30 monumentos populares de Khabarovsk

Pin
Send
Share
Send

Khabarovsk é uma das cidades mais orientais da Rússia. Embora esteja a centenas de quilômetros da capital, nem a Guerra Civil, nem a Grande Guerra Patriótica, nem outros marcos importantes na história do país passaram. As ruas da cidade ficaram repletas de monumentos a partir do final do século retrasado. Alguns deles foram destruídos durante a era soviética, outros foram substituídos por cópias e outros ainda encantam os cidadãos e turistas com sua aparência.

A Praça da Glória de Khabarovsk é decorada com um complexo militar memorial. Foi criado há décadas, mas parece um todo único. O motivo é a ideia original, que incluiu três etapas de construção. Nos últimos anos, após a restauração de ruas e avenidas, interessantes objetos de arte apareceram nelas, como "Signs of the Zodiac" ou "Ladies with a Dog". Isso confere à cidade um caráter moderno.

Monumentos históricos e modernos de Khabarovsk

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

"Chama eterna"

O complexo memorial em homenagem a compatriotas que morreram nas frentes da Grande Guerra Patriótica foi criado para o 40º aniversário da Vitória. Foi inaugurado em 1985. No centro da composição no Quadrado da Glória está a tigela da Chama Eterna. A chama foi acesa por uma tocha trazida de Komsomolsk-on-Amur. Os nomes dos heróis estão inscritos em placas pretas e postes: são mais de 19 mil. Durante a restauração de 2015, novos sobrenomes foram adicionados.

"Compatriotas que morreram em guerras locais e conflitos militares"

O monumento está localizado na Praça da Glória desde 2003. 3 pilares pretos são colocados em um pedestal de granito. No centro das "pétalas" há um hemisfério, onde os locais dos conflitos militares são marcados com luzes, como em um globo. Os residentes de Khabarovsk que morreram em locais críticos também estão listados aqui. O monumento também é conhecido como "Tulipa Negra", o que por vezes cria confusão: existe um monumento com o mesmo nome no estádio. Lenin.

Monumento da Glória

Um dos primeiros objetos erguidos na Praça da Glória. Foi instalado em 1975 para o 30º aniversário da Vitória. Um grande grupo de artistas e escultores trabalhou na criação do projeto. No alto poste, medalhas são retratadas, bem como titulares das Ordens da Glória e da Glória do Trabalho, Heróis da URSS e do Trabalho Socialista. Ao fundo do monumento existe uma parede maciça alargada com relevos de oito tipos de ordens.

"Glória da Cidade Militar"

Khabarovsk se tornou a 40ª cidade a receber uma classificação tão elevada. Em 2015, em homenagem a este evento, foi inaugurada uma estela com 16,5 metros de altura. Situa-se na praça com o mesmo nome. A cadeira é coroada por uma águia dourada de duas cabeças. O território é forrado de azulejos, organizam-se acessos convenientes ao monumento, fazem-se cercas e escadas e plantam-se flores em pequenos canteiros na estação quente.

Monumento ao Marechal A.M. Vasilevsky

Instalado no início da área do parque próximo ao estádio. Lenin. Alexander Vasilevsky - Marechal da União Soviética. Durante a Grande Guerra Patriótica, ele chefiou o Estado-Maior Geral e participou do desenvolvimento de quase todas as grandes operações no front, tanto defensivas quanto ofensivas. O monumento retrata Vasilevsky em pleno crescimento. A altura do pedestal é de 9 metros. O autor do projeto é Salavat Shcherbakov.

Monumento a N.N.Muravyov-Amursky

Em 1891, o projeto de erigir um monumento em homenagem ao Governador-Geral da Sibéria Oriental foi aprovado pessoalmente por Alexandre III. O monumento não durou muito: nos primeiros anos do governo bolchevique, foi derrubado e derretido. No entanto, os desenhos sobreviveram, então em 1992 eles conseguiram recriar o marco e colocá-lo em seu lugar original. O monumento é um cartão de visita de Khabarovsk: está até representado na nota de cinco milésimos.

