Como se bronzear bem e corretamente no mar? Diremos como escolher um protetor solar, quanto tempo passar ao sol, como preparar sua pele para o bronzeamento e o que fazer em caso de queimadura - você pode se queimar mesmo em um dia nublado!
Estamos sempre ansiosos pelo verão, e um dos motivos é o banho de sol, a oportunidade de aproveitar o sol e se bronzear. Agora, muitos podem descansar em países quentes em qualquer época do ano, o que significa que os riscos associados à exposição prolongada ao sol também aumentam.
Está cientificamente comprovado que a exposição ao sol é mais prejudicial do que benéfica, por isso não ignore as regras de um bronzeamento seguro. Falaremos sobre isso no artigo.
O que é um bronzeado
A queimadura solar é o escurecimento da cor da pele devido à exposição prolongada ao sol. Sob a influência da luz solar, o pigmento melanina é produzido - o que lhe dá uma tonalidade escura. Se na primeira exposição ao sol se desenvolver muito, nos dias seguintes não escurecerá mais para a tonalidade que precisa.
Raios ultravioleta
Raios UVA o mais longo e pode penetrar em vidros e nuvens. Eles não deixam queimaduras, mas ainda são perigosos. Eles causam uma reação alérgica, provocam doenças de pele e diminuição da imunidade. São esses raios que são usados nas lâmpadas de bronzeamento.
Raios UVB mais curto e mais ativo no verão. É com eles que a pele fica vermelha e você fica com queimaduras. As consequências dessa irradiação são em massa: envelhecimento prematuro e destruição das células da pele, deterioração do estado dos vasos sanguíneos e o risco de desenvolver melanoma - um tumor maligno. Geralmente, manchas pigmentadas podem aparecer após alguns anos. Eles não penetram nas nuvens, nuvens e vidro.
Baixo Raios UVC não chegam à Terra - são absorvidos pela atmosfera.
Os benefícios das queimaduras solares
A luz ultravioleta aumenta os níveis do hormônio serotonina, que aumenta sua energia e melhora seu humor. Não só porque você está de férias à beira-mar - a melhora no estado do corpo realmente acontece por dentro. O sol promove a produção de vitamina D no corpo e é responsável por dentes e unhas fortes e saudáveis, além de melhorar a imunidade. As queimaduras solares também têm um componente estético - muitas pessoas pensam que a pele clara parece dolorida e menos atraente.
Mapa de nível de atividade solar em diferentes países
Como se bronzear
Solário em frente ao mar
Antes das férias, muitos se preocupam em saber se é necessário ir a um solário para se preparar para uma viagem ao mar.
Uma pequena dose de luz ultravioleta será útil antes das férias. Assim, você evitará queimaduras e imediatamente uma grande dose de radiação ultravioleta. Isso é especialmente verdadeiro para os residentes dessas latitudes onde há pouco e os meses cinzentos do inverno são muito mais do que três. Tome banhos de sol uniformemente de todos os lados no solário - e o sol cairá uniformemente no mar. Não exagere! A irradiação artificial é forte e muita melanina é produzida. Depois de um bronzeado de praia tão "sol", não vai grudar em você. Se você comprou um ingresso de última hora e tem alguns dias antes das férias, uma ou duas idas ao salão de beleza certamente o beneficiarão.
Perigo. As camas de bronzeamento artificial não são seguras devido aos raios UVA. Mesmo com o uso de protetor solar, o efeito dos raios não é reduzido - os cremes simplesmente não protegem contra esse tipo de radiação. Os oncologistas não são contra a radiação ultravioleta artificial com moderação! Os residentes das áreas do norte precisam dele "para o humor" e para se encher de vitamina D.
Quanto e quando tomar sol
A regra principal é bronzear-se aos poucos! Em diferentes países, dependendo da proximidade com o equador e da época do ano, o bronzeamento será de cores diferentes e também será diferente para você.
Aqui está um diagrama de como se bronzear adequadamente no mar. No primeiro dia, não passe mais de meia hora ao sol - 10-15 minutos antes do almoço e o mesmo depois. Aumente o tempo em 10-15 minutos todos os dias. Mas mesmo no final das férias, não faz sentido se bronzear por mais de 2 a 3 horas. A produção de melanina pela pele não ocorre mais - você não ficará mais bronzeado.
Qual é a melhor hora para se bronzear? É ideal estar ao sol antes das 11 e após as 16 horas. Durante o dia, o sol é muito ativo e fará mais mal do que bem.
