10 cidades principais da Carélia

Pin
Send
Share
Send

A República da Carélia, no norte da Rússia, é atraente para turistas com monumentos arqueológicos, históricos e culturais, natureza intocada e baixa densidade populacional. Existem 13 cidades e cerca de 800 assentamentos e vilas na república. A população da Carélia é de 618 mil pessoas. Cerca de 80% são residentes urbanos. Um terço deles vive na capital - Petrozavodsk.

Também grandes cidades e centros turísticos incluem Kostomuksha, Kondopoga, Olonets, Sortavala. Alguns deles remontam à Idade Média, e cidades como Sortavala, Kem, Olonets, Petrozavodsk têm o status de cidades históricas da Rússia. Uma conhecida rota turística que conecta a Rússia, Finlândia, Suécia e Noruega passa por vários assentamentos da Carélia. Chama-se Estrada Azul.

As maiores cidades da Carélia

Lista das maiores cidades em população da região.

Petrozavodsk

Por ordem de Pedro, o Grande, foi fundado em 1703. A capital e a única grande cidade da Carélia. Localizado no Lago Onega. Tem acesso a 5 mares graças a um sistema de canais e rios. Existem muitos lagos e nascentes dentro dos limites da cidade. Aterro Onega com um parque de esculturas modernas, Kamenny Bor, as Catedrais da Exaltação da Cruz e Alexandre Nevsky atraem os turistas. Recebeu o status de cidade de glória militar e cidade histórica.

População - 280 711 pessoas (2020).

Kondopoga

Está localizado a 46 km de Petrozavodsk, no Lago Onega. Foi mencionado pela primeira vez em 1495. No século 18, foram descobertos depósitos de mármore e minério. Uma usina hidrelétrica foi construída em 1929. O status de cidade foi concedido em 1938. Em 2001, foi inaugurado o Palácio de Gelo - o único na Carélia. Nas proximidades está a cachoeira Kivach e o resort Marcial Waters. As atrações da cidade incluem dois carrilhões, sinos 18 e 23.

População - 30 mil pessoas.

Kostomuksha

A cidade fica a 30 km da fronteira russo-finlandesa. A história remonta à década de 70 do século passado, quando se iniciou o desenvolvimento de uma nova jazida de minério e a construção de um GOK. Na condição de cidade - desde 1983. As principais atrações são a Reserva Natural Kostomuksha, o Parque Nacional Kalevalsky, vilas étnicas famosas pela arte de cantar runas. Festivais de música de câmara e rock, canções de autoria, acontecem anualmente na cidade.

População - 29 mil pessoas.

Segezha

Uma cidade às margens do rio de mesmo nome, perto de Vygozero. O nome se traduz como "leve, limpo". Foi fundada em 1914 como uma pequena estação ferroviária na estrada Murmansk. Em 1943, foi agraciada com o status de cidade. Desde a década de 1930, uma fábrica de embalagens de papel opera em Segezha - uma empresa de formação de cidades. Os turistas são atraídos pela cachoeira "Voitskiy padun", um monumento arqueológico - a vila de Nadvoitsy, o Centro de Museus.

População - 26 mil pessoas.

Sortavala

Foi fundado pelos suecos em 1632, embora um assentamento da Carélia tenha existido neste local já no século XII. Até 1918 - Serdobol. Até 1940 - parte da Finlândia. Localizado no Lago Ladoga. A única cidade da Carélia com edifícios antigos preservados. Na lista das cidades históricas. De interesse são o Museu do Lago Ladoga, a galeria moderna de Kronid Gogolev, um entalhador, e o Parque Natural Ruskeala. A ilha de Valaam fica a 40 km de distância.

População - 18 mil pessoas.

Medvezhyegorsk

Uma cidade na costa do Lago Onega. Foi criado em 1916 como um assentamento na ferrovia em construção. Até 1938 era chamado de Bear Mountain. A estação ferroviária ainda é chamada assim. Na década de 1930, albergava a gestão da construção do Canal do Mar Branco e foram criados 3 campos de prisioneiros. O trato Sandarmokh fica a 15 km de distância - o antigo local de execução de prisioneiros. A região é famosa por depósitos de shungita.

População - 14 mil pessoas.

Kem

O nome se traduz como "Big River". Foi fundada no século XIV. Recebeu o status de cidade em 1785. Localizado no rio Kem. É atraente para os turistas pelos Kemsky Skerries - um grupo de ilhas rochosas. Entre os valiosos monumentos arquitetônicos estão a Catedral da Assunção, erguida há três séculos em madeira, e a Catedral da Anunciação do início do século passado. O Museu Pomorie foi inaugurado no prédio do antigo Tesouro.

População - 11 mil pessoas.

Pitkyaranta

Até 1940, fazia parte da Finlândia. No mesmo ano, foi agraciada com o status de cidade. O nome se traduz como "Long Coast". Fundado no século XV. Desenvolveu-se rapidamente no século 19 após a descoberta de depósitos de minério. É famosa pela beleza dos recifes Ladoga, a cordilheira Uksinskaya ozovaya, a cachoeira Yukankoski - a mais alta da Carélia. Fragmentos da linha Mannerheim e do museu de história local são interessantes.

População - 10 mil pessoas.

Belomorsk

Está localizada na costa do Mar Branco, na foz do rio Vyg. As primeiras menções são em 1419. Em 1938 recebeu o estatuto de cidade. Grande entroncamento ferroviário e porto marítimo. Parte do Canal do Mar Branco-Báltico. O turismo aquático é popular ao longo dos rios Shuya, Okhta e Suma. A principal atração são as pinturas rupestres do Neolítico. Existem muitos monumentos e memoriais do período soviético na cidade. As Ilhas Solovetsky estão localizadas nas proximidades.

População - 9600 pessoas.

Suojärvi

Foi fundada no século XVI. Localizada na costa da lagoa de mesmo nome. O nome traduzido do finlandês significa "Lago do Pântano". Até 1940 fazia parte da Finlândia. Entroncamento ferroviário. Nas proximidades, encontra-se a reserva natural Talvojärvi com uma extensa rede de lagos e pântanos. Os locais históricos incluem a construção da estação ferroviária de Kaipa e a construção da Casa da Criatividade, construída na década de 1920.

População - 8.900 pessoas.

Pin
Send
Share
Send