O que ver em Altai - as melhores atrações

Pin
Send
Share
Send

Apesar da variedade de atrações locais, a primeira coisa que atrai Altai é a natureza única e o ar mais puro da montanha. Você não encontrará essas paisagens em lugar nenhum: cadeias de montanhas combinam-se harmoniosamente com rios e lagos pitorescos, falésias majestosas e cavernas misteriosas. A beleza do Território de Altai já foi apreciada por milhões de turistas não apenas da Rússia. Considere as principais atrações com fotos e descrições, que aconselho a visitar antes de tudo.

«Arejado, ensolarado, colorido, como uma bolha de arco-íris com sabão“… É assim que o poeta Nikolai Rubtsov descreve Gorny Altai, um mundo de conto de fadas com lagos cristalinos e montanhas majestosas. Os turistas "migram" aqui de todas as partes de nossa vasta pátria para desfrutar do ar fresco e revigorante e da natureza intocada. A viagem adquire um encanto especial quando você vai "por conta própria" - com seu próprio carro ou qualquer outro meio de transporte.

Para referência. A República de Altai é um assunto da Federação Russa. A capital é Gorno-Altaysk. A população é de cerca de 214 mil pessoas. O idioma oficial é o russo. A população consiste em nacionalidades: russos, altai, cazaques, ucranianos, telengits, alemães. O clima é agudamente continental: os verões são curtos e quentes, os invernos são longos e frios. O relevo é montanhoso, com altas cristas e vales fluviais. A montanha mais alta é Belukha (4506 m). No território de Altai existem cerca de 7 mil lagos, sendo os maiores: Katun e Biya, que, unidos, formam o rio Ob - o maior rio da Sibéria. O maior lago em Altai é o Lago Teletskoye. O principal ramo da economia de Altai é o turismo.

Monte Belukha

O local preferido pelos turistas. Não existem estradas que conduzam ao sopé da montanha. Você só pode chegar à montanha por trilhas nas aldeias de Tungur e Kucherla no distrito de Ust-Koksinsky. Em Tungur, você pode ver uma ponte suspensa sobre o rio Katun. A aldeia fica na margem esquerda, e à direita estão os centros turísticos, onde você pode deixar o seu carro e depois ir para a montanha. Para chegar ao lugar onde você possa contemplar Belukha em toda a sua glória, você precisará de 2 a 3 dias.

De Tungur, você precisará caminhar 10 quilômetros até a próxima vila - Kucherly. Em seguida, haverá uma floresta, outra ponte e campos, ao longo dos quais você verá os picos nevados das montanhas Altai. Em seguida, a estrada vai fundo nas montanhas - aqui você encontrará o lago Kucherlinskoye e a subida para a trilha Kara-Turek. A partir daqui, uma vista dos magníficos picos de Belukha se abre. Se você é um fã de passeios a cavalo, pode alugar cavalos nos locais de acampamento por alguns dias.

Belokurikha

Esta é uma famosa cidade turística federal com fontes termais e ar curativo. A área do resort pode acomodar 5.000 turistas, e o número de resorts de saúde e sanatórios no território está crescendo.

Importante: relativamente recentemente, Belokurikha tornou-se uma popular estância de esqui com uma base de materiais moderna, que é visitada anualmente por esquiadores de vários níveis de habilidade.

Caverna Denisova

Se você deseja visitar as mais belas montanhas de Altai, este monumento natural na região de Soloneshensky de Altai merece atenção, onde escavações arqueológicas têm sido realizadas há vários anos. Já foi comprovado que há 280.000 anos esses territórios foram habitados pelos ancestrais do homem moderno. Os arqueólogos conseguiram desenterrar não apenas as ferramentas do trabalho e da vida cotidiana, mas também mais de 200 espécies de vestígios do mundo animal, uma espécie desconhecida do homem. Se você reservar uma excursão, o guia contará muitas lendas fascinantes e misteriosas sobre a caverna de Denisov.