Onde é melhor tomar sol
Os médicos concordam que é ideal tomar sol na sombra. Na primeira semana de férias, ficar sob a luz direta do sol é indesejável. Através das nuvens, o bronzeado ficará mais macio e durará mais tempo.
A água reflete os raios do sol, então você queima mais rápido na costa. O mesmo vale para neve! Ele reflete o sol da mesma forma, então a possibilidade de sofrer uma queimadura de sol no inverno não é um mito.
Depois dos cuidados com o sol
Com a exposição prolongada à luz solar, a pele resseca e a camada morta da epiderme começa a se desprender. Não há nenhum dano particular, mas é desagradável. O cuidado mais importante é a hidratação, além de evitar esfoliantes e esponjas duras nos primeiros dias.
Como conseguir um bronzeado bonito e uniforme
Protetor solar e outros produtos
Como é lindo tomar sol no mar? É importante escolher o protetor solar adequado para evitar queimaduras. Os tipos de produtos mais populares: natas, leite, spray, bastão. Vamos considerar cada um deles.
- Creme É a forma mais popular. Os cremes têm uma textura densa, o que é bom para pele seca, mas não para pele oleosa. É mal aplicado, absorvido por muito tempo, deixando aquelas listras bem brancas, mas pode ser usado como base para maquiagem.
- Fluido - creme leve. Ideal para peles oleosas porque tem uma absorção mais rápida e uma textura mais leve.
- Leite É o tipo mais comum de protetor corporal. Às vezes, há 2 em 1 - adequado para o corpo e o rosto.
- Óleo cosmético raramente tem um grau de proteção superior ao FPS 15–20, pois sua principal tarefa é dar à pele o tom máximo de chocolate sem danificá-la. Para tornar o efeito ainda mais perceptível, glitter, bronzeador e outros intensificadores visuais de bronzeamento são adicionados ao óleo.
- Spray é conveniente para aplicação nas costas e omoplatas, mas é muito difícil distribuí-lo uniformemente. Você pode se queimar em lugares onde não é suficiente. Além de sprays para o rosto - eles podem ser aplicados sobre a maquiagem.
- Bastão - uma coisa pequena, mas útil. Parece um tubo de chapstick. Adequado para pequenas áreas da pele - lábios, orelhas, nariz. As orelhas e os lábios queimam ao sol, não menos do que o pescoço ou as costas, e a pele escorrega com a mesma intensidade.
Os produtos não afetam a velocidade de bronzeamento, apenas aumentam o tempo seguro de exposição ao sol.
Os melhores bronzeadores. Conselhos e feedback
O que significa SPF
Abreviação FPS (Fator de Proteção Solar) traduzido como "fator de proteção solar", e a figura indica o grau de proteção - quanto mais alto, mais ele é. Quase qualquer filtro solar protege apenas contra a radiação UVB.
Você também precisa de um creme diferente: na primeira semana, use um creme com FPS 50, depois com FPS 30, e depois de duas semanas você pode usar FPS 15.
- FPS 50 - a pele receberá apenas 1/50 da quantidade total de raios solares - isso é 2%. Protege contra 98% da radiação ultravioleta.
- FPS 30 - protege de 97% dos raios, ou seja, deixa passar 1/30 da radiação.
- SPF 25 - dá um nível de proteção de 96%.
- FPS 15 - de 93%.
Existem cremes com indicador de FPS 70, 80 e até 100. Não se deve acreditar nesses números, pois 98% dos raios são o máximo que o creme pode proteger.
Como escolher protetor solar
Além da abreviatura SPF, você pode encontrar as seguintes designações:
- UVA - o produto bloqueia os raios do tipo A (os mais perigosos). Nos países asiáticos, é indicado pelo índice PA ++ (pode haver até quatro pontos positivos).
- PPD (Persistent Pigment Darkening) - o grau de proteção contra os raios UVA. O grau máximo é 42, mas 8 será o suficiente.
- Amplo espectro - o creme protege contra os raios dos tipos A e B.
Os componentes que devem estar contidos no creme são, pelo menos, as vitaminas C e E. O extrato de chá verde e o resveratrol também serão uma boa adição à composição.
Antes, os protetores solares eram produzidos apenas para adultos, no máximo - para crianças a partir dos três anos. Agora você encontra cremes para bebês de seis meses a três anos.
O creme é necessário não só no verão
Para residentes de países com alta atividade solar, a proteção é necessária durante todo o ano. Na Rússia, no outono e no início do inverno, não faz sentido - quase não há sol. E no inverno, em dias claros e gelados, você realmente precisa usar o creme! Na primavera, o sol já está mais ativo, e o creme será muito útil para você. Não é à toa que dizem que queimam principalmente no final da primavera - a pele ainda não está acostumada ao sol, e a atividade de radiação, pelo contrário, é muito alta.
