A aparência moderna de Gomel é uma mistura da herança soviética e tentativas de introduzir algum tipo de novidade. Os monumentos da cidade se encaixam perfeitamente nesse esquema simples. Vários memoriais de guerra são mantidos em condições quase perfeitas. Em torno deles, parques são projetados, flores são plantadas em canteiros próximos, trabalhos de restauração são realizados regularmente.
Um dos mais belos monumentos é dedicado ao primeiro colonizador: ele parece estar navegando em um barco em um lago improvisado. A atração está localizada no aterro próximo ao palácio Rumyantsev-Paskevchia, o que o torna ainda mais atraente para os turistas. Os viajantes não podem passar por outros monumentos modernos incomuns. Por exemplo, eles constantemente tiram fotos com o gigante "Gulliver" e "Lápis de palhaço".
Monumentos históricos e modernos de Gomel
Lista dos monumentos mais famosos da cidade.
Monumento a V.I.Lenin
A construção de um monumento a Lenin em Gomel foi programada para coincidir com o 40º aniversário da SSR da Bielo-Rússia. A escultura está localizada na praça de mesmo nome. O pedestal retangular é revestido com lajes maciças de granito e tem uma altura de 8,5 metros. É contornado por pedestais, também de granito. O próprio monumento foi fundido em bronze, sua altura é de 6 metros. Na frente do monumento foram colocadas caixas brancas como a neve, canteiros de flores e nas laterais - dois pequenos arcos.
Memorial "Chama Eterna"
A composição foi criada na vala comum onde estão enterradas as vítimas da Grande Guerra Patriótica. Entre eles estão guerrilheiros e soldados do Exército Vermelho, incluindo dois Heróis da União Soviética. A chama eterna queima no monumento a um soldado erguido em um pedestal alto. Em 2016, o estado realizou uma licitação para a restauração do marco. Os principais problemas são o desgaste das lajes de granito e das cercas de metal.
Monumento a Kirill Turovsky
A inauguração do monumento ao humanista e iluminista ocorreu em 2004 no parque do mesmo nome. Os autores do projeto são o pai e o filho de Gumilevsky. A estátua de bronze de Turovsky foi fundida em bronze e colocada sobre um pedestal de granito. O bispo segura um pergaminho nas mãos e parece estar lendo uma oração no momento. Durante sua vida, Torovsky foi apelidado de Crisóstomo por sua eloqüência. A altura da escultura é de 3,5 metros.
Monumento a N.P. Rumyantsev
No final do século 18, Nikolai Rumyantsev herdou a propriedade Gomel e iniciou uma grande reestruturação da área. Ele não abandonou o projeto nem mesmo ao receber o cargo de chanceler. Por seus serviços à cidade, o diplomata recebeu um monumento em 2001. Ele é retratado com um mapa - um símbolo da criação da aparência atual de Gomel. Em três lados, o pedestal é cercado por um canteiro de flores, onde até fileiras de tulipas são plantadas em climas quentes.
Monumento aos soldados da linha de frente dos irmãos Lizyukov
Um sinal comemorativo aos heróis da Grande Guerra Patriótica está localizado na Praça da Vitória. Ele representa as figuras de três irmãos - um artilheiro, um homem-tanque e um guerrilheiro. Os heróis de corpo inteiro ficam ombro a ombro e olham em três direções, como se estivessem em uma defesa completa. Os traços dos irmãos foram desenhados pelo escultor Valery Kondratenko a partir de fotos de família sobreviventes. A altura do monumento é de 4 metros.
Monumento aos Soldados-Internacionalistas
A dedicação aos soldados internacionalistas apareceu em Gomel em 2003. A composição foi criada pelo escultor Gennady Gorbanev e pelo arquiteto Valentin Likhopol. O monumento é uma capela com cúpula e vãos em arco em vez de paredes. No centro está o próprio monumento - uma figura triste condicional com uma lágrima escorrendo pelo rosto. Os trabalhadores da fábrica de Tsentrolit foram responsáveis pelo trabalho de fundição do projeto.