É uma das atrações turísticas mais visitadas em Gorny Altai nos últimos anos. Superar o caminho para a caverna é bem fácil, exceto para "subir e descer" estradas. É necessário chegar ao balneário de Belokurikha, que não fica longe de Biysk. No rio Shinok, você encontrará uma cascata de cachoeiras, de onde poderá ir direto para a Caverna Denisova. Ele contém uma grande quantidade de sedimentos representando diferentes épocas. As paredes da caverna são cobertas por pinturas rupestres - sinais intrincados.

Lago Aya

Este corpo de água doce separa a estepe e Gorny Altai, está localizado próximo ao trato Chuysky. Traduzido do nome turco "Aya" significa "Lua", o lago tem uma forma correspondente, silencioso e calmo. Existem muitos centros turísticos na costa que aceitam visitantes não só da Rússia. No verão, a água esquenta, até as crianças podem nadar. As pessoas vêm ao Lago Aya para um descanso tranquilo em tendas ou centros turísticos. Os turistas são atraídos por paisagens pitorescas, terreno sem vento, ar puro.

Monte Tserkovka

Este marco natural de Altai e Território de Altai está localizado na região de Smolensk, a vila de Belokurikha. A montanha de 851 m de altura recebeu esse nome devido à forma original de seu topo - em forma de cúpula de igreja. Existem vários cafés ao ar livre no território, um teleférico, uma loja de souvenirs e um posto de turismo.

Interessante saber: no inverno, Tserkovka se transforma em uma estação de esqui, um lugar favorito para esquiadores profissionais.

Lago Bolshoye Yarovoe

A natureza de Altai não só encanta os turistas com paisagens pitorescas, mas também cura. Para melhorar a saúde do corpo, os turistas vão ao Lago Bolshoye Yarovoe. É um reservatório de água doce com uma área de 53 metros quadrados com água mineral e lama de silte. Existem vários sanatórios, hospitais e balneários no litoral, a orientação principal é o tratamento e prevenção de patologias do sistema músculo-esquelético e não só. O lago está localizado perto de Slavgorod, na estepe Kulundinskaya.

Cavernas Tavdinskie

Na lista do que ver em Altai, este objeto natural está entre os primeiros. Este é um complexo único de 50 cavernas de várias profundidades e comprimentos, que ocupa uma área de 5 km, e corre ao longo do rio Katun. A maior é a Caverna Bolshaya Tavdinskaya, com uma rica exposição para turistas, eletricidade dentro e um rico programa de excursões.

Interessante saber! Tradicionalmente, antes de sair, você deve deixar uma moeda na saliência no centro da caverna e agradecer ao seu guardião pela hospitalidade.

Reserva Estadual de Altai

Esse é o "cartão de visita" desses lugares. O Patrimônio Mundial da UNESCO com uma extensão de 230 km está em funcionamento desde 1932, mantém a identidade do Lago Teletskoye, protege as florestas de coníferas e suas moradias ancestrais. No território existem prados alpinos, rios de montanha, nascentes curativas, cachoeiras com a água mais pura. Alguns representantes da flora e da fauna da Reserva de Altai estão listados no Livro Vermelho, são espécies raras e ameaçadas de extinção.

Lago Teletskoe

Para os residentes locais é um santuário, para os turistas é um reservatório de água doce com paisagens únicas. O Lago Teletskoye está localizado na fronteira das Montanhas Western Sayan na direção nordeste das Montanhas Altai. O sítio natural está sob a proteção da UNESCO, se distingue por dois atrativos - as cachoeiras Korbu com mirante e o Uchar de 160 m de altura.Esta é uma área turística desenvolvida, um lugar favorito para recreação durante todo o ano.

Chike-Taman

Este é um desfiladeiro de 1295 m de altura, 11 km de comprimento e equipado com uma plataforma de observação no topo. Chike-Taman é originário do famoso trato Chuysky. Os turistas são atraídos pela natureza extrema destes locais, e o programa de excursões ao longo da estreita estrada de granito é complementado por vistas únicas de penhascos íngremes e desfiladeiros profundos, impressiona com as paisagens de montanha. Esta é a visão de Altai com fotos e descrições, que literalmente acena para as montanhas.

