Autor: Ekaterina
Hikkaduwa é repleta de muitos lugares: aqui você pode encontrar exóticos e a aparência de uma praia turca com uma multidão de turistas russos e um serviço de alta qualidade.
Nós - um jovem casal de Moscou - fomos para lá em fevereiro. Tínhamos apenas 10 dias: dedicamos seis a Mirissa e os outros quatro a Hikkaduwa. Durante esse tempo, queríamos ver e sentir o sabor do país. Então, nós dizemos a você onde procurar.
Por que Hikkaduwa?
Em análises turísticas para 2019-2020, Hikkaduwa, no Sri Lanka, lidera em número de menções. E não é surpresa que este seja o resort mais desenvolvido do país pelos operadores turísticos. No entanto, só descobrimos isso na chegada: placas, menus, pôsteres - tudo é duplicado em russo. Até os vendedores o possuem, então o lugar é especialmente conveniente para quem não sabe inglês.
Escolhemos Hikkaduwa por causa de:
- uma ampla praia de quase três quilômetros de extensão
- ondas perfeitas para surfar
- lugares isolados sem multidões de turistas
Por exemplo, a praia de Narigama fica mais perto da cidade de Galle. Desse lado, raramente encontram-se vendedores de cocos. A propósito, eles - cocos - são mais baratos aqui do que no centro (cerca de 50 rúpias).
Especialmente saborosos são aqueles que se bebem à sombra das palmeiras e na companhia de um cingalês. Um pouco mais longe do Lavanga Resort & Spa há uma cabana preta carbonizada, onde um homem idoso pode convidar com um aceno de mão. E enquanto você está ocupado com coco doce, ele contará como o tsunami de 2004 destruiu tudo, incluindo sua casa, em cujas ruínas você está sentado agora.
Hikkaduwa é uma cidade pequena, mas a infraestrutura é excelente. Existem dezenas de vezes mais restaurantes e cafés, hotéis e salões ayurvédicos aqui. E o mais importante, existem supermercados onde você pode comprar chás e lembranças de qualidade sem nenhum custo extra.
Voos e passeios
As pessoas viajam para o Sri Lanka em um tour - para férias puramente na praia com uma ou duas excursões, e por conta própria - para ver tudo e surfar em qualquer lugar.
Passeios.
Hikkaduwa geralmente é o pacote mais barato. Portanto, há muitos compatriotas aqui, e os cingaleses estão focados nos turistas russos tanto quanto possível.
✓ Em 2021, uma excursão de 7 dias a Hikkaduwa por dois custos a partir de 80.000 rublos. Se você pegar duas semanas antes da partida, pode encontrá-lo por 60 mil.
✓ Tudo incluído por uma semana será lançado na região de 130.000 rublos. É mais orçamentário ter pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e pagar 110.000 rublos por dois.
✓ Viagem em família a Hikkaduwa em um bom hotel (pais e filho) - a partir de 140.000 rublos.
Indicamos o custo dos vouchers, sujeito à saída de Moscou. Você pode descobrir os preços de excursões ao Sri Lanka de sua cidade e em datas adequadas nos agregadores online:
- Travelata
- Level.Travel
- Onlinetours
Eles analisam as ofertas de todos os principais operadores turísticos, exibem os preços diretamente e sugerem quando e com quem é mais lucrativo.
Viaje sozinho.
Os voos da Rússia para o Sri Lanka são de 24.000 rublos viagem de ida e volta para um. Há um vôo direto de Moscou - Aeroflot, 8 horas no céu. Das regiões eles voam com atracação, geralmente em Dubai ou Doha. Veja os ingressos para:
- Skyscanner
- Aviasales
A propósito, temos um artigo comparando esses dois serviços, você pode lê-lo.
Quanto à acomodação: no RoomGuru ou no Booking em Hikkaduwa, você pode encontrar bangalôs feitos de paus e palha por 400 rublos / noite para dois, e mais ou menos um hotel 2-3 estrelas por 1000-1500 rublos / noite, também para dois .
O principal problema com a auto-viagem é ir do aeroporto até Hikkaduwa em si, porque ↓
Como chegar de Colombo para Hikkaduwa?
Aqui, com esse sinal, você será recebido no aeroporto Kiwi Taxi.
O resort Hikkaduwa está localizado a 100 km do aeroporto de Colombo, devido aos limites de velocidade, a viagem levará cerca de 2 horas de carro.
A maneira mais fácil de chegar lá é transferência do hotel (pré-encomendado). Pechinche pelo correio, preço adequado ≈ $ 50. Você será saudado com todas as honras e um pedaço de papelão com seu nome rabiscado.