Monumento a Yakov Dyachenko

Inaugurado em 2008 em frente ao museu de história local. Dyachenko em 1858 desembarcou nessas terras junto com seu 13º batalhão de linha. Este se tornou o ponto de partida da história da cidade. O autor do projeto é o escultor Alexander Rukavishnikov. O dinheiro para a construção do monumento foi arrecadado pelos habitantes da cidade. A altura da escultura de bronze é de 4 metros, e o pedestal também responde pelo mesmo valor. Perto estão abetos vermelhos, cinzas da montanha e veludo de Amur.

Monumento a V.I.Lenin

Um dos primeiros monumentos ao líder do proletariado. Foi estabelecido em 1925, o ano da morte de Lenin. A grande inauguração ocorreu no outono. A escultura tem 3 metros de altura, sem pedestal de granito multi-estágio. Autor - Matvey Manizer. Como a praça foi reconstruída na década de 50, o monumento teve que ser transferido para a fachada da antiga escola e instalado em um novo pedestal.

"Aos Heróis da Guerra Civil no Extremo Oriente"

Localização - Praça Komsomolskaya. Data de instalação - 1956. O escultor é Andrey Faydysh-Krandievsky, o arquiteto é Mikhail Barshch. A altura do obelisco é de 22 metros. É feito de granito cinza e tem uma estrela no topo. Em frente ao obelisco há três figuras de três metros: um comissário, um guerrilheiro, um soldado da Guarda da Garça, bem como uma bandeira em desenvolvimento. O memorial tem o status de objeto cultural de importância federal.

Monumento a A.S. Pushkin

Localizada no Instituto Pedagógico. Um monumento de concreto de tamanho real a Pushkin ficou no parque de 1949 a 1986. Ao mesmo tempo, o pedestal foi mudado para ele, e o próprio monumento foi movido. Posteriormente, a escultura foi enviada para reconstrução e foi feita uma cópia em cobre. A reinstalação ocorreu em 1990. Um mistério está ligado ao monumento: o autor é desconhecido. Existem várias versões de sua origem, mas nenhuma foi comprovada.

Monumento a N.P. Zadornov

A inauguração ocorreu em 1999. Nikolai Zadornov é conhecido pelos frequentadores do teatro na Sibéria e no Extremo Oriente, como um ator e diretor versátil. Existem também muitas obras literárias em seu arsenal. O projeto do monumento a Vladimir Baburov foi aprovado pelas autoridades e pela família Zadornov. Eles também ajudaram com o financiamento. O escritor sentado enfrenta Cupido, que o mencionou repetidamente em suas obras.

Busto do Marechal R. Ya. Malinovsky

Criado pelo escultor Eduard Malovinsky em 2002. Em seguida, foi instalado no parque da cidade. Marshal - duas vezes Herói da URSS. Em homenagem às tropas que comandou, foram feitas 49 saudações na capital. Malinovsky fez uma contribuição tangível para a história de Khabarovsk. Aqui, entre outras coisas, era sua sede. O busto é de bronze e tem pedestal de granito rosa. A altura total é de cerca de 2 metros.

Monumento aos Guardas de Fronteira do Extremo Oriente

Ele está localizado na Ussuriysky Boulevard desde 2008. A estela de 15 metros é feita de mármore. Traz o brasão das tropas da fronteira. Abaixo está uma breve nota de fundo. A parte principal do monumento são os baixos-relevos que mostram o dia a dia dos guardas de fronteira do Extremo Oriente. No passado, este lugar é uma mesa de obelisco com tema militar. Foi desmontado devido ao uso e desgaste e perda de relevância.

"Tulipa Negra"

Localizado no estádio. O monumento foi criado para imortalizar os nomes dos mortos no Afeganistão. Posteriormente, todos os militares e oficiais que participaram de operações fora do país passaram a ser comemorados aqui. A tulipa negra fica prensada entre duas placas, mas não para de florescer. Em suas pétalas, você pode ver vestígios de conchas. Outro monumento com o mesmo nome pode ser encontrado na Praça da Glória.

