30 melhores palácios de São Petersburgo

Pin
Send
Share
Send

A magnífica São Petersburgo é a fachada frontal do nosso país. Parece que onde quer que você vá nesta cidade, você encontrará em todos os lugares um luxuoso palácio real ou uma elegante mansão de aristocratas. A maioria das estruturas arquitetônicas classificadas hoje como monumentos históricos e culturais foram construídas nos séculos 18-19. Entre eles estão magníficas residências imperiais e propriedades privadas de famílias influentes, agora transformadas em museus ou dadas a instituições estatais e científicas.

Para inspecionar minuciosamente todos os palácios de São Petersburgo, provavelmente nem mesmo alguns meses serão suficientes. Na verdade, além da decoração externa, parques criados por artesãos talentosos, existe também um interno, composto por dezenas e centenas de salões e galerias repletas de obras de arte únicas, móveis antigos e produtos de luxo.

Os palácios mais interessantes e bonitos de São Petersburgo

Lista, fotos com títulos e uma breve descrição!

Palácio de inverno

A residência oficial dos imperadores russos de meados do século 18 até a Revolução de fevereiro. Foi iniciado por B.F.Rastrelli no estilo barroco. No total, o complexo possui mais de 1000 câmaras, centenas de galerias e escadarias, dezenas de salões cerimoniais. Junto com a Praça do Palácio, forma um conjunto arquitetônico único. O inverno é um cartão de visita de São Petersburgo. O famoso Museu Hermitage do Estado está localizado em seu território - um dos melhores museus do mundo com coleções inestimáveis.

Grande Palácio Peterhof

O complexo do palácio em estilo barroco elisabetano, construído por B. Rastrelli no modelo do Versalhes francês. É o edifício principal do conjunto do parque homônimo. Os melhores mestres da Rússia e da Europa trabalharam na decoração de interiores nos séculos XVIII e XIX. Hoje o visitante pode admirar o interior da Sala de Recepção Azul, Sala de Jantar Branco, Gabinetes Chineses, Salões de Dança e Chesme. A fachada do prédio tem 300 metros de extensão, em frente a ela há uma cascata de fontes e um canal. O parque paisagístico ao redor do palácio é um exemplo grandioso de design de jardim.

Palácio da Grande Catarina

Residência de verão das Imperatrizes Catarina I, Isabel e Catarina II, localizada na cidade de Pushkin (antiga Czarskoe Selo). A construção do conjunto iniciou-se em 1717, ao longo do século foi sendo reconstruída, cada vez mais próxima do barroco tardio. Um dos salões mais famosos do Catherine Palace é o Amber Room, restaurado em 2003. A decoração original foi perdida durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, como parte da excursão, os turistas visitam os salões cerimoniais e caminham no pitoresco Parque Alexander.

Palácio Mikhailovsky

O complexo está localizado na Praça das Artes, no centro da capital do norte. Foi construído no século XIX no estilo do alto classicismo de acordo com o projeto de K. Rossi. Desde 1895, o Museu Russo está localizado em seu território. A instituição abriga o mais completo acervo de arte russa, incluindo ícones do século XII, obras de eminentes pintores dos séculos XVIII-XIX, obras de mestres soviéticos. No total, são cerca de meio milhão de exposições.

Grande Palácio Menshikov

O palácio é o edifício central do conjunto "Oranienbaum" na cidade de Lomonosov. Foi erguido no início do século 18 por ordem de A. D. Menshikov no estilo barroco de Pedro o Grande. Um jardim com esculturas e fontes está disposto ao redor do edifício; um canal que conecta o território do palácio com o Golfo da Finlândia sobreviveu até hoje. Hoje, os turistas podem ver os interiores originais dos séculos 18 a 19, já que o Palácio Menshikov, ao contrário de outros, não foi danificado durante a Segunda Guerra Mundial.

