Embora Sebastopol ainda não tenha 250 anos, a cidade é rica em eventos históricos. A luta ocorreu tanto em terra quanto na água. Além disso, a área está intimamente ligada ao batismo do Príncipe Vladimir e, portanto, à adoção da Ortodoxia na Rússia como um todo. Não descarte a herança antiga de Sebastopol.
Em graus variados, tudo isso se reflete nos monumentos da cidade. Muitos deles estão concentrados no Boulevard Histórico, Malakhov Kurgan, bem como na 35ª Bateria Costeira. Esses são lugares icônicos, e cada monumento ou placa comemorativa tem uma razão para estar bem aqui. Usando-os, você pode estudar facilmente os principais eventos do passado e entender quais personalidades famosas tiveram uma forte influência em Sebastopol.
Monumentos históricos e modernos de Sebastopol
Lista dos monumentos e esculturas mais populares da cidade.
Monumento aos navios afundados
Apareceu na Baía de Sebastopol em homenagem à celebração do 50º aniversário da defesa da cidade durante a Guerra da Crimeia. Em seguida, foi necessário afundar cerca de 80 navios para bloquear a aproximação do inimigo à costa. A composição apareceu bem na água. Em uma ilha irregular de blocos ergue-se uma estela e nela uma águia com muitos símbolos, incluindo uma âncora, uma coroa, uma coroa de louros e um escudo com a imagem de São Jorge, o Vitorioso.
"Marinheiro e Soldado"
O monumento tem cerca de 40 metros de altura e é um dos maiores da história da URSS. A ideia de comemorar a façanha de soldados e marinheiros que defenderam a cidade surgiu em 1972. Por mais de uma década, eles têm lutado para implementá-lo. No entanto, o trabalho da equipe do projeto ficou paralisado por muitos anos. Eles decidiram terminar a composição apenas em 2004. Ao mesmo tempo, o território ao redor deles foi enobrecido. A inauguração oficial ocorreu em 2007.
Obelisco para a Cidade Heroica de Sebastopol
Uma baioneta e uma vela fundiram-se na composição. O obelisco foi inaugurado em 1977. Um lado mostra todos os prêmios que a cidade já recebeu. A altura do monumento é de 60 metros. Devido à sua localização no Cabo de Cristal, é visível de longe. O obelisco também é decorado com cenas da heróica defesa de Sebastopol. Ele retrata não apenas os militares, mas também os clandestinos, que complicaram significativamente a vida dos fascistas.
Torre dos Ventos
Inicialmente, o edifício funcionava como função de ventilação para o depósito de livros da Biblioteca Marítima. O estilo da arquitetura lembra edifícios antigos. Os baixos-relevos antigos apenas adicionam cor à composição. Durante a defesa da cidade, um posto de observação foi localizado na torre, todas as informações fluíram para cá e foram enviados relatórios oficiais. É impossível entrar pelo primeiro andar.
Monumento a P. S. Nakhimov
A cerimônia de abertura em 1898 contou com a presença de Nicolau II. Após a revolução, o monumento foi destruído e uma escultura de Lenin foi posteriormente erguida em seu lugar. Em 1959, o "líder do proletariado mundial" foi transferido para outra parte da cidade e o monumento a Nakhimov foi revivido. A estrutura acabou sendo composta. Sua altura total é de 12,5 metros. A base do pedestal é decorada com um banner e um baixo-relevo representando cenas de suas vidas por Nakhimov.
Monumento a A.I.Kazarsky
Oficialmente reconhecido como o primeiro monumento da cidade. Ano de instalação - 1893. Glorifica a façanha do Tenente-Comandante Kazarsky e a equipe de seu brigue "Mercúrio". O navio colidiu com dois navios de guerra inimigos e venceu uma batalha desigual, cedendo tanto em canhões quanto no tamanho da tripulação. O arquiteto K. Bryullov foi o responsável pela criação da composição. Nicolau I encomendou a inscrição no monumento: “Kazarsky. Para a posteridade, por exemplo. "
Monumento a E. Totleben
Localizada no Boulevard Histórico. Em 1854-1855, um engenheiro militar ficou famoso durante a defesa da cidade. As façanhas de Totleben foram imortalizadas em 1909. A composição é muito realista. A figura do próprio Eduard Ivanovich está localizada acima, e abaixo estão soldados de diferentes tipos de tropas. Durante o Segundo Monumento Mundial, a cabeça foi arrancada, mas foi prontamente restaurada em 1945.
