Tbilisi e seus arredores são um lugar interessante para uma variedade de turismo. Dependendo das preferências, os hóspedes da capital georgiana podem escolher um caminho de sua preferência. Alguém gosta de passeios de lazer, paisagens naturais ou urbanas. Outros preferem viagens intensas e uma abundância de referências históricas de um guia. Outros ainda preferem mergulhar no sabor local. Tbilisi irá satisfazer qualquer um desses pedidos.
Um ponto importante nos passeios turísticos: a beleza artificial quase sempre está ao lado da beleza natural. Em qualquer canto, mesmo os mais remotos, os hóspedes estão prontos para se encontrar com vinhos locais e pratos nacionais. Essa combinação não permite que você se esqueça da importância da harmonia. Tbilisi tem pouca semelhança com outras cidades do espaço pós-soviético. Uma viagem aqui é uma porta entreaberta para um mundo colorido e incomum.
Excursões em Tbilisi em russo
O que ver, onde ir e o que fazer na capital georgiana e arredores?
Kazbegi - perdido nas montanhas
Belezas naturais e artificiais se fundiram nesta rota. O caminho dos turistas passa parcialmente ao longo da Rodovia Militar da Geórgia. Esta é uma oportunidade de parar no complexo arquitetônico de Ananuri, admirar os arcos e igrejas, saborear a culinária local e muito mais. A estação de esqui Gudauri permitirá que você use uma das plataformas de observação mais bonitas da Geórgia. Aqui você também pode respirar e entrar em sintonia com uma nova jornada. A principal atração da excursão é Kazbek e a aldeia vizinha de Kazbegi. Está perdida entre as montanhas e Gergeti - a igreja que se eleva acima dela - é uma verdadeira obra de arte.
Kakheti - vinho e antiguidades
Desde os tempos antigos, Kakheti é famosa pelos seus vinhos. "Corporation Kindzmarauli", instalações de produção em Tsinandali e Telavi são o cartão de visita da região. Aqui você não pode apenas visitar museus e aprender sobre a história secular da vinificação, mas também saborear bebidas. Perto está a fortaleza de Ujarma, construída no século V. Está intimamente ligada à cristianização da Geórgia e tem um valor cultural e histórico para o país. A uma hora de carro da fortaleza está o complexo do mosteiro Old Shuamta, um pouco mais adiante - New Shuamta. E, claro, um passeio pelo Vale do Alazani não estaria completo sem uma visita a Alaverdi, a catedral do século XI.
Mtskheta - o altar de Christian Georgia
A antiga capital do país concentra importantes locais históricos. O Mosteiro Jvari, erguido no século 7, a Catedral Svetitskhoveli - o segundo maior templo da Geórgia, o Mosteiro Samtavro, que foi repetidamente destruído e restaurado - é uma excelente ilustração das peculiaridades da origem do cristianismo georgiano. Passeios sem pressa por esses locais permitirão que você aprecie as belezas naturais como, por exemplo, a confluência de dois rios. A rota também permite que você pare em Gori e visite o memorial de Stalin. O próprio edifício e as exposições coletadas no museu são uma homenagem a uma época passada.
Tour pela cidade
Nada o ajudará a conhecer a cidade como um passeio por ela. Tbilisi não é exceção. A capital georgiana é diversificada e pode oferecer atrações e entretenimento para todos os gostos, dependendo dos interesses do turista. As ruas estreitas da Cidade Velha, Praça da Liberdade, salões e casas-museus de poetas e escritores de diferentes épocas, templo de Metekhi, teleférico suspenso, fortaleza Narikala, Desfiladeiro Fig - tudo isso e muito mais é o rosto de Tbilisi. Ao acima exposto, é imperativo adicionar o sabor local e a cozinha nacional com as suas combinações por vezes invulgares, mas hipnotizantes.
Tiflis - a cidade de Art Nouveau
Na época em que a cidade era o centro da província de Tiflis, seu estilo começou a se formar. A velha Tbilisi ainda preserva a arquitetura desse período. Isso permite comparar épocas a olho nu, sem sair das fronteiras da capital. É digno de nota que a Art Nouveau da margem direita e da margem esquerda são significativamente diferentes. No primeiro caso, os edifícios são mais majestosos e em sua construção foram utilizados materiais de grande porte, ricamente decorados e caros. No segundo, o viés é feito pela criatividade, novas ideias, uma ampla seleção de decoração de interiores. Arquitetos da Europa eram frequentemente convidados para construir mansões. As fachadas remanescentes são um verdadeiro museu de arquitetura a céu aberto.
