A região de Vologda é uma das regiões mais ricas da Rússia, com rios e lagos. Nela correm muitos rios, muitos dos quais fazem parte da bacia hidrográfica do Dvina do Norte. Alguns dos reservatórios são originários das regiões vizinhas e pertencem ao sistema hídrico de Tikhvin, que conecta o Volga ao Mar Báltico. Os rios mais longos são o Sukhona e o Yug - os afluentes direito e esquerdo do Dvina do Norte. Ambos os rios são navegáveis e são as maiores fontes de abastecimento de água da região.
A maioria dos rios flui através da floresta escassamente povoada e da orla da taiga. As margens são caracterizadas por suas vistas pitorescas e natureza quase intocada. Alguns dos territórios são protegidos pelo estado como monumentos naturais de importância regional e federal - por exemplo, Andoma Gora ou a reserva natural Verdengsky. A pesca é desenvolvida nos rios do Oblast de Vologda, espécies raras de peixes como grayling ou chub são encontradas.
Os rios mais longos da região de Vologda
Lista, foto com nomes e descrições dos maiores rios da região.
Sukhona
Este é o maior rio em comprimento e profundidade no Oblast de Vologda. Em Sukhona existem as cidades de Veliky Ustyug, Totma e Sokol, bem como muitos pequenos povoados. O rio é navegável, o tráfego de carga é feito ao longo dele. As pessoas se estabeleceram nas margens do Sukhona desde a antiguidade - na confluência do Sukhona com Vologda, os arqueólogos encontraram assentamentos do quinto milênio aC. O rio é um afluente esquerdo do Dvina do Norte.
O comprimento do rio é de 558 km.
Não perca: 30 atrações principais da região de Vologda.
Sul
O afluente direito do Dvina do Norte. O rio nasce no planalto Severnye Uvaly, flui na parte oriental da região de Vologda e deságua em Severnaya Dvina, não muito longe de Veliky Ustyug. As margens do rio são cobertas por florestas de coníferas e mistas, onde existem muitos cogumelos e frutos silvestres, e a altura das árvores chega a 30 metros. A pesca fluvial é desenvolvida - ide, grayling, char e roach são capturados.
O comprimento do rio é de 574 km, na região de Vologda - 388 km.
Waga
As nascentes estão localizadas na região de Vologda, na bacia hidrográfica de Vago-Sukhonsky. Desagua na Dvina do Norte, no território da região de Arkhangelsk, perto da aldeia de Shidrovo. Até o início da década de 90, o rafting de madeira era praticado ao longo do rio. Waga não está enviando no momento. O rio deu seu nome a muitos assentamentos e ao mosteiro Vazhsky.
O comprimento do rio é de 575 km, na região de Vologda - 186 km.
Mologa
O rio corre no território de três regiões - Tver, Vologda e Novgorod. A fonte do Mologa foi retirada da aldeia de Klyuchevoy, no distrito de Maksatikhinsky, na região de Tver. Ele flui para o alcance Vesyegonsky do reservatório de Rybinsk. No Oblast de Vologda, o rio atravessa o distrito de Ustyuzhensky. Para a aldeia deles. Zhelyabova é navegável, existem pequenos navios de passageiros.
O comprimento do rio é de 456 km, na região de Vologda 229 km.
Cubena
A nascente do Kubena está localizada no Planalto Konosha, na fronteira das regiões de Arkhangelsk e Vologda. A confluência é o Lago Kubenskoe. No curso inferior, o rio é navegável. A área onde o rio corre é caracterizada por uma natureza pitoresca. Os monumentos naturais estão localizados nas margens - reserva natural Pustoramensky Bor e Verdengsky. A pesca está bem desenvolvida e existem espécies raras de peixes.
O comprimento do rio é de 368 km, na região de Vologda - 300 km.
Kolp
A fonte de Kolpi é Ekshozero no planalto de Vepsovskaya na região de Leningrado. O rio corre para sudeste, depois vira para oeste e entra duas vezes no território da região de Vologda. Nele fica a cidade de Babaevo - o centro do distrito de Babayevsky, a vila de Verkhnevolsky e várias aldeias e vilas. Kolp desagua no Sudu perto da aldeia de Ust-Kolp, distrito de Kaduy. As margens do rio são arborizadas, em parte taiga, a corrente é rápida.
O comprimento do rio é de 254 km, no Oblast de Vologda - 154 km.
Kokshenga
O rio nasce da aldeia de Ilezsky pogost, região de Tarnogsky, e flui na direção oeste. Na região de Arkhangelsk, ele deságua no rio Ustya (um afluente do Vaga). Kokshenga cruza a Ferrovia do Norte perto da estação de mesmo nome e da aldeia. O leito do rio é sinuoso, as margens são íngremes e íngremes. Os maiores afluentes do Kokshenga são Pechenga, Maiga Superior e Inferior, Ivas, Tarnoga.
