Estado insular - é assim que a Islândia é chamada em todo o mundo. Uma parte significativa da área da ilha está sujeita à glaciação. As geleiras islandesas alimentam os rios locais. O relevo rochoso da região contribui para a formação de inúmeras cachoeiras. Gêiseres e cachoeiras são os principais atrativos naturais do país. São muitos na ilha, e todos merecem a atenção dos turistas.
Algumas formações de água estão localizadas entre altas colinas com uma vegetação luxuriante e escura. É assim que se formam as magníficas paisagens da natureza islandesa. Na Islândia existem cachoeiras grandiosas, com mais de 200 metros de altura, e também existem cachoeiras muito pequenas, de até 5 a 7 metros de altura. Cachoeiras em terras islandesas estão localizadas em todos os lugares. Eles podem ser encontrados entre penhascos rochosos, no sopé de vulcões, em planícies montanhosas e entre florestas raras. Os islandeses têm uma relação especial com a queda da água. Era uma vez, as cachoeiras serviam como suas principais fontes de água doce.
As mais belas cachoeiras da Islândia
Cachoeiras famosas e populares que valem a pena visitar!
Gullfoss
Icelandic Falls está localizado na região de Südürland. Altura - 32 metros. A formação natural está localizada no rio Khvitau. A cachoeira tem uma estrutura em dois estágios. No topo de Gullfoss está o monumento de pedra Sigridur. Uma vez, essa menina não permitiu que seu pai construísse uma usina hidrelétrica neste local. A construção pode destruir uma das mais belas cachoeiras da Islândia. A filha do engenheiro ameaçou se jogar na cachoeira se a construção começasse lá.
Detifoss
A cachoeira mais poderosa da Europa está localizada no rio com o nome notável de Jekulsau-au-Fjedlum. Parte do parque nacional. Altura - 44 metros. Durante o período de inundação, a taxa de queda de água aqui é de 600 m³ / seg. Detifoss foi destaque no Prometheus de Ridley Scott. O local é muito procurado pelos turistas, pois a velocidade do fluxo de água próximo à cachoeira é enorme. A infraestrutura turística da região é de alto nível.
Skogafoss
A atração está localizada na área de Südürland, no rio Skogau. Altura - 60 metros. Não muito longe da cachoeira fica a vila residencial de Skogar. Devido ao grande número de salpicos de sol, um único arco-íris pode ser visto próximo à cachoeira. A jusante do rio existe uma geleira popular entre os turistas. Há uma trilha de caminhada no lado leste da cachoeira. Uma caverna foi descoberta sob os riachos de água Skogafoss, sobre a qual existem muitas lendas e histórias.
Hauyfoss
O Rio Fossau também possui sua própria cachoeira. Altura - 122 metros. Perto da cachoeira, você pode encontrar o vulcão Hekla. A educação natural é considerada a segunda mais alta do país entre seu tipo. Há um estacionamento para turistas no topo de Hauyfoss. A aldeia de Steing está localizada na planície. Dela até a cachoeira é feito um percurso a pé que dura 6 horas. A aldeia tem infraestrutura mínima.
Godafoss
A cachoeira está localizada no norte do país, na região de Nordurland-Eistra. Formado no rio Skjaulvandaflyout. Altura - 12 metros. Em 1000, um rosto pagão foi jogado nas águas dessa cachoeira, por causa desse evento o lugar ganhou esse nome. Godafoss é conhecida como uma das cachoeiras mais acessíveis e fotografadas da ilha. Os guias locais adoram contar sobre suas lendas.
Dinyandi
A formação natural do rio Dinyandisau está localizada na região dos fiordes ocidentais. Altura - 100 metros. As corredeiras estão localizadas em uma área de preservação. Do islandês, o nome Dinyandi é traduzido como "rugindo". Existem locais de acampamento a jusante do rio. As águas de Dinyandi deságuam na baía, que se transforma em oceano. Os arqueólogos conseguiram descobrir que a rocha dessas rochas consiste em lava. As camadas mais antigas são datadas de 13 milhões de anos. O turismo apenas começou a se desenvolver aqui. Não se pode contar com uma infraestrutura confortável.
Seljalandsfoss
O marco natural está localizado na região de Südürland. A pitoresca cachoeira se tornou a marca registrada da Islândia mais de uma vez. Corredeiras retiram água do rio Seljalandsau. Há um centro turístico não muito longe deste lugar. As vistas da cachoeira tornam-se especialmente espetaculares à noite. Graças à ampla saliência no topo, você pode ver a beleza do território de todos os lados.
Selfoss
Uma pequena cachoeira está localizada na região de Nordurland-Eistra no rio Jekulsau au Fjedlum. Altura - 11 metros. O rio que alimenta a cachoeira nasce da geleira e deságua no território do parque nacional. A largura da formação natural é de 100 metros, as rochas deste local formam uma ferradura quando vistas de cima. O nível da água do rio até a cachoeira varia muito dependendo da estação. No inverno, parte do sistema de água congela.