Tour do vinho em Old Tbilisi
O vinho na capital da Geórgia faz parte da cultura e da história. Existem muitos restaurantes, grandes e pequenos, onde pode saborear esta bebida alcoólica. Alguns turistas gostam das rotas barulhentas familiares aos visitantes da cidade. Quanto ao resto, guias experientes certamente encontrarão alternativas para desfrutar de um passeio pelas ruas estreitas e encontrar uma instituição adequada para degustação. Essas excursões são especialmente boas à noite. O romance da cidade velha, a atmosfera hipnotizante, os conjuntos arquitetônicos combinados com a culinária nacional e o vinho são uma grande oportunidade para sentir Tbilisi.
Passeio fotográfico em Tbilisi
Memórias coloridas de Tbilisi na forma de uma variedade de fotos - isto é o que qualquer turista que se preze deve levar consigo. Para isso, vale a pena dar um passeio fotográfico pela cidade. Abrangerá não apenas pontos turísticos imperdíveis, mas também o que normalmente fica oculto aos olhos dos hóspedes da capital. Escadas em espiral cerimoniais feitas em diferentes estilos, pátios autênticos, pequenos cafés aconchegantes e outros lugares incríveis são um cenário maravilhoso para fotos turísticas. Um guia competente contará muitas lendas urbanas e ajudará você a escolher os ângulos certos. A Geórgia permanecerá não apenas no coração, mas também no álbum de fotos.
Tbilisi à noite
Caminhe (viagem) à noite por Tbilisi - uma oportunidade de ver a cidade de um ângulo diferente. Inclui uma visita aos principais atrativos da capital e a oportunidade de observar a vida sem pressa dos moradores e seus sabores. É especialmente interessante subir no funicular para o Monte David, de onde se avista toda a cidade. A velha Tbilisi é boa com iluminação noturna. Sua arquitetura também parece diferente. Durante a excursão, você pode visitar algumas lojas de souvenirs ou galerias abertas até tarde. O melhor é terminar esta viagem num autêntico café, saborear vinhos e gastronomia nacional.
Mercados de Tbilisi
Existem vários mercados de alimentos em Tbilisi, mas o "Mercado do Deserter" central é mais apreciado pelos habitantes locais e visitantes do que outros. Aqui você pode comprar produtos naturais: de especiarias e frutas secas a churchkhela e queijo. A Ponte Seca vende pinturas de artistas georgianos e também há um mercado de pulgas nas proximidades. Neste local, os turistas compram as lembranças mais baratas e interessantes. O toque final das compras é uma adega, que tem mais de quatro séculos. Depois da degustação, é difícil sair daqui sem uma ou várias garrafas de um bom álcool.
Borjomi - água e cidade
A água mineral Borjomi tem o nome da cidade, que fica perto das nascentes. Este pequeno resort está localizado em um desfiladeiro. Tudo é verde ao redor, e o clima é considerado curativo. Também há uma arquitetura única aqui: não há um estilo específico. Por muitas décadas, o desenvolvimento foi caótico. Os proprietários de diferentes sítios escolheram a direção que mais lhes convém. Mansões, casas mais modestas, prédios econômicos e administrativos se estendem por cinco quilômetros ao longo da margem do rio. Um passeio no parque permitirá degustar a água mineral diretamente da nascente e apreciar as belezas naturais locais.
Uplistsikhe - uma cidade esculpida na rocha
Uplistsikhe foi fundada aproximadamente nos séculos II-I AC. Ele experimentou altos e baixos, reconstruiu novamente e recuperou seu antigo esplendor.A cidade está literalmente esculpida na rocha, o que agrega não só valor histórico e cultural às excursões, mas também entretenimento. Das setecentas cavernas, cento e cinquenta sobreviveram até hoje. No século XIX, finalmente deixou de ser residencial e passou a ser um monumento. Freqüentemente, junto com Uplistsikhe, os turistas visitam Gori, que fica a apenas 12 quilômetros de distância. Stalin nasceu e viveu aqui quando criança, então há um museu do líder dos povos na cidade.
