de 3.636 metros. Na maioria das vezes, os viajantes combinam uma visita às cachoeiras de Sofia e aos lagos de Sofia, localizados a 15 km da vila de Arkhyz. A estrada para as cachoeiras segue ao longo do cume Chaget-Chat ao longo da pitoresca garganta de Sofia. No caminho para as cachoeiras, vale a pena dar uma olhada na Fazenda Glaciar, onde vivem búfalos e cavalos Karachai.
Lago do Amor (Lago Suuk-Djurek)
Um corpo de água com um formato incrível em forma de coração. Um pequeno lago original está localizado no planalto de Morg-Syrty, no território da reserva Teberda, a uma altitude de 2350 metros. A água do lago é cristalina e muito fria. Seu nome Suuk-Dzhurek é traduzido como “Coração frio”. No entanto, uma lenda local diz que se um casal apaixonado ousar mergulhar nas águas do Lago do Amor, seus sentimentos durarão para sempre.
Cachoeira cossaco
Uma das cachoeiras mais visitadas. O caminho até lá é considerado um dos mais fáceis, é adequado até mesmo para pessoas com má preparação física. O período ideal para visitar a Cachoeira dos Cossacos é considerado de maio a julho. Em agosto, o fluxo de água seca e um fio fino permanece da cachoeira. Do pé da cachoeira, há belas vistas do vale do rio Bolshoy Zelenchuk e da aldeia Arkhyz.
Cachoeira Barite
Outra cachoeira, cujo trajeto a partir da vila de Arkhyz é considerado fácil. A caminhada até a cachoeira Barite não leva mais de duas horas, e a diferença de altitude durante a subida praticamente não é sentida. A cachoeira é um estreito córrego que cai espetacularmente de um penhasco íngreme. A altura da queda livre da água é de 20 metros. Da cachoeira você pode ver claramente a cordilheira Chaget-Chat e o desfiladeiro do rio Kizgych.
Monte Pastukhov
A montanha de três cabeças tem 2.733 metros de altura. A neve permanece no topo até junho. No sopé da montanha existe um telescópio único da Academia Russa de Ciências - um dos maiores do mundo. Uma visão incomum de sua cúpula se abre das encostas da montanha. Do topo do Monte Pastukhov, os cumes das montanhas do Cáucaso, o vale do rio Marukha, os picos do Grande e do Pequeno Karabek são claramente visíveis. O percurso até a montanha é de um dia, por 6-7 horas você precisa caminhar cerca de 10 km.
Cachoeira Chigordali
Uma trilha bem trilhada e sem entulho de pedra leva até a cachoeira. A extensão do percurso é de cerca de 7 quilômetros de uma forma, a subida é de 400 metros. A trilha passa pelo Lago Morto no meio de uma floresta protegida. A altura da cachoeira Chigordali é de 15 metros. Um jato brilhante de água cristalina cai de um penhasco cercado por uma floresta de coníferas. Ao pé da cachoeira existe uma pequena clareira onde você pode fazer um piquenique e montar uma barraca.
Cachoeira do rio Belaya
Um dos lugares mais pitorescos e acessíveis perto de Arkhyz. A cachoeira profunda está localizada a uma curta distância da clareira Taule na confluência do Rio Belaya e do Rio Psysh. Após a queda, o fluxo de água flui através do estreito cânion de Ayulu-Chat e é uma visão deslumbrante. A trilha para a cachoeira passa por uma floresta com pinheiros centenários e prados com açafrões em flor. A cachoeira parece mais impressionante no período de abril a dezembro.
Telescópio óptico BTA
Grande telescópio de azimute, parte do Observatório Astrofísico da Academia Russa de Ciências. Localizado no Sítio Científico Superior, a 45 km de Arkhyz. É um dos maiores telescópios deste tipo no mundo, sendo de grande interesse para os turistas. Excursões diurnas e noturnas são organizadas para eles. Durante as excursões, os visitantes são informados sobre a estrutura do telescópio, e à noite é possível ver pelo telescópio o céu estrelado.