O comprimento do rio é de 251 km, na região de Vologda - 128 km.
Chagodoshcha
O rio nasce na cordilheira Tikhvin, na região de Leningrado. No curso superior é chamado de Chagoda. No território da região de Vologda, passa pelos distritos de Chagodoshchensky, Ustyuzhensky e Babayevsky. Ele deságua no rio Mologa. O rio deu nome à aldeia de Chagoda na região de Vologda. Durante o período de inundação, Chagodosha é navegável em algumas áreas.
O comprimento do rio é de 242 km, na região de Vologda 166 km.
Kichmenga
O rio nasce nos pântanos Kichmengsky e flui pelos distritos Kichmengsko-Gorodetsky e Velikoustyugsky da região de Vologda. Ele deságua no rio Yug perto da vila de Kichmengsky Gorodok. O nome vem do anel fino-úgrico "kych" ou do "chekemen" de Mari - "escuro". O rio realmente corre em um canal em forma de anel, e em alguns lugares é pantanoso, com águas escuras.
O comprimento do rio é de 208 km.
Kuloy
O rio corre no território de duas regiões - Vologda e Arkhangelsk. O Kuloi flui do Lago Songuzhskoye e deságua no Vaga perto da vila de Shulepovskaya na região de Arkhangelsk. O rio tem muitos afluentes, os maiores dos quais são Kolenga, Sivchuga e Bolshaya Selmenga. O nome vem das palavras Sami "kull" - "peixe" e "vooy" - "rio". A pesca é muito desenvolvida no rio, existem espécies raras de peixes.
A extensão do rio é de 206 km, na região de Vologda 156 km.
Navios
A embarcação tem origem na parte noroeste da região de Vologda, na confluência dos rios Nozhema e Koloshma. O rio é conhecido por suas margens pitorescas, apelidadas de "Vologda Suíça". Nas proximidades da aldeia de Borisovo-Sudskoye, nas margens do Suda, existe uma antiga propriedade chamada Khvalevskoye, bem como a nascente de São Nicolau, o Wonderworker.
O comprimento do rio é de 184 km.
Sharzhenga
É um afluente esquerdo do rio Yug, que se origina não muito longe da aldeia de Studenoye no pântano Sharzhengsky. A confluência com o reservatório de Rybinsk. As margens são íngremes e íngremes, sua altura é de 40-60 metros acima do nível da água. O rio era famoso pela pesca, mas a população de peixes diminuiu devido aos caçadores ilegais. As florestas são ricas em bagas e cogumelos, e existem espécies raras de plantas.
O comprimento do rio é de 183 km.
Deitado
O tributário direito do Sukhona, origina-se na fronteira das regiões de Vologda, Kostroma e Yaroslavl. O canal é sinuoso, a corrente é muito fraca. Ele flui pelo território das regiões Gryazovets e Vologda. A jusante existe a possibilidade de envio. O rio tem 31 afluentes, os maiores dos quais são Komela, Senga e Losta.
O comprimento do rio é de 178 km.
Dvinitsa
O rio corre no território de três distritos da região de Vologda - Kharovsky, Mezhdurechensky e Sokolsky. A fonte está localizada nos Grandes Pântanos, não muito longe de Kharovsk. Ele flui para o Sukhona. O rio deu nome à aldeia localizada na confluência do Dvinitsa e Sukhona. Na parte inferior, as margens são pantanosas; na parte superior, o rio corre ao longo da encosta sul da cordilheira Kharovskaya.
O comprimento do rio é de 174 km.
Andoma
A nascente do rio está no planalto de Andoma. No curso superior do Andoma, ele passa por muitos lagos, o maior dos quais é o Lago Ain, e deságua no Samina. Não muito longe da foz do Andoma, há um monumento natural federal - a seção geológica de Andoma, ou montanha Andoma. Os arredores do rio são mencionados nas obras do poeta Nikolai Klyuev, cuja infância foi passada nesta área.
O comprimento do rio é de 156 km.
Vologda
O rio Vologda é o afluente direito do Sukhona. A fonte está no noroeste da região de Vologda. Os maiores afluentes do rio são Sindosh, Toshnya, Maslyanaya. Da confluência do rio Toshnya, Vologda é navegável.A cidade de mesmo nome e a vila de Molochnoe estão localizadas nele. Após o cruzamento com o centro regional, a corrente torna-se quase imperceptível, o rio e suas margens tornam-se pantanosos.
O comprimento do rio é de 155 km.
