Os rios da região de Vladimir correm pelo território plano do centro da parte europeia da Rússia e têm um caráter calmo com uma corrente lenta. Os rios mais importantes para a região são Klyazma e Oka. O rio mais longo da região é o rio Klyazma. A cidade de Vladimir foi construída na margem esquerda deste rio, e antigamente era chamada de Vladimir-on-Klyazma.
Os rios da região são diferentes. Existem rios que correm perto de povoações onde existem grandes extensões de praia. As margens da maioria dos rios são rasas, e a profundidade é rasa, então você pode relaxar e nadar mesmo com crianças pequenas. Existem rios de difícil acesso, onde você pode passar alguns dias com barracas e fazer uma pausa do agito da cidade em meio à natureza intocada.
Os rios mais longos da região de Vladimir
Lista, foto com os nomes e descrições dos maiores rios que passam pela região.
Ok
É a principal hidrovia da região. Ele flui longe de Vladimir, portanto, há muitos lugares protegidos em suas margens. Haverá boa pesca em quase qualquer lugar do rio. A área ao redor do leito do rio é pitoresca. As encostas ondulantes são cobertas por vegetação campestre. Ele flui pelas regiões de Vladimir, Tula, Oryol, Kaluga, Moscou, Nizhny Novgorod e Ryazan.
O comprimento do rio é de 1.500 km, na região de Vladimir - 157 km.
Klyazma
A largura do rio na região de Vladimir é de 130 metros em média. Klyazma é um excelente local para relaxar junto à água, tanto nas praias da cidade como longe da cidade, na natureza. Na região, o leito do rio é limpo anualmente. De acordo com ecologistas, é em Vladimir que um ambiente ecológico favorável foi criado para o Klyazma. Ele flui pelas regiões de Moscou, Vladimir, Nizhny Novgorod e Ivanovo.
O comprimento do rio é de 686 km, na região de Vladimir - 368 km.
Nerl
Ele deságua no Klyazma no território da região. Perto da confluência, existem locais turísticos populares - a Igreja da Intercessão da Virgem, construída no século 12, e a residência de Bogolyubovo do Príncipe Andrei Bogolyubov. Na confluência do rio Klyazma Kamenka fica a vila de Kideksha com conjuntos arquitetônicos antigos dos séculos XII-XVIII. Ele flui pelas regiões de Vladimir, Ivanovo e Yaroslavl.
O comprimento total do rio é de 284 km.
Luh
É frequentemente chamado de "rio âmbar" devido à cor incomum da água. A paisagem de suas margens é variada - a planície de Balakhna, o pântano, a floresta de pinheiros Zaklyazmensky. A parte pitoresca do rio está localizada no território da reserva natural Klyazminsko-Lukhinsky. Ao longo do rio, nas suas margens existem locais para acampamentos turísticos e centros de recreação. Ele flui pelas regiões de Nizhny Novgorod, Ivanovo e Vladimirovsk.
O comprimento total do rio é de 240 km.
Remover
O rio é interessante para o rafting em trechos médios e baixos, há trechos com fendas. A largura do rio não ultrapassa 10 metros. Uvod flui em parte por uma planície coberta por densa floresta, em parte flui por uma área com abundância de lagos e arcos de boi, onde tem uma corrente sinuosa. As águas do rio são utilizadas para abastecimento de água às cidades e necessidades econômicas. Ele flui pelas regiões de Vladimir e Ivanovo.
O comprimento total do rio é de 185 km.
Dubna
Afluente do Volga. A fonte de Dubna está localizada na região de Vladimir, entre as aldeias de Zazevitovo e Korely. O curso do rio na região passa pela baixada do Alto Volga, onde há áreas pantanosas. Usado por turistas aquáticos para caminhadas de vários dias. Dace, dourada, barata, lúcio e poleiro vivem em Dubna. As margens do rio são arborizadas, geralmente pantanosas. Ele flui nas regiões de Moscou, Tver e Vladimir.
O comprimento total do rio é de 167 km.
