A cidade do Extremo Oriente, localizada às margens do Mar do Japão, atrai muitos turistas por um motivo. Natureza à beira-mar, poder e beleza das paisagens marítimas, passado militar e arquitetura histórica preservada - esta não é uma lista completa das atrações da cidade. Pontes estaiadas são colocadas ao longo das baías pitorescas, por isso Vladivostok é chamado de "San Francisco" russo.
Você pode se familiarizar com a natureza de Primorye no Jardim Botânico do Ramo do Extremo Oriente da Academia Russa de Ciências ou na Ilha Popov, parte da qual está sob a proteção da UNESCO como um objeto único da biosfera. A vida cultural de Vladivostok também é diversa. Sua casa de ópera é uma ramificação do lendário Teatro Mariinsky, cuja equipe principal frequentemente participa de apresentações do Tetra de Vladivostok. Os museus da cidade conhecem o seu passado militar e a história da região.
Pontes estaiadas de Vladivostok
Imediatamente após sua construção em 2012, as pontes se tornaram os principais símbolos visuais da cidade, seus cartões de visita turísticos. Você pode vê-los nesta glória nas plataformas de observação.
Ponte dourada
Uma das atrações mais populares da cidade. A ponte é colocada sobre a Baía do Chifre de Ouro. Ele conecta dois distritos de Vladivostok - Leninsky e Pervomaisky. As estruturas estaiadas em forma de leque para a ponte foram trazidas da França. A ponte tem 1.388 metros de comprimento e 64 metros de altura. Os pedestres não podem andar na ponte. Você pode inspecionar a grandiosa estrutura do deck de observação localizado na colina Eagle's Nest.
Ponte russa
Ponte automóvel entre a Península de Nazimov e a Ilha Russky. É uma das maiores pontes estaiadas do mundo, com um vão de 1104 metros e uma altura de 324 metros. A ponte foi inaugurada antes da cúpula de 2012. A coloração externa dos cabos estaiados com as cores da bandeira russa tornou-se incomum. Você pode ver a ponte em toda a sua glória nas plataformas de observação da bateria Novosiltsevskaya e na colina do Ninho da Águia.
Os lugares mais interessantes e bonitos
Lista, fotos com nomes e descrições dos melhores pontos turísticos de Vladivostok. Ele o ajudará a organizar rotas para explorar os principais lugares da cidade em 2-3 dias.
Russky Island
Localizado em uma das baías do Mar do Japão. Faz parte do arquipélago Imperatriz Eugenia. O tamanho da ilha é de 18 * 13 km. Este é um dos locais de férias preferidos dos cidadãos e visitantes da cidade. Na Ilha Russky existe um oceanário, baterias e fortes da fortaleza de Vladivostok. A costa tem muitas belas enseadas, praias e grutas em costões rochosos. Entre as belezas naturais, as mais conhecidas são a Península de Tobizin e a Baía de Ajax.
Golden Horn Bay
Baía longa e estreita do estreito oriental do Bósforo. Tem um grande número de portos - comércio, pesca, empresas de reparação naval. A profundidade da baía na entrada é de 27 metros, no litoral - de 5 a 1,5 metros. Existem muitas atrações na costa da baía pitoresca - o dique de Tsarevich, o porto marítimo, a Ponte Dourada e o dique do navio. Na excursão aquática, você pode ver os navios da Frota do Pacífico.
Complexo memorial no dique Korabelnaya
Criado em memória dos fundadores da cidade. Em 1860, foi neste local que pousou um destacamento de soldados da nau Manjur, de onde se iniciou a fundação da cidade. A base do memorial é formada por um obelisco de 14 metros de altura, feito em forma de vela. Âncoras e datas memoráveis "1860-1965" estão localizadas ao lado dela. O Pacific Glory Memorial Complex inclui o navio Red Pennant e o submarino S-56.
Deque de observação Eagle's Nest
O morro é o ponto mais alto da parte histórica da cidade. O mirante no topo está localizado a 160 metros de altitude. Oferece uma vista maravilhosa da Ilha Russky e da ponte estaiada que conduz a ela, a Baía do Chifre Dourado e a Ponte Dourada situada acima dela. O efeito da foto será adicionado por navios no porto do Mar do Japão. Também a partir dele você pode apreciar o relevo incomum de Vladivostok, construído nas colinas.