Dedo do diabo da montanha

Este objeto natural está confortavelmente localizado perto do rio da montanha Katun e do Lago Aya, externamente se assemelha a uma parte de uma mão humana. Daí o nome.Graças à fácil subida, os turistas do cume podem apreciar as belezas locais, tirar toda uma série de fotografias memoráveis. Os altaianos acreditam sinceramente que escalar o dedo do diabo ajuda a curar a infertilidade. Também é um ótimo lugar para meditar.

Materiais úteis

  • Dicas sobre pedágios e nuances de estradas em Altai
  • Viagem de Réveillon, para onde ir

Ponte Oroktoy

É um marco arquitetônico que pode ser alcançado de carro. Uma ponte rodoviária suspensa de 95 m de comprimento e 3 m de largura foi instalada acima do Katun no local mais profundo e estreito. Uma vista deslumbrante do desfiladeiro profundo se abre na frente do motorista e dos passageiros.

Museu Nacional Anokhin

Este monumento cultural de Altai não há muito tempo celebrou seu centenário, é um complexo de várias camadas no estilo de um monte. A exposição do museu cobre diferentes períodos históricos até os anos modernos. Aqui você pode ver livros antigos, documentos históricos, coleções de minerais, manuscritos, fotografias e utensílios domésticos da população indígena de Altai e não só.

Jardim Botânico Gorno-Altai

Esta é uma filial do Jardim Botânico da Sibéria, que está localizado no território de 60 hectares da área de prados de Chistyi. O território é banhado por rios rápidos, cercado por cadeias de montanhas e florestas remanescentes. Aqui estão as coleções de plantas ameaçadas de extinção que estão listadas no Livro Vermelho e estão sob proteção do Estado.

Importante! Externamente, o Jardim Botânico Gorno-Altai é um imenso prado com lagos artificiais e caminhos pavimentados.

Reserva Katunsky

Esta reserva natural, criada em 1991, também é um patrimônio cultural da UNESCO, entre os viajantes é chamada de "a terra dos cem lagos", "as portas douradas de Altai". A Reserva Katunsky com uma área de 152.000 hectares é um recanto de natureza virgem e habitat de animais raros, e está localizada nas montanhas da parte central de Altai.

Museu-reserva de V.M.Shukshin

O grande escritor Vasily Shukshin viveu e trabalhou na aldeia de Srostki. Em memória da figura cultural, todo um complexo memorial de vários edifícios e objetos da natureza foi criado. Entre eles estão a escola do escritor, uma casa de infância e bens imóveis doados à sua própria mãe, um cemitério local, uma capela, o Monte Piket e a Ilha Popovsky.

Farmácia-museu mineiro em Barnaul

O Museu da Farmácia de Barnaul foi construído com tijolos antigos e está localizado no centro da cidade, no local de uma antiga farmácia, onde se fabricavam remédios e se faziam pílulas há 200 anos. Hoje é uma sala iluminada e arejada com uma rica exposição. Além de uma excursão emocionante, os turistas podem saborear bálsamos, aprender uma receita para fazer pílulas curativas e mergulhar na farmácia.

Museu "Cidade" em Barnaul

Esta atração relativamente nova está disponível para turistas desde 2007. O museu está localizado no prédio pré-revolucionário da prefeitura, contém 6.000 peças de diferentes épocas (principalmente documentação de arquivo). As excursões acontecem diariamente, exceto domingo e segunda-feira. O custo da excursão está ao alcance de todos. Um ingresso de adulto custa até 100 rublos.

Materiais úteis:

  • O que provar da culinária local
  • Dicas para uma viagem às Chaves de Jumalinsky

Monte do czar

Este monumento natural com um diâmetro de 46 me uma altura de 2 m foi incluído na lista dos locais mais bonitos e interessantes de Altai, localizado nas margens do rio montanhoso Sentelek. Estruturalmente, esta é uma clareira espaçosa, na qual estão instaladas estelas de pedra de várias alturas. Cada um tem sua própria história e lenda única. A distância entre as estelas adjacentes é de 320 cm.