"Jovens defensores de Khabarovsk"

O monumento é datado de 1977. É dedicado aos heróis da guerra civil que impuseram uma nova ordem na região. Inicialmente, o monumento era feito de gesso. De vez em quando, ele se deteriorava e era desmontado em 1994. Dez anos depois, por iniciativa dos comunistas locais, o monumento foi convertido em metal e devolvido ao seu local original. Uma cápsula com mensagem aos descendentes foi mantida na base até 2018.

"Locomotiva a vapor dos primeiros planos de cinco anos"

Após a Guerra Civil, tornou-se necessário restaurar antigas e construir novas estradas para o transporte de mercadorias por longas distâncias.Uma das linhas foi concluída em meados dos anos 30, e a primeira locomotiva a vapor passou por ela com duas carruagens acopladas ao mesmo tempo. No 40º aniversário da DEPO, um monumento incomum apareceu na estação Khabarovsk-2 - uma locomotiva a vapor saindo da parede. Foi assim que as autoridades imortalizaram parte da história da cidade.

Monumento a Pedro e Fevronia

Monumentos a Pedro e Feronia Muromsky foram erguidos em muitas partes da Rússia. Sua história é instrutiva e inspiradora. O autor da composição é Konstantin Chernyavsky. As figuras de bronze dos cônjuges, que se tornaram um símbolo da felicidade e fidelidade da família, foram fundidas em Smolensk. Um pedestal e um arco foram feitos em Khabarovsk. A inauguração ocorreu em 2016. Um parque pitoresco está planejado para ser construído ao redor.

Monumento aos Marinheiros de Amur

Inaugurado oficialmente em 1975 na Pacific Street. Parte do barco está montado em um pedestal, parte - como se estivesse pendurado em vôo livre. Isso dá ao monumento uma aparência particularmente interessante. Este modelo de barco foi produzido na década de 40. Há uma placa memorial no lado esquerdo do monumento. As flores são colocadas aqui durante eventos festivos. A composição é dedicada aos marinheiros locais.

Memorial aos prisioneiros de guerra japoneses

O complexo foi criado por iniciativa e financiado pelo governo japonês em 1995. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, mais de 10 mil prisioneiros de guerra japoneses estavam na cidade. O objeto central é uma estrutura de tijolos com arcos e orifícios esféricos. Também no beco principal existe uma lápide com o nome do memorial e inscrições em japonês. Há um parque ao redor, onde são plantados abetos, bétulas, cedros e pinheiros.

Monumento aos guerrilheiros

A composição consiste em um obelisco, de 14 metros de altura, e uma escultura, cujo tamanho é quase três vezes menor. Nas mãos de um guerreiro valente, um estandarte abaixado é uma homenagem aos camaradas que colocaram suas cabeças na luta. Um monumento é dedicado a todos os que lutaram pelo poder dos soviéticos. A área ao redor teve uma má fama no passado. A área foi chamada de “ravina da morte”, pois os moradores locais foram mortos a tiros e enterrados aqui.

"Águia de duas cabeças"

Localizado na estação ferroviária. A visão tem um destino difícil. A “águia de duas cabeças” apareceu em Khabarovsk em 1900 e se tornou o primeiro monumento da cidade. Foi dedicado aos militares, que participaram da colocação de carris na Ferrovia do Extremo Oriente. A escultura foi parcialmente destruída durante a Guerra Civil. Por algum tempo a estela ficou vazia, depois foi desmontada, e o monumento foi restaurado, mas movido.

"Tanque T-34"

Outro monumento militar foi inaugurado em 1975. É dedicado aos trabalhadores e petroleiros Dalenergomash que lutaram na região. A fábrica local produziu e consertou tanques, e também se especializou no modelo T-34 desde 1941. Você pode encontrar um monumento na cidade de Volochaevsky. O tanque foi içado em um pedestal largo e maciço. Anteriormente, era liberado do motor e de outras peças internas para facilitar a construção.