Glymur
Entre os fiordes de Vestyurland existe uma enorme cachoeira com um cume inatingível. Altura - 196 metros. Você só pode ver o milagre da natureza de lado. Outras rochas inexpugnáveis não permitem que você se aproxime do riacho. Não muito longe da formação, ergue-se o vulcão Hwalfell. A cachoeira foi formada graças às corredeiras do rio Botns. O desfiladeiro no sopé do marco é densamente coberto por musgo verde. Toda a infraestrutura turística está localizada na vila de mesmo nome junto ao rio.
Glufrabui
A cachoeira é chamada de secreta, pois está localizada na rocha. Você pode chegar mais perto pisando cuidadosamente nas pedras de uma fenda estreita. Altura - 40 metros. Vale a pena procurar esse lugar próximo a outra cachoeira, Seljalandsfoss. As formações de água estão localizadas a uma distância de 100 passos uma da outra. Os sinais levam à cachoeira escondida na rocha. Caminhando por eles, pode-se apreciar a beleza agreste dessas terras.
Svartifoss
O monumento natural está localizado no terreno da Reserva Natural Skaftafell. A queda d'água aqui ocorre rodeada por colunas naturais de lava negra. Por décadas, colunas de basalto e lava inspiraram arquitetos islandeses a projetar igrejas e edifícios industriais extraordinários. As colunas parecem ser feitas pelo homem, mas na realidade são criadas pela natureza.
Hreinfossar
Uma série de corredeiras formando pequenas gotas de água estão localizadas perto da aldeia de Husafell. Há outra atração próxima - uma caverna em forma de tubo com paredes de lava. Formações aquáticas surgiram graças ao rio Kvitau. A área ao redor do monumento natural tem uma beleza nórdica especial, atraindo muitos turistas. O comprimento das corredeiras é de 900 metros. As águas do rio correm e fluem lentamente.
Oufairufoss
Corredeiras de duas etapas no cânion Eldgyau. Até a década de 90, a formação de água era atravessada por uma ponte natural de basalto. Então foi destruído. O derretimento das neves foi chamado de causa da destruição. O desfiladeiro sob a cachoeira é de origem vulcânica. Oufairufoss está localizado na parte central da ilha.
Kolugluvur
A cachoeira é formada pelo rio Vidals. Altura - 25 metros. A cachoeira leva o nome da famosa giganta que, segundo a lenda, viveu nessas terras. O rio para a cachoeira atravessa a região de Vidaldur. A atração vale a pena olhar para o oeste da cidade de Blonduos. Um desfiladeiro com uma cachoeira se espalha no centro de um vale pitoresco.
Urridafoss
Na região de Südürland, há uma pequena cachoeira no rio Tjörsau. Urridafoss faz parte de um plano para construir uma vasta usina hidrelétrica no sudoeste da Islândia. Altura - 6 metros. Conservacionistas temem que a cachoeira possa desaparecer após a construção. Esses temores não são infundados. Vale a pena não perder o momento, e ocasionalmente admirar a vista da cachoeira enquanto ela ainda existe.
Hengifoss
Um marco natural adorna a região islandesa de Eysturland. Altura - 128 metros. A educação natural é baseada no leito do rio Hengifossau.A área em que Hengifoss está localizada é o destino turístico mais popular do país. A caminhada da cachoeira até o estacionamento turístico leva no máximo 60 minutos. A área ao redor do monumento natural consiste em rochas basálticas e fósseis de árvores antigas.
Aldeyarfoss
Há outra cachoeira no norte do planalto islandês. Altura - 20 metros. A paisagem ao redor é formada por rochas e pequenos seixos. Em meio a tal futurismo natural, a água caindo parece muito impressionante. O local de nascimento da cachoeira é o rio Skjaulvandaflyout. O leito do rio corre ao longo de uma planície de lava dominada por tons de terra cinza e marrom.
Hjaulparfoss
A educação é uma das numerosas e baixas corredeiras do rio Fossau. Perto deste território, surge o vulcão Hekla. O povoado de Fludir está localizado 30 km a leste. Você pode chegar à cachoeira entrando em uma estrada de cascalho a partir da Rota 32. Nessas terras, o turismo é bastante desenvolvido, como em todo o Südürland.
Litlanesfoss
A cachoeira é cercada por rochas vulcânicas. A água esmagadora tem origem no rio Lagarflout. Além disso, a água flui para o lago, onde, segundo a lenda, são encontradas cobras gigantes. Não muito longe dessas joias naturais fica a cidade de Egilsstadir. A infraestrutura turística necessária está presente ali. A cachoeira está localizada entre as colunas de basalto, que são de tirar o fôlego.
Fax
No leste de Reykjavik, existe o Círculo Dourado. Este percurso inclui todas as belezas naturais da região. Faxi é uma cachoeira pequena, mas pitoresca, que parece maravilhosa na foto contra o céu azul ao fundo. A cachoeira é alimentada pelas águas do rio Tungufllot. Surpreendentemente, há salmão em Faxi. Acampar e estacionar são organizados nas proximidades. Você pode pescar na cachoeira ou apenas admirar a vista. Caiaque é perigoso aqui.
