A região de Orenburg fica no sopé dos Urais do Sul, perto da fronteira com o Cazaquistão. Foi oficialmente formado em 1934. Inclui 12 cidades e 5 vilas. População - 1.963 mil pessoas, 60,5% são residentes urbanos. A economia está intimamente ligada aos recursos naturais da região, muitos deles foram explorados no século passado. Os principais centros industriais são Orenburg, Mednogorsk, Buguruslan, Orsk, Novotroitsk, Buzuluk.
Para os turistas, a região é interessante por seus monumentos históricos e religiosos, além de uma série de atrativos naturais. Em seu território existem lagos salgados, a reserva Orenburg, cavernas Pokrovskie com argila curativa, a antiga floresta de pinheiros Buzuluk, reservatórios Sorochinskoe e Iriklinskoe, Monte Coronel com um jaspe Orsk único.
As maiores cidades da região de Orenburg
Lista das maiores cidades em população da região.
Orenburg
Uma grande cidade industrial às margens do rio Ural. Foi fundado em 1743 como uma fortaleza para proteger as fronteiras do sul da Rússia. A indústria é dominada pelas indústrias de engenharia mecânica, metalurgia, produção de gás e processamento de gás. Um importante entroncamento ferroviário. Entre as muitas atrações estão Gostiny Dvor de 1740, o complexo de museus da Vila Nacional, uma ponte de pedestres sobre os Urais, a Catedral de São Nicolau, o Portão Elisabetano.
População - 564 mil pessoas.
Orsk
Traça a sua história desde a fortaleza, fundada em 1735 na confluência de 2 rios - os Urais e Ori. Cidade - desde 1865. As principais indústrias são mineração, engenharia mecânica, metalurgia de não ferrosos, petroquímica. Existe uma estação ferroviária e um aeroporto. Existem cerca de 60 monumentos históricos e arquitetônicos da cidade. A principal atração natural é o jaspe Orsk de cores variadas, cujo depósito está localizado no Monte Coronel.
População - 230 mil pessoas.
Novotroitsk
Localizado nas margens dos Urais, perto da fronteira com o Cazaquistão. Tudo começou com um assentamento fundado por colonos da Ucrânia no início do século passado. Na década de 30, depósitos de minério de ferro marrom foram descobertos na região e uma planta metalúrgica começou a ser construída. Em 1945, Novotroitsk tornou-se uma cidade. Existe uma estação ferroviária. Objetos notáveis - o monumento "Para sempre vivo", o Palácio da Cultura construído em 1950, a Igreja de Pedro e Paulo.
População - 86,5 mil pessoas.
Buzuluk
Localizado no rio Samara. Leva a sua história desde 1736 - início da construção da fortaleza. Convertido em cidade em 1781. Ele ficou famoso na década de 60 do século passado, quando foram descobertos campos de petróleo. Glória da Cidade do Trabalho. Vários prédios antigos sobreviveram, um deles abriga um museu de tradição local. A antiga floresta Buzuluk, que tem o status de um parque nacional, está localizada nas proximidades.
População - 86,2 mil pessoas.
Buguruslan
Localizado no rio Bolshoi Kinel. Tudo começou com o assentamento Buguruslan, fundado nas terras Bashkir em 1748. Centro da Indústria de Petróleo e Gás. O primeiro óleo foi obtido em 1937 e, em 1943, o gasoduto foi colocado em operação. Existe uma estação ferroviária na cidade. Entre as atrações estão o apartamento-museu de M. V. Frunze, o prédio do teatro de 1899, o museu-espólio de S. T. Aksakov, a 30 km da cidade.
População - 49,2 mil pessoas.
Cara
Uma cidade no sul dos Urais, no sopé das montanhas Guberlin. Foi fundada em 1959 como um assentamento durante o desenvolvimento de depósitos de minério de cobre. Após 20 anos, recebeu o status de cidade. A principal empresa é Gaysky GOK. Entre os pontos turísticos está um museu de história local, monumentos a mineiros, construtores, heróis da Grande Guerra Patriótica. Nas proximidades da cidade, no Lago Kuporosnoye, existe um sanatório balneológico "Gai".
População - 34,8 mil pessoas.
Sorochinsk
Tudo começou com a fortaleza Sorochinskaya, erguida em 1737 nas margens do Samara. Desde 1932 é um assentamento de trabalhadores. Convertido em cidade em 1945. Existe uma estação ferroviária. A indústria do petróleo vem se desenvolvendo desde a década de 70, 650 poços de petróleo foram construídos na região. Existem empresas de processamento de matérias-primas agrícolas. Perto de Sorochinsk, existe um grande reservatório, criado em 1997 por ordem da Orenburgneft.
População - 27,5 mil pessoas.
Sol-Iletsk
Ele está localizado perto do rio Ilek, perto da fronteira com o Cazaquistão. Leva a história desde o início do desenvolvimento das minas de sal locais e a fundação da vila dos mineiros de sal em 1744. Desde 1945 - na condição de cidade. O sal é extraído pela Iletsksol JSC. A cidade abriga a maior colônia de condenação à morte do país, conhecida como Golfinho Negro. A principal atração natural são 7 lagos de sal com poderes curativos.
População - 27 mil pessoas.
Mednogorsk
A fundação do assentamento no rio Blyava está associada ao desenvolvimento de depósitos de cobre-pirita e à construção de uma grande planta de cobre-enxofre em 1933. No início era um assentamento de trabalhadores, desde 1939 - a cidade de Mednogorsk. Uma cidade industrial, uma das 15 cidades mais poluídas ambientalmente do país. Entre os objetos notáveis estão a estela "Klyuch" na entrada da cidade, o resort "Lesnaya Skazka" com uma pista de esqui e um teleférico.
População - 25,3 mil pessoas.
Kuvandyk
A base da cidade moderna no rio Sakmara foi a estação ferroviária de Kuvandyk, construída em 1915, e o assentamento da estação criado em torno dela. Em 1953 foi transformada em cidade. A empresa principal é uma fábrica para a produção de equipamento de forja e prensa. A cidade é interessante por seus arredores, por todos os lados é cercada por colinas pitorescas. A famosa estação de esqui Kuvandyk 365 fica a 2 km de distância.
População - 24 mil pessoas.