30 melhores monumentos em Cheboksary

Pin
Send
Share
Send

Os primeiros monumentos que sobreviveram até hoje foram erguidos na capital da Chuvashia nos anos 50-60 do século passado. Lenin, V. Chapaev, K. Ivanov, I. Yakovlev. Hoje são objetos do patrimônio cultural protegido pelo estado. A próxima onda de construção de monumentos em Cheboksary veio nos anos 80. O tema espacial foi realizado, surgiram monumentos-máquinas - um trator, um trólebus, um tanque, e também nessa época o mais significativo conjunto memorial dedicado aos heróis da Segunda Guerra Mundial - foi criado o monumento da Glória Militar.

Na nova história da cidade, os monumentos vão sendo inaugurados um após o outro. Entre eles - o mais grandioso monumento à Mãe Padroeira, bem como monumentos a figuras históricas famosas, cientistas, obeliscos militares, objetos de arte moderna, estelas e composições originais.

Monumentos históricos e modernos Cheboksary

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

"Mãe Padroeira"

Um dos principais símbolos da capital da Chuvashia. Foi instalado em 2003 na costa da Baía de Cheboksary. A ideia do projeto pertenceu ao primeiro presidente da república N. Fedorov. O famoso escultor V. Nagornov o trouxe à vida. A figura de uma mulher em um traje nacional com os braços estendidos para os lados simboliza o renascimento dos valores espirituais básicos e promete proteção da terra e de todo o povo. Em sua altura - 46 metros - o monumento supera todos os monumentos instalados em Cheboksary.

Monumento da Glória Militar

A principal composição escultural no território do parque memorial Cheboksary. Foi instalado em 1980 no alto banco do Volga, no topo de um monte maciço. Retrata um jovem soldado fazendo um juramento à pátria contra o fundo de uma bandeira, e uma mulher-mãe o abençoando. Os autores do projeto foram A. Shcherbakov e G. Zakharov. O monumento foi lançado em Leningrado e tem uma altura de 16,5 metros. Abaixo, bem no sopé da colina, a Chama Eterna está acesa.

Monumento a V.I.Chapaev

A abertura da composição escultórica que representa o herói da Guerra Civil a cavalo e com um sabre na mão ocorreu em 1960. Inicialmente, a escultura era de concreto e ficava próxima à fábrica. Chapaeva. Durante o restauro, em 1984, foi fundido em bronze e posteriormente colocado no território do parque com o mesmo nome. O monumento está erguido sobre um pedestal de granito de 10 metros com baixos-relevos. O museu de V. Chapaev está aberto nas proximidades.

Monumento a I. Ya. Yakovlev

Graças às obras do iluminista I. Yakovlev, o povo da Chuvashia adquiriu sua própria linguagem escrita. O talentoso cientista compilou o alfabeto Chuvash usando o alfabeto cirílico russo e, em 1871, a primeira cartilha foi publicada. O monumento a I. Yakovlev está instalado em uma grande laje de granito perto da Biblioteca Nacional, na Avenida Lenin. A inauguração ocorreu em 1970. Os autores foram D. Naroditsky e G. Saevich. A escultura é feita de bronze, peso - 3 toneladas. Existe um jardim público nas proximidades.

Monumento ao Acadêmico V.V. Nikolaev

A inauguração do monumento ocorreu na Rua Yaroslavskaya em 2010. O autor é o artista A. Charkin. Vasily Nikolaev é um cientista proeminente, trabalhador homenageado da indústria de gás e petróleo, autor de vários trabalhos científicos e 35 invenções. Além disso, ele se dedicou ao estudo da história e tradições da nação Chuvash, prestou grande assistência na melhoria das aldeias Chuvash, na publicação de livros, na organização das atividades dos centros culturais nacionais.

Monumento a A.G. Nikolaev

Em Cheboksary, existem dois monumentos ao nativo da Chuvashia, um dos primeiros cosmonautas do mundo, o lendário "Chuvash Sokol". Um deles foi inaugurado em 1987 em homenagem ao 25º aniversário da viagem de Andrian Nikolaev ao espaço. O segundo monumento, de corpo inteiro feito de granito e bronze, foi erguido em 2011 para o aniversário do famoso cosmonauta. Vale ressaltar que ambas as composições escultóricas estão localizadas na rua com o nome de A. Nikolaev.