Ushna
O rio é utilizado para a pesca recreativa e esportiva. Várias espécies valiosas de peixes entram em suas águas para a desova. Vários séculos atrás, a truta do Mar Cáspio desovou em Ushna. O rio é mal distribuído entre os turistas aquáticos. Ao mesmo tempo, uma viagem aquática ao longo dela é extremamente interessante. Existem corredeiras e corredeiras, há muitas áreas de praia na costa. Uma usina hidrelétrica abandonada faz parte da paisagem natural.
O comprimento do rio é de 160 km.
Ganso
A nascente do rio está localizada no distrito de Gus-Khrustalny da região próxima à aldeia de Arsamaki. O leito do rio passa por áreas arborizadas e campestres. Durante as cheias da primavera, o rio Gus enche dois reservatórios com suas águas. As vantagens do rio com o rafting são o seu fluxo tranquilo e a ausência de grandes aglomerados em suas margens. Ele flui pelas regiões de Ryazan e Vladimir.
O comprimento total do rio é de 147 km.
Koloksha (afluente do Klyazma)
O pequeno mas pitoresco rio tem um fluxo rápido e é popular entre os velejadores. Possui margens acidentadas e abertas, que são ligeiramente pantanosas no trecho médio. No local das barragens abandonadas, formam-se fendas de até 50 cm de altura O rio não é navegável devido às barragens existentes. Suas águas são habitadas, a ictiofauna do rio é formada por víboras, ide, burbot, chub, dourada.
O comprimento do rio é de 146 km.
Kirzhach
Tributário do Klyazma. Formado pela confluência dos rios Bolshoi e Maly Kirzhach nos pântanos Beendeevy da região de Vladimir. É popular entre os fãs da canoagem, apesar de estar repleta de árvores caídas e troncos. Kirzhach é um rio plano com um curso calmo, possui vários troços sinuosos. O rio tem 4 metros de profundidade e 70 metros de largura. Ele flui pelas regiões de Moscou e Vladimir.
O comprimento total do rio é de 133 km.
Peksha
O rio é um local de descanso popular, nas suas margens existe um grande número de centros recreativos e sanatórios, existem parques antigos. Paisagens pitorescas do rio são capturadas nas telas de I. Levitan. Peksha é um rio rápido e sinuoso. As margens íngremes do rio são cobertas por floresta mista. Barragens de castores são freqüentemente encontradas nos canais de Peksha. É também o lar de patos, lúcios, baratas, douradas, carpas crucian e lagostins.
O comprimento do rio é de 127 km.
Suvorosh
O rio é popular entre pescadores e entusiastas de caiaque. Especialmente popular entre os turistas é o lugar onde o Suvoroshchi desagua no Klyazma. É uma extensão de areia longa, onde você pode experimentar o encanto da natureza pitoresca intocada. Os pescadores locais dizem que este é o lugar onde o burbot e o lúcio são especialmente bons. No curso inferior, o rio tem um caráter calmo e margens suaves.
O comprimento do rio é de 126 km.
Unzha
A nascente do rio está localizada nos pântanos de Volkovsky, perto da cidade de Melenki. Os pescadores vêm ao rio para pescar pargos, baratas e percas. Turistas - para passeios aquáticos em caiaques. Durante a viagem, você pode explorar várias aldeias e vilas onde estão localizadas antigas igrejas, incluindo as de madeira. Uzhna é um rio raso e calmo, o rafting não é particularmente difícil. Ele flui pelas regiões de Ryazan e Vladimir.
O comprimento total do rio é de 122 km.
De repente
É um afluente do rio Klyazma. A fonte de Sudogda está localizada perto da aldeia de Lazarevka. O rio tem um caráter calmo e plano, o curso superior do rio é ligeiramente pantanoso. A glória do rio é popular não apenas entre os habitantes locais, mas também entre os visitantes de outras regiões. Kayakers são atraídos pelo fairway sinuoso e pelas corredeiras. Os bloqueios e suportes parcialmente destruídos de velhas pontes dificultam a passagem.
O comprimento do rio é de 116 km.
Kolp (afluente do Ganso)
É considerado um dos rios mais limpos da região. Não há turfeiras em sua parte superior, o que torna a água cristalina. Kolpi é o lar de um grande número de diferentes espécies de peixes, bem como de lagostins. As margens do Kolpi são cobertas por floresta, há áreas abertas. Existem muitas encostas suaves nas margens, adequadas para acampar. Existem áreas com areia onde se pode nadar. Ele flui pelas regiões de Ryazan e Vladimir.