Funicular de Vladivostok
Inaugurado em 1962 como meio de transporte público. Localizado nas encostas do Eagle Hill do lado da Baía do Chifre de Ouro. O ponto final é um mirante no topo da colina. A iniciativa de criar o funicular pertence a Khrushchev, que queria fazer de Vladivostok um "segundo São Francisco". Durante a viagem de bonde de montanha, uma bela vista da baía do mar e da ponte estaiada se abre.
Fortaleza de Vladivostok
Uma poderosa fortificação foi construída de 1889 a 1918. A conclusão da construção foi completamente impedida pela revolução e pela Primeira Guerra Mundial. Conseguimos construir 11 fortes, que hoje fazem parte do complexo museológico dedicado à fortaleza. Além disso, os visitantes podem ver torpedos, um parapeito de rifle, armas de artilharia e antiaéreas, minas, metralhadoras e sistemas de mísseis ao ar livre.
Bateria voroshilov
O edifício histórico está localizado na Ilha Russky. A bateria de duas torres foi construída na década de 1930 a uma altitude de mais de 50 metros acima do nível do mar, entre duas colinas. É uma poderosa estrutura defensiva com mecanismos sofisticados projetados por engenheiros militares. Os canhões da bateria protegeram de forma confiável a Baía de Ussuri da invasão inimiga, de modo que as forças navais japonesas nunca puderam se aproximar da costa sul da cidade.
Oceanário Primorsky
A estrutura incomum do oceanário é feita na forma de uma concha gigante de um molusco bivalve. O aquário está localizado na Ilha Russky. Em sua área de 37.000 m² funcionam laboratórios científicos e exposições para visitantes. Para os habitantes subaquáticos, foram feitos 135 aquários de diferentes tamanhos. De particular interesse para os visitantes é o longo túnel de 70 metros cercado por água. O delfinário hospeda um show de golfinhos.
Museu da História do Extremo Oriente em homenagem a V.K.Arsenyev
Um dos maiores museus do Extremo Oriente. Trabalha desde 1884. Apresenta aos convidados coleções de diferentes temas - história local, etnográfica, arqueológica. As mais interessantes são as exposições dedicadas ao reino Bohai, à cultura e às tradições dos povos indígenas de Primorye - Nanai, Adyghe, Aleutas, Esquimós, bem como exposições do século 12 do complexo funerário do Príncipe Esykuy.
Museu de História Militar da Frota do Pacífico
O museu está localizado dentro das paredes de uma mansão de 1903 construída para oficiais da marinha. Um belo edifício no estilo classicismo está localizado perto do dique de Tsarevich. Os fundos do museu contêm cerca de 40.000 exposições dedicadas à história e ao desenvolvimento da Frota do Pacífico. Bandeiras, estandartes, armas, maquetes de navios, pertences pessoais de marinheiros estão expostos em 11 salas do museu. Há uma exposição ao ar livre de equipamentos militares.
Fragatas "Pallada" e "Nadezhda"
Eles são um símbolo da frota navegante do Extremo Oriente. Os habitantes locais costumam chamar os elegantes veleiros de aristocratas do mar. "Nadezhda" é uma fragata de treinamento, suas 26 velas, que são a principal força motriz da embarcação, são controladas manualmente. O "Pallada" é um navio de treinamento de três mastros, construído em 1989. Os turistas ficam felizes em ver os veleiros navegando ao longo da pitoresca Baía de Amur e da Baía do Chifre de Ouro.
Refrigerador Sopka
Localizado a 8 km do centro da cidade no distrito de Pervorechensky. Anteriormente chamada de Montanha Muravyov-Amursky. A altura da colina é de 257 metros, e uma boa vista da Baía de Amur se abre de seu topo. As competições de ciclismo downhill e cross-country são frequentemente realizadas aqui, e você pode ver pilotos de planador. Na colina, existem 4 armas antigas abandonadas dos tempos czaristas. Existem muitas lendas místicas em torno do pico.
