A região de Leningrado é rica em reservatórios naturais. A extensa rede de rios origina-se de vários pântanos, lagos e riachos. Os maiores rios são o Neva, Syas, Volkhov, Svir. O maior rio é o Luga, a maior vazão está no Neva. Devido à abundância de hidrovias, a região desenvolveu navegação e energia hidrelétrica.
Na verdade, as grandes artérias fluviais são canais naturais entre Ilmen, Ladoga, o Lago Onega e o Golfo da Finlândia. Os rios da região correm principalmente na zona de florestas de coníferas e mistas, entre paisagens pitorescas. Desde novembro, todos os rios estão completamente cobertos de gelo, a enchente da primavera traz uma forte elevação do nível dos rios, e a subida também é possível no outono tendo como pano de fundo fortes chuvas.
Os rios mais longos da região de Leningrado
Lista das maiores hidrovias da região.
Meadows
O nome do rio é de origem estoniana ou finlandesa. Corre nas regiões de Novgorod e Leningrado, tem uma extensão de 353 km, origina-se no pântano de Tesovo-Netylsky e, dividindo-se em dois canais, desagua na baía de Luga, no Golfo da Finlândia. O rio faz parte do sistema de drenagem da zona húmida, a planície de inundação tem muitas baías e curvas de nível. Devido à presença de corredeiras, o rio é atrativo para o rafting. No rio estão as cidades de Kingisepp e Luga.
O comprimento do rio é de 353 km, na região de Leningrado - 260 km.
Oyat
O afluente esquerdo do rio Svir origina-se no planalto de Vepsovskaya, flui através do território das regiões de Leningrado e Vologda. O rio corre pelas colinas cobertas por densas florestas. O canal é sinuoso, há trechos com corredeiras difíceis. Nas margens existem muitos assentamentos antigos, na aldeia de Alekhovshchina há uma igreja do século 18, e na aldeia de Bor - a propriedade de V.D. Polenov.
O comprimento total do rio é de 266 km.
Syas
Ela começa nos pântanos da região de Novgorod, mas a parte principal da bacia está localizada na região de Leningrado. O canal é sinuoso, há uma seção de corredeiras de 5 km - as corredeiras Kostrinsky. Syas está conectado à bacia do Volga. Devido aos depósitos de ferro, a água apresenta uma cor marrom-avermelhada. Na foz fica a maior cidade, Syasstroy, onde funciona a mais antiga fábrica de celulose e papel do país.
O comprimento do rio é de 260 km, na região de Leningrado - 190 km.
Paxá
Um grande afluente do rio Svir, origina-se no planalto Vepsovskaya, de Pashozero. A piscina está localizada em uma área pantanosa de taiga, possui muitos lagos, parte dela está localizada no território do parque natural da floresta de Vepsian. Na confluência com Syaznega, antigos cemitérios de tribos locais foram preservados. Existem muitos assentamentos nas margens. O rio é navegável, o turismo náutico e a pesca são desenvolvidos.
O comprimento do rio é de 242 km.
Swir
Ele flui ao longo da fronteira da região de Leningrado e da Carélia, flui de Onega ao Lago Ladoga. A largura varia de 100 metros a 12 km. O ponto mais largo está no derramamento de Ivinsky, formado pela usina hidrelétrica Verkhne-Svirskaya. É uma rota de transporte entre Ladoga e o Lago Onega. Existem rotas turísticas através de aldeias antigas, a reserva natural Nizhne-Svirsky.
O comprimento do rio é de 224 km.
Volkhov
Ele conecta Ilmen com o Lago Ladoga. Em meados do século 20, uma usina hidrelétrica foi construída no rio, que deu origem à cidade de Volkhov. No passado, o rio fazia parte da rota "dos Varangians aos Gregos". Atualmente, a navegação é feita ao longo de toda a extensão, o Canal Novoladozhsky, que liga o rio ao Neva, está aberto para navios. A corrente é bastante lenta, a profundidade chega a 10 - 12 metros e a largura é de 200 - 300 metros.
O comprimento do rio é de 224 km, na região de Leningrado - 96 km.
