30 melhores museus de Yerevan

Pin
Send
Share
Send

A cidade em que as ruas respiram com a antiguidade é a majestosa Yerevan. Sua história é tão profunda e multifacetada que ainda deixa os pesquisadores com dúvidas. Tribos primitivas, batalhas medievais, Rússia czarista e tempos soviéticos - o que a terra armênia não viu! Hoje Yerevan é um templo do turismo. A herança de seus ancestrais é guardada de forma sagrada aqui - os armênios nunca esquecem suas raízes.

Além disso, a Armênia apresentou ao mundo muitos indivíduos talentosos que se tornaram gênios reconhecidos da arte. Não é de surpreender que existam tantas galerias de arte, museus e centros culturais em sua capital. O espírito de criatividade reina aqui, e os mestres modernos continuam a missão de seus antecessores - criar e surpreender!

Os museus mais interessantes de Yerevan

Lista, fotos com nomes e descrições de museus que valem a pena visitar.

Museu de História Nacional da Armênia

O museu está localizado no mesmo prédio da galeria de arte. A construção remonta a 1921. Mais de 400 mil peças valiosas são coletadas aqui, variando de utensílios domésticos de antigas tribos a objetos modernos da história. As salas do museu estão localizadas em dois andares do edifício. Visitando-as, você poderá traçar a história dessas terras desde a era do homem primitivo até os dias atuais.

Endereço: Yerevan, Praça da República, 4

Site: historymuseum.am

Centro de Artes Cafesjian

Em 2009, a tão esperada inauguração do salão de exposições aconteceu em Yerevan. O autor da ideia era um filantropo americano de raízes armênias. A maioria das exposições é de sua coleção pessoal. O centro possui uma grande variedade de objetos de arte contemporânea. Os autores são artistas, escultores e arquitetos armênios e estrangeiros.

Endereço: Yerevan, st. Tamanyan, 10

Site: cmf.am

Matenadaran

A coleção mais impressionante de manuscritos antigos é o verdadeiro orgulho dos armênios. Aqui não só são exibidos documentos de arquivo milagrosamente preservados e fólios antigos. Na verdade, Matenadaran é um instituto de pesquisa que realiza um trabalho diário de decifração e restauração de registros antigos. O museu foi criado no pós-guerra e, nesse período, já acumulou cerca de 120 mil peças.

Endereço: Yerevan, Mashtots Avenue, 53

Site: matenadaran.am

Museu do Genocídio Armênio

O museu está localizado no território do complexo memorial no parque Tsitsernakaberd. Embora o complexo em si tenha sido erguido há mais de meio século, a criação do museu remonta a 1995. Os salões com exposições estão localizados no subsolo e, em detalhes, familiarizam os visitantes com as causas e consequências do genocídio. Uma página misteriosa da história é apresentada na forma de fotografias e documentos de arquivo.

Endereço: Yerevan, rodovia Tsitsernakaberd, 8/8

Site: genocide-museum.am

Museu de Arte Moderna

A história do nascimento deste museu não é fácil, na URSS era quase impossível criar algo semelhante. Mas, graças aos esforços e contribuições de caridade de figuras culturais em 1972, a arte contemporânea ainda se tornou disponível para o público em massa. Os corredores exibem obras significativas de mestres do século XX - XXI. As exposições dos anos 60 são guardadas com especial receio, pois foi com os seus autores que começou a biografia do museu.

Endereço: Yerevan, Mashtots Ave., 7

Site: mamy.am

Casa-Museu de Sergei Parajanov

O grande diretor nunca morou em Yerevan, mas ele amava profundamente a Armênia e deixou seu legado para este país. O museu com o seu nome foi fundado em 1991. Os pertences pessoais de Parajanov, pinturas do autor, esboços e fotografias são meticulosamente coletados aqui. As exposições transmitem a personalidade viva do diretor. Alguns cômodos reproduzem com precisão a atmosfera da casa em que Parajanov morava.

Endereço: Dzoragyugh, 15/16

Website: parajanovmuseum.am

Erebuni

Um dos assentamentos mais antigos do mundo é Erebuni. A cidade estava localizada no território da atual Yerevan. Presumivelmente, o Erebuni se originou em 782-735 aC. As ruínas estão localizadas na periferia da capital e representam os restos de uma fortaleza, um templo e edifícios residenciais. No momento, as escavações não estão em andamento e os objetos já restaurados podem ser visitados com um grupo de excursão.

