45 atrações principais de Omsk

Pin
Send
Share
Send

Uma bela cidade siberiana está localizada às margens de dois rios - o Omi e o poderoso Irtysh. Uma caminhada ao longo do Irtysh ao longo do aterro bem conservado pode ser um excelente ponto de partida para um passeio pela cidade. Uma excelente continuação do percurso será a Rua Lenin com muitos monumentos arquitetônicos históricos, depois do qual vale a pena explorar o conjunto arquitetônico da Praça da Catedral. No centro fica a maior catedral de Omsk - a Assunção.

Você pode aprender sobre a difícil história de Omsk no Museum of Local Lore, bem como inspecionar o lugar de onde a cidade começou - a Fortaleza de Omsk. Existem muitos teatros de diferentes gêneros na cidade - drama, musical, fantoche. Interessantes monumentos modernos, que são dedicados ao cidadão comum - um monumento ao encanador Stepanich e à menina Lyuba, que viveu no século 19, a memória da gentileza que o povo ainda guarda.

Os lugares mais interessantes e bonitos

Lista, fotos com nomes e descrições dos melhores pontos turísticos de Omsk. Ele o ajudará a planejar rotas para explorar os principais pontos turísticos da cidade e seus arredores em 2 a 3 dias.

Aterro de Irtysh

A área ajardinada ao longo do tempestuoso Irtysh é um local preferido para passeios entre residentes e visitantes da cidade, bem como um local tradicional para sessões de fotos com noivos. O cartório ou a Casa das Celebrações está localizado na margem do rio, na antiga mansão do comerciante Batyushkov. No aterro há uma escultura de um veado e uma árvore dos desejos, na qual os turistas amarram fitas. O comprimento do aterro é de 4 km. Percursos de ciclismo e jogging foram construídos.

Rua lenin

Rua histórica central. Preservou um conjunto arquitetônico do século XIX, incluído na lista de patrimônios culturais. Os edifícios mais notáveis ​​do antigo ginásio masculino, construído em 1876, é o Museu. Vrubel, a loja de Shanina de 1900 com muitas decorações. Monumentos modernos e interessantes foram erguidos - um monumento ao encanador Stepanich, um monumento a Lyubochka, várias capelas foram erguidas.

Catedral da Assunção

O maior templo da cidade. Localizado na Praça da Catedral. Em 1935, a catedral, construída no final do século 19, foi explodida pelos bolcheviques. Por muito tempo em seu lugar ficou a Praça dos Pioneiros. No século XXI, o templo começou a ser restaurado. Ele reproduz a aparência do templo original com a maior precisão possível. No escuro, o templo é iluminado pela iluminação de mais de 100 lâmpadas, o que enfatiza sua grandiosidade e beleza.

Praça Buchholz

A praça central da cidade perto da Estação Fluvial. Acredita-se que foi neste local em 1716 que foi construída a fortaleza, a partir da qual surgiu a moderna Omsk. No centro da praça há uma grande bola "Derzhava". As tramas nele retratadas falam sobre o desenvolvimento da Sibéria. O diâmetro da bola é de 7 metros, é oco por dentro. Por isso, em 2014, a bola rolou para o lado em rajadas de vento em um forte furacão.

Rua Chokan Valikhanov

Localizada na zona histórica da cidade. Os turistas estão mais interessados ​​na zona pedonal da rua, que leva à margem do rio Irtysh e à praia da cidade. Existem grandes coberturas na rua, sob as quais existem grandes tabletes com informações sobre a história da cidade e da rua. Existem 8 monumentos de arquitetura e história em Valikhanov. Os objetos de arte moderna são interessantes - grandes cristais de espelho com água fluindo ao longo de suas bordas.

Parque Natural "Bird Harbor"

O parque está localizado na rota de migração de aves migratórias. No outono, até 3.000 indivíduos se reúnem nos reservatórios do parque. A área do parque é de mais de 100 hectares. A parte litorânea do parque foi ajardinada - há bancos, lanternas, um caminho ecológico "Seguindo os passos dos pássaros" foi traçado. Ao longo dele estão instalados stands de informações com descrições de espécies de pássaros e plantas. Chama a atenção o farol de 12 metros, em cujo mirante você pode escalar.

