30 monumentos principais de Kemerovo

Pin
Send
Share
Send

Os pontos turísticos de Kemerovo podem ser do interesse dos hóspedes da cidade: turistas e autoridades, pessoas interessadas na história da região. Kemerovo foi formada em 1918 a partir de várias aldeias vizinhas. O antigo nome da cidade é Scheglovsk. Uma camada de carvão foi descoberta nesses lugares. Isso impulsionou o desenvolvimento da cidade e da região. Hoje Kemerovo é uma cidade bonita e cultural com muitos monumentos. Um dos últimos monumentos criados no centro regional é a Praça dos Anjos, criada no local do antigo centro comercial “Cereja de Inverno”. Na Praça dos Anjos existe uma lápide, um balanço, uma capela, onde podem vir os parentes das vítimas.

Monumentos históricos e modernos de Kemerovo

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Memorial de Glória aos guerreiros Kuzbass que morreram por sua pátria na Segunda Guerra Mundial

Para o vigésimo quinto aniversário da Grande Vitória, um memorial à Glória dos guerreiros de Kuzbass foi criado no centro regional. Os lapidários do consórcio Oblkemerovoremstroy, chefiado pelo engenheiro M.G. Chernov, e os trabalhadores do consórcio Kemerovozhilstroy, participaram da criação do memorial. 9 de maio de 1970 às 11 horas na rua. Na primavera, onde fica ao lado da margem do rio Tom, os moradores de Kemerovo se reuniram para um comício dedicado à inauguração do memorial. A chama eterna acesa queima até hoje. Os noivos trazem flores para lá. A memória dos heróis que morreram na luta contra o fascismo é eterna.

Monumento a V.I.Lenin

Um monumento a Vladimir Ilyich Lenin foi preservado em quase todas as cidades. E o centro regional não é exceção. O monumento de oito metros de altura foi considerado o principal da época soviética. E a praça onde fica o monumento é chamada de Praça Soviética. O monumento é fundido em bronze. Vladimir Ilyich está vestindo um casaco em um pedestal. Não está claro por que o casaco é abotoado do lado esquerdo, como as mulheres usam.

"Em memória dos mineiros de Kuzbass"

É impossível imaginar a capital de uma região mineira sem um monumento aos mineiros. Os mineiros com risco de vida nas profundezas subterrâneas realizam uma façanha laboral todos os dias. No verão de 2003, um monumento a essas pessoas corajosas foi inaugurado. Um mineiro de bronze em um pedestal de granito preto segura um coração de carvão na palma da mão. Por analogia com Prometeu, os mineiros dão às pessoas carvão, que dá calor, como um pedaço de seu coração.

"Anjo da guarda"

O anjo da guarda da cidade está instalado próximo aos prédios da prefeitura e da administração regional na rua. Ordzhonikidze em 2016 no Dia do Mineiro. A escultura tem cerca de dez metros de altura. O monumento foi feito às custas da família e amigos do ex-governador A. Tuleyev e do chefe da cidade Ilya Seredyuk e apresentado à cidade com votos de paz, felicidade familiar e prosperidade. O autor é um escultor de Krasnoyarsk: Konstantin Zinich.

Monumento a A.S. Pushkin

Um dos monumentos mais antigos da cidade foi erguido em 1954. A praça em que o monumento foi erguido se chama Praça Pushkin e está localizada no centro da cidade de Kemerovo, não muito longe do aterro. A escultura é feita em crescimento natural e parece um pouco pequena. Supunha-se que Pushkin, fundido em bronze, seria instalado no saguão do Teatro Maly em Moscou. Mas eles consideraram que a figura de bronze era muito cara e fizeram uma escultura de gesso para o teatro. Assim, o monumento de bronze partiu para Kemerovo.

"O poder das tradições de mineração"

Em 2017, um chafariz desatualizado e dilapidado foi reconstruído próximo ao prédio da sociedade filarmônica regional. A instalação renovada, com luz e música, é chamada de “O Poder das Tradições Mineiras”. No centro da composição estão três mineiros. Durante a operação de fonte, o som analógico multicanal no formato Dolby Surround é reproduzido. Na fonte existem cerca de duzentos jatos de diferentes direções e intensidades de fluxo de água, que são iluminados com as cores das bandeiras da cidade e da Rússia.

