A região de Moscou é famosa por sua rica história e muitas atrações. Um lugar especial pertence às propriedades nobres, na região de Moscou existem mais de uma centena delas. A propriedade russa não é apenas um complexo arquitetônico de edifícios residenciais, utilitários e de jardins e parques. Aqui as tradições da família e de todo o clã foram estabelecidas, o que constituiu a cultura da nobreza russa.
Muitas propriedades foram ninhos ancestrais de escritores e poetas famosos, cientistas e políticos. A maioria deles manteve sua aparência original. Hoje são monumentos históricos e arquitetônicos de importância nacional e regional. No território de algumas delas realizam-se exposições museológicas, excursões e eventos temáticos que permitem conhecer a cultura e a vida dos séculos passados.
As propriedades mais interessantes da região de Moscou
Antigas propriedades nobres e propriedades na região de Moscou, que valem uma visita!
Arkhangelskoe
O luxuoso conjunto de palácio e parque, perfeitamente preservado até hoje, é um dos mais visitados na região de Moscou. Desde o século 17, a propriedade era propriedade dos Sheremetevs, Odoevskys, Golitsyns. Este último começou a erguer o palácio senhorial central com colunas, sua construção durou 40 anos. Mas foi sob os Yusupovs, de 1810 a 1917, que a propriedade se tornou um único complexo arquitetônico e adquiriu uma escala czarista. Hoje um museu é organizado aqui, excursões são realizadas.
Serednikovo
Neste canto tranquilo e pitoresco da região de Moscou, o jovem Lermontov passou as férias de verão visitando sua avó. Aqui ele escreveu cerca de cem poemas e o poema "O Demônio". O complexo senhorial inclui a casa principal de dois andares com quatro alas no espírito do classicismo russo, anexos, uma estufa, uma igreja com torre sineira, um parque paisagístico com uma cascata de lagos e pontes. Hoje, um museu literário foi criado no território de Serednikovo.
Abramtsevo
Uma das mais famosas reservas de museus da região de Moscou. Desde 1843, o proprietário da propriedade era o escritor Sergei Aksakov. E depois dele a propriedade foi adquirida por Savva Mamontov, um famoso industrial e filantropo. Os melhores pintores e escultores dos séculos 19 ao 20 trabalharam e descansaram aqui. Hoje, no território da herdade, pode visitar exposições museológicas na casa principal, uma igreja com o túmulo da família Mamontov, uma exposição de produtos Abramtsevo em cerâmica e talha.
Ivanovskoe
As primeiras menções a esta propriedade nas margens do Pakhra datam do início do século XVII. Sabe-se de vários proprietários da propriedade, entre eles - Fyodor Tolstoy, que era o tio-avô de Leão Tolstoi. Durante o seu reinado, foram construídos o palácio principal com duas alas, uma sala de teatro, uma estufa, um pavilhão de jardim, um pátio de cavalos e outros anexos. Após a revolução, houve um albergue na propriedade. Na década de 80, o prédio foi reformado e agora um museu está aberto aqui.
Otrada-Semyonovskoe
A propriedade em Semenovskoye do século 18 até a revolução pertenceu à famosa família Orlov. Seu primeiro dono era o caçula de quatro irmãos - Vladimir. Seguindo suas instruções, um palácio de tijolos cor-de-rosa, dependências, uma igreja, um teatro foram construídos, um jardim inglês, estufas, zoológicos, um parque com gazebos e lagos foram criados. Mais tarde, um templo tumular apareceu. Após a revolução, a propriedade foi saqueada. Agora está dilapidado, o acesso é aberto apenas para o templo em funcionamento.
Muranovo
O conjunto arquitectónico e de parque de meados do século XIX inclui uma casa principal, uma igreja, um anexo, uma casa para crianças, vários anexos e um jardim. Desde 1828, a propriedade era propriedade do general Engelhardt, e todo verão seu genro, o poeta Yevgeny Baratynsky, com sua família, vinha aqui. Depois de 1860, pertences pessoais e manuscritos de Fyodor Tyutchev foram trazidos para a propriedade, já que seus descendentes eram parentes dos Baratynskys e Engelhardts. Atualmente, um museu de dois poetas está aberto em Muranovo.