Complexo "Fortaleza de Omsk"

Uma fortificação de guarda, com a construção da qual começou a história de Omsk. Fragmentos da fortaleza já reconstruída sobreviveram até hoje. O território histórico está localizado próximo ao cruzamento de Omi e Irtysh. Nela foram construídos museus e construído um jardim público. Guias de museus realizam passeios a pé e contam a história dos prédios sobreviventes. Um objeto interessante é o Portão Tobolsk - o antigo portão original do trato Tobolsk.

Biblioteca com o nome de Pushkin

É considerada a principal biblioteca da cidade. Fundada em 1907 por decisão da Duma Municipal. Durante a nacionalização, um grande número de coleções de livros foi transferido para os fundos da biblioteca, seus fundos passaram a totalizar cerca de 300.000 exemplares. O edifício moderno da biblioteca está decorado com um relevo de 30 metros e esculturas de figuras históricas significativas com 3,5 metros de altura - Pushkin, Rublev, Yaroslav o Sábio, Tsiolkovsky, Glinka.

PKiO em homenagem ao 30º aniversário do Komsomol

Um grande parque no distrito de Oktyabrsky. Seus caminhos de passeio são colocados à sombra de árvores e ao redor de um pequeno lago. Para quem prefere o descanso ativo, há uma área de diversão, aluguel de patins e bicicletas, passeios a cavalo, visita a um parque de cordas e pista de kart. Há um zoológico e uma fazenda de avestruzes. Nos feriados, o parque organiza atividades divertidas. Uma cidade de gelo é erguida no inverno.

PKiO "soviético"

Inaugurado na cidade de Neftyanikov em 1974. A área total do parque é de 36 hectares, 30 dos quais ocupados por uma zona de parque florestal. Ambas as árvores coníferas e decíduas crescem aqui. Entre eles está uma longa ciclovia com excelente asfalto. Do parque, você pode descer até a margem do Irtysh. Alley of Veterans foi colocado, no qual um monumento a Yermak foi erguido. Um playground com atrações está equipado para as crianças.

Rios Irtysh e Om

Em Omsk, dois rios se fundem - o pequeno Om, que deu o nome à cidade, e o ruidoso Irtysh. O poderoso Irtysh é um dos maiores rios da Sibéria. Na década de 1960, devido ao aumento das águas no Irtysh, a corrente Omi parou, que em poucas horas transformou o rio em um pântano e criou a ameaça de uma catástrofe ecológica. Na confluência dos rios, existe uma zona de aterro, de onde é bem visível a diferença entre eles.

Monumentos e esculturas de Omsk

Os monumentos e monumentos históricos e modernos mais conhecidos da cidade.

Monumento aos Trabalhadores da Frente Interna

O iniciador da instalação do monumento foi um residente de Omsk que trabalhou na retaguarda durante os anos de guerra. Cerca de metade dos fundos necessários para instalar o memorial foi arrecadada por residentes comuns da cidade. O monumento está localizado no cruzamento das ruas Bohdan Khmelnitsky e Liza Chaikina. A composição do memorial tem 10 metros de altura e 13 metros de comprimento. Consiste em figuras de trabalhadores da frente doméstica - uma enfermeira, camponeses, operários de fábrica, um menino pastor.

Monumento ao serralheiro Stepanych

Uma das esculturas modernas mais populares da cidade entre os turistas. O monumento foi erguido em 1994 na Rua Lenin. Os criadores do monumento queriam enfatizar a importância e o significado de uma profissão simples de trabalho. O encanador olha pelo bueiro com um sorriso afável e olha para as pessoas que passam. Os habitantes da cidade se apaixonaram pelo monumento sincero. Eles acreditam que, se você abraçar Stepanich, não haverá problemas com o encanamento da casa.