Monumento a Mikhail Volkov

Um dos monumentos mais antigos, símbolo da cidade, fica em frente ao KuzGTU, que forma especialistas na indústria de mineração. Instalado em 1968, Mikhailo Volkov navegou ao longo do rio Tom e percebeu que, após um raio, uma camada de carvão na costa pegou fogo. Este lugar agora é chamado de "Montanha Queimada" (há um museu "Krasnaya Gorka"). O monumento foi altruisticamente doado à cidade pelo escultor Baranov.

Monumento a V.D.Martemyanov

Vladimir Davydovich Martemyanov em 1966 se tornou o campeão mundial absoluto de acrobacias. Martemyanov nasceu em uma família da classe trabalhadora em Kemerovo. Aqui ele morou, estudou na escola e voou no clube voador de Kemerovo. Ele morreu jovem, com 34 anos. O monumento ao piloto com 2,5 metros de altura foi instalado nas margens do Tom somente em 2009. A escola nº 31, a rua e o clube voador têm o nome dele.

Monumento ao rio Tom

Em 1982, um monumento ao rio foi erguido na margem do rio Tom. Não há placa no monumento, então nem todos podem adivinhar imediatamente quem é esta jovem sentada aqui na pedra. Aos pés da escultura estão peixes. E no cabelo perto da mão direita erguida está a imagem de um pássaro voando. A escultura chama-se "Trabalhador - Tom". Seu autor é Volt Ivanovich Blinov. A obra de arte já tem 37 anos. O monumento está destruído.

"De um sorriso ..."

Em 2009, uma escultura "De um sorriso ..." apareceu na margem do rio Tom. O objeto de arte é a publicidade, pois foi criada com recursos da clínica odontológica de mesmo nome. O sinal diz sobre isso. A composição é baseada no desenho animado "Pequeno Raccoon" do período soviético: um engraçado elefante barrigudo e um caracol. Não se pode argumentar que essa arte causa uma excelente impressão estética. Mas sorriu!

"Tempo na casa"

Muita fofura apareceu na Rússia nas últimas duas décadas. A escultura foi criada a partir da música "O clima da casa é o mais importante de todos" e representa uma família de mãe, pai, filho e filha, sob um guarda-chuva na entrada central do Parque dos Milagres. A composição foi criada com recursos pessoais do ex-governador A. Tuleyev e doada à prefeitura. A escultura "Weather at Home" simboliza uma família feliz e está bem localizada. As famílias vão ao parque para relaxar e admirar a escultura.

"Mãe e filho"

Em maio de 2016, uma composição escultórica "Mãe e Filho" apareceu no Parque da Amizade do Distrito Rudnichny da capital Kuzbass, simbolizando a estreita relação entre mãe e filho. O autor é Konstantin Zinich de Krasnoyarsk. As dimensões do monumento são 2x2x1,2 metros. O monumento é de bronze, instalado sobre um pedestal de granito. Doado à cidade pelo ex-governador Aman Gumirovich Tuleyev junto com seus familiares e amigos.

Monumento a um cachorro sem-teto

Um cachorro perdido está se aquecendo na tampa do poço. Eu sinto muito por ele às lágrimas. O autor é um escultor Kemerovo, Valery Treska. O monumento foi erguido com doações de pessoas que não são indiferentes ao destino dos animais sem-teto. Versos tocantes estão gravados na placa. Inicialmente, o objeto de arte foi instalado em frente à entrada do hotel Tom River Plaza. Mais tarde, porém, foi movido para mais longe e o cão voltou a cabeça para o rio.

"Às 18 horas depois da guerra"

Este monumento do pós-guerra apresenta um casal dançando e um soldado idoso tocando acordeão. As figuras são feitas de ceresita. Todo mundo conhece o filme dirigido por I. Pyriev "Às 6 da tarde após a guerra." Esta composição escultural foi inventada com base neste tema. Foi instalado perto do Teatro Drama (Rua Vesennyaya) para o 65º aniversário da Vitória.