Opção "Táxi no aeroporto" melhor não considerar. E não entre em contato com as bombils locais e não entregue bagagem em mãos! O taxista pede gorjeta ou leva as malas para o porta-malas. E ele o fará com um sorriso tão sincero que você nem notará como está sentado no carro com o mesmo sorriso.
A melhor opção: se você estiver viajando com um grupo de 3-4 pessoas, é muito mais lucrativo fazer uma transferência de KiwiTaxi - custará $ 65-70 por carro. Usamos o serviço na Grécia, é muito conveniente.
Não há voo direto Colombo-Hikkaduwa e de ônibus... Primeiro você precisa pegar o ônibus # 187 até a parada do Forte Colombo e depois mudar para um ônibus para Hikkaduwa (ou para Galle, Matara, Tangalle).
Se você quiser, o mesmo 187 o levará até a estação final, onde há uma baldeação para um trem para a estação Hikkaduwa. Mas existe o risco de se assemelhar ao metrô de Moscou na hora do rush, ou pior ainda, porque são Sri Lanka e Hikkaduwa.
Tempo em Hikkaduwa
Hikkaduwa recebe turistas o ano todo, mas você precisa seguir desde o propósito de sua viagem.
Para surfistas ideal tanto na primavera como no outono - em uma palavra, de abril a outubro, quando o Oceano Índico se enfurece e as ondas chegam a 5 metros de altura.
Para umas férias na praia A alta temporada começa no inverno - em dezembro - e termina em março, mas em abril ainda é possível pegar dias sem chuva ou ondas. Durante a temporada turística, o oceano é calmo e quente, + 28 ° С, e a temperatura durante o dia é mantida em torno de + 30 ° С.
Baixa temporada - estamos no verão, quando chove três a quatro vezes ao dia. Além disso, o nível da água sobe em agosto, cobrindo parte da areia da praia. No entanto, muitos vão para Hikkaduwa fora da temporada - as previsões muitas vezes estão erradas, mas os preços baixos em cafés e hotéis são estáveis :)
Em geral, no verão você pode encontrar um canto onde a temporada está em pleno andamento, ao contrário do mesmo Hikkaduwa. No artigo sobre os resorts do Sri Lanka, consideramos todos os lugares para ficar - onde, quando e para quem ir. |
Praias de Hikkaduwa
É difícil dizer onde começa e termina a praia de Hikkaduwa - não há limites exatos. Se você olhar para o mapa, ele consiste em dois grandes: Praia de Hikkaduwa (norte) e Praia de Narigama (sul).
Parte sul A praia de Hikkaduwa é o verdadeiro Sri Lanka, é mais selvagem. Com menos turistas, você pode sentir a escala e a força do oceano: as ondas quebram com barulho nas pedras e a espuma branca inunda seus pés. Cães amigáveis se espreguiçam ao sol, e os cingaleses também aproveitam a vida na areia. Poucos decidem nadar nesta praia. O pôr do sol está muito forte, a areia se aperta e as ondas se esforçam para empurrá-lo mais fundo.
Cuidadosamente! O principal perigo do oceano em Hikkaduwa são as correntes reversas. |
Parte norte mais animado e popular. Existem recifes de coral aqui que prendem ondas fortes. Muitas pessoas preferem a praia do hotel Chaaya Tranz (agora Hikka Tranz), onde há uma entrada conveniente e grandes tartarugas. Os turistas chamam afetuosamente esse lugar de "lagoa", e nós o chamamos de "russo" - uma "aeromoça chamada Zhanna" estava brincando atrás de nós e os compatriotas bebiam cerveja preguiçosamente.
O descanso deitado não nos agradou, então nadamos mais perto da praia do sul, onde os moradores locais não tinham medo de nadar. Eles são uma espécie de indicador de segurança.
Cozinha e Café Hikkaduwa
Para cálculos: 100 rúpias do Sri Lanka ≈ 35 rublos. |
Preços em supermercados e mercados em Hikkaduwa:
- Uma lata de cerveja local - 150-170 rúpias
- Manga como em Tae, kg - 500-700 rúpias
- Abacaxi, kg - 100 rúpias
- Maracujá, kg - 200 rúpias
- Bananas, kg - 100-200 rúpias
Para quem é importante - o álcool está disponível gratuitamente, vendido nas lojas.
A culinária do Sri Lanka é semelhante à culinária indiana, então lembre-se da frase “sem apimentado” como uma oração. E também - “sem açúcar”, “sem gelo” - ao pedir bebidas.
