30 maiores rios da região de Tula

Pin
Send
Share
Send

Um grande número de rios grandes, médios e pequenos correm no território da região de Tula. Mais de 1.680 rios correm no território da região. Os maiores deles são Don e Oka. Os rios desta região são alimentados por neve e chuva durante a estação quente. E no inverno, eles se alimentam principalmente de água subterrânea. A maioria deles está constantemente em corrente, mas também há uma pequena porcentagem de secagem.

A rede fluvial da região é formada por duas grandes bacias. O primeiro é o rio Oka com o Upa, afluentes. É uma área fechada de fluxo interno e é a bacia do Cáspio. O segundo é o Don e seus afluentes. Faz parte da bacia do Mar Negro-Azov. Em termos percentuais, todos os rios pertencentes à primeira bacia ocupam cerca de 75% do território da região. E os rios da segunda bacia possuem 25%.

Os rios mais longos da região de Tula

Lista dos maiores rios que passam pela região.

Vestir

É o quinto maior rio da Europa. A nascente do rio está localizada a uma altitude de 180 metros acima do nível do mar na região de Tula, na cidade de Novomoskovsk. É um pequeno riacho no território do parque infantil. O nome do rio vem do ariano "danu", que se traduz como "rio". Localizado nas zonas de estepe florestal e estepe. A nutrição da neve é ​​de cerca de 70%. E os maiores afluentes são: Seversky Donets, Khoper, Medveditsa.

O comprimento total do rio é de 1870 km.

Ok

O maior afluente direito do Volga. A nascente do rio está localizada na aldeia de Aleksandrovka, região de Oryol, e é uma nascente a uma altitude de 221 metros acima do nível do mar. Na região de Tula, ele se funde com o rio Upa e passa na fronteira das regiões de Tula e Moscou. De acordo com uma versão, o nome tem a raiz báltica "ak". Seus maiores afluentes são: Klyazma, Pronya, Ugra, Zhizdra, Upa, Ushna, Tesha, Moscou, Osetr, Nara, Protva, Zusha. Upa é o maior afluente da região.

A extensão do rio é de 1.500 km, na região de Tula - 230 km.

Upa

É um afluente direito do Oka. Origina-se do planalto Volovsky na região de Tula. Perto da aldeia, Kuleshovo deságua no Oka. O rio é alimentado principalmente pela neve. A cidade de Sovetsk possui um reservatório. Seu nome tem a raiz báltica "upe". Parte do rio é navegável e um bonde fluvial opera aqui. Seus principais afluentes são: Shivoron, Skomoroshka, Degotnya, Lebyagozhka, Uperta.

O comprimento do rio é de 345 km.

Pronya

Ele flui pelas regiões de Tula e Ryazan e é o afluente direito do Oka. A fonte está localizada na aldeia de Kostino, na região de Ryazan, na bacia hidrográfica com a bacia do Don (encostas do Planalto Central Russo). A velocidade atual é pequena e o canal é raso, mas sinuoso. A comida é alimentada principalmente com neve. Anteriormente, o rafting de madeira era realizado aqui. Seus afluentes: Ranova, Kerd.

O comprimento total do rio é de 336 km.

Espada Linda

Passa pelas regiões de Tula, Lipetsk. Este é o afluente direito do Don. Anteriormente, o rio era chamado de Espada Bonita. Possui um grande número de nascentes e principalmente perto da aldeia de Yudinka. A comida é principalmente neve. O congelamento ocorre de novembro a abril. Na área da aldeia de Vyazovo e mais a jusante, as margens são mais altas. Os principais afluentes são Mutenka e Krasivaya.

O comprimento total do rio é de 244 km.

Zusha

Este é um dos afluentes certos do Oka. Ele flui através das regiões de Tula, Oryol. O início do rio está no distrito de Kamensky, na região de Tula. Ele deságua no Oka perto da vila de Gorodishche. Abriga a UHE Lykovskaya, que esteve abandonada por muito tempo, mas foi restaurada em 2018. Afluentes do rio: Grunets, Gryaznaya, Filinka. Anteriormente, era navegável de Mtsensk até a confluência com o Oka.

O comprimento total do rio é de 234 km.

Esturjão

Ele passa por três regiões: Tula, Moscou, Ryazan. É um afluente direito do Oka. O início do rio está localizado nas terras altas da Rússia Central, no vilarejo de Melehovka, não muito longe de Tula. O nome do rio deve-se ao fato de que os primeiros esturjões vieram aqui para desovar. Porém, após a construção da barragem, muitas espécies de peixes deixaram de entrar. Seus principais afluentes são: Mordves, Venevka, Ruditsa, Verkusha.

O comprimento total do rio é de 228 km.

Zhizdra

Este é o afluente esquerdo do Oka, que flui pelas regiões de Tula e Kaluga. O início do rio está localizado perto da aldeia de Zabolotye. Ele deságua no Oka perto da vila de Przemysl. Possui o nome da cidade que está localizada nele. Também na sua margem encontra-se o Mosteiro Optina. O rio é alimentado por chuva e neve. Os principais afluentes são: Medvedka, Koscha, Amzheronka, Vyazovenka.

