Pskov está inscrito na história do país por muitos motivos. A cidade está associada ao batismo da Rússia e à Batalha do Gelo, mas há outras páginas brilhantes sobre as quais menos se sabe. Por exemplo, sobre "Ataque dos Mortos" - a batalha da Primeira Guerra Mundial. As autoridades e ativistas tentam cobrir todos os tópicos e durante décadas iniciaram a instalação de monumentos em homenagem a pessoas famosas, heróis e eventos.
Pskov é rica em monumentos de diferentes tendências e estilos. Aqui você pode encontrar locais típicos, como a escultura de Lenin na praça de mesmo nome, e algo fora das noções comuns de arte monumental. Os turistas devem prestar atenção especial à "Batalha no Gelo", "Esboço Pskov", "Cúpula" e "cabeça" de Jan Sibelius.
Monumentos históricos e modernos de Pskov
Lista dos monumentos mais famosos da cidade.
Monumento "Batalha no Gelo"
Um grupo escultórico impressionante está de pé na montanha Sokolikha desde 1993. Daqui para o campo de batalha real a cerca de 100 km. O escultor Ivan Kozlovsky acreditava que um evento histórico tão importante deveria ser imortalizado por um monumento igualmente grande. A altura total do monumento é superior a 30 metros. Alexander Nevsky é retratado em um cavalo, e ao lado dele estão vigilantes com lanças levantadas e pequenos estandartes.
Complexo memorial "Eternal Flame"
Criada para o 30º aniversário da libertação da cidade. O complexo consiste no túmulo do soldado desconhecido, a Chama Eterna e um monumento. O próprio monumento consiste em 15 canos de armas montados verticalmente. Eles são presos juntos em 2 camadas. O memorial está localizado na região central de Pskov. Os restos mortais de um defensor não identificado da região, que morreu perto da aldeia de Batkovichi, foram transferidos para cá em 1974.
Monumento a V.I.Lenin
Encontra-se na praça com o mesmo nome desde 1960. Escultor - Gennady Arapov. Ao fundo, está o prédio da Universidade Estadual. No passado, este lugar desempenhou um papel significativo na vida pública da cidade. Grandes eventos, ações memoriais foram realizadas aqui, manifestações começaram. Estão em andamento discussões sobre como mudar a aparência da praça, de modo que o monumento pode ser movido ou removido para armazenamento em um futuro próximo.
Monumento à Princesa Olga
Como parte da celebração do 1100º aniversário de Pskov, várias atrações apareceram na cidade. Um deles é um monumento à Princesa Olga Igual aos Apóstolos no Parque das Crianças. O escultor Vyacheslav Klykov retratou a primeira igreja ortodoxa russa com um jovem neto. Posteriormente, Vladimir terá que batizar sua pátria. A altura total do monumento é de cerca de 9 metros. Os santos de Pskov são representados em um pedestal cilíndrico branco como a neve.
"Pskov skimmer"
Um monumento foi erguido em 2014 em homenagem aos 1111 anos da cidade e consagrado aos ferreiros locais, há muito conhecidos em todo o país. Uma cinta de bronze fica em um banco em um parque infantil. Em suas mãos, ele segura um martelo e uma pequena ferradura. Há uma pequena bigorna na frente dele. O autor do projeto é Igor Golubev. Ele enfatiza o simbolismo de sua criação: o raspador estende uma ferradura para as pessoas, como se lhes desse felicidade.
"Dois capitães"
O monumento foi erguido em 1995 em frente à biblioteca. Tem o nome de Veniamin Kaverin, autor do livro "Dois Capitães". A composição parece dinâmica, como se os personagens tivessem acabado de sair das páginas de um romance. O projeto foi desenvolvido por um grupo de escultores de São Petersburgo. O escritor não viveu para ver a cerimônia de abertura, mas viu esboços e fez modificações para que o monumento transmitisse o espírito de sua história.
"Pushkin e o camponês"
Acredita-se que ele veio a Pskov cerca de 20 vezes e trabalhou ativamente aqui. O festival de poesia da União em homenagem a Alexander Sergeevich foi realizado na região. Como parte deste evento em 1983, o monumento foi inaugurado. As pessoas também o chamam de "Pushkin e a babá". Um grupo escultórico foi fundido em bronze de acordo com o projeto do escultor Oleg Komov em Mytishchi. A altura do monumento é de mais de 3 metros, o pedestal é de mais de 1,5 metros.