Endereço: Erebuni, 38

Site: erebuni.am

Museu da Fábrica de Aguardente de Ararat

Amado no espaço pós-soviético, o conhaque há muito se tornou familiar para todo o mundo. Um símbolo peculiar da Armênia, um sinal de hospitalidade e a amplitude da alma dos armênios - a principal exposição do museu local. A excursão inclui a história da criação do negócio do conhaque e o conhecimento dos inúmeros prêmios da planta "Ararat". Os turistas são convidados a visitar as principais oficinas da fábrica e degustar os produtos.

Endereço: Yerevan, ave. Almirante Isakov, 2

Site: araratbrandy.com

Museu de Arte Russa

O museu foi fundado em 1984. Naquela época, o famoso cirurgião armênio Aram Yakovlevich Abrahamyan doou para a cidade de Yerevan sua coleção única de obras de mestres russos. Ao longo de sua vida, o cientista colecionou as criações de artistas, ceramistas, escultores e sopradores de vidro russos. A coleção de Abrahamyan conta com cerca de 400 peças. O cirurgião acreditava que apenas o povo armênio apreciaria seus tesouros, e ele estava certo.

Endereço: Isahakyan, 38

Site: musrussart.am

Museu de História de Yerevan

Um dos museus mais antigos de Yerevan mantém mais de 80 mil exposições interessantes em suas salas de exposição. É especialmente interessante notar os documentos antigos, segundo os quais o período de criação do povoado de Erebuni é traçado. Além disso, na posse do museu - armas, encomendas, livros e joias. Tudo aqui está saturado com a história de Yerevan desde o dia de sua criação.

Endereço: Yerevan, st. Argishti, 1/1

Site: yhm.am

Casa-Museu de Aram Khachaturian

O famoso compositor, moribundo, conseguiu conhecer o projeto do futuro museu. Mas os primeiros visitantes da casa viram em 1982, após a morte do músico. Aqui são recolhidos cartas, discos, instrumentos musicais, de uma forma ou de outra ligados à vida do compositor. O museu possui uma luxuosa sala de concertos, onde são realizadas noites criativas de artistas homenageados e jovens músicos.

Endereço: Zarubyan, 3

Site: akhachaturianmuseum.am

Galeria Eduard Isabekyan

A galeria apareceu graças à generosidade do filho de Isabekyan. Foi ele quem em 2013, alguns anos após a morte de seu pai, doou a Yerevan cerca de trinta obras do Artista do Povo da Armênia. No momento, uma pequena galeria também funciona como espaço para palestras e noites criativas. Além das pinturas de Isabekyan, seus pertences pessoais são mantidos aqui - memórias, correspondência e fotografias.

Endereço: Yerevan, ave. Mesrop Mashtots, 7 A

Site: eduardisabekyan.com

Museu Yervand Kochar

Museu da memória do famoso artista de vanguarda inaugurado em 1984. Anteriormente, foi neste prédio que o estúdio de trabalho de Kochar foi equipado. O trabalho do artista é representado por uma série de pinturas e esculturas incomuns no espírito da vanguarda. As obras de Kochar são mantidas nos principais museus do mundo, mas é em Yerevan que as pinturas mais significativas, assim como os arquivos documentais, estão localizados.

Endereço: Moskovyan, 12

Site: kochar.am

Casa-Museu de Hovhannes Tumanyan

O museu, em homenagem aos contemporâneos às obras do poeta armênio, foi inaugurado em 1953 e, 16 anos depois, a casa-museu foi transferida para um novo edifício. Este evento foi programado para coincidir com o centenário do nascimento de Tumanyan. A ideia de criar o museu foi da filha de um escritor. Aqui você pode percorrer os cômodos estilizados como a casa de Tumanyan e se familiarizar com sua biblioteca pessoal. O acervo de livros totaliza cerca de 8 mil volumes.