Catedral de Intercessão

Este templo estava localizado na área mais pobre da cidade e foi construído há mais de 100 anos com doações de paroquianos. A Catedral foi construída em estilo bizantino. Ao decorar o interior, foram usados ​​afrescos com tramas de pinturas de Nesterov, Vasnetsov, Kramskoy. O monumento arquitetônico foi finalmente restaurado desde 2011.

Arboretum "Kholmogorye"

Este é um complexo único de 800 hectares com plantações e duas lagoas com a água mais pura. O arboreto se tornou um excelente lugar para recreação e relaxamento em família. Além do ar da montanha, aqui você pode desfrutar dos panoramas locais. No território do complexo "Kholmogorye" existe uma infraestrutura turística bem desenvolvida: há cafés de verão, lojas de souvenirs, atrações infantis, oficinas de cerâmica, um zoológico e uma loja com produtos naturais de Altai.

Catedral da Assunção em Biysk

Esta é a igreja ortodoxa mais luxuosa do Território de Altai, que recebe os habitantes da cidade há mais de 100 anos. Os turistas são atraídos não só pelo exterior, mas também pelo interior do edifício de tijolo vermelho e com cúpulas de quatro águas, construído no estilo russo-bizantino. O templo foi construído com doações dos habitantes da cidade. A Catedral da Assunção não só sobreviveu durante a era soviética, mas também realizou serviços religiosos regularmente para os paroquianos. Por cerca de 120 anos, o templo do Santíssimo Theotokos foi o "cartão de visita" de Biysk. Aberto diariamente - das 7h00 às 19h00.

Museu Memorial Altai de Titov

Este é um museu de cosmonáutica com uma exposição única, que pode ser visitada na aldeia de Polkovnikovo. Aqui você pode até encontrar uma maquete da espaçonave Vostok-2, que já foi pilotada pelo alemão Titov.

Estruturalmente, o Museu Memorial Altai é composto por dois objetos - a velha escola dos cosmonautas e um prédio mais moderno com uma rica exposição sobre o desenvolvimento da astronáutica.

Museu do trato Chuisky em Biysk

A exposição desta instituição cultural é inteiramente dedicada ao tema rodoviário, nomeadamente, a história da estrada principal de Altai, que começa por um pequeno caminho e termina numa moderna auto-estrada de alta velocidade. As coleções apresentadas incluem a flora e a fauna de Altai, pedras ornamentais e uma coleção paleontológica. O trato Chuisky, conhecido em Altai, começa nos portões do museu.

Fábrica de corte de pedra Kolyvan

Este marco arquitetônico está localizado na vila de Kolyvan. Os artesãos de Altai dedicam-se ao processamento de pedras decorativas e semipreciosas, ao fabrico de pratos, à construção de elementos interiores e exteriores (mais frequentemente em mármore).

A fábrica de Kolyvan ainda está funcionando e um museu temático foi inaugurado em seu território. A exposição desta instituição é inteiramente dedicada às obras únicas dos entalhadores locais.

Capela no local da morte de Mikhail Evdokimov

Uma pequena capela de Mikhail Angel foi construída no local de um acidente no qual o governador do Território de Altai e o talentoso ator Mikhail Evdokimov morreram em 2005. Uma pedra memorial também foi instalada e 47 bétulas foram plantadas no bairro (o artista amado viveu por tantos anos). Admiradores da criatividade de Evdokimov e não só não contornam a capela local, especialmente se o destino a trouxe para Biysk.

Mountain Charysh

O Rio Charysh é famoso pela canoagem inesquecível. Os turistas chegam a este local pela rodovia Novosibirsk-Biysk, passando por Barnaul. Após a ponte sobre o rio Katun, você precisa superar a passagem Siminsky e virar para Ust-Kan. Aqui você encontrará outra passagem - Yabogansky. Se o capô do seu carro ainda não tiver fervido, siga em frente! Depois de dirigir um pouco, notamos a aldeia de Tudral, onde começa o curso superior do rio Charysh. Onde o rio Kumir deságua nele, uma seção de fluxo total de Charysh se abre - o famoso resort de caiaque. Você precisa atravessar a ponte Kumir e ir para o rafting. Charysh conquistou!