Memorial em homenagem aos heróis da segunda defesa de Sebastopol
O complexo, assim como o beco das cidades heróis, está localizado na Praça Nakhimov. O memorial é uma enorme parede retratando um guerreiro e as baionetas inimigas dirigidas contra ele. As placas com os nomes dos heróis da URSS e os nomes das unidades que participaram da defesa estão instaladas a seguir. A instalação ocorreu em 1967. O beco foi inaugurado apenas em 2005 e é semelhante ao de Moscou: pequenas estelas com nomes de cidades e ordens.
Monumento a Catarina II
A imperatriz ao mesmo tempo assinou um decreto no nome de Sebastopol. Durante seu reinado, muitos eventos significativos relacionados à Crimeia aconteceram. Em 2008, a contribuição de Catarina II para a história da cidade ficou marcada pela instalação de um monumento. A escultura da rainha foi erguida sobre uma coluna redonda. Ela estava vestida com um traje formal e os símbolos do poder do Estado foram colocados em suas mãos. A altura total da composição ultrapassou 6 metros.
Monumento a Vladimir, o Grande
Localização - Maiden Mountain. A instalação ocorreu em 1993. Não há nada de beligerante na figura de Vladimir. Ele se apóia em uma grande cruz com uma das mãos e segura um escudo com a outra. A área está associada ao baptismo da Rus, pelo que a escolha do motivo do monumento é clara. A Catedral Vladimirsky está localizada nas proximidades. Fica sobre as ruínas da Igreja de São Basílio, também relacionada à história da adoção do príncipe da Ortodoxia.
Monumento a V. Lenin
Um dos maiores monumentos a Lenin na URSS foi inaugurado em 1957. O evento foi programado para coincidir com o 40º aniversário da revolução. O monumento está localizado em um estrado próximo à Catedral de Vladimir. A composição do bronze atinge uma altura de cerca de 20 metros. Ao longo do perímetro do pedestal, sobre o qual se ergue a figura de Lenin, encontram-se esculturas de trabalhador, agricultor coletivo, soldado e marinheiro, feitas no mesmo estilo.
Monumento em homenagem ao 200º aniversário da fundação de Sebastopol
Ele está localizado na parte histórica da cidade, onde os primeiros edifícios de Sebastopol estavam localizados no passado. A inauguração ocorreu em 1983. Feito em estilo contido e semelhante aos monumentos em homenagem à primeira defesa da cidade. Uma estela baixa com uma bala de canhão embutida é cercada por um meio-fio e degraus. Uma cápsula com uma mensagem aos descendentes foi colocada na base em 2000. Deve ser inaugurado um século depois.
"Coragem, coragem, lealdade ao Komsomol"
Este monumento foi criado em homenagem aos membros do Komsomol de Sebastopol. Eles não apenas participaram de batalhas nos primeiros anos da Grande Guerra Patriótica, mas também tomaram parte ativa na restauração da cidade depois. A composição é composta por um soldado com uma arma nas mãos, um marinheiro ferido e uma enfermeira. Suas figuras são feitas de vidro orgânico, mas estilizadas como bronze. Quando instalado em 1963, uma cápsula com uma mensagem foi colocada na base.
Monumento ao Almirante Kornilov
O local da instalação foi escolhido como simbólico. Foi aqui, no Malakhov Kurgan, que o almirante foi mortalmente ferido. O primeiro monumento a Kornilov foi uma cruz de bala de canhão. Foi postado sob as ordens de Nakhimov. Em 1895, detalhes de bronze foram trazidos de São Petersburgo e um memorial escultural completo foi montado. Os nazistas explodiram o monumento, mas ele foi recriado em sua forma anterior e reaberto em 1983.