Monumento a V. Lenin

O principal monumento ao lendário líder da revolução está instalado na praça central da República, a antiga Praça Lenin, cercada por prédios administrativos. Este é o primeiro monumento monumental da República da Chuvash. Foi inaugurado em 1960. Hoje em dia é um objeto de patrimônio cultural. Um grupo de escultores e arquitetos de Leningrado trabalhou em sua criação. Lenin é retratado em movimento, caminhando em direção ao povo. Esta foi uma nova interpretação da imagem de Ilyich no monumentalismo soviético.

Monumento a Yuri Gagarin

Instalado no centro da cidade, no início da rua com o mesmo nome. A data de inauguração do monumento é 12 de abril de 1976. Os autores do projeto foram B. Shimarev e G. Postnikov. A figura do primeiro cosmonauta, vestida com um traje espacial, é feita de alumínio e erguida sobre um pedestal de granito preto, ao qual levam vários degraus. A laje autoportante, atrás da escultura, é gravada com uma inscrição comemorativa dos artistas-criadores. Existe um pequeno parque nas proximidades.

"Ostap Bender e Kisa Vorobyaninov"

Um casal inseparável de aventureiros da obra de Ilf e Petrov pode ser visto na K. Efremov Boulevard, a principal rua de pedestres de Cheboksary. Uma composição escultural fofa foi instalada aqui em 2012. O escultor é V. Nagornov. A tabuinha, que Ostap segura em sua mão, é gravada com uma citação de "12 cadeiras", que menciona a cidade de Cheboksary. Quem quiser pode sentar-se na famosa cadeira "Hambs" e experimentar o chapéu de Vorobyaninov.

Monumento a A. N. Krylov

Um proeminente cientista russo, engenheiro de construção naval, general da frota - um nativo da terra de Chuvash. A fama mundial no final do século 19 foi trazida a ele por um trabalho abrangente chamado "A teoria do lançamento de navios". A ideia de criar um monumento ao famoso compatriota pertenceu à sociedade de construtores navais da Rússia, em homenagem a A. Krylov. O autor foi o Artista Homenageado da Rússia, S. Shcherbakov. A escultura foi instalada no território do porto fluvial em 2015.

Monumento a Nikola Tesla

O monumento ao gênio cientista-inventor, que se tornou famoso por suas pesquisas no campo da física, engenharia de rádio, engenharia elétrica, está instalado na Avenida I. Yakovlev. Há um instituto de pesquisa para construção de relés nas proximidades. A inauguração do monumento ocorreu em 2015. O iniciador e principal patrocinador de sua instalação foi a ABS Electro Association. A engenharia elétrica é às vezes chamada de locomotiva de toda a indústria da Chuvashia. Existem cerca de 40 empresas especializadas operando na república.

Monumento a São Guriy

Localizada no território do Mosteiro da Santíssima Trindade. A inauguração ocorreu em 2015. O escultor é A. Gogaev. 460 anos atrás, o arcebispo Gury abençoou a área para a construção de uma fortaleza, uma igreja catedral e um mosteiro masculino. Portanto, ele é reverenciado como o fundador espiritual de Cheboksary e o iluminador de toda a região de Chuvash. O monumento que representa o santo com um ícone nas mãos foi realizado a expensas do mosteiro e de doações dos paroquianos. Fabricado em bronze.

Monumento aos Santos Pedro e Fevronia de Murom

A magnífica composição escultórica decora o centro da cidade desde 2016. Instalado em uma pequena praça perto do Mosteiro da Santíssima Trindade. Os patronos cristãos das relações familiares olham uns para os outros com amor e lembram a todos os transeuntes os valores humanos mais simples. O autor do projeto foi o escultor S. Isakov. O monumento foi lançado em Rostov-on-Don, seu peso é de 3 toneladas, a altura junto com o pedestal é de 5,6 metros. Fabricado em bronze.

Monumento ao Acadêmico G. Volkov

Foi inaugurado em 2015 na Avenida Lenin, no parque de mesmo nome. Este lugar não foi escolhido por acaso - o cientista morou aqui. Doutor em Ciências G. Volkov é conhecido, em primeiro lugar, por ser o fundador da ciência da etnopedagogia. O monumento é uma figura de bronze de um cientista de 1,5 altura natural. O autor do projeto é o escultor V. Nemtsev, que conheceu pessoalmente G. Volkov.Os fundos para a criação do monumento foram coletados pela comunidade pedagógica da capital da Chuváchia.