"100 anos da polícia bielorrussa"
O monumento está localizado perto do Palácio da Cultura Zheleznodorozhnikov desde 2017. O guarda de bronze da ordem enverga uniforme dos anos 50. Ele atua no cruzamento de ruas e parece regular o trânsito. Nas proximidades, há uma motocicleta M-72. Foi feito a partir de um protótipo real e prestou atenção aos pequenos detalhes. Esses modelos foram produzidos apenas para policiais. O autor do monumento, Vasily Kondratenko, levou um ano para implementar o projeto.
Monumento ao primeiro colono
Segundo a lenda, o primeiro assentamento no local da moderna Gomel foi fundado por um homem chamado Gom. O escultor Vyacheslav Dolgov dedicou um monumento a ele em 2006. As pessoas também chamam a escultura de "O Barqueiro". Ele está localizado no território do parque, disposto em torno do palácio de Rumyantsevs-Paskevchia. Um lago artificial atua como um pedestal. No meio está um barco, ao lado de Goma está sentado um lince - um animal retratado no brasão da cidade.
"Caminhada com galgos"
A composição escultural adorna o aterro de Sozh. O escultor Vyacheslav Dolgov retratou o príncipe local Fyodor Paskevich caminhando com seus galgos - Senhor e Marcos. O monumento não tem pedestal no escuro, ou à distância as figuras podem ser confundidas com cães vivos e humanos. Esses animais são populares na cidade. O local de sepultamento dos favoritos do príncipe é até conhecido - além do lago Lebyazhy.
"Um clima de viagem"
Este objeto de arte também é chamado de monumento ao viajante. Instalado na estação ferroviária por ordem da administração local. A cerimônia de abertura ocorreu em 2008. O projeto foi desenvolvido e implementado por Vyacheslav Dolgov. Um homem sentado em uma mala é ligeiramente menor que sua bagagem. Os nomes das cidades onde o viajante supostamente visitou estão "colados" na mala. O nariz e a mão do homem de bronze são polidos até brilhar: são esfregados para dar sorte aos transeuntes.
Monumento-tanque T-34
Está localizado na Praça Vosstaniya desde 1968. O pedestal é feito em ligeira inclinação. Na frente, 3 tabuinhas foram anexadas a ele: com dedicatória, informações históricas e uma lista de unidades militares, que receberam o nome de "Gomel". O monumento foi erguido não apenas em homenagem aos petroleiros, ele perpetua a façanha de todos os soldados-libertadores da cidade durante a Segunda Guerra Mundial.
"Lápis de palhaço"
Mikhail Rumyantsev se acostumou tanto com sua imagem - o Lápis de palhaço, que muitos nem sabem o nome verdadeiro do artista. Em 2006, um monumento a este notável trabalhador da arte foi erguido perto do prédio do circo. A escultura do Lápis é feita em pleno crescimento. Ao lado dele "corre" seu fiel companheiro e parceiro nos números de palco - o Scotch Terrier Klyaksa. As sessões de fotos costumam ser realizadas perto do monumento.
Monumento ao Komsomol
Em 1968, o cruzamento das ruas Zharkovsky e Karpovich tornou-se o local do monumento aos membros do Komsomol. A base do projeto é um obelisco de 25 metros feito de granito em duas cores: cinza e vermelho. 11 anos depois, a composição foi complementada pela figura de uma menina em primeiro plano. Um membro de bronze do Komsomol segura uma flâmula em suas mãos levantadas. A altura da escultura é de 2 metros. Em 2015, o monumento foi restaurado e uma iluminação moderna foi adicionada.
"Gulliver"
Este é o primeiro monumento na Bielo-Rússia dedicado a um personagem de conto de fadas. Os criadores de Gulliver precisaram de 3 toneladas de metal para completar seu projeto de grande escala em 2007. A altura e as criações eventualmente ultrapassaram os 7 metros. Nas mãos do gigante não está a espada menos impressionante, cujo comprimento é de cerca de 2 metros. O estilo do monumento é monumental, e uma das características que o distinguem é a ausência de redondeza.