Palácio Tauride

A residência capital do Príncipe G. A. Potemkin-Tavrichesky. O edifício foi erguido em 1789 no estilo do classicismo de acordo com o projeto de I. Ye. Starov. Em 1906-1910, a Duma Estadual se reuniu em seu território, hoje é a sede da Assembleia Interparlamentar do CIS. A aparência do Palácio Tavricheskiy é bastante modesta em comparação com a magnífica decoração interior. No seu território encontram-se o Museu da História do Parlamentarismo, uma sala de concertos e várias exposições.

Palácio Vorontsov

O edifício está localizado em frente ao Gostiny Dvor. Com razão, é considerado um dos mais belos monumentos arquitetônicos de São Petersburgo. Sua fachada é em estilo barroco e é decorada com diversos detalhes decorativos. No total, são mais de 50 salas e salões cerimoniais no palácio, mas o jardim, que ocupa o território até o Fontanka, também merece destaque. Desde a década de 1950, o complexo pertence à Escola Militar Suvorov.

Palácio de Constantino

A construção do palácio foi concebida por Pedro I, que queria criar o Versalhes russo. O trabalho foi continuado com Elizabeth I e concluído apenas em meados do século XIX. Durante a Segunda Guerra Mundial, o conjunto foi quase totalmente destruído, mas restaurado já na década de 1950. Como resultado de uma reconstrução em grande escala dos anos 2000, a fachada e os interiores foram recriados, novas pontes e fontes foram construídas no parque. Além disso, um hotel "Baltic Star" foi erguido no território do complexo.

Palácio Elagin

O palácio foi construído no início do século XIX por Maria Feodorovna, a mãe de Alexandre I. É um elegante solar de estilo clássico, rodeado por um parque verdejante. No interior você pode ver os interiores em estilo Império, móveis luxuosos e exposições de arte e artesanato: porcelana, bordados, vidro, esculturas em madeira. Os bailes à fantasia também são realizados no Palácio Elagin.

Palácio Stroganov

Magnífico edifício barroco do século 18 erguido para a família Stroganov. B. Rastrelli participou do desenvolvimento do projeto, embora nunca tenha construído residências particulares, apenas palácios reais. O prédio atualmente pertence ao Museu Russo. Os visitantes podem conferir os interiores atualizados, a decoração das câmaras e a magnífica decoração dos salões de aparato.

Palácio de Pavlovsk

O complexo do palácio e do parque foi construído na era do maior florescimento do classicismo russo no final do século 18 - início do século 19. O edifício principal, o Palácio de Pavlovsk, foi usado como residência de verão de Paulo I. Em torno dele está um parque paisagístico dividido em vários setores, em frente à fachada frontal há uma praça com uma estátua do imperador instalada no centro.

Palácio Mariinsky

O edifício faz parte do conjunto da Praça de Santo Isaac. Foi construído em 1844 em estilo neoclássico. Quase imediatamente após a conclusão da obra, foi aberto o acesso livre ao palácio, o que foi uma etapa bastante incomum para a época. Aqui viveu a filha de Nicolau I, Maria, após sua morte o Conselho de Estado mudou-se para cá, mais tarde - o Governo Provisório. Hoje a Assembleia Legislativa da cidade está instalada no palácio.

Castelo Mikhailovsky

Paulo I trabalhou no projeto de sua futura residência, ele criou mais de 10 esboços do palácio. O complexo foi construído em 1801 e, pouco mais de um mês depois, o imperador, que não teve tempo de desfrutar de sua nova casa, foi morto em seu quarto. A aparência do Castelo Mikhailovsky é um pouco diferente de outras estruturas semelhantes - ele traça claramente as características da arquitetura europeia. Desde 1994, o complexo é uma filial do Museu Russo.

Palácio Yusupov no Moika

Um luxuoso palácio privado que pertenceu à antiga e influente família dos príncipes Yusupov. Hoje é usado para reuniões diplomáticas, celebrações, simpósios. Os visitantes podem explorar os interiores luxuosos dos corredores e apartamentos dos antigos proprietários, fazer um passeio temático, assistir a uma apresentação no teatro do palácio ou passear pelo parque.