Ilha Popov
Localizado na Baía de Pedro, o Grande.É separada da Ilha Russky pelo Estreito Stark. Existe um serviço de ferry entre a ilha e a cidade. Parte da ilha e a área de água ao seu redor fazem parte da Reserva Marinha do Extremo Oriente, que tem o status de Reserva da Biosfera da UNESCO. Os turistas podem visitar a reserva somente mediante acordo prévio. Caminhos ecológicos especiais foram traçados para os visitantes.
Farol tokarevsky
O farol em funcionamento atrai muitos turistas e se tornou uma das marcas registradas da cidade. Também conhecido como Farol Egersheld. Localizado em um estreito aterro artificial, ao longo do qual na maré baixa você pode caminhar diretamente para o farol. O cabo ilumina os navios que passam pelo estreito do leste do Bósforo. Sua altura é de 119 metros, a luz do farol pode ser vista a uma distância de 19 milhas. O farol foi erguido em 1876.
Belas ruas e aterros de Vladivostok
Passeios de lazer pelas belas ruas e diques da cidade são a maneira mais fácil e econômica de ver suas principais atrações.
Rua Svetlanskaya
A rua principal da cidade, onde estão localizados belos edifícios históricos do século XIX. As primeiras casas foram construídas nele em 1861. A rua leva o nome do navio "Svetlana", no qual o grão-duque Alexei Alexandrovich chegou à cidade em 1873. A primeira chegada à cidade de um dos membros da família real foi um acontecimento importante para a cidade. Os edifícios mais interessantes da rua são as casas da Associação Kunst e Albers.
Aterro de Tsesarevich
Situada ao longo da costa norte da Baía do Chifre de Ouro. Ele vai das docas de reparos de navios até a Ponte Dourada. Este lugar é popular entre os amantes de passeios à beira-mar, que são atraídos pelas paisagens marinhas hipnotizantes. As vistas são especialmente bonitas à noite, quando a baía é iluminada por luzes coloridas. O comprimento do aterro é de 640 metros. Possui duas fontes. Do cais, você pode fazer um passeio de barco.
Aterro esportivo
A fundação do aterro data de 1862. Agora é uma zona pedonal bem mantida, onde se realizam feriados, discotecas, festivais e eventos festivos. Existem ciclovias e catamarãs para alugar. Uma excelente vista do dique de Tsarevich se abre a partir da roda-gigante. O Oceanário de Vladivostok e a Fortaleza de Vladivostok estão localizados nas proximidades. Uma das principais decorações do aterro é uma fonte de luz e música.
Aterro Korabelnaya
Situada na Baía do Chifre de Ouro, no centro da cidade. Foi neste local que Muravyov-Amursky construiu um posto militar, a partir do qual começou a história da cidade. O aterro tem um comprimento curto - apenas 500 metros. Sua principal característica é um grande acúmulo de monumentos históricos e memoriais - o navio-museu Red Pennant, a Chama Eterna, o monumento Solzhenitsyn, o Glory Memorial, o Tsarevich Arch.
Rua Almirante Fokin
A rua central da cidade, muitas vezes escolhida para passear pelos visitantes da cidade. Muitas vezes é chamado de "Vladivostok Arbat". Uma caminhada tranquila ao longo da Rua Fokina lhe dará muitas impressões agradáveis. Tem fontes pequenas, mas bonitas, lojas de souvenirs, cafés acolhedores. Músicos de rua se apresentam, artistas de rua organizam mini-vernissages. A arquitetura da rua com casas do século 19 e início do século 20 é interessante.
Marcos arquitetônicos de Vladivostok
Os monumentos mais reconhecidos da arquitetura e do planejamento urbano que adornam as ruas e praças da cidade.
Monumento aos Lutadores pelo Poder Soviético no Extremo Oriente
Localizada na praça dos Lutadores da Revolução - praça central da cidade. O conjunto arquitetônico da praça começou a ganhar forma no século XIX. Combina harmoniosamente edifícios históricos e modernos. Uma excelente vista da Baía do Chifre de Ouro se abre da parte sul da praça. O monumento alto é a característica dominante da praça. A figura de um lutador segurando uma bandeira ondulante na mão está instalada em um pedestal de 30 metros.