Escolha de um creme por tipo de pele
Escolher o protetor solar certo é importante. Se você conhece o seu tipo de pele, é simples: procure um creme para peles secas, oleosas ou sensíveis. Caso contrário, veja a composição do creme:
- a pele seca precisa de hidratação máxima, será dada por aloe, glicerina, ácido hialurônico;
- a pele oleosa precisa de um creme com minerais e a inscrição "não comedogênico".
Fototipo
Existem apenas seis deles. Os dois primeiros são os mais vulneráveis. Eles precisam de produtos com proteção FPS 50, o restante precisará de FPS 20-30. Como determinar o fotótipo?
- Eu, celta: pele clara, cabelo loiro ou ruivo, olhos claros, sardas. É melhor que essas pessoas não tomem banho de sol, porque elas se queimam instantaneamente.
- II, europeu de pele clara: cabelos e olhos loiros, pele clara, às vezes sardas. Você pode se bronzear, mas com dificuldade.
- III, Europa Central: loiro escuro, cabelo castanho, olhos cinza ou castanho claro, essas pessoas são bastante morenas, mas ainda assim é fácil se queimar de sol. O bronzeamento neste tipo de pele se estabelece normalmente.
- IV, Mediterrâneo: cabelos escuros, olhos castanhos, pele morena. Eles se bronzeiam bem e rapidamente.
- V, Asiático: cabelos e olhos muito escuros, pele morena ou amarelada. Eles são queimados muito raramente.
- VI, africana: cabelos e olhos pretos, pele morena. Essas pessoas não queimam de forma alguma (mas isso não significa que não precisem de proteção solar).
Como usar fundos
- Aplique protetor solar 20 minutos antes da exposição ao sol. Assim consegue absorver e proteger as camadas profundas da pele. O ideal é aplicar geralmente o creme em duas camadas. O segundo - depois que o primeiro está completamente seco.
- Você precisa renovar o creme a cada duas horas ou seguir as instruções para isso. Por exemplo, muitos cremes precisam ser renovados após cada banho.
- Ao contrário da crença popular, não há grande diferença entre os fatores de proteção 15 e 50.
- Quanto creme devo aplicar? Em termos simples: cerca de um quarto de colher de chá para o rosto e uma colher de sopa para cada parte do corpo.
- Também é importante lavar o creme após a exposição ao sol, caso contrário, você pode ter uma reação alérgica.
Mitos de bronzeamento
- O vidro e as nuvens protegem da luz solar. Não, o vidro age como um protetor solar, nem todos os raios são retidos (não UVA) Portanto, é bem possível se queimar sentado perto da janela do ônibus! O mesmo se aplica às nuvens: apanhar sol num dia nublado é ainda mais fácil, porque perdemos a vigilância.
- A vitamina D só pode ser obtida por meio do bronzeamento. Não, é encontrado em muitos alimentos. Por exemplo, ovos, laticínios e peixes.
- O sol cura a pele do rosto. Não, só pode secar um pouco a pele, mas você não conseguirá um tratamento completo para, digamos, acne.
- Em tempo de vento, a pele não queima. Na verdade, um clima frio e ventoso é igualmente perigoso, apesar da ausência de um calor sufocante. Um rosto rachado queima ainda mais rápido, pois a pele sofre com rajadas de frio.
- A base de maquiagem pode proteger contra queimaduras. Posso. Mas terá que ser aplicado em pelo menos 7 camadas para obter o fator de proteção indicado na embalagem.
10 mitos sobre sol e bronzeamento
O que fazer com queimaduras solares
O que fazer se você pegar uma queimadura de sol? Eu compartilho minha própria experiência.
- Beba bastante água para restaurar o equilíbrio. Beba leite e produtos lácteos fermentados, aplique kefir e creme de leite na pele queimada.
- Tome comprimidos para alergias: Loratadin, Suprastin, Diazolin de acordo com as instruções. Pelo que? Salva de edema se o rosto queimar.
- Aplique Pantenol, Boro + e um creme protetor antes de sair;
- Faça muito exercício - para troca de oxigênio e redução do inchaço.
E, claro, é importante manter a exposição ao sol ao mínimo, idealmente não estar ao ar livre. Fui salvo por três dias de viagem de carro, não havia quase nenhum lugar para ir e, quando voltei para casa, as queimaduras estavam quase acabando.