Oredezh
A nascente do rio pertence ao monumento natural “Dontso Tract”. A parte navegável localiza-se apenas no curso inferior, antes da confluência com o Luga. Uma característica interessante são os arenitos vermelhos do período Devoniano, localizados nas margens. Fósseis antigos e vestígios de assentamentos também são encontrados no território da bacia. O rio atrai os amantes da canoagem e da pesca, e nas margens encontram-se diversos balneários e centros de recreação.
O comprimento do rio é de 192 km.
Tampa
O afluente esquerdo do Chagodoshcha flui do Lago Pelushskoye na fronteira das regiões de Leningrado e Vologda. Corre entre bosques densos, o canal é arenoso, com fendas rochosas, o curso do rio passa por vários lagos. Popular entre os fãs de recreação aquática e pesca. O percurso por Lid é interessante para os turistas por suas belas paisagens variadas, bem como para explorar barragens abandonadas.
O comprimento total do rio é de 146 km.
Tikhvinka
O início do rio é o Lago Eglino no Planalto Valdai. Ele flui para Syas. O rio fazia parte do sistema de água de Tikhvin que conectava o Volga ao Báltico, que atualmente não está funcionando. O canal possui altas encostas rochosas, corredeiras, em alguns pontos é cortado por ravinas. A maior cidade neste rio é Tikhvin, o centro regional da região de Leningrado, onde o Mosteiro de Tikhvin está localizado.
O comprimento do rio é de 144 km.
Tigoda
O rio nasce perto do pântano de musgo de Tushinsky e deságua no Volkhov na região de Novgorod. No território de Leningradskaya, passa pelo território dos distritos de Tosno, Chudovsky e Kirishsky. A área é predominantemente baixa, coberta por florestas mistas e pantanosa em alguns pontos. Utilizado tanto para rafting quanto para pesca. Na foz existe uma base de caça e pesca.
O comprimento total do rio é de 143 km.
Vuoksa
É originário da Finlândia, do Lago Saimaa. Ele deságua no Lago Ladoga. É um complexo sistema de lagos e canais, é alimentado por cerca de 500 pequenos afluentes, na parte alta do rio existe uma poderosa corrente, com corredeiras e cachoeiras. Existem 4 usinas hidrelétricas operando em Vuoksa no território de ambos os estados. A fauna fluvial é representada por várias espécies de peixes, incluindo alguns valiosos (peixe branco, salmão, truta). Nas margens do rio estão as cidades de Svetogorsk, Priozersk e Kamennogorsk.
O comprimento total do rio é de 143 km.
Tosna
Afluente esquerdo do Neva, a nascente está localizada perto do rio Oredezh. Ele deságua no Neva, perto da cidade de Otradnoye. A planície de inundação do rio é ligeiramente acidentada, coberta por florestas mistas, rica em fauna florestal e uma variedade de peixes do rio. Pontos turísticos interessantes - cavernas Sablinskie, propriedade dos Stroganovs na vila de Maryino. Tosna é atraente para os fãs da canoagem.
O comprimento total do rio é de 121 km.
Kapsha
Origina-se de Kapshozero e desagua no rio Pasha. O rio corre na zona sul da taiga, as florestas são predominantemente coníferas, as margens são acidentadas. A corrente é rápida, com corredeiras e fendas, o canal é arenoso, há pedregulhos e seixos. Na seção Rebovichi - Ust Kapsha, os canoístas fazem rafting, nas proximidades você pode caçar e colher cogumelos e frutas silvestres. As margens são densamente povoadas, o rio flui rio abaixo.
O comprimento do rio é de 115 km.
Mga
Um dos pequenos afluentes do Neva. É famoso pelo fato de que a linha de frente correu ao longo da costa durante a Segunda Guerra Mundial. Restos de fortificações defensivas sobreviveram até hoje; um cemitério alemão está localizado perto de Sologubovka. O turismo náutico no rio é realizado na primavera, período das cheias. A largura nos trechos superiores não é superior a 6 metros, nos trechos inferiores - até 30 metros, a profundidade é rasa, 1 - 2 metros. Devido aos depósitos de turfa, a cor da água é marrom escuro. Rica ictiofauna.