Os cingaleses preparam pratos apimentados, embora já estejam acostumados a adaptá-los para os europeus. Mas vale lembrar mais uma vez se você não é fã de pimenta. É melhor pedir coquetéis e sucos sem açúcar e gelo - acontece que a água da torneira está congelada e há risco de infecção intestinal.
Avaliações dizem que em Hikkaduwa e em geral no Sri Lanka, você deve definitivamente experimentar vários pratos:
- rotti (tortilhas recheadas)
- arroz e curry (mais de 15 variedades de arroz são cultivadas no país)
- lassi (bebida com suco, iogurte, água e especiarias)
- tremonhas de corda (prato de farinha de arroz)
- chá com leite (esta é a ilha do Ceilão)
- vodka arak
Existem muitos cafés na praia onde pode comer tanto cozinha local como europeia. À noite, os funcionários trazem as mesas para o oceano, então eles comem aqui enquanto assistem ao pôr do sol. Eu recomendo:
- Restaurante de praia JLH - experimente o shake de manga com sorvete (390 rúpias) e suco de abacate (350 rúpias)
- Ola hamburguer - ótimos hambúrgueres (700-900 rúpias)
- O getfresh - restaurante barato de frutos do mar, camarão com arroz ≈ 960 rúpias, peixe ≈ 850-900 rúpias
- Mika Wu - café estilo barbie, sobremesas deliciosas e incomuns na faixa de 350-500 rúpias
- Main Reef Surf Cafe - peça arroz e curry (600 rúpias), ganhe cerca de sete pratos com recheios diferentes
Atrações em Hikkaduwa - o que fazer?
Não espere arquitetura impressionante ou museus interessantes de Hikkaduwa. A principal atração aqui é o oceano. Isso significa que a principal diversão está associada ao surfe, mergulho livre + excursões de campo. Pelo que ver no local, há:
- Fazenda de tartarugas
- Monumento do tsunami
Bem, e uma massagem, pela qual você terá que pagar 2.000-2500 rúpias.
Surf e mergulho com snorkel
Em Hikkaduwa surfando É a primeira coisa a fazer. Se você nunca patinou, não deixe de levar um instrutor: ele pegará uma prancha, providenciará roupas (para que você não queime e fique visível), e também o levará a um lugar especial com ondas ótimas . Essa lição com os profissionais custa cerca de US $ 35. Existe até uma escola russa, mas o custo das aulas é mais alto - a partir de US $ 45. Para quem está confiante na prancha, você pode alugar um surf na praia: 1 hora - 600 rúpias, o dia todo - 1200-1500 rúpias.
Os amantes do mundo subaquático vão se adequar snorkel... Não está em todo lugar - as vistas mais bonitas estão na praia do hotel Chaaya Tranz. É melhor ir aos recifes de coral exatamente no local de onde as tartarugas saem. Haverá uma chance de nadar com eles.
Passeios
Preços para excursões populares em Hikkaduwa (agências locais):
- 2 dias para Sigiriya e Kandy - $ 140-160
- 2 dias para Ella e Nuwara Eliya - $ 140-160
- Mangrove River Safari & Turtle Farm - $ 40-45
- Observação de baleias - $ 60
- Parque Nacional de Yala - $ 70
✓ Para quem, como eu, não sabe nadar, as excursões são boas em barcos com fundo de vidro, para que você possa ver os peixes sem entrar na água. Custo: Rs 2.100 para 6 pessoas. Este passeio é ideal para turistas com crianças.
✓ Hikkaduwa tem um interessante Templo Sinigama Muhudu Viharaya - fica em uma ilha separada, onde as vítimas de roubos podem pedir retribuição de poderes superiores. Talvez seja justamente isso que atraia turistas. A entrada é gratuita, mas para a travessia de barco, serão cobrados de 400 a 600 rúpias. Você pode negociar ou olhar da costa.
✓ Não muito longe da cidade existe distrito Meetiyagodaonde a Pedra da Lua é extraída. Costumam vir com uma visita guiada (às vezes até gratuita), durante a qual, depois da história do guia, se oferecem para comprar joias em uma loja da mina. Precisa negociar!
✓ A propósito, sobre souvenirs: é melhor comprá-los em grandes supermercados, por exemplo, Sandagiri, e perceber os mercados apenas como atração turística. O chá da loja é o mesmo, mas mais barato do que nas butiques de chá. Procure a marca O.P (laranja pekoe) na embalagem - este é um chá de folhas inteiras de alta qualidade.