"Mãos do Mundo"

A composição apareceu no cruzamento das ruas centrais da cidade - Volochaevskaya e Lenin - em 2008. A abertura foi programada para comemorar o 150º aniversário da fundação de Khabarovsk. Além disso, ele é um símbolo de amizade com a cidade de Suifenhe. Duas mãos são feitas em um estilo minimalista. Eles seguram uma esfera - um globo, onde os continentes são fixados nas hastes e vazios em vez de água. Um caminho pavimentado leva ao monumento.

"Jovens contra o fumo"

Uma bota de bronze e um sapato feminino, esmagando maços de cigarros, estão instalados perto da Academia de Educação Física. O monumento é impressionante em tamanho. Ele é projetado para motivar as pessoas a lutarem contra o vício. Nem todos podem entender qual é o seu significado, se você não conhece o pano de fundo. Funcionários do Centro de Ecologia Social encomendaram o monumento e artistas locais foram instruídos a implementar a ideia.

“Pipa e Balalaika”

A composição é dedicada ao 20º aniversário do estabelecimento de laços de amizade entre Harbin e Khabarovsk. É um presente dos vizinhos chineses para a cidade. Perto estavam dois instrumentos folclóricos: a pipa chinesa e a balalaika russa. O peso total das estruturas metálicas é de cerca de 6 toneladas. O monumento acabou por ser brilhante, já que os enormes instrumentos são pintados em suas cores tradicionais - vermelho e amarelo.

"Senhora com um cachorro"

Uma composição baseada na obra de Chekhov surgiu na cidade após a reconstrução do Amur Boulevard em 2008. A senhora está sentada em um banco de ferro fundido, segurando o chapéu com uma das mãos e acariciando um cachorrinho com a outra. Por existir um espaço livre nas proximidades, o monumento foi escolhido por turistas e noivos que organizam sessões de fotos. Muitas pessoas esfregam o joelho de uma senhora para dar sorte, e é por isso que esta parte da escultura é esfregada para brilhar.

"Os Músicos da Cidade de Bremen"

Em 2010, esculturas do conto de fadas "Os Músicos da Cidade de Bremen" foram instaladas perto do lago inferior no Boulevard Ussuriysky. Sua estrutura é feita de aço inoxidável e o revestimento de cobre faz com que pareçam leves. Há outro monumento sobre esse tema na Rua Pushkin. A princesa e o Trovador são capturados em movimento. Os amantes são freqüentemente encontrados ao seu redor. O autor do projeto é Sergey Penkov, o principal artista de Khabarovsk.

"Signos do zodíaco"

Localizado na Amur Boulevard. Todos os objetos aqui são parte de um concurso de escultura em metal. Nem todos os signos do zodíaco foram estabelecidos ainda, mas está planejado para completar a composição conforme os projetos apresentados com um conceito geral sejam implementados. Embora as figuras individuais tenham sido feitas por artesãos diferentes, elas parecem um todo. Depois que todo o conjunto estiver montado, um quadrado temático será montado ao redor.

Bateria de artilharia do século 19

O Museu Khabarovsk de Lore Local é considerado um dos maiores do país. Ele contém muitas exposições interessantes. Entre eles está a bateria de artilharia do século 19 instalada no parque do museu. É implantado de forma a ficar de guarda em edifícios próximos e prestes a abrir fogo. Todos os implementos estão disponíveis para inspeção detalhada e o guia pode responder a perguntas detalhadas.

Avião-monumento Su-7B

Este tipo de transporte aéreo de combate começou a ser criado na década de 50 do século passado. Quando a produção em série foi lançada, ela não tinha muitos análogos no mundo. Foi prestada uma homenagem ao avião em Khabarovsk, tendo-o instalado em forma de monumento. O Su-7B prata se estabeleceu em um campo de aviação militar. Durante a construção do trevo, foi temporariamente desmontado, mas depois voltou para a mesma área, mas para um local diferente.

Pin
Send
Share
Send