Zakharovo
Desde 1804, a propriedade pertenceu à avó de Alexander Pushkin. Quando criança, junto com seus pais, ele passou todos os verões aqui. Infelizmente, nada sobreviveu das construções daquela época, apenas árvores na margem do lago. O solar central com o interior da era Pushkin foi recriado no final do século passado para o aniversário do poeta. Na área do parque existem esculturas dedicadas à pequena Sasha e sua avó. Uma reserva-museu foi criada em Zakharovo.
Bolshie Vyazyomy
Desde o século 16, a propriedade foi propriedade de Boris Godunov. Ele construiu um palácio de madeira, uma casa boyar, um templo com campanário - o único dos edifícios daquela época que sobreviveu até hoje. De 1694 a 1917, a propriedade pertenceu à família Golitsyn. Um palácio de pedra, dependências, um pátio de cavalos, uma ponte sobre o rio foram construídos e um parque foi equipado. Pushkin costumava visitar a propriedade, pois a propriedade de sua avó era próxima. Foi aqui que conheceu Natalia Goncharova. Agora funciona um museu na propriedade.
Marfino
A propriedade em Mytishchi é famosa por seu luxuoso palácio e conjunto de parques, que foi criado pelos melhores arquitetos russos. Sua história começou no século XVI. Mas os edifícios principais - um palácio de pedra de dois andares com alas e uma escadaria principal, uma ponte de pedra figurada sobre um lago, um píer, uma fonte, uma igreja, um parque com gazebos, um pátio de cavalos e canis - foram construídos no Século 18 sob os Saltykovs. Eles são donos da propriedade há um século. Agora existe um sanatório militar em Marfino.
Melikhovo
De 1892 a 1899, a propriedade a 80 km de Moscou pertenceu ao famoso Anton Chekhov. Aqui ele viveu, praticou medicina, construiu várias escolas, escreveu mais de 40 de suas obras. Hoje a propriedade abriga uma reserva-museu do escritor russo. O interior da casa, os pertences pessoais da família Chekhov foram preservados e nas proximidades há um anexo, alguns anexos, um pomar e um lago. Com base no museu foi criado um teatro, realizam-se concertos, festivais, exposições.
Slides
Uma das poucas propriedades antigas com o exterior e o interior perfeitamente preservados. Foi mencionado pela primeira vez em meados do século XVI. Entre os proprietários estavam os nomes conhecidos de Trubetskoy, Beketov, Durasov, Lopukhin. O solar central com anexos, parque e anexos foi construído no início do século XIX. Lenin gostava de vir aqui, de 1923 até sua morte ele viveu aqui permanentemente. Hoje a propriedade abriga um museu.
Shakhmatovo
Em 1874, A. Beketov, avô de Alexander Blok, tornou-se o proprietário da propriedade perto de Tarakanovo. Desde a infância, o futuro poeta passou todos os meses de verão na propriedade, até 1916. Ele até descreveu os arredores de Shakhmatovo em suas obras, e em 1910 um solar de madeira foi reconstruído de acordo com seu próprio projeto. Após a revolução, a propriedade foi incendiada pelos camponeses. Posteriormente, foi restaurado, hoje existe um museu-reserva do grande poeta.
Dubrovitsy
A magnífica Igreja Znamenskaya é a principal atração de Dubrovitsy, nas margens do Pakhra. Foi construído por Boris Golitsyn, o tutor de Pedro I, em um estilo atípico. O topo do templo é coroado com uma coroa, existem muitas esculturas nas paredes. Hoje em dia a igreja está ativa. O palácio senhorial foi construído em estilo barroco na primeira metade do século XVIII e foi posteriormente reconstruído várias vezes. Infelizmente, o luxo de seu interior hoje só pode ser julgado por fotografias.
Pehra-Yakovlevskoe
A propriedade nobre em Balashikha desde o século 16 pertencia à família nobre da família Golitsyn. A propriedade atingiu seu auge sob Mikhail Golitsyn. Foi construída uma mansão com duas alas, um templo, um teatro, surgiram estufas e um parque com figuras de esfinges e leões. Hoje o parque está abandonado, fontes e estátuas foram destruídas e a propriedade precisa de grandes reparos. A universidade agrícola está localizada aqui. Desde 1991, o templo foi transferido para a igreja, os serviços são realizados nele.
Lyubimovka
A propriedade nas margens do Klyazma foi construída no século XIX. Desde 1869, a família de Konstantin Stanislavsky viveu aqui. Em um pequeno teatro de madeira construído na propriedade, ele apareceu pela primeira vez no palco. Anton Chekhov e sua esposa passaram o verão de 1902 aqui, trabalhando no famoso Cherry Orchard. Após a revolução, o prédio abrigou uma casa de repouso, um orfanato, um hospital e um albergue. Agora que a propriedade pertence à Fundação Stanislavsky, uma restauração em grande escala está em andamento.