Kema
Kema flui do lago Kemskoye no Andomskaya Upland e deságua no lago Beloe perto das aldeias de Pokrovskoye e Nikolskoye, distrito de Vashkinsky. A corrente é rápida, existem nascentes e nascentes ao longo de todo o curso do rio. No curso inferior do rio, foi descoberto um monumento arqueológico - um antigo povoado que data dos séculos X-XI. As margens do Kema são pitorescas, o rio está cheio de peixes de diferentes tipos - barata, grayling, dourada, ide, chub.
O comprimento do rio é de 150 km.
Joelho
O rio corre no território dos distritos Tarnogsky e Verkhovazhsky da região de Vologda e no distrito de Velsky da região de Arkhangelsk. A fonte está localizada em uma área pantanosa no norte da região de Tarnogsky. As aldeias do assentamento rural de Kolenga estão localizadas ao longo do riacho, mas a maior parte do rio passa pela área da floresta. O maior afluente é o Bolshaya Elga.
O comprimento do rio é de 150 km, na região de Vologda - 121 km.
Andoga
A nascente do rio é o lago andino, no distrito de Belozersky, no Oblast de Vologda. Além disso, o rio corre na direção sul, e deságua no Souda a partir de sua margem esquerda, a 10 km da foz. Na margem do rio, na confluência do riacho Irap com Andoga, fica o Mosteiro da Santíssima Trindade Filippo-Irapsky. Na confluência do rio Shulma com Andoga, na aldeia de Nikolskoye, há uma cruz memorial no local da destruída Igreja da Exaltação da Cruz. Há também uma nascente, considerada milagrosa.
O comprimento do rio é de 142 km.
Vozhega
O rio nasce no norte do Oblast de Vologda, no planalto de Verkhnevazhskaya. A direção geral da corrente é oeste. A aldeia com o mesmo nome está situada às margens do rio. Vozhega desagua no Lago Vozhe, que é rico em peixes. O curso inferior do rio também é propício à pesca, com muitas espécies de peixes - lúcio, ide, barata, chub e outros. No centro do Lago Vozhe existe uma ilha onde se encontram as ruínas de um antigo mosteiro do século XVII.
O comprimento do rio é de 140 km.
Upper Yorga
O rio corre no território do distrito de Velikoustyug. A fonte está localizada na fronteira com a região de Arkhangelsk, perto da aldeia de Lomovatka. A maior parte do comprimento do rio passa por áreas arborizadas desabitadas ou escassamente povoadas. O Upper Yorga desagua em Sukhona, não muito longe da aldeia deserta de Tishino. As margens são ricas em coníferas e raras espécies de plantas. Os maiores afluentes do Alto Yorgi são Arbezh, Nartitsa, Kandarsa.
O comprimento do rio é de 140 km.
Sheksna
A fonte está no Lago Branco, deságua no reservatório de Rybinsk. Até o início do século 20, seu comprimento excedia o moderno em mais de duas vezes. Mas devido à construção dos reservatórios Sheksninsky e Rybinsky, bem como da usina hidrelétrica, parte da corrente foi inundada. O rio é famoso por sua pesca. O "ouro esterlino Sheksninskaya" é mencionado nos versos de G. Derzhavin (século XIX). Agora, os estoques de peixes diminuíram significativamente, mas a pesca amadora continua a ser popular em Sheksna.
O comprimento do rio é de 139 km.
Yorga Inferior
O rio nasce na região de Arkhangelsk. No território da região de Vologda, passa pelo distrito de Velikoustyug. A confluência com o Sukhona ao longo de sua margem esquerda. Como Verkhnyaya Yorga, é popular entre os fãs da pesca e das viagens fluviais. As costas são escassamente povoadas, principalmente arborizadas, existem reservas naturais protegidas pelo estado.
O comprimento total do rio é de 135 km.
Uftyuga
A nascente do rio está localizada perto dos pântanos perto da estação ferroviária de Sulonda, no distrito de Ustyansky. A corrente passa por uma área de floresta esparsamente povoada. Ele deságua no rio Sukhona do lado esquerdo. Anteriormente, o rio era usado ativamente como um rio flutuante de madeira. Na parte inferior, você ainda pode encontrar os restos de toras. Os maiores afluentes do Uftyuga são Porsha, Sulonga, Tomashka, riacho Bolshoy Berezovets.
O comprimento total do rio é de 134 km.
Syamzhena
A fonte do Syamzhena é um pântano na encosta norte da cordilheira Kharovsk. Ele flui no território de dois distritos da região de Vologda - Sokolsky e Syamzhensky. O centro deste último é a vila de Syamzha, em homenagem ao rio. O Syamzhena deságua no rio Kubena ao longo de sua margem esquerda, a 137 km da foz. Afluentes - Shoksha, Big Pungul, Shichenga e outros. O rio é rico em peixes, existem muitas florestas mistas e de coníferas nas margens.
O comprimento do rio é de 117 km.