Cachoeira Kamyshlinsky

Um monumento natural único e marco de Altai, que definitivamente vale a pena ver. O local pode ser facilmente alcançado de carro, está localizado no quilômetro 490 da rodovia M-52 - na Chuysky Trakt. Perto da cachoeira existe um complexo turístico "Tsarskaya Okhota" - o marco mais importante pelo qual você pode chegar à cachoeira. Escale a ponte pênsil lutando para superar seu medo. Mais adiante, haverá uma floresta, e ao longo do caminho você chegará à cachoeira Kamyshlinsky.Perto da cachoeira há atrações, além da possibilidade de andar de caiaque no rio Katun.

Lago Manzherok

É um monumento natural desde 1996. Ele está localizado na margem direita do rio Katun, na aldeia de Manzherok. Você precisa chegar ao distrito de Maiminsky e passar pela vila de Maima, que fica a apenas 40 quilômetros do lago. Na aldeia de Manzherok, vire à esquerda e suba a colina. no caminho, você encontrará uma floresta de pinheiros. Passamos pela aldeia de Ozernoe, mais 200 metros e - aqui está, Lago Manzherok! Nas proximidades, há uma base turística "Turquoise Kautn", onde você pode fazer rafting ao longo do rio Siberian.

A lista de monumentos de cultura, natureza e história não para por aí. Por exemplo, os pontos turísticos da região de Chemal são representados pela Montanha Camel, Ilha de Patmos, o Rio Chemal, lagos Karakol, paleoparque, a Igreja de São Macário, castelos de espíritos da montanha, etc. Antes de uma viagem a Altai, é importante traçar corretamente um roteiro de excursão e um programa de entretenimento para que cada minuto de suas férias seja gasto com o benefício e o prazer dos viajantes.

Dicas de férias em Altai

Você quer ver Gorny Altai sozinho? Viajar de carro é uma ótima ideia! Agora é um fenômeno muito popular entre os russos, quando o mundo está enlouquecendo com uma pandemia. Porém, para que a viagem não seja ofuscada por nuances desagradáveis, você deve saber o seguinte:

  • Altai é um "país" de enormes montanhas e florestas densas, então você deve se preparar para o fato de que terá que caminhar uma parte do caminho, a menos que seja proprietário de um SUV com tração nas quatro rodas capaz de cruzar qualquer terreno.
  • Nas montanhas, você não encontrará um café ou uma mercearia, e também é improvável que apareça uma toalha de mesa montada por conta própria. Por isso, antes da viagem, estoque alimentos e um fogão portátil a gás para que você possa fazer um piquenique inesquecível na montanha com comida preparada na hora.
  • Certifique-se de levar roupas quentes e guarda-chuva na estrada. Quedas de temperatura e chuvas nas montanhas são comuns.
  • Antes de viajar, faça uma inspeção técnica do carro - está tudo em ordem? O melhor a fazer é trocar os pneus - muitos viajantes "amaldiçoaram o dia em que chegaram ao volante do seu aspirador", deixando a borracha velha e gasta nas rodas. Também vale a pena estocar gasolina - a probabilidade de você encontrar postos de gasolina ao longo do caminho é muito pequena.
  • Pense bem no percurso para não se perder. Estude bem a região que deseja ir, os mapas, o tempo que planeja passar na viagem.
  • Não deixe de levar a barraca, da qual já falei em artigo à parte, sobre a escolha de uma barraca para descanso.

Em conclusão, gostaria de desejar que você veja com seus próprios olhos cada um dos pontos turísticos listados de Altai. Você não pode transmitir suas emoções com um único material com descrições e fotografias de Altai, você só precisa senti-lo. Tenham um bom descanso, amigos.

Avaliação em vídeo de lugares interessantes em Altai

Acomodação em Altai

Pin
Send
Share
Send