Yaropolets (propriedade dos Zagryazhsky-Goncharovs)
No século 17, Yaropolets pertenciam a Hetman Doroshenko, e seu túmulo também está localizado aqui. O conjunto arquitetônico de pedra começou a ser criado sob os Zagryazhskys no século 18 - a casa senhorial principal, uma cerca de tijolos, duas torres na entrada, um templo, um parque com um pavilhão e anexos. Desde a década de 20 do século XIX, a propriedade pertenceu à família Goncharov. Pushkin às vezes visitava aqui - isso ajudou a propriedade a sobreviver na época soviética. Hoje o solar abriga uma casa de repouso.
Propriedade Vorontsov-Dashkova
Em meados do século 19, o conde Vorontsov-Dashkov era o proprietário da propriedade em Bykovo. Sob ele, um palácio de pedra vermelha de dois andares foi construído com colunas-estátuas e uma torre para um observatório. Nas proximidades existia um jardim botânico, um parque com avenidas de rosas negras e dois lagos, o edifício Hermitage com um salão de música e uma sala de aquário. A pérola da quinta é uma igreja com campanário em estilo pseudo-gótico. Atualmente, o parque está funcionando, o edifício do palácio está sendo gradualmente destruído.
Boblovo
As primeiras informações sobre Boblov do distrito de Klinsky datam da época de Ivan, o Terrível, e de 1865 a 1907 o brilhante cientista Dmitry Mendeleev viveu e trabalhou aqui. Ele conduziu experimentos agrícolas na propriedade, estudou a eficácia dos fertilizantes minerais e escreveu artigos científicos. Após a revolução, a propriedade foi seriamente danificada. Apenas uma casa térrea sobreviveu até hoje, em parte um campo experimental e um parque paisagístico. A casa abriga o Museu D. Mendeleev.
Fryanovo
A propriedade Fryanovo no distrito de Shchelkovo é uma das poucas construídas em madeira e perfeitamente preservada até hoje. No final do século 18, a família Lazarev de comerciantes e joalheiros, imigrantes da Pérsia, que receberam a nobreza na Rússia, se engajou em seu arranjo. O solar com mezanino está ligado por passagens às alas laterais, onde se localizavam as estufas. Uma igreja e um parque de tílias foram construídos nas proximidades. Hoje, um museu está aberto na propriedade, festivais de música e exposições são realizados.
Sukhanovo
A propriedade atingiu sua maior prosperidade sob os príncipes Volkonsky, que a possuíram de 1804 a 1917. Os edifícios senhoriais foram construídos pelos melhores arquitectos do século XIX. Este é um palácio no estilo do classicismo russo, e duas alas, e uma casa do clero em forma de castelo de um cavaleiro, e duas casas de hóspedes, bem como a casa do gerente. A principal atração é o mausoléu de Volkonsky, onde foram sepultados os donos da propriedade. Hoje a propriedade está um pouco abandonada, mas acessível ao público.
Gorenki
A propriedade em Balashikha na virada dos séculos 18 para 19 era uma das mais ricas e bonitas da região de Moscou. Seu proprietário, o conde Razumovsky, gostava de cultivo de plantas, inúmeras plantas exóticas cresciam em suas estufas. Um parque com gazebos e estátuas foi criado ao lado da propriedade. Infelizmente, os proprietários subsequentes colocaram uma tecelagem e uma fundição na propriedade, o que causou grandes danos ao palácio e ao parque. Hoje existe um sanatório aqui, o prédio está sendo gradualmente destruído.
Vvedenskoe
O complexo senhorial nos arredores de Zvenigorod foi projetado no início do século 19 pelo famoso arquiteto Lvov por ordem dos proprietários - a família Lopukhin. Todos os edifícios eram de madeira, mas no início do século 20 foram substituídos por outros de tijolo. O complexo é composto por um solar com anexos, uma pequena igreja com campanário, um parque de cal, um abrigo para carruagens e um pátio para cavalos. Atualmente, um sanatório está localizado em Vvedensky, a entrada no território é limitada para turistas.