Estrada militar georgiana
A "estrada de Darial" foi mencionada no século 1 aC. Fazia parte da área de comércio, embora fosse considerada bastante perigosa: em algumas áreas, duas pessoas não conseguiam se dispersar. Esta importante artéria da região também se tornou uma rota turística popular. O pitoresco reservatório Zhinvali, desfiladeiros que deixam você sem fôlego e montanhas - este é exatamente o esplendor que os turistas encontrarão no caminho. Nas proximidades estão: Ananuri - uma fortaleza do século 13, o templo Sioni e uma estação de esqui. E a excursão termina tradicionalmente na cidade de Kazbegi, que tem algo a oferecer aos seus hóspedes em termos de história e belezas locais.
Vardzia - residência na caverna da Rainha Tamara
O caminho para a Vardzia é uma rota turística separada, visto que vindo de Tbilisi pode visitar vários locais interessantes no caminho. O mesmo complexo da cidade-caverna foi fundado pelo pai da Rainha Tamara. Tendo recebido o trono, ela não parou de desenvolver Vardzia e fez uma de suas residências. A cidade atinge uma altura de oito andares, vai fundo na montanha por cinquenta metros e se estende ao longo da margem esquerda do rio Kura por quase um quilômetro. Muitas instalações para diversos fins foram preservadas aqui. Um guia competente falará sobre as características de cada um deles e poderá até mostrar algumas passagens secretas.
David-Gareja
A expressão “outra Geórgia” é perfeita para descrever as paisagens do deserto de Gareja. Aqui não tem água, raros pistache e grama amarelada prevalecem na vegetação. Lagos secos de sal e dunas de pedra adicionam um toque especial à atmosfera local. Existem duas atrações principais no deserto - a Lavra de David e Tetri Udabno. O primeiro mosteiro ainda está operando, mas em seu território você pode olhar ao redor, o segundo foi abandonado há muito tempo e é um dos maiores complexos de cavernas da Geórgia. A estrada para esses lugares icônicos é um prazer à parte.
Vale Alazani
O caminho para a capital Kakheti passa por cantos pitorescos. No caminho, há muitos lugares para parar: a fortaleza de Ujarma, o palácio real preservado, a catedral de Alaverdi e outros. O Parque Telavi oferece uma bela vista de todo o Vale do Alazani. Esta área e o seu conceito estão intimamente ligados ao vinho. O caminho para Gurjaani passa pela produção de vinho. E na própria cidade existem vulcões de lama ativos. Comparado com seus vizinhos, Sighnaghi não pode se gabar de uma história antiga. Mas da muralha da fortaleza você pode ver os arredores, e as ruas da cidade são românticas e aconchegantes.
Peregrinação a Kutaisi
A baixada de Colchis, onde fica Kutaisi - a capital da região de Imereti, está associada a muitas lendas. Os convidados são recebidos pelo Mosteiro Gelati - um local de culto à peregrinação e um monumento da arquitetura georgiana. Outro mosteiro, Motsameta, é importante como símbolo: foi construído no local onde foram executados os príncipes que se recusaram a se converter ao Islã. A Reserva Natural de Sataplia é famosa por suas cavernas, onde até mesmo vestígios de animais pré-históricos foram preservados. Em uma das cavernas da região, é possível fazer uma viagem de uma hora de barco pelo rio subterrâneo. A aventura é acompanhada por música e luzes de néon.
O charme de Sighnaghi
Sighnaghi é uma pequena cidade no Vale Alazani. Pode ser alvo de uma excursão, bem como parte do percurso. As ruas são estreitas, as casas são ladrilhadas e as varandas são pequenas e sempre decoradas. Eles vêm aqui, entre outras coisas, para visitar o túmulo de Santa Nina e os lugares sagrados de Bodbe. A culinária nacional de Sighnaghi é bem desenvolvida. Sim, e sem uma garrafa de vinho, um convidado raro sai daqui. Como há museus e indústrias do vinho nas proximidades, os turistas costumam visitar degustações no caminho para Tbilisi. Além disso, não perca a oportunidade de explorar o resto de Kakheti.
Pátria do homem moderno - Dmanisi
Esta direção será do interesse dos amantes da arqueologia. Os restos mortais de povos antigos foram descobertos em Dmanisi no final do século passado. Desde então, o território da Geórgia foi classificado como um dos três locais onde a formação de uma pessoa ocorreu na forma em que agora existimos. Quanto ao assentamento de Dmanisi, trata-se de ruínas bem preservadas, incluindo diversos edifícios e elementos da vida cotidiana. Perto está o Bolnisi Sioni - um templo construído por volta do século V. As inscrições em georgiano em sua fachada têm um valor especial.