Monumento de Glória aos soldados do 2º Exército de Guardas
Um dos monumentos da cidade em homenagem aos soldados que conquistaram a cidade aos nazistas. Ao contrário de outros monumentos, foi fundado imediatamente após o fim do conflito e inaugurado em maio de 1944. O próprio autor A. N. Chankvetadze participou da batalha. A Ordem da Glória foi posteriormente colocada no obelisco largo. Existem 4 obeliscos menores ao redor e uma vala comum nas proximidades. Na década de 90, o memorial foi restaurado.
Monumento a Taras Shevchenko
O monumento foi um presente para a cidade do étnico ucraniano Vasyl Sventitsky, que mora no Canadá. Foi criado por escultores e arquitetos locais. A abertura ocorreu no Dia da Independência da Ucrânia em 2003.Shevchenko é retratada em crescimento total e uma escultura está instalada em um pedestal de cerca de 4,3 metros de altura. Em 2016, foi feita uma tentativa infrutífera de demolição do monumento, indesejável por algum “património ucraniano”.
Complexo memorial "Sapun Mountain"
O próprio morro é uma barreira natural que não permite o acesso à cidade. Houve grandes confrontos militares três vezes na história previsível. A última vez que a luta ocorreu foi na Segunda Guerra Mundial. O complexo começou no final dos anos 40 com um museu do campo militar, ao qual a Chama Eterna e o parque foram gradualmente acrescentados. Aqui, todos os anos, são realizadas reconstruções do assalto à montanha, programadas para coincidir com datas importantes.
Monumento aos Soldados da 77ª Divisão de Infantaria
O memorial na montanha Sapun é dedicado aos azerbaijanos que participaram da libertação da Crimeia durante a Grande Guerra Patriótica. O complexo foi instalado diretamente no local das batalhas em 1974. Ao criar o projeto, todos os materiais, incluindo areia e placas, foram trazidos de Baku. Em 2009, o monumento foi quase totalmente destruído por vândalos. Os autores foram punidos e o memorial foi restaurado e inaugurado em 2011.
Catherine milhas
Este sinal de trânsito é um monumento histórico e arquitetônico. Foi instalado na década de 80 do século XVIII. Houve várias designações ao longo do caminho da Imperatriz para inspecionar os novos bens, mas apenas um sinal sobreviveu. A estrutura é modesta em tamanho. No entanto, tem o valor de ser o edifício mais antigo do período russo na cidade. É digno de nota que a data da viagem de Catarina é indicada em uma milha com um erro.
Monumento a A.V.Suvorov
Está localizado na praça com o mesmo nome desde 1983. Os autores do projeto queriam que o busto de bronze do comandante fosse claramente visível de longe. Por isso, foi colocada sobre um pedestal de granito mais leve, com 3,34 metros de altura. O nome do comandante está escrito no cartucho. Ao criar a imagem, os escultores não se esqueceram das medalhas e encomendas que enfeitavam o uniforme de Suvorov. Seu rosto está voltado para a Baía Sul.
Monumento aos Aviadores do Mar Negro
Três postes com uma altura de 32 metros foram instalados em 1981. A cerimônia foi programada para coincidir com o 60º aniversário da fundação da Força Aérea da Frota do Mar Negro. Eles são coroados por aviões direcionados para cima, e os nomes dos militares estão inscritos nos próprios postes. A aviação local se mostrou durante a Grande Guerra Patriótica. Mais de 60 pilotos receberam o título de Herói da URSS. Uma vez que o monumento não está oficialmente inscrito no registro, também não é protegido pelo estado.
Monumento a Pushkin no Cabo Fiolent
Em 1820, Alexander Sergeevich visitou a Crimeia e o Mosteiro de São Jorge que está localizado aqui. Para o 200º aniversário do poeta, um monumento foi inaugurado perto deste lugar, no verso, descrevendo a história da visita de Pushkin ao Cabo Fiolent. No entanto, os proprietários das terras da cooperativa dacha ficaram indignados com a instalação da composição. O monumento foi demolido e por mais de 10 anos tentaram negociar com os moradores. Foi devolvido ao seu local original apenas em 2011.