Radiotelescópio RATAN-600
Localizado a 25 km de Nizhny Arkhyz na aldeia de Zelenchukskaya. Este objeto é menos visitado por turistas do que o telescópio BTA, mas ao mesmo tempo é tão interessante. Seus espelhos refletivos têm 600 metros de diâmetro. Você pode ver o radiotelescópio único e em grande escala como parte de um grupo organizado. Os guias são a equipe científica do observatório, que contará sobre fenômenos espaciais complexos em uma linguagem acessível.
Assentamento Nizhne-Arkhyz
Complexo arqueológico da época da Antiga Alânia. Construída nos séculos 7 a 14. Ele está localizado a 1,5 km da vila de Nizhniy Arkhyz e é popular entre os turistas que estão interessados no passado cultural e arquitetônico dos povos que viveram no território da moderna Karachay-Cherkessia. De maior interesse são as três igrejas cristãs sobreviventes.Além deles, você pode ver as pedreiras, o círculo astronômico e cemitérios.
Templo Zelenchuk do norte
É o mais impressionante e monumental dos três templos sobreviventes do assentamento Nizhne-Arkhyz. Este é um belo exemplo da arte arquitetônica dos mestres medievais. O status especial do templo é enfatizado pelos achados descobertos durante a escavação de sepulturas perto do templo. São joias, listras de ouro nas roupas. Um deles pertencia a um rei da dinastia Bagratid, que governou a Armênia no século IX.
Templo Zelenchuk do meio
Foi construída no início do século IX com grandes blocos de arenito, fixados com argamassa de calcário. O templo tem soluções arquitetônicas interessantes - seu comprimento é igual a sua altura e o tamanho das janelas de tambor é igual ao raio da cúpula. No braço ocidental do templo, existem afrescos originais representando santos. No século 19, duas capelas laterais foram adicionadas ao antigo edifício do templo e batizadas como o templo da Santíssima Trindade Vivificante.
Templo Zelenchuk do Sul
A mais modesta e menor das três igrejas cristãs do assentamento Nizhne-Arkhyz. Ele está localizado entre edifícios residenciais dentro do bloco. Ao mesmo tempo, o Templo do Sul foi o que mais sofreu com as restaurações realizadas descuidadamente pelos monges, que destruíram as antigas pinturas murais. A técnica de alvenaria do templo de Zelenchuksky do Sul indica que foi erguido por artesãos locais no início do século XI.
Estátua de pedra "Guerreiro-Turco"
Um monumento da cultura medieval de Alan. Criado aproximadamente nos séculos VIII-XII. É uma figura de pedra com rosto oriental olhando para o rio Bolshoi Zelenchuk. Os traços faciais são característicos dos antigos Alanos - um queixo curto, nariz reto, deformação artificial do crânio, órbitas grandes. A estátua do "Guerreiro Turco" está localizada no território do assentamento Nizhne-Arkhyz, próximo ao templo Zelenchuk do Sul.
Face rochosa de cristo
Mede 140 * 80 cm. Está localizado sobre uma rocha sob uma saliência de pedra que protege a imagem das intempéries. A data de desenho da imagem não é exatamente conhecida - cientistas e representantes da religião ainda não chegaram a um consenso. Para os peregrinos que desejam adorar o santuário, uma escada de 526 degraus foi erguida. Possui bancos para descansar de uma subida pesada e plataformas de observação de onde se avista o assentamento Nizhne-Arkhyz.
Imagem da Igreja do Salvador não feita por mãos
Uma pequena e modesta igreja construída em pedra ao lado do popular e famoso santuário - a Rocha de Cristo. Milhares de peregrinos vêm ao santuário todos os anos, foi este fato que influenciou a decisão de construir um templo neste local do desfiladeiro de Arkhyz. O templo foi construído em 2010, consagrado em 2012. Nas proximidades, há um pequeno mercado e café, bem como lojas de souvenirs e igrejas.
Vale do rio Kizgych
Um vale pitoresco, através do qual existem muitas trilhas para caminhadas com atrações naturais populares. Existem 17 lagos na bacia do rio Kizgych, incluindo os de alta montanha, onde o gelo não derrete nem mesmo no verão. A água derretida das geleiras que paira sobre o vale forma várias cachoeiras, incluindo a cachoeira dos cossacos. Do vale Kizgych você pode ir para a área de Chertova Melnitsa, onde corre um rápido rio na montanha.