Monumento a Irina Paskevich
Irina Paskevich é a última proprietária da propriedade Gomel. Ela estava envolvida em trabalhos de caridade e gozava de boa fama entre o povo. Um monumento em sua homenagem foi erguido no final do século 19 perto do prédio do cartório na Rua Irininskaya. Ao criar a escultura, os autores fizeram uma imprecisão histórica. Eles mostraram que Paskevich era uma mulher alta e imponente, embora na realidade seu crescimento fosse visivelmente menor.
"Aluna"
No final dos anos 2000, foi anunciado um concurso para o melhor layout de um futuro monumento aos estudantes. Os trabalhos foram aceitos por todos e o melhor foi escolhido por votação. Em 2010, um monumento acabado apareceu próximo ao conhecimento da Universidade Gomel.A figura da menina estava sentada no parapeito, deram uma maçã e um livro nas mãos, e uma bolsa foi colocada ao lado dela. A aluna recebeu o nome de Tatiana e rapidamente se tornou um dos objetos de arte mais populares da cidade.
Monumento a A.S. Pushkin
Em 1997, um busto do poeta e escritor foi erguido na Rua Pushkin. Ainda há debate sobre as semelhanças entre as características faciais do monumento e do protótipo. Sobre um pedestal branco como a neve há versos: "E por muito tempo serei tão gentil com as pessoas que despertei bons sentimentos com minha lira." A área circundante é pavimentada com azulejos. Apenas na base do monumento foi feito um aprofundamento - nos meses de primavera e verão, as flores são plantadas aqui.
Monumento a Bohdan Khmelnitsky
O hetman do Exército Zaporozhye foi premiado com um monumento em Gomel em 1958. Foi instalado em um pequeno parque perto da casa de oração. A figura de Bohdan Khmelnitsky é fundida em bronze em pleno crescimento. O pedestal alto, branco como a neve, permite ver o monumento de longe. A rua também leva o nome do hetman, embora no passado fosse chamada de Bateria. A atração próxima é o estádio Lokomotiv.
Monumento ao zelador
Localizada perto do mercado. A cerimónia de abertura decorreu em 2008 e foi programada para coincidir com a celebração do Dia do Trabalhador da Habitação e Serviços Comunais. A ideia do monumento é homenagear o trabalho dos trabalhadores que colocam as coisas em ordem nas ruas da cidade e lembrar que os zeladores também são gente. Portanto, a zeladora de bronze é retratada na hora do intervalo. Em uma mão ela tem uma vassoura e na outra um espelho, no qual ela se olha e se enfeita.
Monumento à milícia - defensores da cidade
Um enorme bloco de ferro fundido foi fundido e instalado para comemorar o 30º aniversário da Vitória. O monumento está localizado no Parque Lunacharsky. Os baixos-relevos são aplicados em cada face da estrutura retangular. Existe apenas um tema - a Grande Guerra Patriótica. A visão glorifica a milícia, cujos membros lutaram lado a lado com os soldados do Exército Vermelho. Nas proximidades, você pode encontrar a capela-sepultura dos Paskevichs.
"Encanador"
Em 2008, os funcionários da fábrica de Tsentrolit fizeram um monumento de ferro fundido para encanadores. A ideia deles é mostrar um trabalhador Vodokanal cansado, mas feliz, saindo da escotilha. Nem todos os residentes e especialistas foram capazes de avaliar a criação final. Para muitos, o valor artístico e cultural do monumento parecia duvidoso. Posteriormente, o conceito e a aparência foram completamente redesenhados. A atração ainda pode ser encontrada na rua Malaychuk.
Monumento a P. Tchaikovsky
Hora da instalação - 1978. Perto está uma escola de música com o nome do compositor. Sua contribuição para a cultura mundial não deixou os bielorrussos indiferentes. O monumento é bem cuidado. A restauração ocorreu não há muito tempo. Como resultado, o pedestal foi revestido com lajes de granito e um canteiro de flores de piano verde foi instalado em ondulações. A composição acabou não só harmoniosa, mas também colorida.