O comprimento do rio é de 93 km.
Longo
O afluente esquerdo do Luga, origina-se do Lago Kolpino na forma de um riacho sem nome, um rio de pleno direito sai do Lago Spass-Kotorskoe. O rio flui através do grande lago Dolgoe, onde as trutas arco-íris são criadas. A jusante, os restos da Sagrada Dormição Skete e a caverna da cripta, dentro dela um riacho consagrado. A zona é muito pitoresca: encostas suavemente inclinadas dão lugar a encostas íngremes, com manchas de arenito vermelho, na foz existem muitas corredeiras e corredeiras.
O comprimento do rio é de 91 km.
Okhta
Um grande afluente do Neva deságua em São Petersburgo, a 12,5 km do Golfo da Finlândia.O rio tem 90 km de comprimento e 10-50 metros de largura. As fontes são riachos na encosta do Planalto Setentrional. Bancos altos e íngremes, pântanos em alguns lugares. A barragem de Okhta foi construída 9 km acima da foz do rio, que formou o reservatório de Okhta com 5,5 km de comprimento. A água do rio é altamente poluída devido à grande quantidade de águas residuais industriais.
O comprimento total do rio é de 90 km.
Saba
O afluente esquerdo do Luga desagua nele a 102 km da Baía de Luga. A parte superior passa por uma planície pantanosa, mais baixa - entre colinas com floresta de coníferas, em alguns lugares flui por prados alagados e torna-se alagada. Existem duas corredeiras altas na frente da boca. O rio é o lar de lúcios e trutas. Existem cerca de 20 pequenas aldeias ao longo da costa.
O comprimento do rio é de 90 km.
Lagarto
Afluente direito do Luga. Presumivelmente, o rio recebeu este nome devido ao canal sinuoso. Os lugares são muito pitorescos: margens íngremes entre florestas densas, enormes rochedos, penhascos rochosos, depósitos de arenito Devoniano. Existem cavernas formadas por nascentes. O artista Ivan Shishkin viveu e trabalhou nesses locais. A água é limpa o suficiente, os peixes são capturados.
O comprimento do rio é de 78 km.
Izhora
Origina-se de nascentes no Planalto Izhora e desagua no Neva ao longo da margem esquerda. Mais de 200 afluentes alimentam o rio em toda a sua extensão. A parte superior de Izhora faz parte do monumento natural "Repuzi". Antigas pedreiras estão localizadas aqui, muitas plantas raras são protegidas. Locais interessantes estão localizados perto da aldeia de Pudost. A costa aqui é formada por uma rara pedra Pudost, que muda de cor sob diferentes condições de iluminação. A água está fortemente poluída por esgoto.
O comprimento total do rio é de 76 km.
Neva
Origina-se do Lago Ladoga, flui ao longo da planície de Neva e deságua na Baía de Neva no Golfo da Finlândia. O comprimento do rio é pequeno, mas sua largura suficiente de 210 a 1210 metros e uma profundidade de 8 a 10 metros tornam-no navegável por todo o caminho. As ilhas mais famosas estão localizadas no delta do Neva, 42 delas em São Petersburgo. A água do rio é fria e a corrente é muito rápida. Várias espécies de peixes são encontradas aqui, incluindo o famoso cheiro.
O comprimento total do rio é de 74 km.
Irmã
O rio começa nos pântanos do planalto do istmo da Carélia e deságua na enchente de Sestroretsk, que está conectada ao Golfo da Finlândia. O leito do rio é sinuoso, a profundidade é rasa, corredeiras são freqüentemente encontradas. O maior aglomerado de chalés de verão e assentamentos de chalés nos arredores de São Petersburgo está localizado nas margens. A área é coberta por florestas de coníferas, muitas nascentes surgem nas encostas do rio.
O comprimento total do rio é de 74 km.