Darovoe
Uma propriedade nobre do século 16 em Darovoye, não muito longe de Zaraysk, junto com um parque de limoeiros, campos e jardins, em 1831 passou para a posse da família Fyodor Dostoiévski. O futuro escritor passou sua infância aqui. Os herdeiros do famoso sobrenome viveram na propriedade até 1929. Desde finais do século passado, a quinta adquiriu o estatuto de museu. Uma exposição dedicada à família Dostoiévski foi instalada em uma ala de madeira, e um monumento ao grande escritor foi inaugurado nas proximidades.
Krivyakino
A casa central da propriedade nos arredores de Voskresensk foi construída no século 18 pelo proprietário Zamyatin. Além do solar com colunas barrocas, a quinta incluía dois anexos e um parque com cascata de lagoas. Posteriormente, a propriedade passou repetidamente de mão em mão. Seus últimos proprietários emigraram para a Europa durante a revolução, o prédio abrigou um albergue e, em seguida, um sanatório infantil. Hoje a quinta é visitada por turistas, aí decorrem exposições e concertos.
Lopasnya-Zachatyevskoe
A história da propriedade em Chekhov está intimamente ligada aos nomes famosos dos Vasilchikovs, Goncharovs, Pushkins, Lansky. Por muitos anos, a esposa de Pushkin e seus filhos e netos estiveram aqui com frequência. A casa principal em estilo barroco, um parque paisagístico com lagoas pitorescas e um pequeno templo sobreviveram do conjunto senhorial do século XVIII. Há também uma necrópole onde os descendentes dos Pushkins e Vasilchikovs descansam. Hoje, excursões, exposições e noites criativas são realizadas no museu da propriedade.
Glinka
Os edifícios arquitetônicos da propriedade foram criados no início do século XVIII. Era propriedade do conde Jacob Bruce, um sócio de Peter I, um homem bem-educado, culto, envolvido em muitas ciências. As salas do palácio foram convertidas por ele em escritórios, onde realizou pesquisas, e as fachadas foram decoradas com máscaras de pedra demoníaca. O conde tinha um observatório astronômico e uma coleção de coisas curiosas que se somavam à Kunstkamera. Hoje, a mansão abriga um sanatório e um museu.
Grebnevo
Uma das propriedades mais antigas da Rússia, no distrito de Shchelkovo, foi mencionada no século XVI. Em várias ocasiões, seus proprietários foram Trubetskoy, Bibikov, Golitsyns. Hoje, um trabalho ativo está em andamento para restaurar a propriedade. Na margem da pitoresca lagoa existem casas provisórias para viver, cafés, tendas, um museu com exposição histórica e biográfica e parques infantis. No futuro, a criação do maior cluster arquitetônico, histórico, cultural, educacional e de entretenimento da Rússia com uma área de mais de 300 hectares.
Ershovo
Um dos locais mais pitorescos nas proximidades de Zvenigorod. A casa de dois andares do mestre principal no estilo império de tijolos brancos foi construída em 1837, o proprietário era o conde Vasily Olsufiev. Ao mesmo tempo, a igreja foi fundada. Um parque com vielas de tílias e um grande lago com ilhas conectadas por passarelas sobreviveram até hoje. Durante a guerra, a mansão e o templo foram explodidos pelos alemães. Posteriormente, eles foram restaurados e, desde 1952, uma casa de repouso foi inaugurada aqui.
Vorobyovo
No século 18, a propriedade na região de Podolsk pertencia à dinastia Tatishchev - herdeiros do famoso historiador e estadista Vasily Tatishchev. Naquela época, o solar principal foi erguido com colunas no estilo classicismo, uma igrejinha, anexos, um belo parque foi equipado. Tudo isso sobreviveu até hoje. Depois dos Tatishchevs, a propriedade mudou vários proprietários, entre os quais estavam os príncipes de Vyazemsky. Hoje funciona aqui uma casa de repouso.
Znamenskoye-Gubailovo
Os primeiros proprietários da propriedade foram a família Volynsky, que ergueu a Igreja do Sinal, que sobreviveu até hoje. Sob os Dolgorukovs, em meados do século XVIII, foi criado um conjunto arquitetônico no estilo do classicismo - o solar principal com alas, a ermida, um jardim, parques com pavilhões. Posteriormente, a propriedade mudou de proprietários, o último foi Sergei Polyakov, editor e filantropo. Artistas e escritores famosos o visitaram. Hoje, um complexo cultural e expositivo foi criado em uma das dependências.