Escultura "Lyuba"

Os habitantes da cidade costumam chamar afetuosamente a escultura da rua Lenin - "o monumento a Lyubochka". É dedicado a uma menina real que viveu no século XVIII. Lyubov Gasford era a esposa do governador de Omsk e conquistou o amor dos residentes da cidade por seu caráter gentil, bem como por ajudar os pobres e desfavorecidos. Aos 23 anos, ela morreu de uma doença grave. A garota é retratada sentada em um banco com um livro na mão, como a própria Love costumava sentar.

Monumento aos amantes

A escultura foi instalada em 2014 em um jardim público próximo à estação fluvial - um dos lugares preferidos para passear entre os moradores de Omsk. As figuras de um jovem e de uma jovem apaixonada são de bronze em tamanho natural, a mesa e o banco são de ferro fundido.Os autores da boa composição escultórica são o pai e o filho de Mishanina. O iniciador da instalação é um empresário de Omsk que, ao criar um monumento, preservou a memória do local onde conheceu a sua futura esposa.

Monumento a Chokan Valikhanov

A escultura de bronze para o grande cientista e viajante foi instalada em 2004 como um presente do Presidente Nazarbayev para Omsk. Ele está localizado em uma rua com o seu nome. Atrás de Valikhanov, há um corpo de cadetes onde o futuro cientista estudou. O autor é o escultor cazaque Azamat Bayarlin. A escultura foi realizada em Petropavlovsk. A cerimônia de abertura contou com a presença de uma delegação do Cazaquistão e do Governador de Omsk.

Os principais teatros de Omsk

Os melhores locais para shows e teatro da cidade.

Omsk Academic Drama Theatre

Fundado em 1874. O prédio construído em 1905, onde fica o teatro, é um monumento arquitetônico. Em seu frontão, há uma escultura "O Gênio Alado" do mestre tcheco Winkler. As apresentações de teatro costumam receber prestigiosos prêmios nacionais - o Prêmio Stanislavsky e a Máscara de Ouro. O repertório é baseado em performances clássicas, mas também existem performances experimentais.

Omsk State Musical Theatre

O repertório do teatro inclui várias dezenas de apresentações, a maioria das quais baseada em obras de autores russos. As apresentações são de diferentes gêneros - operetas, musicais, balé, ópera, apresentações infantis. Invariavelmente, atraem um grande número de espectadores, para o qual foi preparada a maior sala da cidade - tem capacidade para quase 1000 espectadores. Uma pequena praça aconchegante com uma fonte é colocada em frente ao teatro.

Teatro de fantoches, ator, máscara "Arlequim"

O Omsk Puppet Theatre foi fundado em 1936. A primeira apresentação "Kashtanka" foi encenada no palco do teatro dramático. Agora o teatro está localizado em um prédio moderno, considerado um dos melhores edifícios de teatro de fantoches do país. Na praça em frente à entrada, há uma escultura de 3 metros do Arlequim - o símbolo do teatro. Vários andares do edifício são ocupados por um museu. Suas exposições coletaram cerca de 450 bonecos.

Sala de concertos da Filarmônica de Omsk

A moderna sala de concertos de música de câmara e órgão da Filarmônica está localizada no local do cinema Khudozhestvenny, onde os primeiros concertos da Filarmônica foram dados desde 1940. O novo salão está equipado com tecnologia moderna, cadeiras acústicas especiais foram feitas para ele na Itália. Para uma melhor reflexão sonora, os tectos do hall têm acabamentos em mármore e granito. Centenas de luminárias criam a ilusão de um céu estrelado acima.

Teatro Omsk para crianças e jovens

Criado em 1937. Seus primeiros jovens visitantes agora trazem seus netos ao teatro. No entanto, o repertório do teatro inclui apresentações não só para crianças, mas também para adolescentes e adultos. Eles estarão interessados ​​em performances como "Gamete" ou "Stalker". Eventos interessantes são realizados - encontros criativos com atores, noites literárias e musicais, palestras e visitas aos bastidores. Em frente ao teatro, uma bela Praça do Teatral é construída.

Os melhores museus de Omsk

Os museus mais interessantes da cidade, que definitivamente merecem uma visita.