O comprimento total do rio é de 93 km.
Kolp (afluente de Ushna)
A nascente do rio está localizada perto da aldeia de Krasny Mayak. Quase toda a extensão do Kolp 'flui através do território da reserva estadual. O rio é adequado para rafting. Mas é preciso ter em mente que na parte alta do rio praticamente não há canal permanente.A ictiofauna do rio é formada por lúgubres, chub, rudd, roach, lúcio e percas. Nas margens do rio fica a aldeia de Krasnaya Gorbatka, fundada no século XVII.
O comprimento do rio é de 82 km.
Bouzha
Ele flui pela planície de Meshcherskaya. A nascente do rio está localizada no Lago Isikhra. Nos primeiros 26 quilômetros, o rio Buzha corre ao longo de um canal artificialmente reto, através de turfeiras drenadas e pântanos. No período de águas rasas, apenas o curso inferior do rio é adequado para o rafting, na área dos lagos Klepikovsky. Durante o período de cheia, está disponível para rafting em toda a extensão. Nas margens perto da aldeia de Tyurvishche, foram encontrados locais do período mesolítico.
O comprimento do rio é de 92 km.
Kubr
O rio começa com um pequeno riacho que passa pelo pântano de Lyakhovskoye. Uma floresta densa e alta cresce nas margens do rio, longe dos povoados. As águas do rio enchem um grande reservatório. Existem várias pequenas barragens e uma usina hidrelétrica construída em 1972 no rio. A foz do rio faz parte de uma área de preservação natural. A largura máxima do rio é de 12 metros. Ele flui pelas regiões de Vladimir e Yaroslavl.
O comprimento total do rio é de 91 km.
Sherna
A largura média do rio é de 20 a 40 metros, a profundidade não ultrapassa 5 metros. As margens suaves do rio são cobertas por densa floresta e são uma visão pitoresca. O leito sinuoso do rio em locais estreitos é bloqueado por pontes feitas de troncos de árvores. No fluxo rápido do rio, há obstáculos, galhos e árvores caídas. Ele flui pelas regiões de Moscou e Vladimir.
O comprimento total do rio é de 89 km.
Molokcha
A seção do vale do rio está incluída no território da reserva botânica e etimológica Molokchinsky. Os principais afluentes do Molokcha são os rios Vondiga e Pichkura. É habitada por chub, desolado, poleiro, dourada, barata. Entre meados de maio e setembro, o rio é adequado para a canoagem. O fluxo calmo do rio torna mais fácil, mesmo para iniciantes, viajar por ele. Molokcha flui pelas regiões de Vladimir e Moscou.
O comprimento total do rio é de 77 km.
Vorsha (afluente do Klyazma)
A nascente do rio localiza-se perto da aldeia de Busino. O leito do rio é sinuoso e sinuoso. O Vorsha tem dois afluentes - o rio Vezhbolovka com 22 km de comprimento e o rio Tsiminka com 7 km de comprimento. A ictiofauna do rio é representada por carpa cruciana, carpa, perca, carpa. Nas margens do Vorsha, existem áreas suaves cobertas de areia. O rio está localizado longe de grandes aglomerados, em suas margens você pode desfrutar de férias calmas e tranquilas em meio à natureza.
O comprimento do rio é de 71 km.
Irmes
Tributário do Rio Nerl. Perto da aldeia de Ves, na margem esquerda do rio, estão os restos de um antigo povoado. Pesquisas feitas por cientistas mostraram que as pessoas viviam aqui no período do século 9 ao 10 e do século 12 ao 13. Irmes não é um rio navegável, o movimento ao longo dele só é possível com pequenos caiaques. Brema e carpa vivem em grande número no rio. Ele flui pelas regiões de Vladimir e Ivanovo.
O comprimento total do rio é de 70 km.