"Símbolos de sabedoria - runas Chuvash"

A criação de tal monumento foi iniciada pelo Banco B&N. A divertida escultura é uma placa de 2 x 3 metros, na qual 53 sinais são decifrados - símbolos do antigo padrão Chuvash. Essa linguagem é única e quase esquecida hoje. As assinaturas sob os símbolos são indicadas em russo e chuvash. A pedra do monumento de 7 toneladas foi esculpida em uma rocha de granito no território da Carélia. Instalado em 2008 na Praça Vermelha.

Monumento aos policiais

A abertura de uma placa memorial aos funcionários falecidos de órgãos internos ocorreu em 2000. Eles o instalaram no Jardim Público dos defensores da lei e da ordem, próximo ao prédio do Ministério de Assuntos Internos da Chuváchia. O impressionante monumento de 9 metros é feito de granito. No centro - um escudo de cobre e uma espada, símbolos do Ministério do Interior. A maior parte dos recursos para a produção do monumento foi arrecadada pela própria polícia. Os moradores da cidade lembram daqueles que sacrificaram suas vidas por sua segurança, o memorial sempre tem muitas flores.

Monumento a uma mãe que amamenta

Um símbolo de amor e ternura maternal que tudo consome. Instalado nas paredes do centro perinatal da cidade. O autor do projeto foi o escultor e artista russo V. Nagornov, uma das obras mais famosas da qual é "Mãe-padroeira" em Cheboksary. A inauguração do monumento ocorreu em 2011. É um pequeno pedestal oval no qual uma jovem se senta e amamenta seu bebê.

Planeta do pequeno príncipe

Um novo objeto de arte interessante apareceu na avenida do comerciante Efremov em 2018. Dedicado à obra mais famosa de A. de Saint-Exupéry. A. Sokolova foi o designer do projeto. O escultor é D. Sokolov. Em um grande planeta circular, colocado em um pedestal, está uma pequena figura do Príncipe. Diante dele está uma linda rosa aberta. O pequeno príncipe é um símbolo da casa que não deve ser esquecido. As leituras de verão estão planejadas perto do monumento.

Monumento à unidade dos povos e culturas

Foi instalado em 2008 na Avenida M. Gorky. Tem outro nome - "Rosa do Mundo". O autor é o artista V. Zotikov. No centro da composição estão as figuras de sete meninas erguendo uma tigela em forma de flor de lótus para o céu. Suas pétalas são as 7 principais religiões do mundo. O pedestal está gravado com frases sobre amor, paz, unidade e fé no bem. A ideia principal da escultura é unir pessoas de diferentes credos. A altura de toda a composição com pedestal é de 7 metros, o peso é de 3 toneladas.

Busto de Catarina II, a Grande

Em 2016, a cidade de Cheboksary participou de um projeto totalmente russo, cujos organizadores instalaram bustos de personalidades famosas. Os moradores da cidade votaram no monumento à grande imperatriz. Em 1767, viajando com uma flotilha ao longo do Volga, Catherine visitou Cheboksary e admirou suas vistas pitorescas. 15 anos depois, ela aprovou o brasão da cidade. O busto de Catarina, a Grande foi instalado na capital da Chuváchia em 2017. A praça de mesmo nome foi construída em torno do busto.

Monumento a K. Ivanov

Instalado na Praça Vermelha, próximo ao prédio do teatro, que leva o nome do poeta. A inauguração ocorreu em 1995. Os autores do monumento são V. Nagornov e V. Filatov. K. Ivanov na Chuvashia é considerado o fundador da literatura nacional. Ele traduziu para seus compatriotas as obras de muitos poetas russos, e seu poema "Narspi" é o orgulho e a grande herança do povo Chuvash. O pedestal sobre o qual está instalada a figura do poeta é decorado com cenas do famoso poema.

Monumento aos Soldados Internacionalistas

No território do Victory Park, uma composição memorial foi instalada em memória dos soldados que morreram durante as hostilidades no Afeganistão. Lajes de mármore preto são fixadas nas estelas vermelhas, onde estão listados os nomes daqueles que deram suas vidas fora de sua terra natal. A inauguração do monumento ocorreu em 2004. Nas proximidades, há memoriais em memória de compatriotas que morreram em duas guerras da Chechênia e em conflitos locais no norte do Cáucaso.