Museu de Belas Artes com o nome de M.A.Vrubel

Uma rica coleção de objetos de arte está localizada na filial principal do museu na Rua Lenin. No total, o museu contém cerca de 27.000 itens. As exposições de livros raros e a coleção arqueológica são especialmente valiosas. O orgulho da exposição de arte permanente são as telas de Vrubel, Kandinsky, Goncharova. O Golden Storeroom exibe ouro cita, produtos Fabergé e pedras preciosas.

F.M.Dostoevsky Literary Museum

O museu está localizado no local de uma antiga fortaleza no centro da cidade. Dostoiévski costumava visitar a casa do comandante da fortaleza quando ele estava cumprindo trabalhos forçados em Omsk por 4 anos. As exposições do museu falam sobre a vida literária na Sibéria e diretamente em Omsk. As principais exposições das exposições são dedicadas à obra de Dostoiévski, sua vida na Sibéria. Em uma sala separada, a atmosfera da vida do condenado é recriada - algemas, beliches, robes.

Museu Omsk de Kondraty Belov

Um museu inusitado, cujos visitantes celebram o conforto especial e a sinceridade. Ele está localizado em uma bela casa de madeira entalhada no centro de Omsk, que mais parece uma torre de contos populares. As exposições do museu são dedicadas ao trabalho do pintor paisagista siberiano Belov. Ele exibe cerca de 700 obras do próprio Belov e de outros pintores siberianos. Os pertences pessoais do artista são exibidos em uma exposição separada.

Museu da Glória Militar de Omsk

Criado em memória dos moradores de Omsk, que defenderam sua pátria na frente. Várias centenas de exposições falam sobre as façanhas dos soldados. Cada exposição é dedicada a um evento específico. Os visitantes verão um uniforme de soldado e capacetes, armas, estilhaços, cartuchos, há coisas de oficiais alemães. Música de primeira linha toca nos alto-falantes nos corredores do museu. Ao ar livre existe um local com equipamentos militares dos anos de guerra - tanques, canhões, lançadores de foguetes.

Museu de História e Conhecimento Local de Omsk

Fundado em 1878, é um dos museus mais antigos do país. Ao longo dos anos, o museu acumulou uma coleção impressionante de exposições - mais de 230.000 exposições. Entre eles, os achados arqueológicos da Idade do Bronze, do Ferro e da Pedra são especialmente interessantes. O museu está localizado no centro da cidade perto do museu. Vrubel. As portas de entrada são decoradas de forma interessante - consistem em dezenas de quadrados com fotos de pessoas de diferentes profissões.

Igrejas e templos de Omsk

Os principais locais de culto da cidade, belos locais religiosos.

Catedral Nikolsky Cossack

Fundado em 1813. Ele está localizado no centro da cidade, na Rua Lenin. A maior parte do valor para a construção da catedral foi alocado pelos cossacos siberianos, de onde veio o nome da igreja. O projeto do templo foi realizado pelo arquiteto Stasov. A catedral foi construída no estilo do classicismo tardio e é um monumento arquitetônico. De 1928 a 1998, o prédio religioso abrigou um cinema, um coral infantil e uma sala de órgão.

Catedral de Santa Cruz

Um templo preservado desde os tempos pré-revolucionários com um alto campanário no centro da cidade. Sua construção começou em 1958 por ordem do Governador Geral de Gasford e foi construída com doações dos habitantes da cidade. Em 1920, os bolcheviques levaram embora todas as propriedades da igreja e, em 1936, a própria catedral foi quase demolida. Os paroquianos conseguiram defender o antigo edifício, mas a nomeação religiosa foi devolvida apenas em 1943.

Capela Seraphim-Alekseevskaya

A capela de pedra foi construída na Ponte Jubileu em 1907 em homenagem ao nascimento do Czarevich Alexei. Recebeu o nome do santo padroeiro da família real, Serafim de Sarov. Os historiadores discordam sobre qual dos arquitetos foi o autor do projeto da capela - d.C. Kryachkov ou A.I. von Gauguin. A capela foi demolida em 1927, juntamente com muitos outros edifícios religiosos da cidade. Na década de 1990, foi restaurado a partir de fotos antigas.