Maly Kirzhach
Ele flui dos pântanos perto da aldeia de Chernetsoe. Maly Kirzhach é um rio estreito, sua largura máxima não ultrapassa 15 metros. O leito sinuoso do rio está repleto de fragmentos e árvores caídas. Para rafting, Maly Kerzhach está disponível apenas durante o período de cheia. A ictiofauna do rio é pouco desenvolvida. Os principais habitantes do rio são percas e lúcios. Existe apenas uma pequena estrada para Petrakovo nas margens do rio.
O comprimento do rio é de 69 km.
Seleksha
Começa na aldeia de Karabanikha. Ele flui através do distrito de Yuryevo-Polsky da região. É um afluente do Rio Nerl. O pequeno rio Seleksha parece muito pitoresco, suas margens são ideais para uma recreação ao ar livre tranquila e deserta. Eles são cobertos por uma densa floresta de pinheiros, transformando-se em folhas caducas. Existem muitos centros recreativos e acampamentos infantis nesta área. O rio é habitado por percas, baratas e lúcios.
O comprimento do rio é de 68 km.
Paulo
Começa na aldeia de Prokunino e desagua no Rio Buzha. O rio parece especialmente bonito perto da vila de Erleks. Uma agradável paisagem é criada pela Igreja da Trindade do início do século XIX e os restos de uma antiga ponte de madeira, refletida na superfície da água. Rafting é possível ao longo do Rio Paul, existem pequenas fendas nele. É habitada por representantes da ictiofauna típica desta região - gobião, carpa cruciana, perca.
O comprimento do rio é de 66 km.
Gray (afluente do Sherna)
Um pequeno rio plano que forma o rio Sherna em sua confluência com o rio Molokcha. Nos trechos mais baixos, Seraya é estreita e tem um canal sinuoso. Há muitos peixes no rio, e alguns pescadores vêm pescar em suas margens com pernoite. O rio tem muitas margens suaves onde você pode armar uma barraca. O canal Seroy passa por prados, parte das margens é coberta por arbustos de baixa vegetação. O Seroy tem um afluente - o Rio Nyunga, com 26 km de comprimento.
O comprimento do rio é de 60 km.
Xá
O rio, que, apesar de seu curto comprimento, flui por duas regiões - Vladimirskaya e Yaroslavskaya. A nascente do rio está localizada perto da aldeia de Bolsheluchinskoe. Corre por terras aráveis, prados e pequenos matagais e desagua no rio Nerl. O canal no Shakhi não é largo, a corrente é rápida - o rio é adequado para rafting. As margens são íngremes e íngremes, valiosas para depósitos de argila refratária de cerâmica.
O comprimento total do rio é de 65 km.
Tara (afluente do Klyazma)
O rio nasce perto da aldeia de Vysokovo, entre uma densa floresta de pinheiros. No caminho, ele passa por várias outras aldeias e deságua no rio Klyazma. A largura de Tara varia ao longo de seu comprimento e varia de 5 a 65 metros. A profundidade do rio não ultrapassa os dois metros, pelo que não é navegável. É habitada por ruff, rotan, roach, perch. O afluente do Tara é o rio Pyzhovik.
O comprimento do rio é de 55 km.
Velyka Lipnya
A nascente do rio está localizada perto da aldeia de Kosovka. O leito sinuoso do rio atravessa uma área de prado. Bolshaya Lipnya deságua no rio Klyazma ao longo de sua margem esquerda. Os afluentes do rio são vários riachos e dois rios - Berezovka e Laska. Bolshaya Lipnja rasa e estreita não é navegável. Várias pontes rodoviárias são lançadas sobre ele, mas também há pequenas pontes pedonais feitas pelas mãos dos moradores locais.
O comprimento do rio é de 55 km.
Voining
O rio nasce da aldeia de Pshchenitsino, distrito de Gus-Khrustalny. Deságua no rio Sudogda perto da aldeia de Trukhachevo. Em ambas as aldeias, os edifícios do século 19 foram preservados. Voininga tem uma cor escura de água devido ao fundo preto lamacento e às margens pantanosas. Apesar da cor, a água do rio é límpida, e há muitos patos selvagens, além de lúcios e percas. O rio tem em média 2 metros de profundidade e não é navegável.
O comprimento do rio é de 55 km.