Endereço: Moskovyan, 40

Site: toumanianmuseum.am

Centro Aznavour

O povo armênio sempre teve orgulho de seus grandes compatriotas. Um exemplo disso é o Centro Aznavour. Em homenagem ao grande chansonnier francês, um museu em memória de Aznavour foi inaugurado em 2017. Os turistas têm a chance de conhecer a vida e a obra da cantora por meio de exposições interativas. Na mesma sala existe um centro cultural onde são realizados concertos, palestras e outros eventos.

Endereço: Antarain, 192

Site: aznavourfoundation.org

Instituto-Museu Komitas

Um dos museus mais modernos de Yerevan é dedicado à herança do grande compositor armênio. O museu abriu as portas aos visitantes em 2015, desde então concertos de música clássica têm sido realizados regularmente aqui. Komitas apreciava o folclore armênio e o colecionava, mas agora o museu preserva essa grande coleção de motivos étnicos. O museu-instituto também estuda a vida do compositor e a influência de sua obra na cultura da Armênia.

Endereço: Arshakunyats, 28

Website: komitasmuseum.am

Galeria "Gala-Art"

O Gala-Art Exhibition Centre na Byron Street é um ponto de encontro para os amantes da arte contemporânea. As pessoas vêm aqui para admirar as obras de escultores e artistas do século 19 e conhecer as criações de jovens mestres. Todas as peças expostas podem ser adquiridas. Os preços aqui são muito diferentes. Tanto o apreciador de arte generoso quanto o colecionador de arte despretensioso encontrarão uma oferta interessante na galeria.

Endereço: Byron, 12

Site: gala-artgallery.am

"Micro-arte de Terr-Ghazaryans"

Em novembro de 2018, um museu verdadeiramente incrível apareceu em Yerevan, que rapidamente se tornou popular fora da Armênia. O criador do museu continua o trabalho de seu avô talentoso - ele faz esculturas minúsculas que só podem ser vistas através de uma lupa. É importante ressaltar que a família é considerada a fundadora dessa rara forma de arte. Antes deles, ninguém havia feito um trabalho tão frágil e complexo.

Endereço: Abovyan, 8

Site: ter-ghazaryans-micro-art-museum

Museu de Literatura e Arte com o nome de Yeghishe Charents

O maior depósito da cultura armênia leva o nome do famoso poeta do início do século XX. A tesouraria do museu tem 1 milhão de peças expostas, incluindo literatura nacional, música e cinema. Alguns dos objetos têm mais de 300 anos. Estes são registros de arquivo e pertences pessoais de artistas armênios. O fundo da biblioteca do museu é impressionante em volume - mais de 60 mil livros antigos.

Endereço: Aram, 1

Site: amusmuseums.org

Nur Art Gallery

A elegante e moderna galeria do joalheiro armênio Arman Nur é uma obra de arte em si. O talentoso mestre pinta telas, esculpe e faz joias únicas. As obras de Noor fazem parte das coleções de celebridades, mas o dono da galeria recebe com hospitalidade os turistas comuns e, às vezes, realiza excursões pessoalmente. Combinando materiais completamente diferentes, Nur cria obras-primas únicas que são impossíveis de ignorar.

Endereço: Amiryan, 1

Site: nur.am

Galeria de Arte "Arev"

A Galeria da Alma na Rua Teryan pertence ao artista armênio Arevik Petrosyan. A maior parte da galeria é dedicada à exposição de pinturas da própria anfitriã e de outros mestres contemporâneos. Mas muitas vezes eles vêm aqui e apenas passam o tempo na companhia de pessoas da arte. A galeria está sempre aberta para noites de arte e concertos de jazz. Os poetas armênios lêem poesia aqui, e a atmosfera de criatividade reina.

Endereço: Teryana, 19

Site: arev-art.com

Museu "Tapete Megerian"

O museu da empresa com cem anos de história é um dos mais incomuns da Armênia. Aqui você pode ver um tipo especial de arte - tapetes. Os salões exibem não apenas tapetes de sua própria produção, mas também exemplares muito antigos trazidos do exterior. Eles estão unidos por uma coisa - todos são exclusivamente de origem armênia. As exposições mais antigas estão sendo restauradas por artesãos qualificados “Tapete Megeriano”. Há também uma sala de exposições no museu, onde você pode comprar um excelente tapete moderno desta fábrica.