Monumento a A. A. Leonov

Em 2003 para o Dia da Cosmonáutica na Rua. Na primavera, um busto do cosmonauta-piloto Alexei Arkhipovich Leonov foi instalado. Ele nasceu em uma vila na região de Tisul. Ele estudou na cidade de Kemerovo nas escolas # 35 e # 37. O aeroporto internacional da cidade de Kemerovo também leva o nome de A. Leonov. O autor do monumento de bronze é Lev Kerbel. Alexey Arkhipovich, sua família e amigos do herói estiveram presentes na inauguração do monumento.

"Berço"

A composição escultórica representa uma mão sobre a qual uma menina dorme.O monumento simboliza o cuidado maternal com os filhos. Por analogia com o conto de G. H. Andersen: só Thumbelina dorme não em uma flor, mas na palma de sua mão. A escultura foi instalada em 2003 no cruzamento da rua st. Primavera e st. Ostrovsky. O patrocinador do projeto é a agência Kuzbass do Ursa Bank OJSC. Os autores do monumento são Yuri Chernosov e Pavel Barkov.

"Infância do arco-íris"

A escultura moderna "Rainbow Childhood" foi instalada perto do Kuzbass Hotel and Lyceum No. 62 em 2016. A imagem de uma menina de braços abertos representa uma infância tranquila e despreocupada e a esperança de um futuro feliz. A escultura foi apresentada aos moradores da cidade pela família e amigos do primeiro vice-governador M. Makina. O autor da obra é K. Zinich de Krasnoyarsk.

"Aos jovens patriotas da Rússia"

Em 1984, no aniversário da União da Juventude Comunista de Lenin de toda a Rússia (Komsomol), um monumento aos Jovens Patriotas da Rússia foi erguido no parque em homenagem a Vera Voloshina. É um órgão enorme e três figuras de membros do Komsomol com uma faixa nas mãos. Pela primeira vez, o memorial foi nomeado "Komsomolskaya Song". Antes, durante o vento, o órgão emitia sons leves. O complexo foi renovado em 2010. O órgão é pintado com as cores da bandeira russa.

"Ele e ela"

Em 2015, uma composição estrutural "Ele e Ela" em bronze foi instalada no Stroiteley Boulevard na cidade de Kemerovo. A escultura é feita em crescimento humano natural e simboliza amor, harmonia e fidelidade. A mulher se inclina em direção ao homem que a abraça. Zinich, que há muito tempo coopera com Kuzbass. A composição foi apresentada à cidade para o dia do mineiro pela família do ex-governador A. Tuleyev.

Monumento ao Príncipe Vladimir

Em 2015, uma escultura de cinco metros do Príncipe Vladimir foi instalada em frente à Catedral Znamensky. O príncipe Vladimir Svyatoslavovich é o batista da Rússia. O monumento é feito de bronze escuro e está localizado em um pedestal leve. O príncipe Vladimir é retratado no monumento com uma coroa na cabeça. Ele tem uma cruz na mão direita. O príncipe pisoteia o ídolo de Perun com o pé. Atrás das costas do príncipe Vladimir está um escudo com sinais pagãos que não servem mais como defesa da Rússia. A escultura foi feita em Moscou.

"Guindastes"

A composição escultural de concreto e cobre foi instalada em 1983 perto do circo Kemerovo. Existe uma piscina com uma fonte nas proximidades. Mas só funcionou no dia da inauguração. Em todos os anos subsequentes, não houve água na fonte. No outono, contra o fundo das copas amareladas das árvores, um bando escultural de guindastes voadores parece realista. Um monumento de arte monumental de importância municipal.

Monumento ao primeiro bonde Kemerovo

Em nosso tempo, mecanismos raros são aceitos: locomotivas a vapor, bondes a serem instalados em pedestais. Mas o bonde Kemerovo é um remake - uma cópia exata do bonde que circulava nos trilhos da cidade nos anos 40 do século XX. É feito de acordo com desenhos antigos na escala 1: 1. Há um monumento ao bonde na parada KEMZ, onde fica a garagem do bonde. O monumento é de interesse para especialistas em transporte elétrico e como um símbolo histórico da cidade.

