15 cidades principais da região de Murmansk

Pin
Send
Share
Send

A região de Murmansk, no noroeste do país, foi fundada em 1938. Sua área é de 145 mil km2, a maioria deles está além do Círculo Polar Ártico. Na composição - 16 cidades e 11 vilas. A população é de 748 mil pessoas, 93% são residentes urbanos. As indústrias de mineração, química, pesca e metalurgia não ferrosa estão se desenvolvendo. A Frota do Norte da Rússia está concentrada na região, portanto, várias cidades - Severomorsk, Zaozersk, Gadzhievo, Polyarny, Snezhnogorsk - estão fechadas para visitas gratuitas.

A área é atraente para turistas. Existem cerca de 100 museus aqui - museus de história local, mineralógico, militar e naval. As igrejas antigas refletem as tradições da arquitetura russa. Existem muitos sítios arqueológicos. Várias reservas foram criadas - Laplandsky, Kandalashsky, Pasvik. O turismo de montanha, o ecoturismo e o etno-turismo são populares.

As maiores cidades da região de Murmansk

Lista das maiores cidades em população da região.

Murmansk

Localizado na Baía de Kola. Cidade do herói, premiado com uma série de pedidos e a "Estrela de Ouro". Tudo começou com um assentamento portuário, fundado em 1915. Em 1916 foi transformada na cidade de Romanov-on-Murman, um ano depois - Murmansk. Centro de pesca e processamento de pescado. Há uma estação ferroviária, um porto marítimo, um aeroporto. Mais de 30 monumentos foram instalados, os mais famosos são "Alyosha" e "Waiting". O oceanário mais setentrional do mundo foi criado.

População - 295 mil pessoas.

Apatia

Uma cidade no Lago Imandra, no sopé do Khibiny. Ela lidera sua história desde 1916, desde a fundação do entroncamento Bely na ferrovia Murmansk. Após 20 anos, em conexão com a descoberta de minérios de apatita, foi transformado em um assentamento de trabalhadores. Cidade - desde 1966. Capital científica do Ártico. Foi criado o Centro Científico Kola, composto por 9 institutos e 2 centros. As atrações incluem uma galeria de esculturas de gelo, Parque Geológico.

População - 55 mil pessoas.

Severomorsk

Uma cidade às margens da Baía de Kola, a 25 km de Murmansk. A principal base da Frota do Norte da Rússia. O primeiro assentamento de Vaenga apareceu aqui em 1896. Em 1951 foi transformada na cidade de Severomorsk. Desde 1996, possui o status de distrito urbano fechado. Existe uma estação ferroviária. Existem muitos monumentos e memoriais na cidade dedicados a aviadores, marinheiros, artilheiros. Vários museus militares são interessantes.

População - 52 mil pessoas.

Monchegorsk

Localizado nos lagos Imandra e Lumbolka, no sopé das montanhas Monchetundra. Foi fundada em 1935 com o estatuto de aldeia trabalhadora no desenvolvimento de uma jazida de minérios de cobre-níquel. Convertido em cidade em 1937. A principal empresa é a Severonikel Combine. Existem vários museus - história, pedra colorida, gnomos, "Filhos da Guerra". O deck de observação na montanha Poazuayvench é popular. Nas proximidades está a reserva natural da Lapônia.

População - 42 mil pessoas.

Kandalaksha

Ele está localizado às margens da baía de mesmo nome do Mar Branco. Traz a história desde a construção da igreja e do mosteiro em 1526. Desde 1938 tem o estatuto de cidade. Grande centro de transportes. As principais empresas são a fundição de alumínio, HPP Niva. Locais de herança cultural - fragmentos de um assentamento neolítico, um labirinto de pedra de 1500 a.C. e. Nas proximidades, fica a Reserva Natural Kandalaksha - um local de nidificação para aves marinhas.

População - 31 mil pessoas.

Kirovsk

Uma cidade às margens do rio Belaya e do lago Bolshoy Vudyavr, no sopé das montanhas Khibiny. A construção começou junto com a planta de processamento em 1929 na área de depósitos de minério de apatita-nefelina. Foi nomeado Khibinogorsk até 1934. Existem vários museus e um jardim botânico. Existem 2 estâncias de esqui nas proximidades e são realizadas competições de freeride. A Snow Village, um complexo de figuras feitas de neve e gelo, é erguida anualmente.

População - 26,6 mil pessoas.