"Engenheiro Mecânico da Rússia"

A escultura que representa um operário mecânico tem mais de meio século de história. Foi inaugurado em 1964 no pátio da Fábrica de Agregados, próximo à siderúrgica. O monumento foi erguido em homenagem à primeira fusão de aço para peças de reposição para o trator DT-54. A escultura foi realizada por artesãos da fábrica de acordo com o projeto do artista V. Ulykina. Em 2008, o "construtor de máquinas" mudou de localização, foi transferido para a praça próxima à entrada principal do empreendimento.

Stele OZhDH "Criador"

A abertura da composição original ocorreu em 2012 no território da empresa Sozidatel. O autor é o artista homenageado V. Nemtsev. A estela, decorada com um ornamento nacional, foi feita por funcionários da economia ferroviária. Em sua base, sobre um pedestal de tijolos, está a figura de um trabalhador atirador que cumprimenta os transeuntes. A estela é cercada por modelos de vários vagões de carga e um fragmento do trem blindado Komsomol da Chuvashia que participou das batalhas da Segunda Guerra Mundial.

Busto de Mikhail Sespel

O monumento ao famoso poeta Chuvash, que viveu no início do século passado e deixou uma marca marcante na história da literatura Chuvash, está instalado na Avenida Lenin, no parque de mesmo nome. Seu nome não é conhecido apenas em sua terra natal, os poemas do talentoso poeta foram traduzidos e reproduzidos em 55 línguas do mundo. A inauguração do monumento a M. Sespel ocorreu em 1989. Mayraslov e N. Krasnov. O busto do poeta está instalado em um pedestal de 3 metros.

Monumento a Gleb Ilyenko

Um monumento de bronze ao lendário primeiro diretor da fábrica de instrumentos Elara foi erguido na entrada do empreendimento. Durante 36 anos, a partir das primeiras etapas de construção, G. Ilyenko foi o responsável pela fábrica e a tornou líder na indústria de fabricação de instrumentos de aviação em todo o país. A grande inauguração do monumento ocorreu em 2008. Hoje a fábrica de Elara leva o nome de G. Ilyenko, e também uma das ruas de Cheboksary é batizada em sua homenagem.

"Rosa do Amor"

Uma comovente escultura com este nome está instalada na Avenida Traktorostroiteley, no pátio de um dos centros perinatais da cidade. O autor é um famoso escultor em Cheboksary V. A inauguração ocorreu em 2013. Embora o monumento seja chamado de "rosa do amor", na verdade ele representa uma cabeça de repolho aberta, da qual um bebê recém-nascido espreita. O povo lhe deu o nome de Vanya, e uma etiqueta com os parâmetros de peso e altura está fixada na mão do bebê.

"Anjo da Guarda na Nuvem"

A escultura original foi instalada na rua. Gladkov em frente a um dos prédios do Dispensário Oncológico Republicano. A inauguração oficial do prédio do hospital e do monumento em seu território ocorreu em 2016 com a participação do Ministro da Saúde da Rússia. O autor do projeto foi V. Nagornov, sua ideia foi concretizada em bronze pelo escultor O. Tskhurbaev. A composição comemorativa representa um anjo encantador cavalgando sobre uma nuvem.

Monumento ao primeiro trator serial

Localizado na rotatória da Avenida Traktorostroiteley. A inauguração ocorreu em 1980. O monumento é, na verdade, o próprio trator T-330, montado em um pequeno pedestal. Desde 1974, a maior empresa do país para a produção de tratores industriais opera em Cheboksary. As peças do primeiro trator em série começaram a ser produzidas na fábrica em 1975. A potência do T-330 é de 300 cavalos. É o protótipo dos modernos tratores Chetra.

Stone "Taganait"

Um símbolo de bondade, amor, sol e felicidade. Esta é uma pedra taganaíta. Três pedras enormes foram trazidas para Cheboksary em 2000 da região de Chelyabinsk, da cordilheira Taganai, localizada nos Urais do Sul. Eles foram instalados no Boulevard Kupets Efremov, que é chamado de Arbat local na cidade. Este é um presente para os habitantes da cidade do primeiro presidente da república N. Fedorov. Segundo a lenda, quem bater em uma grande pedra certamente terá sorte.

Pin
Send
Share
Send