Casa-Museu de Stalin em Gori
Quando se trata de Gori, uma cidade que não sabe muito sobre a Geórgia é associada a Stalin. Há um grande museu em sua homenagem, onde muitas peças valiosas foram coletadas. Mas a história desses lugares é muito mais rica e não se limita às memórias de uma pessoa histórica. O coração da cidade é a Cidadela Goristsikhe. Presumivelmente, foi construído em XII, embora haja evidências anedóticas de seu surgimento anterior. Na aldeia próxima fica o templo Samtavisi, que pode ser incluído na Lista do Patrimônio Mundial. O okrug é geralmente rico em antiguidades e monumentos arquitetônicos.
Chiatura - Katskhi
O percurso começa com uma visita a Chiatura, a cidade dos teleféricos. Existem quinze linhas gratuitas operando aqui, servindo como transporte público. Daqui você pode ver a beleza natural. A cidade é o local de nascimento de Archil Gomiashvili, o intérprete do papel de Ostap Bender. Se você puder andar por Chiatura, a entrada de Katskhi está fechada por motivos religiosos. Este mosteiro ainda está em funcionamento e está localizado sobre uma rocha, a uma cota de quarenta metros. Um guia ou habitantes locais terão o prazer de contar aos turistas a história de um monge eremita; você pode apreciar a beleza de Katskhi mesmo à distância.
Torres abandonadas do desfiladeiro de Truso
Antes de entrar na garganta, os turistas costumam visitar cachoeiras e nascentes carbonatadas. Aqui você pode reabastecer o abastecimento de água. Conhecerão também o castelo dos príncipes Machabeli, aldeias abandonadas, terras aráveis desertas, lugares de oração abandonados e serras rodeadas de belezas locais. No desfiladeiro de Truso, existem lagos borbulhantes e nascentes de água mineral. Nos tempos antigos, o fogo era aceso nas torres locais todas as noites. Encostas e outros locais pitorescos são ótimos locais para piqueniques. Nos feriados, os moradores preparam cerveja de acordo com receitas especiais e tratam os hóspedes.
Tbilisi - Mleta
Chegando a Mljeta, vale a pena fazer algumas paradas e ver a fortaleza de Ananuri, alguns mosteiros, conjuntos inteiros de monumentos e outros pontos turísticos. Na aldeia, terá de ser deixado o transporte: em frente a um trilho de montanha com três quilómetros de extensão. Os viajantes se encontrarão a uma distância de mais de dois mil quilômetros acima do nível do mar e poderão contemplar a beleza natural de um pássaro. No topo está o mosteiro de Lomisa. Os peregrinos se aglomeram aqui, e antes que os montanhistas venham com seus sacrifícios. Muitas lendas estão associadas ao mosteiro e também fazem parte da peculiaridade da região.
Viagem de esqui para Gudauri
A versatilidade da moderna estação de esqui de Gudauri é sua marca registrada. Existem pistas para iniciantes e profissionais. A cobertura de neve profunda facilitará as descidas fora de pista. Existem várias linhas de elevadores. O ponto mais alto do qual você pode descer está a uma distância de mais de três mil quilômetros. Um panorama incrível se abre a partir daqui, então você não precisa pedalar para querer subir aqui. O resort também é bom para os amantes de freeride.Temporada média: início de dezembro a março. Se desejar, os hóspedes alugam esquis e também contratam um instrutor.
Svaneti: Inferior e Superior
Svaneti é dividido em dois vales: inferior e superior. Se o primeiro, localizado na parte alta do rio Tskhenistskali, vale a pena falar como uma atração natural, então o segundo é capaz de surpreender com sua diversidade. Em Upper Svaneti, as igrejas ortodoxas de pedra dos séculos intermediários ou anteriores sobreviveram. As torres residenciais construídas nos séculos 9 a 12 têm um valor especial. A beleza artificial e a beleza natural estão interligadas. Por isso e muito mais, Upper Svaneti foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Festa da Geórgia visitando uma família Kakhetiana
Conhecimento da história da vinificação Kakheti, degustação e uma visita à romântica cidade de Signagi - excursões para abrir o apetite. Os principais eventos do percurso acontecem na casa de uma família de camponeses. Os aldeões coletam cuidadosamente as receitas tradicionais e estão prontos para compartilhar seus truques com seus convidados. Eles organizam master classes e tratam os hóspedes com picles. Além da culinária, a programação inclui danças, brindes e uma história sobre tradições. O verdadeiro sabor da Geórgia se manifesta precisamente nessas festas.