Monumento aos Heróis-Pára-quedistas
Um monumento chamado "Dome" está localizado na vila de Cheryokha, na região de Pskov. A cerimônia de abertura ocorreu em 2002. O autor do projeto é Anatoly Tsarik. O arquiteto imortalizou a memória da empresa de pára-quedas de Pskov, que foi praticamente destruída durante a guerra da Chechênia. Um pára-quedas branco como a neve com fundas de metal é aberto acima do modelo de um pico de montanha. Dentro da cúpula estão os autógrafos dos pára-quedistas e da estrela do Herói da Rússia.
Monumento aos heróis da Primeira Guerra Mundial
Inaugurado em agosto de 2014. A criação do monumento foi iniciada pela Sociedade Histórica Militar Russa. Salavat Shcherbakov venceu um concurso público e projetou o monumento. O escultor retratou um soldado russo em uniforme completo durante o ataque. Ele corre para a batalha com um rifle de baioneta nas mãos e, nas costas do herói, desenvolve um estandarte impressionante - o símbolo do regimento de infantaria de Pskov.
Monumento em homenagem ao 300º aniversário da vitória sobre as tropas de Stefan Batory
No verão de 1581, o cerco de Pskov começou com um exército de muitos milhares do rei polonês Stefan Batory. A guarnição, com a ajuda de moradores locais, manteve a defesa por 6 meses e não permitiu que o inimigo tomasse a cidade. A comunidade arqueológica iniciou a instalação de um obelisco em um aterro de 5 metros de altura em 1881. O monumento é feito de tijolos e coberto com gesso decorativo. Uma cruz é colocada no topo.
Estela "Cidade da Glória Militar"
Localização - Praça da Vitória. A cerimônia de abertura ocorreu em 2010. Essas estelas são instaladas em todas as cidades de glória militar. Os monumentos têm quase a mesma aparência e diferem apenas nos brasões e nas imagens dos baixos-relevos dos cantos. Eles mostram os principais eventos da Grande Guerra Patriótica associada a Pskov. Uma águia de duas cabeças se exibe no topo da estela. O autor do projeto conjunto é Salavat Shcherbakov.
Busto de Alexandre Nevsky
Solenemente inaugurado no território da filial de Pskov da Academia do Serviço Penitenciário Federal em 2015. Este monumento faz parte do projeto "Beco da Glória Russa". Foi lançado para elevar o espírito patriótico no país e lembrar aos cidadãos páginas importantes da história. O autor do busto é Anatoly Dementyev. A altura juntamente com o pedestal é de cerca de 3 metros. A atração acabou sendo lacônica e colorida.
Monumento à Princesa Olga na Avenida Rizhsky
A princesa Olga é reverenciada na cidade, por isso não é surpreendente que em 2003 outro monumento foi inaugurado em sua homenagem. Zurab Tsereteli trabalhou no projeto. Conforme concebida pelo escultor, a mãe do Príncipe Vladimir está em um pedestal com uma espada e um escudo. Uma cruz ortodoxa é claramente visível no peito da princesa. A figura é fundida em bronze e tem mais de 3 metros de altura, e o pedestal é feito de granito vermelho e tem 4 metros de altura.
Monumento a S. M. Kirov
O monumento em homenagem ao secretário do Comitê Central do Partido Comunista dos Bolcheviques da União Europeia, Sergei Mironovich Kirov, foi lançado na fábrica Monumentskulptura de acordo com o projeto do escultor Nikolai Tomsky. A grande inauguração do monumento ocorreu em 1946. O pedestal é notável: é montado com blocos de granito cinza, colocados uns sobre os outros. Em 1953, a altura do pedestal foi aumentada ainda mais. Canteiros de flores simétricos estão dispostos em ambos os lados do monumento.
Monumento-tanque T-34
A atração é dedicada aos libertadores de Pskov. O tanque pode ser encontrado no 50º aniversário da Praça de Outubro. Inicialmente, foi escolhido um local diferente para isso, mas foi adiado para o 30º aniversário da libertação da cidade. O T-34 foi colocado em uma ampla plataforma retangular. Suas bordas são cobertas com impressões e informações sobre eventos passados. Eventos memoriais são realizados anualmente em torno do monumento.
Busto de M. Kutuzov
Em 1997, foi comemorado o 250º aniversário do grande comandante. Ao mesmo tempo, seu busto foi solenemente revelado no parque com o nome de Kutuzov. O projeto foi totalmente financiado pela prefeitura. Desenvolvido por Viktor Shuvalov.Conforme planejado pelas autoridades, o monumento deve se tornar um chamado aos moradores para serem fortes e sábios. Atração nas proximidades - Pushkin Academic Drama Theatre.