Sista
Origina-se do Lago Korostovitskoye no Planalto Izhora. Ele deságua no Golfo da Finlândia. As margens são íngremes, cobertas por floresta mista. O rio é atraente para os amantes da pesca. A corrente é bastante intensa, a água tem uma tonalidade turva devido aos depósitos de calcário. No entanto, a qualidade da água permite abastecer toda a cidade - Sosnovy Bor.
O comprimento do rio é de 64 km.
Vruda
Um dos afluentes do Luga desagua nele ao longo da margem direita. O rio é conhecido entre os amantes da recreação ao ar livre e da pesca por suas margens pitorescas e águas límpidas. Nas margens inclinadas, cobertas de mata mista, estão as bases turísticas, pode-se armar uma barraca em um dos acampamentos. Os peixes são bem capturados em vários remansos tranquilos e em águas rasas.
O comprimento do rio é de 60 km.
Avloga
Um rio raso no distrito de Vsevolozhsky, na região de Leningrado, no istmo da Carélia. Começa na aldeia de Hittolovo do sistema de lagos e desagua no Lago Ladoga. A parte principal de seu comprimento Avloga flui ao longo do fundo de uma ravina profunda, não alcançando 4 km antes de Ladoga sair dela. O canal é ligeiramente tortuoso; ele muda sua direção em três curvas principais.
O comprimento do rio é de 54 km.
Lobo
O afluente direito do rio Vuoksa flui pelo território do istmo da Carélia. Ele começa em seu ponto mais alto - nas alturas de Lembolov. O curso inferior do rio é especialmente pitoresco. As margens são pouco povoadas. A água é limpa, mas tem uma tonalidade marrom devido aos depósitos de turfa, o canal é sinuoso, com fendas e pedras. O rio é adequado para rafting, pesca, as pessoas vêm aqui para os centros de recreação.
O comprimento do rio é de 50 km.
Cobona
O rio começa nos pântanos do distrito de Volkhov da região de Leningrado e deságua em Ladoga. A famosa Estrada da Vida começou na foz do rio. Na margem do canal Staroladozhsky, que é atravessado pelo rio, existe um museu "Kobona: The Road of Life". Ele fala dos anos de bloqueio e da façanha das pessoas que trabalharam aqui.
O comprimento do rio é de 45 km.
Covil
Afluente do rio Burnaya, que por sua vez deságua no Vuoksa. Ele flui principalmente para o norte. O rio tem o nome de um canal muito sinuoso, com muitas fendas e obstáculos. É por causa do poeta que vêm aqui não só pescadores, mas também amantes do rafting. Na aldeia de Zaporozhskoe, Vyun está bloqueada por uma barragem.
O comprimento do rio é de 44 km.
Nazia
O nome na língua dos povos que aqui vivem significa "wolfberry", as margens do rio estavam cobertas por este arbusto. Ele flui dos pântanos Maluksinsky para o Lago Ladoga. Quase toda a extensão do rio está localizada no território do distrito de Kirovsky, na região de Leningrado. Tem margens altas e íngremes, os castores são encontrados no rio. Um percurso popular entre os adeptos da canoagem.
O comprimento do rio é de 42 km.
Volochaevka
Origina-se de florestas pantanosas perto da aldeia de Kirovskoye e deságua no Lago Pravdinskoye. Ao longo do caminho, o rio é alimentado por pequenos rios e riachos. A parte principal do canal serpenteia por densas florestas de coníferas. Na área da aldeia de Chernavskoe existe um local popular para turistas, onde o rio corta altas cristas arenosas e corre na floresta ao longo de um canal rochoso. As pessoas vêm aqui para relaxar em silêncio, colher frutas silvestres e cogumelos.
O comprimento do rio é de 39 km.
Kovashi
Formado pela confluência do Lopukhinka e do Rio Negro, ele deságua no Golfo da Finlândia perto da cidade de Sosnovy Bor. No caminho da corrente, podem-se encontrar fendas, grandes pedras únicas, muitos obstáculos e árvores caídas. Kovashi é uma continuação da rota aquática, popular entre os amantes do rafting, a partir do rio Chernaya. Todo o percurso, junto com Cherna, é de 72 km.
O comprimento do rio é de 38 km.