Olenegorsk

Localizado na costa do Lago Permusozero. Foi fundado como um assentamento de trabalhadores em 1940. Transformada em cidade em 1957. Existe uma estação ferroviária. A principal empresa é a Olenegorsk GOK. Uma jazida de minério de ferro está sendo construída a poucos quilômetros da cidade. Entre as atrações estão o Palácio de Gelo e as fontes não congelantes de Lopark, o complexo de entretenimento de Sochi, a Estela Glória ao Trabalho.

População - 20,8 mil pessoas.

Polar

O porto de Aleksandrovsk foi construído na costa da Baía de Kola em 1896. Em 1939 foi transformada na cidade de Polyarny. Faz parte do bairro fechado de Aleksandrovsk. Glória da Cidade Militar. Uma grande base de navios da Marinha Russa. Dos edifícios antigos, das instalações de armazenamento do século XIX, foram preservadas a Casa Circular do início do século XX. Museus de história local e equipamentos militares foram criados. As filmagens do filme russo "72 metros" aconteceram na cidade.

População - 17,6 mil pessoas.

Kovdor

Localizada no Lago Kovdoro, a 22 km da fronteira com a Finlândia. Tudo começou com um assentamento de trabalhadores, fundado em 1953 durante a construção de uma planta de mineração e beneficiamento. Hoje é uma empresa formadora de cidades. Um depósito de minério de ferro está sendo desenvolvido nas proximidades de Kovdor. O status da cidade foi recebido em 1965. Entre os pontos turísticos, há um museu da tradição local, um memorial em memória dos defensores do Ártico.

População - 16,6 mil pessoas.

Zapolyarny

Tem liderado sua história desde 1955. Foi fundada como uma aldeia de trabalho no Zhdanovsky GOK em construção. Pouco antes disso, um depósito de cobre-níquel foi descoberto na área. Convertido em cidade em 1963. O poço mais profundo do mundo, listado no Guinness Book, fica a 12 km de distância. Foi perfurado para fins científicos e tem uma profundidade de 12262 m. O Mosteiro Trifonov, criado em 1533, está localizado na área.

População - 15 mil pessoas.

Amanheceres polares

Uma cidade às margens do Niva e dos lagos Pinotzero e Imandra. Foi fundada em 1964 como um vilarejo para engenheiros de energia na central nuclear de Kola em construção. Hoje é uma empresa formadora de cidades. O status de cidade foi concedido em 1991. Objetos notáveis ​​incluem a Igreja da Trindade, o museu da usina nuclear e a aeronave memorial MiG-19. O complexo de esqui Salma, que hospeda competições totalmente russas, fica a 10 km de distância.

População - 14,4 mil pessoas.

Hajiyevo

Foi fundada em 1957 como uma pequena aldeia na costa da Baía de Yagelnaya na Baía de Kola. Nos primeiros 10 anos, foi chamado de Yagelnaya Lipa. Recebeu o status de cidade em 1981. Localização da base militar das forças submarinas nucleares da Frota do Norte da Rússia. Monumentos aos submarinistas heróis, o marinheiro SA Preminin do Herói da Rússia e o capitão do submarino MI Gadzhiev foram erguidos na cidade.

População - 13 mil pessoas.

Snezhnogorsk

Tem liderado sua história desde 1970. Foi construído sobre um morro de 174 m de altura, de onde se avistam os povoados vizinhos. Inicialmente era chamado de aldeia Vyuzhny. Em 1980 recebeu o status de cidade. Desde 1994 - Snezhnogorsk. Parte da cidade fechada de Aleksandrovsk. O empreendimento formador de cidades é o grande estaleiro "Nerpa", cuja principal especialização é a manutenção e escoamento de submarinos.

População - 12,6 mil pessoas.

Zaozersk

A aldeia de Zaozerny foi fundada no local de um antigo assentamento finlandês. A construção começou em 1958 para fornecer uma base de submarinos navais. Em 1981, foi agraciada com o status de cidade fechada. Em 1994, foi oficialmente renomeado como Zaozersk. Entre as atrações está um complexo memorial em memória dos submarinistas mortos, uma igreja de madeira de São Nicolau, um memorial de guerra "Vale da Glória".

A população é de 9.900 pessoas.

Cola

Uma cidade às margens do rio de mesmo nome, a 12 km de Murmansk. Uma das mais antigas da região, fundada em 1565. Desde 1780 recebeu o estatuto de cidade. Existem muitos monumentos e memoriais na cidade. A Igreja da Anunciação e o prédio do Tesouro do início do século 19 sobreviveram dos prédios antigos. Uma atração natural é a montanha Solovarka, com 81 m de altura. O único festival do dia polar do mundo é realizado anualmente.

A população é de 9.700 pessoas.

Pin
Send
Share
Send