A construção da casa comercial "Kunst e Albers"
Localizado na rua Svetlanskaya. É um monumento do patrimônio cultural do país e está incluído no "fundo de ouro" arquitetônico do Extremo Oriente. A loja de departamentos foi construída no estilo Art Nouveau Romântico em 1906-1907. Arquiteto de projeto - Georg Junghendel. Desde a sua construção, o edifício não mudou a sua finalidade comercial: em 1934, em vez da casa comercial de uma sociedade alemã, a GUM passou a nela trabalhar.
Monumento a G.I. Nevelsky
Inaugurado em 1897. O monumento ao notável marinheiro-geógrafo foi erguido na rua Svetlanskaya. A instalação do monumento foi realizada a expensas do público. É um obelisco de quatro lados, o topo do qual é coroado com a figura de uma águia de duas cabeças. No nicho do obelisco há um busto de bronze do almirante Nevelskoy. Em três lajes há uma descrição da expedição Amur, chefiada por Nevelskoy.
Portões do triunfo de Nikolaev
Um monumento elegante e pitoresco no estilo da antiga arquitetura russa no cais do Almirante. O portão em arco foi erguido no século 19 em homenagem à chegada do futuro imperador, o czarevich Nicolau à cidade em 1891. Na maioria das vezes, entre os residentes locais da cidade, o nome abreviado "Arco do Tsarevich" é usado. O impressionante edifício é um destino turístico popular e está incluído em quase todos os programas de excursão.
Estação ferroviária Vladivostok
Localizado perto do parque com o nome. Lenin. O prédio da estação foi erguido em 1891-1893, inicialmente sua parte central era de um andar, e as laterais eram de dois andares. Após a reconstrução em 1910, a estação tornou-se completamente em dois andares. O futuro imperador Nicolau II esteve presente no lançamento da primeira pedra da estação, conforme indicado por uma placa comemorativa colocada na parede da estação em 2017. O salão interno é decorado com o painel "Nossa Grande Pátria".
Locais de culto em Vladivostok
A cidade possui mosteiros e belos templos. Você pode ver catedrais ortodoxas, uma igreja católica e até uma igreja luterana.
Catedral de Intercessão
A história da catedral na parte sul do Parque Pokrovsky começou em 1900. Foi erguido no território do antigo cemitério, a catedral foi consagrada em 1902. Durante a era soviética, junto com muitos outros edifícios religiosos, a Catedral de Intercessão também foi danificada - o templo foi explodido em 1935. A restauração do templo foi realizada em 2004-2007, sobre as ruínas das fundações da histórica catedral. Agora a catedral está aberta aos fiéis.
Igreja Luterana de São Paulo
A Igreja Luterana é um dos edifícios mais antigos da cidade. Foi construído em 1907-1909 com doações de paroquianos. A maior parte da construção foi paga pela casa comercial Kunst e Albers. Um edifício religioso foi construído com tijolos produzidos na Alemanha na fábrica de Müller. Em 1997, tiveram início as obras de restauração, também financiadas pela Alemanha, que incluíram a igreja de Vladivostok na lista dos monumentos culturais alemães.
Igreja Católica do Santíssimo Theotokos
A igreja de tijolos foi fundada em 1908 no local de uma de madeira queimada. A construção durou até 1921, e em 1935 os bolcheviques já haviam fechado a igreja e colocado a Câmara Municipal dentro de suas paredes. O prédio foi devolvido à comunidade católica apenas na década de 1990, e em 2010 sua construção foi concluída. A igreja tem um estilo neo-gótico tradicional para edifícios católicos - torres com torres e vitrais coloridos.
Catedral de São Nicolau
A construção do templo começou em 1905 em memória dos soldados que morreram na Guerra Russo-Japonesa. O templo está localizado perto do Parque Nagorny e é sua decoração arquitetônica. A edificação da Igreja Ortodoxa está incluída no cadastro de monumentos históricos e culturais. A aparência da catedral não é muito típica de edifícios ortodoxos, porque além da própria igreja, havia uma escola, uma biblioteca e aposentos em seu prédio.