✓ A visita guiada de 8 horas também é popular. floresta chorando (Sinharaja) é um parque nacional no Sri Lanka. Existem poucos animais, mas pássaros, lindas plantas e ... insetos estão em abundância. Use roupas fechadas e leve uma cueca sobressalente para trocar depois de nadar nas cachoeiras.
✓ Deixamos a excursão mais valiosa para o final - se você a dominar, certamente se tornará a melhor da sua vida. Isso é escalando Adam's Peak - uma montanha com uma altura de 2.243 metros. Os peregrinos acreditam que há uma impressão do pé de Adão / Shiva / Buda, e os turistas acreditam que há as mais belas vistas do Sri Lanka.
Hikkaduwa e Sri Lanka são ricos em excursões, mas recomendamos que você explore tudo por conta própria.
Alojamento em Hikkaduwa - hotéis e casas
Os hotéis Hikkaduwa são pensões ou bangalôs, ou os hotéis "três estrelas" usuais. A habitação é barata: devido à variedade, existem opções excelentes para 1000 rublos por dia. Você pode encontrar sua base em Hikkaduwa nos bons e velhos motores de busca:
- Reserva
- RoomGuru
- Airbnb - acomodação particular, se você ainda não recebeu o bônus de $ 54, siga o link :)
Uma seleção de bons hotéis
Morávamos na casa de hóspedes Le Reve D'Hikka - pagávamos cerca de 1400 rublos por noite. Com este dinheiro conseguimos um quarto muito bom, decorado com bom gosto (a proprietária é francesa) e um pequeno-almoço normal. Uma tartaruga vivia no território, e o oceano ficava a 5 minutos a pé (embora do outro lado da estrada). Em princípio, você pode aconselhar.
Onde mais ficar? Aqui estão 3 hotéis dignos, os dois últimos estão disponíveis apenas para turismo:
- 4 * Hikka Tranz by Cinnamon - Considerado o melhor hotel de Hikkaduwa. Quartos com vista para o mar, uma ótima praia - você pode surfar, mergulhar e nadar com as crianças.
Preço do tour: a partir de 130.000 rublos (café da manhã)
Preço por noite: $ 110 - 2 * O Lanka Super Corals é provavelmente o único hotel em sua categoria que recebeu avaliações TÃO positivas. Os turistas insistem em aumentar o estrelato para todos os 4 🙂
Preço do tour: a partir de 100.000 rublos (café da manhã) - 2 * Villa 96 - um pequeno hotel longe de Hikkaduwa com uma anfitriã russa. A hospitalidade é de nível, deliciosos pequenos-almoços e jantares.
Preço do tour: a partir de 95.000 rublos
É melhor escolher hotéis que não estejam na primeira linha do centro - a música do café certamente não o deixará adormecer. Vida noturna particularmente vibrante no Fanki de bar. Quase alugamos um hotel neste prédio (preço acessível, janelas panorâmicas com vista para o mar, quarto bacana), mas pensamos no problema a tempo. Descobriu-se que a música no estabelecimento é tão alta que as paredes vibram.
Onde mais você pode ir? Críticas de turistas
Hikkaduwa é fácil de se locomover em 3-4 dias, e durante o resto de suas férias é melhor ir para a conquista de outras cidades. Estávamos apenas na cidade forte de Galle, mas os comentários dos turistas falam de muitos outros lugares.
- De ônibus para Halle - 50 rúpias. Táxis e tuk-tuk também são aceitos lá, mas é melhor chegar de trem na estação de Hikkaduwa. Demorará cerca de meia hora, mas a viagem numa carruagem colorida dos tempos do domínio colonial da Inglaterra (1 €) deixará mais impressões do que um passeio na antiga Halle.
- Pode pegue um carro (entretanto, tanto no aeroporto de Colombo - com a ajuda da RentalCars - ou no hotel Citrus Hikkaduwa, só há aluguel de carro) e faça um passeio até os resorts mais próximos. Na cidade de Bentota - caminhe ao longo da costa arenosa e nade na lagoa, veja o antigo templo de Galapata com uma enorme estátua de Buda. Na cidade de Unawatuna - nade sem ondas e faça snorkel. No balneário de Kulutara, você pode ver o mais belo castelo do século XX, cachoeiras e templos cavernícolas Fa Hien Caves com vestígios deixados por pessoas há 37 mil anos.
- Outro lugar lindo é a montanha Sigiriya... A subida é paga (bilhete de adulto $ 30 e bilhete de criança $ 15), mas vale a pena. Antigamente existia um palácio luxuoso, ou melhor, toda uma cidade com jardins, fontes e piscinas. Os degraus foram esculpidos entre as patas de enormes leões de pedra, cujas partes dilapidadas permanecem até hoje.