Memorial em Taulu Glade
Construído em 1967 em memória dos defensores das passagens nas montanhas do Cáucaso Ocidental. O complexo do memorial consiste em uma vala comum, um mapa das operações militares na área de Arkhyz feito de metal, um pavilhão da memória, uma arma de montanha removida da passagem de Nakra em 1980 e uma estela em forma de baioneta. O canhão de montanha de 45 mm está localizado próximo à reconstrução do bunker. Flores frescas sempre repousam na vala comum e na baioneta.
Lagos Dukkinsky
Eles são um dos lagos mais visitados em Arkhyz. Eles se quebram no gelo mais cedo do que outros lagos nesta área e mais tarde ficam cobertos de neve. Os turistas são atraídos pela cor incomum dos lagos - dependendo da hora do dia, a água pode ser azul escura ou quase preta. Uma trilha leva aos lagos, a maior parte dela pode ser percorrida por um veículo cross-country. No entanto, os últimos 3 km só podem ser percorridos a pé.
Lago Sevensvetnoe
O lago está localizado a uma altitude de 2.450 metros, a 26 km da vila de Arkhyz. O lago recebeu este nome incomum devido à cor original da água. A paisagem circundante, os minerais que se acumulam nas diferentes profundidades do lago, assim como o reflexo do céu azul e das nuvens brancas fazem com que a água do lago cintile com todas as cores do arco-íris. A melhor época para visitar o lago é julho e agosto. Durante esses meses, a água do lago fica mais saturada de cores vivas.
Lago Aimatly-Jagaly-Kol
Localizado perto do grupo de lagos de Sofia. Atrai turistas com sua incrível cor de água, que muda de tom de esmeralda para turquesa dependendo do ângulo de incidência dos raios solares. O lago tem uma forma invulgar - tem margens acidentadas, como se fossem acidentadas, onde se pode parar e armar uma tenda. A profundidade do lago é rasa, mas a água neste reservatório de alta montanha não esquenta acima de 13 graus.
Dolmens do assentamento Leso-Kyafar
O assentamento de Leso-Kyafar está localizado a 50 km da vila de Arkhyz. É mais conhecido por suas antas antigas, de acordo com algumas fontes, sua idade é de cerca de 10.000 anos. Os dolmens são especialmente atraentes para os amantes do esoterismo. Eles acreditam que a energia incomum da antiga necrópole tem um poder místico - pode curar doenças ou fornecer respostas a perguntas secretas. Restos de figuras de pedra e santuários foram preservados perto das antas.
Lago da cratera
O segundo maior lago localizado no cume de Sofia. A maioria dos turistas passa por ele diretamente para os Lagos Sofia, portanto, nas margens do Lago Craternoe, na maioria das vezes não está lotado. Aqui você pode relaxar sozinho com a natureza alpina a uma altitude de 2838 metros. A localização do lago parece uma cratera de vulcão - esta semelhança deu o seu nome. A água do lago é azul-escuro e parece que não tem fundo.
Lago e cachoeira Belkau-Kol
Eles estão localizados na cordilheira Morg-Syrty, no território da Reserva Natural de Teberda, a uma altitude de 2.265 metros. O lago e as cachoeiras são visitados tanto por passeios a pé quanto a cavalo. O percurso é considerado fácil e leva várias horas. A água do lago tem uma rica cor azul-celeste, fica especialmente bonita em tempo claro. Uma cachoeira cai direto dos picos nevados das montanhas até o reservatório, o que é uma visão incrivelmente pitoresca.
Desfiladeiro de Marukh
Localizado fora das principais rotas turísticas. Um pitoresco desfiladeiro de 60 km de comprimento pode ser facilmente superado, mesmo por turistas inexperientes sob a orientação de um guia experiente. O relevo do desfiladeiro é variado - amplos vales de rios são substituídos por rochas escarpadas e íngremes. São grutas, cavernas, pequenos rios e cachoeiras. A vegetação é representada por densas florestas de coníferas e prados de multigrass alpinos.