Monumento a Lobsang Rampa ("O Filósofo")

Instalado no início da barragem de Tomskaya. Tuzdey Lobsang Rampa é um escritor esotérico inglês. Na cidade de Kemerovo, o filósofo tem admiradores. Em 2007, um empresário da cidade de Kemerovo recorreu ao escultor moscovita D. V. Kukkolos. Ele escolheu permanecer anônimo. Ele pediu para criar um monumento, explicou a essência da questão e pagou as despesas. Em 2008, a escultura foi doada ao município para o Dia da Cidade.

"Para bombeiros e resgatadores de Kuzbass"

Um monumento aos bombeiros e equipes de resgate foi erguido ao lado do prédio do Ministério de Situações de Emergência da região de Kemerovo em outubro de 2015 para o vigésimo quinto aniversário do Ministério de Situações de Emergência. O monumento consiste em três figuras de bronze de equipes de resgate em pé sobre uma base de granito. Esquerda - o salvador do esquadrão de busca. Há um bombeiro no centro. À direita está o salvador de minas VGChS. O grupo escultórico foi feito em uma oficina criativa na cidade de Krasnoyarsk.

"Konogon"

Obra do escultor Pavel Barkov. Instalado em 2008 na margem íngreme do rio Tom na área do morro vermelho. O comprimento da composição escultórica é de 7 metros. É um monumento a uma profissão mineira que já não existe. O carvão era transportado em carrinhos com a ajuda de cavalos. Os cavalos trabalhavam e viviam nas minas. Desde 1972, os carrinhos com cavalos foram substituídos por veículos de mineração. O monumento foi doado à cidade para o Dia do Mineiro por empresas de carvão.

"Mãe"

A escultura foi inaugurada em agosto de 2016. Feito pelo artista Valery Treskoy. O artista não pretendia expor escultura na cidade. Ela tem uma semelhança com a mãe do artista. Na exposição de obras de Valery Treska na cidade de Kemerovo, esta escultura foi notada e muito apreciada pelo governador. O monumento, feito de semi-concreto branco intercalado com lascas de mármore, é feito em um novo tamanho e instalado no cruzamento das avenidas Leningradsky e Khimikov.

"Fashionista"

Em 2013, foi instalado na Stroiteley Boulevard, próximo ao Instituto da Indústria de Alimentos. O autor da obra é o escultor Kemerovo A. Tyryshkin com o apoio financeiro do ex-governador A. Tuleyev. "Fashionista" é uma imagem generalizada de muitas filhinhas calçando os sapatos da mamãe que estão fora do tamanho. A criança tem contas de mãe compridas no pescoço. E ela parece muito adulta, mas em suas mãos está um brinquedo. Um objeto de arte "Ele e Ela" está instalado nas proximidades.

Monumento aos soldados-guardas de fronteira

Em 2015, um monumento foi inaugurado no jardim público com o nome do Marechal Zhukov. Os fundos para sua criação foram arrecadados pelo público. Mais de 60 organizações forneceram assistência material à fundação. Demorou cerca de um ano para fazer o monumento. O monumento é feito de pedra natural: granito e serpentina. A altura do monumento é de 6m. O monumento retrata dois soldados. Existe um posto de fronteira entre eles. Os nomes dos oficiais mortos das tropas de fronteira estão gravados no verso do monumento.

Monumento aos habitantes da sitiada Leningrado

Foi instalado em 2018 na Leningradsky Prospekt. O monumento é feito de concreto. Ela é uma mulher na forma da região de Kemerovo, cercada por crianças da sitiada Leningrado. Na parte inferior da estela existe um revestimento de granito preto. Durante o bloqueio, quinze orfanatos foram evacuados de Leningrado para a região de Kemerovo. Muitas crianças permaneceram em Kuzbass após a guerra. O número dessas pessoas é de mais de 2 mil pessoas.

"Dois no espaço"

A escultura foi criada em 1985. Está localizado na Filarmônica e é propriedade do autor - A. Khmelevsky. O nome popular da composição escultórica é "Violinista". Por algum tempo, o significado desta escultura não era claro para os habitantes da cidade. Ela também foi chamada de "The Cursed", pois o homem e a mulher se afastaram. Não havia nome no monumento. A composição enfatiza a complexa relação entre os sexos, o difícil papel do homem na sociedade.

Pin
Send
Share
Send