Convento Martha-Mariinsky
Localizado na Baía de Amur na área de Sedanka. O mosteiro inclui duas igrejas - em homenagem a Alexandre Nevsky e em homenagem a Eusébio de Samosatsky, bem como a capela de João Batista.O templo de Eusébio de Samosata, construído em tijolos, é considerado o edifício mais elegante do território do mosteiro. É decorado com um telhado verde brilhante e cebolas douradas nas cúpulas. Parece mais uma torre de conto de fadas.
Jardins e parques de Vladivostok
Os parques e praças mais populares, onde se pode passear pelas vielas, respirar ar puro e sentar-se num banco.
Jardim Botânico-Instituto FEB RAS
Um grande jardim botânico com uma área de 169 hectares está localizado a 19 km do centro da cidade. Foi fundado em 1949. Suas luxuosas coleções de plantas de todo o mundo são uma atração turística atraente. No parque foram implantadas trilhas ecológicas e instaladas bancas de informações. Eles realizam excursões temáticas. O jardim botânico exibe cerca de 800 plantas e seu herbário contém cerca de 120.000 folhas.
Parque Pokrovsky
Fundado em 1923 no local de um antigo cemitério. Na década de 1990, além do componente estético, foram agregados ao parque elementos culturais e memoriais. Os objetos perdidos durante a era soviética foram gradualmente restaurados - a Capela Serafim, a Igreja de São João de Kronstadt e a Catedral de Intercessão. Um monumento aos santos Pedro e Fevronia foi erguido. Em todo o parque, existem passeios pedonais em meio a espaços verdes.
Parque da Cultura e do Resto com o nome de Lazo
Localizado a 20 km do centro de Vladivostok, nas margens da Baía de Amur. É bom relaxar aqui e passar algum tempo na natureza em qualquer época do ano. No verão você pode fazer um piquenique à sombra das árvores ou nadar nas águas da baía, sentar em um café ou se divertir com os passeios. Existe um aluguer de catamarãs, scooters giroscópios, bicicletas. Existe uma cidade da corda. No inverno, a pista de patinação fica inundada. Uma fonte com figuras de carpas douradas está instalada no parque.
Museus interessantes em Vladivostok
Os museus mais populares da cidade, que não pode deixar de visitar.
Primorsky State Art Gallery
Fundado em 1965. Sua exposição principal está localizada no edifício histórico do antigo Banco Russo-Asiático na rua Aleutskaya. Um salão de exposições adicional está localizado na Partizansky Prospekt. Ao visitar a exposição permanente, os visitantes verão mais de 150 obras-primas da pintura, incluindo telas de Serov, Aivazovsky, Repin. Há uma coleção de ícones antigos, pinturas de artistas europeus dos séculos XVI-XX.
Museu Automotivo de Antiguidades
Fundada em 2002 na rua Sakhalinskaya. Ele exibe cerca de 50 peças que serão do interesse dos amantes da tecnologia retro. As coleções do museu incluem motocicletas e carros soviéticos e estrangeiros. Há exposições da época da Grande Guerra Patriótica, incluindo motocicletas alemãs capturadas, carros produzidos na década de 1950. Você pode visitar o museu de forma independente ou como parte de um grupo de excursão.
Casa-Museu da família Sukhanov
O único museu do país dedicado à família de um oficial czarista que dedicou sua vida ao desenvolvimento e à melhoria do Extremo Oriente. O museu foi inaugurado em 1977 dentro das paredes de uma mansão que preserva sua aparência original da época em que a família Sukhanov morava lá. Em uma das salas, a atmosfera do escritório de Sukhanov é recriada - uma máquina de escrever, documentos antigos, fotografias são exibidos.
