Os edifícios religiosos em Omsk podem surpreender os turistas com sua diversidade. Edifícios majestosos e modestos, modernos e pré-revolucionários - cada templo, cada igreja tem sua própria história incomum. As igrejas da Diocese de Omsk, como muitas outras na Rússia, passaram pela fase de nacionalização em massa de edifícios religiosos. Os templos passaram por tempos de devastação, desolação e destruição.
Na década de 1990, teve início a restauração de igrejas e a construção de novas. A história da Igreja da Assunção, totalmente restaurada, que hoje é o símbolo da cidade e da sua decoração, merece destaque. Muitas igrejas modernas são construídas de acordo com as tradições da arquitetura ortodoxa antiga, como o Templo de João Batista ou o Templo de Todos os Santos. Os templos de Omsk são interessantes não apenas para peregrinos e crentes, mas também para turistas. Afinal, muitos dos templos são monumentos arquitetônicos.
Operando igrejas e catedrais de Omsk
Lista dos templos mais famosos da cidade.
Catedral da Assunção
Monumento histórico e arquitetônico, não só em Omsk, mas também na Rússia. Construído em 1898. Em seguida, foi chamado de Templo da Ascensão. O projeto do templo foi desenvolvido pelo arquiteto Virrich com base no projeto da Igreja do Salvador do Sangue Derramado. Nos tempos soviéticos, a catedral foi destruída e explodida. A restauração da catedral foi concluída em 2007. À noite, a catedral, de incrível beleza, é iluminada por mais de 100 lâmpadas.
Endereço: Omsk, st. Tarskaya, 7
Site: omsk-sobor.ru
Catedral Nikolsky Cossack
Foi construído com doações das tropas cossacas siberianas, razão pela qual recebeu este nome. A construção da catedral tem uma forma retangular. A entrada com colunas é feita em estilo Império. Uma cúpula verde com uma cruz ergue-se acima do edifício. Ao lado, encontra-se a torre sineira, encimada por uma cúpula pontiaguda. A iconostase dourada foi feita por escultores Omsk. Os ícones reverenciados da catedral são o ícone de São Teodósio de Chernigov e o ícone de São Serafim de Sarov.
Endereço: Lenin, 27
Site: nikolo-kazachi-sobor.ru
Catedral de Santa Cruz
O segundo templo mais antigo de Omsk. Sua construção foi concluída em 1870. Recebeu o status de catedral em 1946. A catedral branca como a neve impressiona por sua graça e é considerada uma das mais bonitas de Omsk. Suas cúpulas são feitas na cor turquesa, e a torre do sino de três camadas parece surpreendentemente leve. A pintura das paredes do interior é envernizada. A catedral é um monumento histórico de importância regional.
Endereço: Tarskaya, 33
Site: vozdvizhenie.prihod.ru
Igreja de João Batista
Uma pequena igreja foi construída em 2001 por iniciativa e às custas da viúva de IN Bagnyuk.Antes de sua morte, ele sonhava em construir uma capela, e sua esposa cumpriu a vontade de seu falecido marido. Foi construído de acordo com as tradições das igrejas ortodoxas da Rússia - em branco com cinco cúpulas douradas. Apesar de sua tenra idade. a igreja é popular entre os paroquianos. As cerimônias de batismo são especialmente realizadas aqui - isso também é influenciado pelo nome do templo.
Endereço: Krasniy Put, 53
Catedral da Natividade de Cristo
É chamada de pérola da margem esquerda da cidade de Omsk por causa de sua graça e simplicidade de formas. Localizado em um parque verde em uma pequena colina. Suas cúpulas douradas são visíveis de muitos pontos da cidade. A altura da torre do sino da catedral é de 42 metros. Seu maior sino leva o nome de "Leonid" em homenagem ao governador de Omsk, que iniciou a construção da catedral. A igreja abriga a maior iconostase da Diocese de Omsk.
Endereço: Stepantsa, 5
Website: khristorozhdestvensky.rf
Catedral militar da ressurreição
Foi erguido em 2016 no local de uma igreja de pedra construída no século 18 e completamente destruída durante a era soviética. O templo restaurado repete quase completamente o original com elementos do classicismo e barroco. O templo é interessante por seus famosos paroquianos. Por exemplo, F.M. Dostoiévski durante seu exílio, o artista M.A.Vrubel foi batizado lá. Há um museu com uma exposição de armas militares no templo.