Locomotiva a vapor do trem blindado "Zheleznyakov"
Este monumento incomum pode ser encontrado perto da estação de ônibus. "El-2500" foi lançado em 1941. Foi graças a ele que o trem blindado de Zheleznyakov estava na linha de frente no momento certo. Entre os fascistas, ele tinha o apelido de "fantasma verde". Após a guerra, a locomotiva passou por reparos e voltou aos trilhos para missões pacíficas. Em 1967, "El-2500" foi desativado e transferido para Sevastopol para estacionamento eterno.
Monumento a Jorge, o Vitorioso
Uma das principais atrações do grande Parque Vitória. A inauguração aconteceu no dia do 220º aniversário da cidade. O autor do projeto foi V. Klykov. A coluna de 30 metros tornou-se uma espécie de pedestal para a estátua de bronze de São Jorge, o Vitorioso. Há canteiros de flores ao redor, bancos e lanternas com forja figurada estão instalados. Após a reconstrução, tornou-se uma área completa para caminhadas e descanso.
Sinal comemorativo aos marinheiros do esquadrão da Frota do Mar Negro
Ele apareceu no muro de contenção do aterro do Primorsky Boulevard em 1979. Na placa localizada no centro do arco, estavam inscritos os nomes das naus que se mostraram nas batalhas com os nazistas. Nas laterais do arco, existem mais 4 placas grandes com informações de saída. Na base estão os contornos do Mar Negro. Grandes cidades e portos são plotados neste "mapa". Âncoras e balas de canhão complementam a composição.
Monumento ao marinheiro Peter Koshka
Ele está localizado em frente ao monumento aos submarinistas do Mar Negro desde 1956. Peter Koshka foi um participante da Batalha de Sinop. Ele fez incursões repetidas vezes no acampamento do inimigo e também demonstrou desenvoltura. Segundo a lenda, o marinheiro salvou o almirante Kornilov da explosão. Âncoras e balas de canhão estão localizadas ao lado do pedestal no qual o busto detalhado é colocado. A restauração do monumento ocorreu em 2004.
Monumento ao Almirante F.F.Ushakov
Inaugurado em 1983. Na concepção do monumento, os autores confiaram no retrato realizado por M. Gerasimov, famoso antropólogo. O comandante naval teve um impacto positivo no desenvolvimento da Frota do Mar Negro. Ele acabou em Kherson como um militar experiente e foi capaz de aplicar com competência essa experiência na prática em novas condições. Seu busto é feito em estilo clássico e, junto com o pedestal, tem uma altura de 4,35 metros.
Monumento a Cirilo e Metódio
Como local para erigir um monumento aos autores do alfabeto eslavo, eles escolheram uma praça perto da igreja no Monte Central. Cirilo e Metódio estão sobre uma grande pedra, e suas cabeças são coroadas com halos. A composição acabou sendo colorida, embora os mestres levassem apenas duas semanas para criar as figuras. Outras etapas da obra acabaram por ser operativas, o que distingue o monumento de tantos outros da cidade.
Monumento ao Almirante D. Senyavin
O local de instalação é a perspectiva Nakhimovsky. Há também uma grande escadaria próxima que leva ao Boulevard Matrossky. A inauguração ocorreu em 2014. O almirante é retratado em pleno crescimento e repousa sobre uma grande âncora de navio. Com a ajuda do monumento, os autores do projeto queriam destacar a contribuição que Senyavin deu para a formação e desenvolvimento da Frota do Mar Negro. A escultura substituiu o sinal comemorativo "10 anos da Marinha Ucraniana".
Sino Chersonese
Inicialmente, o sino chegou à cidade por ordem de Alexandre I e deveria ocupar o seu devido lugar na Catedral de São Nicolau. No entanto, a guerra frustrou esses planos e todos os sinos foram para a França. Demorou cerca de 10 para recuperá-los. Os sinos foram instalados no mosteiro Kherson e, após sua abolição, foram derretidos. Apenas um sobreviveu, que ainda enfeita a costa e é um sinal.