Navio-museu "Bandeirola vermelha"
O museu está equipado com um navio patrulha pré-revolucionário. Inicialmente, o navio lançado em 1910 foi denominado Almirante Zavoiko. Em tempos revolucionários, ela mudou um pouco do vermelho para o branco e vice-versa, estava em evacuação em Xangai por dois anos. Na década de 1920, o navio participou de batalhas com os Guardas Brancos e fez parte de expedições de pesquisa.
Casa do viajante Arsenyev
O museu é dedicado à memória do viajante, pesquisador, escritor e etnógrafo Arseniev. O museu foi fundado na casa onde Vladimir Klavdievich viveu nos últimos anos de sua vida de 1928 a 1930. A casa foi construída em 1901 e é um patrimônio cultural da Rússia. O layout dos quartos foi preservado desde a época de Arseniev. Os móveis dos quartos preservaram os itens originais do início do século 20 - móveis, pratos, itens de decoração.
Principais teatros de Vladivostok
A cidade se orgulha de seus próprios locais culturais. O Teatro de Ópera e Ballet de Vladivostok é um dos melhores palcos de teatro do país.
Teatro dramático com o nome de Gorky
Fundado em 1931. Desde 1975 está localizado perto do Embankment Korabelnaya, em um edifício moderno que pode acomodar cerca de 1000 espectadores. O repertório do teatro é diverso - há apresentações clássicas, tragédias, comédias, apresentações infantis. A peculiaridade das performances é a combinação de drama e arte musical. As apresentações do teatro dramático também fazem sucesso em outras cidades - a trupe de teatro faz turnês pelo país todos os anos.
Palco Primorsky do Teatro Mariinsky
O Opera and Ballet Theatre funciona em Vladivostok desde 2013. Está alojado num edifício futurista elegante com uma fachada de vidro e janelas panorâmicas que oferecem excelentes vistas sobre o Mar do Japão. A parte principal do repertório são as obras-primas mundialmente reconhecidas do balé e da ópera. Performances de grande escala são encenadas no palco do Grande Salão, performances de câmara - no Pequeno Salão. Para as crianças, eles encenam performances sinfônicas baseadas em contos de fadas.
Atrações infantis de Vladivostok
Lugares interessantes que podem ser visitados com crianças são o aquário e o zoológico local. Eles não vão deixar seus convidados indiferentes.
Circo de Vladivostok
Fundado em 1973. Após a última reconstrução, o edifício do circo na Rua Svetlanskaya está em excelentes condições e equipado com tecnologia moderna, o que permite a realização de espetáculos luminosos e coloridos - "Circo dos Animais", "Espetáculo de Água, Fogo e Luz", "Império dos Predadores ". A arena do circo é utilizada não apenas para apresentações circenses, mas também para apresentações de artistas pop que vêm em turnê de todo o país.
Zoo "Sadgorod"
No zoológico de Vladivostok, reina a harmonia da flora e da fauna. Aqui você pode apreciar a beleza da natureza do Extremo Oriente, ver os habitantes selvagens da taiga, bem como animais exóticos. O zoológico é o lar de tigres Amur, pavões, ursos, leopardos, leões africanos, macacos, porcos-espinhos. Os terrários são habitados por cobras, tartarugas aquáticas e crocodilos. No total, o zoológico abriga mais de 200 espécies de animais.
Oceanário de Vladivostok "Aquamir"
Ele está localizado próximo ao Museu da Fortaleza de Vladivostok. O aquário possui três salas temáticas com área total de 1.500 m². Dezenas de aquários abrigam cerca de 1000 espécies da fauna marinha e de água doce. Você pode ver os habitantes do Mar de Okhotsk, o Mar do Japão, peixes exóticos. Um corredor separado abriga uma exposição do museu - corais, esponjas, conchas, peixes alcoolizados, embriões de animais marinhos.
Submarine S-56
O símbolo da glória militar de Vladivostok. O submarino está instalado no aterro Korabelnaya. Este é o primeiro submarino soviético a fazer uma viagem ao norte ao redor do mundo. Por mais de 40 anos, o interior do submarino abrigou exposições de museus dedicadas às forças submarinas da Frota do Pacífico. Os compartimentos da proa e central mantiveram a aparência original do submarino, eles até têm munição de torpedo.