Endereço: Spartakovskaya, 3 A
Templo de Paraskeva sexta-feira
A igreja dedicada à memória do santo grande mártir foi construída em 1901 nas margens do Omi. Em 1939, o templo foi nacionalizado. Eles devolveram as igrejas apenas em 1990. As pessoas de Omsk chamam a igreja de "Shkroevskaya", pois o templo foi construído às custas do comerciante Paraskeva Shkroeva. O estilo de construção é típico das igrejas ortodoxas russas. A construção do templo é considerada um valor arquitetônico e histórico, por isso é popular não só entre os paroquianos, mas também entre os turistas.
Endereço: Kuibysheva, 1
Site: paraskeva.pravorg.ru
Templo Nikolo-Ignatievsky
Construído em 1915-1919. Na época soviética, o edifício do templo foi ocupado alternadamente por um armazém militar e um cinema "Ekran". Depois que a construção do templo foi reconhecida como um monumento arquitetônico em 1989, o templo foi transferido de volta para a propriedade da igreja. O estado do edifício era deplorável, as obras de restauro continuam em curso. No âmbito da reconstrução, para além das obras de reparação, foi erguida uma torre sineira, que adornou o templo.
Endereço: 2ª Beregovaya, 60 A
Templo de Todos os Santos
O templo de madeira foi construído de acordo com as tradições de construção de templos com telhado de quatro águas. Este é um exemplo vivo da arquitetura russa de madeira. Sua arquitetura atrai muitos turistas. Sua aparência lembra uma vela acesa. As cúpulas verdes do templo estão em harmonia com o verde da Praça dos Cossacos, onde o parque está localizado. A igreja tem uma escola de leitura e canto na igreja, bem como uma escola dominical. Anteriormente, no local do templo, havia um cemitério cossaco.
Endereço: Kuibyshev, 75, bldg. 1
Site: vsehsvyatskiy.prihod.ru
Templo da "Alegria de Todos que Sorrow"
Está localizada no território do hospital militar de Omsk, portanto, o segundo nome comum é Hospital Igreja. A história do templo começou em 1825 com a construção de uma capela de madeira. FM Dostoiévski compareceu aos serviços religiosos quando estava na enfermaria devido à exacerbação da epilepsia. Sob o domínio soviético, parte da igreja foi demolida. O edifício foi restaurado de acordo com a única fotografia remanescente de 1913.
Endereço: Gusarov, 4, prédio cinco
Site: skorb.cerkov.ru
Catedral Nikolo-Kazan
Esta catedral ortodoxa foi construída em 1913. Naquela época, a equipe do templo era de apenas 4 pessoas - um escrivão, um salmista e 2 sacerdotes. Eles também ensinavam a Palavra de Deus nas instituições de ensino da cidade. Com o passar dos anos, o dourado das cúpulas do templo escureceu um pouco, mas a catedral em si ainda é muito bonita. Este é o único templo da cidade que sobreviveu aos anos de poder soviético. A catedral é um monumento arquitetônico de importância regional.
Endereço: Truda, 34
Catedral de Basílio o Grande
O templo foi construído em 2000 com base na construção do antigo jardim de infância na rua. Gurtieva. O território do templo está localizado entre edifícios residenciais comuns em uma pequena área verde. A construção foi realizada à custa de doações dos paroquianos. Vale ressaltar que brigadas de construtoras uzbeques residentes no mesmo microdistrito ajudaram na construção de forma gratuita. A igreja é pequena, mas parece brilhante devido às fachadas vermelhas com guarnições brancas.
Endereço: Gurtieva, 3
Templo do Arcanjo Miguel
Ele está localizado no cemitério de Old-Severny City. O prédio da igreja foi construído em um estilo atípico em 1980-1990. São dois andares. O primeiro andar é de pedra e contém a capela do Arcanjo Miguel. O segundo andar foi construído em madeira e abriga a capela de Todos os Santos. O arquiteto do projeto da igreja foi V.A. Baranov. Os paroquianos observam que a igreja tem um ambiente aconchegante. Com uma atitude especial na igreja eles abordam o rito do batismo de crianças.