Catedral militar da ressurreição

No local da moderna construção da catedral até 1958, existia uma antiga catedral do século XVIII. Ele abrigava uma rica coleção de livros com itens valiosos. Na Catedral da Ressurreição, o artista Vrubel foi batizado e Dostoiévski o visitou. O edifício restaurado do templo repete sua aparência original tanto quanto possível. A catedral de pedra branca tem traços do classicismo e barroco, as paredes são decoradas com elementos decorativos.

Parques e praças de Omsk

Lindas áreas verdes da cidade. Jardins e parques onde você pode passear e descansar da agitação da cidade.

Arboreto com o nome de Henze

A área natural protegida está localizada no centro da cidade. Este é um ótimo lugar para passar seus momentos de lazer na natureza. O jardim está lindamente decorado - paisagismo, um lago com carpas, gazebos onde você pode fazer uma pausa para uma caminhada. O arboreto é o lar de cerca de 150 espécies de árvores e arbustos. O abeto azul com agulhas verdes e azuis, choupos piramidais e lilases turcos, criados artificialmente por Hense, são especialmente bonitos.

Praça Dzerzhinsky

Ele está localizado no centro da cidade, entre as ruas Gagarin e Lenin.O parque foi fundado em 1944. Em 1958, surgiu nela uma fonte em forma de vaso alto, cuja tigela é de mármore vermelho. A fonte está aberta o ano todo. No escuro, é decorado com luzes de fundo. Na entrada do parque, encontram-se esculturas do mestre tcheco Winkler. Após a reconstrução em 2016, as ciclovias e áreas esportivas surgiram no parque.

Parque de Cultura e Repouso "Ilha Verde"

Localizado na área de água de Irtysh, no distrito soviético. Vários séculos atrás, este lugar era uma ilha, daí o nome moderno do parque. O parque neste local foi fundado em 1981. Agora é uma área verde ajardinada com lindas passarelas. Atrativos são instalados, parques infantis e quadras esportivas são equipados. No palco são realizados shows para visitantes de todas as idades.

Parque de Cultura e Repouso com o nome do 30º aniversário da Vitória

Localizado na margem esquerda do Irtysh, perto da Victory Bridge. A maior parte do território é ocupada por uma zona de parque florestal, existe um lago e vários reservatórios artificiais. No centro da área ajardinada existe um complexo memorial dedicado à Vitória na Grande Guerra Patriótica. Todos os anos, em 9 de maio, o Regimento Imortal é realizado aqui, flores são colocadas no monumento. Um arco memorial foi erguido em memória dos liquidatários do acidente de Chernobyl.

Boulevard da Vitória

Ele foi colocado da Rua Karl Marx até o dique do Irtysh. A avenida tem 500 metros de extensão. Está equipado com um tanque T-34. O objeto central do bulevar é o memorial da Glória aos Heróis - um alto obelisco dedicado aos heróis da linha de frente e aos trabalhadores domésticos. Nos nichos do obelisco encontram-se esculturas de um guerreiro com uma espingarda, um agricultor coletivo com espigas de trigo, um trabalhador com um martelo. O bulevar está arborizado, belos canteiros de flores florescem no verão.

Atrações da família Omsk

Os melhores lugares da cidade para relaxar com toda a família e se divertir com as crianças.

Omsk State Circus

Localizado na Avenida Marx. Trabalha desde 1922. O prédio do circo foi inaugurado em 1973. No início dos anos 2000, passou por uma reconstrução em larga escala, com equipamentos modernos instalados. Uma fonte foi instalada em frente ao prédio do circo. O Omsk Circus hospeda turnês de bandas mundialmente famosas - Zapashnykh, Filatov, shows de tigres e elefantes, circo no gelo e na água, concertos de artistas populares.

Parque aquático "AquaRio"

Parque aquático coberto na rua Zavertyaeva. Oferece aos hóspedes um grande complexo de entretenimento - uma piscina de ondas, toboáguas, um complexo de spa e sauna. Os slides mais radicais para os caçadores de emoção são Free Fall, Cosmic Fall e Loop Rocket. Uma cidade separada com atividades aquáticas está equipada para os visitantes jovens. É estilizado como uma zona de selva com slides de cobras e símbolos indígenas.