Monumento a F.E.Dzerzhinsky
O local mais adequado foi escolhido para o monumento ao revolucionário - em frente ao Diretório do KGB. A escultura do "ferro" Félix está em um pedestal alto contra o fundo de uma estela figurada desde 1948. Sua aparência é extremamente contida, sua postura é decisiva e, em suas mãos, Dzerzhinsky segura papéis enrolados em pergaminho. A abordagem ao monumento é feita em degraus e canteiros de flores. O estado da atração é satisfatório.
"Moedor de órgão"
A escultura do escultor bielorrusso Vyacheslav Dolgov é uma das decorações modernas do parque da cidade. Um moedor de órgãos idoso está parado perto do beco e parece o mais natural possível. A escultura tem uma característica especial: a alça do órgão gira. Isso é feito para que todos possam fazer um desejo, girar uma volta completa e ter esperança de que a lenda é verdadeira e o que foi planejado se tornará realidade.
Monumento a A. A. Gromyko
O futuro chefe do Ministério das Relações Exteriores e do Presidium do Soviete Supremo da URSS nasceu em uma aldeia perto de Gomel. O monumento foi erguido para ele em 1983. O busto fica sobre um pedestal cilíndrico. Uma pequena área ao redor era coberta por lajes de granito. A altura total da atração ultrapassa os 3 metros. O autor do projeto é o escultor Iulian Rukavishnikov. O território próximo é requintado - há bancos, caminhos para caminhadas, iluminação no escuro.
"Recém-casados"
Os jovens casais que se casam no cartório do distrito de Zheleznodorozhny não saem daqui sem fotos em uma atração local - o monumento aos “Recém-casados”. É composto por duas partes - a noiva e o noivo em trajes de épocas passadas, bem como uma carruagem que os espera nas proximidades. A forja artística e a atenção dos autores do projeto aos detalhes tornaram o monumento elegante e sofisticado.
Zero quilômetro
Um pilar de cerca de um metro de altura está localizado no jardim público Turovsky, nos arredores da Praça Lenin. É fácil de passar e não notar devido ao seu tamanho modesto. As distâncias a algumas cidades são indicadas na parte larga do monumento. O marco foi feito na planta de Tsentrolit. A cerimônia de abertura ocorreu em 2010. Há outro pilar próximo, só que desta vez com placas de direção.
"Carteira"
Localizado no edifício do "Belarusbank". A inscrição correspondente com o nome da instituição é aplicada na própria carteira. Está cheio de moedas até a borda, e duas delas - um rublo e um centavo - estão lado a lado. O monumento é um símbolo de riqueza, frugalidade e confiabilidade. Um modesto objeto de arte atrai caçadores de fortuna: você precisa tirar uma moeda da carteira, colocá-la no monumento por um tempo e depois devolvê-la. Isso deve trazer sucesso na arena financeira.
Monumento a Buratino e seus amigos
A composição escultórica encontra-se na entrada do Teatro de Marionetes. Os heróis da obra de Alexei Tolstoi foram criados pelo escultor bielorrusso Valery Kondratenko. Pinóquio em uma das mãos aperta uma chave de ouro, e leva a outra ao nariz, mostrando seu famoso gesto. Malvina está sentada um pouco mais longe da entrada da carroça, que é atrelada por Artemon. A cerimônia de abertura do monumento incomum aconteceu em 2007.
Monumento ao último "Ikarus"
Fica perto do prédio de escritórios na garagem de ônibus nº 6. Em 1973, o Ikarus começou a ser fornecido para a Bielo-Rússia. Em 2011, o último deles saiu do "relógio" e virou monumento. Antes de içar o ônibus em um pedestal especialmente preparado, ele foi devolvido à sua cor amarela original. Por causa disso, "Ikarus" se funde parcialmente com as paredes, mas evoca sentimentos nostálgicos entre os transeuntes.