Palácio Anichkov

A estrutura está localizada próximo à ponte Anichkov. Começou a ser construída em meados do século XVIII por ordem de Elizabeth Petrovna com a participação de B. Rastrelli, quando estes locais ainda eram periferias da cidade.No século 19, serviu como residência de Alexandre III, que se escondia atrás de suas paredes de possíveis tentativas de assassinato. Hoje, o território abriga o Liceu e o Palácio da Criatividade Juvenil de São Petersburgo.

Palácio Menshikov

O primeiro edifício de pedra em São Petersburgo, construído para o colaborador próximo de Pedro I - Conde A. Menshikov na década de 1720. Depois que o favorito foi acusado de alta traição, o palácio foi transferido para o estado e o Corpo de Cadetes foi instalado em suas instalações. Hoje, o edifício é uma filial do Hermitage. Os salões contêm coleções de arte decorativa e aplicada, bem como uma exposição histórica dedicada à época de Pedro, o Grande.

Palácio Beloselsky-Belozersky

O edifício no exuberante estilo neobarroco adorna a Avenida Nevsky. A fachada do palácio é decorada com figuras de atlantes, cariátides e molduras decorativas em estuque, a decoração dos salões em estilo rococó impressiona pelo luxo e pretensão. Desde 1991, o complexo se tornou um dos principais centros culturais de São Petersburgo. Hoje pode ser visitado como parte de uma excursão, vendo no caminho a exposição do Museu. Sobchak, ou venha a um concerto de música clássica.

Palácio itinerante de Pedro I em Strelna

Uma mansão de madeira bastante simples onde Peter I ficou a caminho de Kotlin. Esta casa, construída no século 18, é o edifício mais antigo de Strelna. Desde 1981 faz parte da Reserva-Museu Peterhof. Uma coleção está alojada no interior, consistindo principalmente de pertences pessoais do imperador. O Travel Palace fica em uma colina rodeada por um belo parque com uma paisagem natural.

Palácio dos Condes Sheremetev

A Casa da Fonte é uma das propriedades familiares da família Sheremetev, construída na primeira metade do século XVIII em estilo barroco. Antes da nacionalização de 1917, cinco gerações desta antiga família viviam aqui. Na época soviética, o Museu da Vida Nobre foi organizado no território do palácio. Desde a década de 1990, o local abriga coleções de instrumentos musicais de todo o mundo.

Palácio de mármore

A fachada norte do edifício está voltada para o Neva e adorna o dique do palácio. Foi construído no século 18 por A. Rinaldi. O edifício recebeu o nome de "Palácio de Mármore" devido à utilização de pedra natural e vários tipos de mármore no revestimento. Além disso, muitos elementos decorativos foram feitos com este material. Desde 1992, o complexo foi transferido para o Museu Russo. Dentro você pode ver as coleções de artistas estrangeiros que viveram na Rússia nos séculos 18 a 19.

Palácio de Nikolaevsky

O palácio foi construído para o filho do imperador Nicolau I em meados do século XIX, no estilo eclético da época. Para a época, o edifício era muito moderno: no seu interior havia canalização e sistema de aquecimento, funcionava um elevador e também se estabeleceu a comunicação telegráfica. Na era soviética, a Universidade Popular dos Trabalhadores Sindicais estava localizada no território do palácio, hoje é o órgão governante da Federação dos Sindicatos da cidade.

Palácio de verão de Pedro I

O edifício está localizado no território do Jardim de Verão. Foi erguido em 1714 no estilo barroco de Pedro, o Grande, portanto, é um dos edifícios mais antigos de São Petersburgo. A fachada do edifício é decorada com baixos-relevos que representam episódios da Grande Guerra do Norte. Peter Eu vim a este palácio todos os verões. A partir de meados do século 19, o acesso do público era permitido ao edifício. No momento, é uma filial do Museu Russo.