Omsk Zoo

É o lar de mais de 1.500 animais e pássaros de 120 espécies diferentes. Uma grande área do zoológico está localizada na rua Zhukova. Grandes recintos foram construídos, um tanque separado foi equipado para aves aquáticas, há um terrário e aquários onde vivem piranhas e arraias. O zoológico foi criado com base na estação de jovens naturalistas, atualmente existem também cerca de 30 clubes para jovens amantes dos animais que trabalham com ele.

Praias do rio Irtysh

Nas margens do Irtysh, existem vários locais confortáveis ​​para recreação na praia. A mais popular é a Praia Central, apesar de sua curta extensão - apenas 100 metros. Também na margem direita estão as praias Kuibyshevsky, Sovetsky e Pervomaisky. À esquerda está a praia Kirovsky, considerada a mais limpa. Todas as praias da cidade possuem banheiros, postos de resgate, vestiários.

Marcos arquitetônicos de Omsk

Os mais famosos edifícios e estruturas históricas, monumentos da arquitetura e planejamento urbano de Omsk.

A mansão do comerciante Batyushkin

Um monumento arquitetônico do século 19, também conhecido como "Casa de Kolchak". O líder do movimento branco morou lá em 1919. A antiga mansão do comerciante é um dos edifícios mais interessantes de Omsk e a sua visita está incluída em muitos roteiros turísticos. Atualmente, é ocupado pelo Centro de Estudos de História da Guerra Civil. O estilo arquitetônico da mansão combina Rococó e Barroco.

Tara Gate

Muitos os chamam de símbolo de Omsk. O Portão de Tara foi construído em 1792 como parte da linha da fortaleza da cidade. Os portões levavam ao bastião, onde Dostoiévski estava cumprindo trabalhos forçados, e Fiodor Mikhailovich, durante sua vida em Omsk, passou por eles todos os dias. O Tara Gate original foi desmontado em 1959, restaurado em 1991, em homenagem ao 275º aniversário de Omsk. Eles estão localizados no final da Rua Tarskaya, não muito longe da Praça da Catedral.

Casa com uma torre

Edifício residencial projetado pelo arquiteto Liebgott em 1951. Um representante impressionante da arquitetura do Império Estalinista está localizado na Praça Leningradskaya. A atenção é chamada para a superestrutura do edifício com uma torre alta. Junto com a torre, o prédio tem 47 metros de altura. A aparência original do edifício o torna um cartão de visita entre os pontos turísticos arquitetônicos da cidade, muitas vezes é colocado em produtos de lembrança.

Torre de Incêndio

A primeira torre de incêndio da cidade. Construído no local de uma torre de madeira de 1870. A torre de pedra foi erguida em 1915 de acordo com o projeto do engenheiro Khvorinov. As pessoas costumam chamar o kalachu de "Torre Velha". Sua altura é de 32 metros, existe um mirante a uma altura de 26 metros. Na década de 1960, eles queriam demolir a torre após o Portão de Tara, mas os membros da comunidade conseguiram defender o monumento arquitetônico.

Ponte com o nome do 60º aniversário da Vitória

A ponte rodoviária foi conectada à ponte do metrô durante a construção. Apesar do fato de que o metrô em Omsk nunca foi lançado, os residentes de Omsk chamam a ponte deles. 60º aniversário da "ponte do metrô" da Vitória. Sua construção teve início em 1993, mas por falta de financiamento adequado, foi encerrada apenas em 2005. Uma ponte de viga com 5 km de comprimento conecta as ruas Frunze e Koneva. Sua largura é de 32 metros.

Edifício da guarita

O edifício de pedra mais antigo de Omsk. O edifício tem uma finalidade militar, tanto mais interessante se torna o seu desenho no estilo barroco. A construção do edifício começou em 1781. O edifício rectangular de dois pisos apresenta um pórtico alto suportado por 6 colunas. Um dos edifícios antigos mais pitorescos de Omsk está localizado no centro da cidade. Atualmente, ele abriga o registro militar de Omsk e escritório de alistamento.

Pin
Send
Share
Send