Endereço: Yerevan, st. Madoyan, 9

Site: megeriancarpet.am

Museu Geológico da Armênia

São cerca de 12 mil peças expostas no museu, que leva o nome do geólogo armênio professor Karapetyan. O museu já tem mais de 80 anos e durante este período reuniu uma impressionante coleção de minerais da Armênia e do exterior, bem como achados arqueológicos. Na base do museu, há seções infantis para jovens geólogos, muitas vezes palestras especiais para estudantes são realizadas aqui.

Endereço: Yerevan, Avenida Marshal Baghramyan, 24 A

Site: facebook.com

Museu Estatal da Natureza da Armênia

O museu foi inaugurado em 1952 e já na nossa época, em 2004, mudou-se para um novo edifício na Avenida Tigran Mets. Aqui você pode conhecer os recursos naturais da Armênia. A mostra inclui bichos de pelúcia da região, herbário de plantas e amostras de minerais. Bem como listado no Livro Vermelho e espécimes extintos de flora e fauna.

Endereço: Tigran Metsi, 34

Site: smn.am

Casa-Museu de Avetik Isahakyan

Em 1975, por ocasião do aniversário do poeta, mestre da palavra Avetik Isahakyan, as autoridades de Yerevan apresentaram a inauguração de um museu memorial. Pouco antes de sua morte, o grande escritor viveu e trabalhou nesta casa. Aqui ele nasceu. No cenário, as antigas tradições e a vida dos ancestrais do poeta foram preservadas. Hoje o museu reúne visitantes para encontros literários, apresentações e palestras abertas.

Endereço: Zarobyan, 20

Site: isahakyanmuseum.am

Casa-Museu dos Martiros Saryan

Cada sala do museu tem a mesma aparência que durante a vida do pintor. O interior é reproduzido nos mínimos detalhes. O museu já tem mais de meio século, e o próprio artista doou a maior parte das peças para a mostra. Saryan adorava as paisagens da Armênia, portanto, o fundo de suas obras é representado em maior medida pela pintura. O museu contém mais de 300 de suas telas.

Endereço: M. Saryan, 3

Site: sarian.am

Centro de Arte Popular da Armênia

A vida armênia é toda uma ciência. E é com ele que o Folk Art Center convida os visitantes a se conhecerem. As salas de exposição abrigam roupas velhas, joias e obras de arte em bordado. Ao visitar, você deve prestar atenção especial ao salão com tapetes armênios. A história do povo da Armênia é traçada aqui com todas as tarefas domésticas, talentos e superstições.

Endereço: Abovyan, 64

Site: folkartcenter.am

Little Einstein Science Museum

Mais provavelmente nem mesmo um museu, mas um playground interativo para as crianças - um lugar muito tentador para a geração mais jovem de Yerevan. Aqui, o conhecimento da ciência não se dá pelo método de palestras enfadonhas, mas pela oportunidade de tocar e experimentar tudo em você mesmo. O museu foi inaugurado em 2016 e já se tornou mais popular entre as crianças do que os centros de entretenimento. Com a ajuda de exposições incomuns, as crianças aprendem as leis da física e participam de experimentos interessantes.

Endereço: Yerevan, Komitasi ave., 40/2

Website: poqrikeinstein.am

Casa-Museu de Derenik Demirchyan

O apartamento onde morava o poeta e dramaturgo armênio tornou-se um museu em 1977. Três quartos refletem todos os períodos da vida de um escritor - desde a adolescência até sua morte em 1929. Móveis e pertences pessoais de Demirchyan, o fundo de suas obras literárias foram preservados no local. O museu também exibe obras de outros mestres - um busto do dramaturgo e telas dedicadas a ele.

Endereço: Abovyan, 29, apt. quatro

Site: gatmuseum.am

Casa-Museu de Alexandre Spendiaryan

O apartamento do compositor não foi totalmente preservado em sua forma original. Apenas o local de trabalho do maestro foi recriado com precisão. O museu foi fundado na década de 60, em seu acervo - pertences de Spendiaryan, pôsteres de suas apresentações, esquetes musicais e até um piano pessoal. São mais de mil exposições no total. O museu também inclui uma pequena sala de concertos em funcionamento.

Endereço: Nalbandyan, 21

Website: gastariaryanmuseum.am

Pin
Send
Share
Send