O comprimento total do rio é de 223 km.

Preto

O tributário direito do Zushi, fluindo através das regiões de Tula, Oryol. O rio nasce perto da aldeia de Esino Gat no campo Kulikovo, que é um famoso local histórico e geográfico na Rússia. A comida é principalmente neve, chuva. O rio é um destino popular para turistas e pescadores. Seus afluentes: Rozka, Ugot, Studenets.

O comprimento total do rio é de 100 km.

Flutuador

Ele flui no território da região de Tula. É tributário da Upa. Seu início está localizado perto das aldeias de Ozerskie Vyselki e Polibino. Ele deságua em Upu, perto da vila de Krapivna. Seus afluentes são: Sorochka, Plavitsa, Marmyzhka. Começando na confluência do Plavica, os próximos 60 km são ideais para a canoagem, canoagem. Em 2011, ocorreu um vazamento da instalação de armazenamento da destilaria para o rio, o que levou à morte de peixes.

O comprimento do rio é de 89 km.

Bolshaya Smedova

Ele está localizado no território de duas regiões: Tula e Moscou. Este é um afluente do Oka. O início do rio está localizado perto da aldeia de Martemyanovo, região de Tula. Ele deságua no Oka perto da cidade de Ozyory, que está localizada na região de Moscou. Seus afluentes são: Lyubinka, Kolmenka, Malaya Smedova, Malaya Pesochnaya. É muito popular entre turistas, caiaque, pescadores.

O comprimento do rio é de 74 km, na região de Tula - 20 km.

Neve

Ele flui no território da região de Tula. Este é um dos afluentes do rio Zusha. Desagua no Zusha perto da aldeia de Troitskoye-Bochurino. Existem muitos peixes no rio: dace, gudgeon, perch, lúcio. Muitas vezes, as ligas são feitas aqui. Refere-se à bacia do rio Oka. O maior afluente é o Malaya Snezhed.

O comprimento do rio é de 74 km.

Besputa

Ele está localizado no território de duas regiões: Tula, Moscou e é o afluente direito do Oka. Durante as cheias, a canoagem é realizada nele. Em novembro fica coberto de gelo, derrete em março-abril. Aqui, o vale é profundamente cortado e as margens são bastante íngremes. Seus afluentes: Apran, Vosma.

A extensão do rio é de 70 km, na região de Tula - 63 km.

Ista

Ele está localizado na região de Tula e é o afluente direito do Oka. Este rio se origina do campo Kulikovo, uma importante região histórica e geográfica da Rússia. A altura de sua foz é de 132 metros acima do nível do mar. Poleiro e barata são encontrados no rio. Popular entre os pescadores. Seus afluentes são: Ust, Istichka, Borshevka.

O comprimento do rio é de 68 km.

Vashana

Passa pelo território da região de Tula. Afluente direito do Oka. Ele deságua no Oka perto da cidade de Aleksin. Perch, roach, dace são encontrados aqui. Na primavera, o rio tem um riacho tempestuoso e nessa época é ideal para o rafting. Muitas vezes hospeda competições de caiaque. Seus afluentes são: Sulema, Neriska, Vashanka.

O comprimento do rio é de 68 km.

Ptan

Ele flui no território de duas regiões: Tula, Lipetsk. É um afluente das Belas Espadas. A foz do rio está localizada a 36 quilômetros na margem esquerda da Bela Espada. Refere-se à bacia do rio Don. Nas margens do rio existe um monumento natural "SPNA". O comprimento do rio dentro desta reserva é de 4,1 km. Possui dois afluentes: Gnilusha, Khmelinets.

O comprimento total do rio é de 68 km.

Nepryadva

Ele flui na região de Tula através do território do distrito de Volovsky. Este rio é um afluente do Don. Origina-se perto da aldeia de Nikitskoye e da aldeia de Krasny Kholm na região de Tula. Foi nas margens deste rio que ocorreu o famoso massacre de Don em 1380.Seus afluentes: Sitka, Suri, Epiphany, Filippovka. Anteriormente, fluía do Lago Volovo.

O comprimento do rio é de 67 km.

Tabola molhada

O rio flui por duas regiões: Tula e Ryazan. É um afluente do Don. No canal, há acúmulos de lírios, nenúfares e outras vegetações. O rio é o lar de baratas, percas, lúcios e carpas crucian. No curso inferior da margem esquerda fica a cidade de Dorozhen - um monumento arqueológico. Também no rio fica a vila de Sebino - o local de nascimento da Santíssima Matrona de Moscou. Seus afluentes são Burlak, Sizovka, Suhaya Tabola, Voleshnik.

O comprimento total do rio é de 64 km.

Teimoso

O rio está localizado na região de Tula, no território dos distritos de Kireevsky e Bogoroditsky. É um afluente direito da Upa. Seu início está localizado perto da aldeia de Bolotovka. Ele flui para Upu em seu curso superior. As margens estão abertas, abertas. O canal no curso superior é sinuoso. Perch, carpa crucian, carpa são encontrados no rio. Durante a enchente da primavera, a canoagem acontece aqui. Seus afluentes: Chernyavka, Kobylinka, Kuzovka.