Palácio Razumovsky

Inicialmente, no local do palácio de pedra existia um de madeira, que foi desmontado em 1760 devido à dilapidação. O edifício moderno foi construído sob K. G. Razumovsky, Presidente da Academia de Ciências. As instituições educacionais estavam localizadas no palácio desde o final do século 18: primeiro - um orfanato, depois - o Instituto Pedagógico da Mulher, atualmente o complexo de edifícios pertence à Universidade Estadual Pedagógica Russa Herzen.

Palácio Novo-Mikhailovsky

Um edifício majestoso no estilo eclético inicial está localizado no aterro do palácio. Foi construído de acordo com o projeto de A. Stakenschneider. Na época do czar, foi usada como residência do grão-ducal, onde viviam os filhos do imperador. Na época soviética, o Instituto de Estudos Orientais estava localizado no Palácio Novo-Mikhailovsky; desde a década de 1990, várias outras instituições científicas se mudaram para cá.

Palácio Naryshkin-Shuvalov

Uma mansão de dois andares no dique Fontanka, na qual a família Naryshkin viveu desde o século XIX. Naquela época, os bailes mais magníficos de São Petersburgo eram realizados aqui, onde toda a aristocracia se reunia e Alexandre I era um convidado frequente. Após a Revolução, um museu da vida cotidiana funcionou no palácio, mas depois todas as coleções foram transferidas para o eremitério. Hoje, o Centro de Cooperação Internacional está localizado em seu território.

Palácio de Alexandre em Pushkin

O palácio foi erguido sob Catarina II, no futuro tornou-se uma das residências reais. Foi originalmente construído não para recepções luxuosas, mas para uma vida tranquila, ao contrário de seu vizinho brilhante, o Palácio de Catarina. Portanto, o estilo arquitetônico foi escolhido mais simples e lacônico. Desde 1918, abrigou um museu, uma casa de repouso, um abrigo e até a sede do comando alemão durante a ocupação. Hoje, as coleções históricas estão de volta sob seu teto.

Palácio Monplaisir

Na costa do Golfo da Finlândia em Peterhof, no meio de um magnífico parque paisagístico, está o Palácio Monplaisir - um exemplo notável da arquitetura barroca. Além das coleções inestimáveis ​​de porcelana chinesa, faiança holandesa e vidro russo que adornam os corredores do palácio, aqui você pode ver pinturas de artistas dos séculos 18 a 19, adquiridas por Pedro I.

Palácio do Grão-Duque Vladimir Alexandrovich

Mansão em estilo Art Nouveau no dique do palácio, que pertenceu ao Grão-Duque Vladimir Alexandrovich. No final do século 19, magníficos palácios barrocos não foram mais construídos, preferindo decoração e tamanho mais modestos - o edifício lembra mais um palácio medieval italiano. Hoje, a Casa dos Cientistas está localizada sob seu teto, onde funcionam as seções científicas, palestras, concertos e exposições.

Palácio Yusupov na rua Sadovaya

O solar do século XVIII, que na época era considerado um dos mais luxuosos da cidade. Inicialmente, o edifício foi erguido em estilo barroco, posteriormente reconstruído de uma forma clássica mais estrita. Ao redor do palácio existe um parque com ruelas e um lago, que é um prazer passear em qualquer época do ano. Hoje, o prédio pertence à Universidade de Ferrovias de São Petersburgo.

Palácio Kamennoostrovsky

O elegante palácio em estilo clássico, emoldurado por uma fileira de colunas e decorado com pórticos gregos, foi construído na época de Catarina II. A Imperatriz o usava como residência de campo. Como não poderia deixar de ser, um parque paisagístico em torno do edifício, que delicia os visitantes com o silêncio e a beleza no verão. Agora, o palácio abriga a Academia de Talentos - uma instituição educacional para crianças em idade escolar.

Pin
Send
Share
Send