Thoufafoss
No sudoeste de Burfeld Hill, há uma cachoeira compacta, mas rápida. É alimentado pelo rio Thorsau. Uma rota turística ao longo de uma estrada de cascalho foi construída até a cachoeira. Este lugar tem várias corredeiras, a mais larga delas é Thoufafoss. O território tem um relevo interessante, que não só os turistas, mas também os residentes locais adoram fotografar.
Hafragilsfoss
Existem várias cachoeiras no sistema glaciar Jekulsau-au-Fjedlum. Hafragilsfoss é considerada a maior formação aquática aqui. Altura - 27 metros. Há um mirante de fácil acesso na margem leste da cachoeira. A vista do rio próximo a este gigante é excelente. O acesso ao local é feito de carro, há estacionamento no mirante. Em assentamentos vizinhos, você pode reservar uma excursão para a cachoeira.
Bruarfoss
A atração está localizada em Syudyurland. A cachoeira se destaca pelo fato de que rio abaixo a rocha forma uma ponte natural. A água neste local também borbulha e sobe no inverno devido às muitas fontes termais subterrâneas. O corpo d'água tem uma cor azul penetrante, que é especialmente bonita em um dia de sol.
Ehsaraurfoss
A cachoeira compacta está localizada no Parque Nacional Thingvellir. Ele está localizado no leito do rio Ehsarau. A formação natural baseia-se próximo ao lago, bem como ao longo da rota 36. No inverno, a parte inferior de Ehsaraurfoss congela, pois a profundidade é rasa e há muitas pedras. Acredita-se que, no passado, essa cachoeira foi criada artificialmente pelos próprios islandeses para se abastecerem de água potável.
Kirkjufellsfoss
O monumento natural está localizado na montanha Kirkjufell, perto da cidade de Grundarfjordur. Acessibilidade e esplendor tornam este um destino muito popular para viajantes. As vistas da cachoeira podem ser vistas na Islândia em cartões postais e lembranças. Dizem que as fotos mais lindas são tiradas aqui no verão. A cachoeira possui infraestrutura necessária para recreação ao ar livre.
Phagrifoss
Chegar a Fagrifoss pode ser difícil para um viajante destreinado. A cachoeira está localizada em um local de difícil acesso entre as rochas. Altura - 80 metros. O tipo de comida é o rio Gerlands. A cachoeira ocupa uma pequena parte das terras altas da Islândia. Apesar do acesso limitado, há um mirante no topo de Fagrifoss. É melhor não ir sozinho para Fargifoss. Até mesmo grupos treinados são contratados para a subida de um guia.
Merkjarfoss
A cachoeira é alimentada pelas águas do rio Merkyar. O tamanho da formação natural é muito pequeno. No curso inferior, Merkjarfoss é dividido em 3 riachos. As pessoas vêm a este lugar para ver não a cachoeira em si, mas a incrível natureza ao redor. Colinas esmeraldas e rochas cobertas de musgo à luz do sol criam uma atmosfera encantadora única na Islândia. É melhor ver a beleza em um dia claro e sem nuvens.
Kvernoufoss
A atração está localizada na área de Skogar. A cachoeira é formada em um desfiladeiro estreito e não pode ser vista da estrada principal. As águas do rio Kverna precipitam-se do penhasco. É muito fácil chegar até a cachoeira, basta subir a trilha até 600 metros. As paredes do desfiladeiro são cobertas por musgo verde, criando uma atmosfera fabulosa de grandeza natural em seu interior. Há um deck de observação natural no topo de Kvernoufoss.
Tourufoss
A cachoeira está localizada perto de Reykjavik, a leste do Lago Tingvadlavatn. Faz parte do rio Laxa y Kyos, famoso por sua população de salmão do Atlântico. Apesar da disponibilidade de uma visita, esta cachoeira é menos conhecida do que suas contrapartes e, portanto, não muito marcada. No entanto, ele pôde ser visto em uma das cenas da série "Game of Thrones". É sabido que muitas vezes ocorrem geadas aqui no inverno.
Morsaurfoss
As Cataratas da Islândia estão localizadas no sopé da geleira. Altura - 240 metros. Nesse caso, a queda d'água da falésia é resultado do degelo da geleira. O monumento natural está localizado no sudeste da ilha. Em 2007, essa cachoeira foi reconhecida como a mais alta do país. Antes dele, este título foi detido por Glymur. Não há trilhas para caminhadas próximas à cachoeira. É muito difícil chegar perto dele. Uma excelente vista desta pérola se abre da vizinha Montanha Kristinartindara. Este caminho só pode ser dominado por escaladores experientes. Portanto, foi difícil medir a altura de Morsaurfoss por muito tempo. Hoje, a altura da cachoeira está listada em todos os guias locais.