O comprimento do rio é de 63 km.

Gogol

O rio passa por duas regiões: Tula, Orel. Na região de Tula, ele passa pelo território dos distritos de Kamensky e Efremovsky. É um afluente esquerdo do rio Semenek. Pertence ao distrito de Don Basin. Sua foz está localizada a 3,3 km da foz do Semenek. Galitsa é um afluente deste rio.

O comprimento total do rio é de 58,7 km.

Vyazovka

O rio está localizado em duas regiões: Tula, Lipetsk. Na região de Tula, passa pelo distrito de Kurkinsky. É um afluente direito do Don. A nascente do rio está localizada perto da aldeia de Kurkino. Nele foi construída uma barragem com eclusas, que foi reconstruída em 2012. O nome do rio deve-se ao facto de existirem muitos olmos crescendo nas margens. É um ótimo lugar para as férias de verão. Seus afluentes: Yazovnya, Kleshnya.

O comprimento total do rio é de 56 km.

Krushma

O rio corre em duas regiões: Tula e Kaluga. Na região de Tula, passa pelo distrito de Aleksinsky. Este é o afluente direito do Oka. É um rio de inundação. A sua nascente está localizada perto da aldeia de Titovo, perto de Kaluga. Ele entra na região de Tula com um pequeno riacho e se expande perto da aldeia de Vishnevaya. Possui dois afluentes: Krushma, Nichiga.

O comprimento total do rio é de 54 km.

O livro

O rio corre ao longo da macroslope norte do Planalto da Rússia Central através das regiões de Tula e Moscou. Este rio é uma rota turística popular para rafting em águas altas. Existem muitos locais históricos nas margens. Seus afluentes são: Treshnya, Gorodenka.

O comprimento total do rio é de 52 km.

Solov

Ele flui na região de Tula ao longo do distrito de Shchekino. Seu início está localizado próximo à aldeia de Sorochinka. Este é o afluente esquerdo da Upa. Pertence ao distrito de Oka Basin. O canal é bastante sinuoso, em certos pontos corre por um corredor de juncos sólidos. Existem fendas rochosas. Uma área de 40 km de extensão perto da vila de Karamyshevo é ideal para o turismo aquático. Seus afluentes são: Krapivenka, Kamushka, Nevezha, Vozdremok.

O comprimento do rio é de 52 km.

Shat

Ele flui na região de Tula por vários distritos: Kireevsky, Leninsky, Novomoskovsky, Venevsky. Começa no reservatório de Shatsk, no local onde anteriormente se localizava Ivan-Ozero. O rio é popular entre os pescadores. Aqui você pode encontrar lúcio, poleiro, linho, barata. Seus afluentes: Shatets, Vievka, Sukhaya.

O comprimento do rio é de 51 km.

Mordves

Este rio atravessa as regiões de Tula e Moscou. Na região de Tula, passa pelo distrito de Venevsky. Seu início está localizado perto da aldeia de Bolshaya Uvarovka em uma ravina. É um afluente do Rio Osetr. Numerosas fontes naturais se alimentam. É o lar de perca, carpa crucian, barata. Tem uma cama de enrolamento. Processos cársticos ocorrem constantemente no vale do rio. Seu tributário é Vertunya.

O comprimento total do rio é de 49 km.

Shivoron

Ele flui no território da região de Tula, nos distritos de Uzlovsky e Kireevsky. Este é um afluente da Upa. A nascente do rio está localizada perto da aldeia de Malaya Poluninka. Alguns mapas usam o nome Shivoron. Nos primeiros quilômetros o rio corre entre os prados, depois surge uma vegetação luxuriante em suas margens. É um local de pesca popular. Seus afluentes são o Olen e o Rassoshka.

O comprimento do rio é de 49 km.

Vyrka

Passa por duas regiões: Tula, Kaluga. É um tributário esquerdo do Oka. O início deste rio está localizado perto da aldeia de Goskovo na região de Kaluga. Depois de cruzar a fronteira com a região de Tula, deságua no Oka perto da cidade de Belev. Seu maior afluente é Chernyshenka.

O comprimento total do rio é de 43 km.

Mizgeya

Ele atravessa a região de Tula no território de Arsenyevsky, distritos de Odoevsky e é um tributário esquerdo do Upa. O rio nasce a quatro quilômetros da vila de Verkhnie Dubki. Ele deságua em Upa, perto da aldeia de Priupskiy. Possui grandes dobradiças. De acordo com a lenda, o rio recebeu esse nome após Khan Mizgei se afogar nele. Possui três afluentes: Malaya Mizgeya, Nerezhda, Malovel.

O comprimento do rio é de 43 km.

Sezha

O rio corre na região de Tula através do território do distrito de Kireevsky. Este é o afluente direito da Upa. Pertence ao distrito de Oka Basin. Perto da aldeia de Gamovo, existe uma tomada de água de platina, que forma uma lagoa. É um destino popular de pesca e verão. Aqui você pode encontrar: carpa, poleiro, barata. O estuário está localizado a uma altitude de 153 metros acima do nível do mar.

O comprimento do rio é de 41 km.

Pin
Send
Share
Send