Monumento aos Lutadores pela Causa da Revolução
Criado em memória das vítimas dos Guardas Brancos. Já em 1923, quando a cidade estava sob o controle do Exército Vermelho, decidiu-se erguer um monumento para perpetuar os lutadores caídos pela causa da revolução. Durante a Grande Guerra Patriótica, os heróis da resistência também foram enterrados aqui. Alguns dos restos mortais dos soldados foram transferidos para este território após o fim da guerra. Agora a estela precisa ser reconstruída.
Memorial "Monumento aos guerrilheiros"
Refere-se aos monumentos da Praça da Vitória. Criado em 1985 fora da muralha da cidade de Okolny. O memorial está cheio de simbolismo. Pedregulhos de granito, árvores, mini-fontes e um lago fazem parte da composição. O complexo é freqüentemente chamado de "Sepultura Partidária". Durante os anos de guerra, era costume enterrar os heróis em grandes pedras ou plantar uma árvore nas proximidades, para que mais tarde fosse mais fácil encontrar os restos mortais. O sinal comemorativo é uma dedicatória aos trabalhadores subterrâneos e voluntários caídos.
Monumento a S.G. Baykov
Sergei Baikov - Herói da União Soviética. Ele é o primeiro representante das tropas de engenharia que morreram durante a Grande Guerra Patriótica. Baikov se sacrificou explodindo a ponte para evitar que os nazistas cruzassem para o outro lado do rio. A criação do busto foi desenvolvida de forma voluntária. Foi lançado na capital e depois transportado para Pskov. A inauguração ocorreu em 2015 no cruzamento das ruas Baikova e Zapadnaya.
Monumento em homenagem ao 50º aniversário do Exército Vermelho
O local da instalação é um antigo teatro de operações militares, onde ocorreram as batalhas entre o jovem Exército Vermelho e as tropas do Kaiser. O obelisco, de 47 metros de altura, assemelha-se a uma baioneta de três gumes, assente numa base de granito. No fundo, um alto relevo de cobre forjado. Retrata páginas da história do Exército Vermelho desde o momento da criação até a Grande Guerra Patriótica. Atração nas proximidades - Beco dos Heróis da União Soviética.
“Monumento ao trabalhador de ônibus”
Por ocasião do Dia dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de 2017, um novo objeto da cidade apareceu na Rua Leon Pozemsky. Este ônibus amarelo reformado, agora montado em um pedestal, está na linha desde 1987. Em 2000, foi retirado dos voos, mas adaptado para outras necessidades da frota de ônibus. LiAZ-677 é um dos modelos mais populares. Portanto, foi seu representante o escolhido para o papel do monumento.
Sinal memorável para os comandantes navais de Pskov
Está localizado entre as ruas Detskaya e Profsoyuznaya desde 2011. O local da instalação não foi escolhido ao acaso: pelo contrário, um porto fluvial funcionou no passado. Em três lados, o local foi cercado com uma corrente marítima. No centro está uma pedra em forma de vela com um sinal fixo. À sua frente estão duas âncoras cruzadas. Atrás - um modelo de um farol. As placas contêm os nomes de comandantes navais e navegadores proeminentes de Pskov.
Post road Riga-Moscou
Esta rota postal é considerada a primeira internacional em terras russas. Oficialmente, ele tinha cinco pontos de parada Moscow-Tver-Novgorod-Pskov-Riga. A placa comemorativa em homenagem aos 340-lei do tratado revelou-se modesta: um pilar pintado em xadrez azul e branco e uma placa com informações. O monumento foi erguido em 2008. O acesso a ela é gratuito, no momento o aspecto da estrutura deixa muito a desejar.
Monumento a Jan Sibelius
O monumento Art Nouveau está localizado no Aterro de Velikaya na Praça das Cidades Geminadas. O monumento é um muro baixo no qual está fixada uma cópia ampliada de bronze da cabeça do compositor finlandês Jan Sibelius. Esta obra do escultor Toivo Jaashminen é um presente da cidade irmã Kuopio. Os moradores locais dizem: todo mundo vê no olhar de Sibelius o que ele quer ver.
Monumento a Vladimir Kotlinsky
Instalado em zona central da cidade, não muito longe do aterro. Vladimir Kotlinsky é um herói da Primeira Guerra Mundial. Ele é retratado em pleno crescimento com uma arma de baioneta em suas mãos. O segundo-tenente parece mais velho do que era: morreu aos 21 anos. Kotlinsky liderou soldados para a batalha perto das paredes da fortaleza Osovets. Os alemães os envenenaram com gás, então a batalha foi chamada de "Ataque dos Mortos". Posteriormente, os restos mortais de Vladimir foram transferidos para Pskov.