Endereço: Zavertyaeva, 25
Templo "Cálice Inesgotável"
O primeiro na igreja da diocese de Omsk em homenagem ao ícone da Mãe de Deus "Cálice Inesgotável" está localizado na rua. Moinho. A decisão de construir o templo foi tomada pelo metropolita Vladimir, porque acredita-se que este ícone em particular ajuda as pessoas a lidar com o vício em drogas e o alcoolismo. A construção do templo começou em 2015. A reforma da igreja e arredores continua em curso, com a qual os paroquianos ajudam a igreja - tanto com fundos como com trabalho físico.
Endereço: Melnichnaya, 91 B
Site: chasha-omsk.cerkov.ru
Igreja da Natividade da Santíssima Virgem
A construção do templo começou com a construção de uma pequena capela em 2001 no território da NPO Mir. A construção durou 3 anos. No entanto, em breve, com a bênção de Vladyka Teodósio, uma iconostase foi construída na capela. A capela teve a oportunidade de ser chamada de templo. Agora ele hospeda serviços regulares. Em 2010, por decisão da empresa, as instalações da igreja foram concluídas e ampliadas devido ao aumento do número de seus paroquianos.
Endereço: Zelenaya, 18, prédio. 1
Igreja de São João de Tobolsk
O prédio, que abrigava a parceria "Souvenir", foi transferido pela prefeitura para a propriedade do templo em 1992. Ao longo do ano, por meio dos esforços dos ministros da igreja e dos paroquianos, um pequeno prédio de um andar foi reconstruído e reequipado para as necessidades do templo. Eles construíram uma iconostase, compraram ícones e sinos e ergueram uma cúpula. Eles também equiparam uma biblioteca de literatura ortodoxa. Há uma escola dominical na igreja.
Endereço: Dimitrova, 4
Igreja de Todos os Santos da Sibéria
Construído nas margens do Irtysh. A construção do templo começou em 1988, em homenagem à celebração do milésimo aniversário do Baptismo da Rus. A torre sineira do templo foi construída separadamente - é mais alta e possui uma cúpula dourada. Um pequeno território do templo é paisagístico, belos canteiros de flores são dispostos nele. Os paroquianos adoram vir aqui para uma atmosfera caseira, que não é encontrada nas igrejas centrais e grandes da cidade.
Endereço: Omsk, aldeia Zakhlamino, st. Narodnaya, 17
Igreja de São Nicolau
Ele está localizado na aldeia Atamansky. O templo foi fundado em 1911. A base do edifício é em cruz. Nos tempos soviéticos, o edifício da igreja foi nacionalizado, mas a Grande Guerra Patriótica começou e o edifício foi devolvido à igreja para dar fé às pessoas. O edifício foi um centro cultural e educacional durante apenas 4 anos, pelo que a decoração interior e os valores da igreja não tiveram tempo de sofrer.
Endereço: Schetinkina, 10
Igreja do Salvador não feita por mãos
Construído em tijolo vermelho de acordo com o projeto do arquiteto M. Khakhaev. A primeira pedra da igreja foi lançada em 2002, antes da Festa do Salvador Não Feita por Mãos. As bases das tendas são decoradas com kokoshniks. As dimensões da igreja são pequenas, na aparência parece mais uma capela. No verão, suas cúpulas douradas são quase invisíveis devido aos choupos densos plantados ao redor. Não há torre sineira separada, o campanário está localizado na camada superior da igreja.
Endereço: Omsk, Mendeleev Avenue, 1/1
Igreja de São Jorge, o Vitorioso
Ele está localizado no parque em homenagem ao trigésimo aniversário da Vitória. A construção da igreja em 1996 é dedicada à memória dos soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial, bem como aos soldados russos canonizados - Alexander Nevsky e Dmitry Donskoy. Os arquitetos construíram o edifício na tradição da arquitetura ortodoxa. A cor branca da igreja dá ao edifício uma solenidade, as cúpulas madrepérola fosco lembram o capacete de um guerreiro em sua forma.
Endereço: Omsk, Suvorov, 109 bldg. 1