30 maiores cidades da Argentina

Pin
Send
Share
Send

As cidades argentinas geralmente crescem às custas dos migrantes dos países vizinhos. Além da capital Buenos Aires, mais duas cidades, Córdoba e Rosário, podem se orgulhar de ultrapassar a marca de um milhão de habitantes. Três assentamentos da lista dos maiores do país não chegam nem a 100 mil habitantes.

Áreas de resort estão sendo criadas em toda a Argentina para atrair não apenas turistas locais, mas também hóspedes de outras regiões. Para isso, aproveitam-se as costas, as encostas das montanhas, bem como as condições naturais únicas. Os amantes da praia devem ir para Mar del Plata, e os fãs de esqui devem ir para a área de Neuquena. A arquitetura colonial predomina nas cidades: por exemplo, a parte histórica de Córdoba foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

As maiores cidades da Argentina

Lista das maiores cidades em termos de população do país.

Buenos Aires

A capital da Argentina ocupa a margem oeste da Baía de La Plata. Em Buenos Aires, você pode ver a rua mais larga do planeta - Avenida 9 de Julho. O símbolo da cidade está instalado na Praça da República - um obelisco com 67 metros de altura. Mais de 600 parques transformaram a área em uma vasta área verde. Arquitetura notável de edifícios governamentais. E a acústica da ópera não é inferior aos principais locais do mundo. Um festival de tango é realizado em agosto.

População - 3 063 728 pessoas (2017).

Cordova

Fundada em 1573 e nomeada em homenagem à cidade espanhola de mesmo nome. Os edifícios da parte central de Córdoba, preservados desde os tempos coloniais, estão incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A Universidade Nacional é a primeira instituição de ensino superior do país. O maior parque público é Sarmiento. Existem museus e um zoológico em seu território.

População - 1 329 604 pessoas (2010).

Rosario

Fica às margens do Rio Paraná. A cidade é rica em áreas de lazer: Parque da Independência, Jardim Francês, Jardim do Calendário, Jardim de Rosas. Existem dezenas de museus em Rosário: teatro argentino, tango, artes plásticas, história local, polícia. O Memorial da Bandeira Nacional é um dos principais monumentos da cidade. Em homenagem aos 80 anos de Che Guevara, que nasceu aqui, uma estátua dele foi instalada.

População - 1.193.605 pessoas (2010).

Mar del Plata

Grande resort e porto de pesca na costa atlântica. A faixa ininterrupta da praia tem mais de 8 quilômetros de extensão. Espetáculos com golfinhos e focas são organizados na água. As excursões às fazendas da região são uma parte popular do programa turístico. Incluem degustação de vinhos e produtos agrícolas. Mar del Plata tem uma vida noturna vibrante.

População - 860 337 pessoas (2017).

San Miguel de Tucumán

A capital da província de Tucumán é a maior cidade do norte da Argentina. Locais religiosos notáveis ​​são a catedral em estilo colonial, a igreja neogótica da Virgem Maria de Lourdes e a Basílica da Sagrada Comunhão. A Casa da Independência e a Casa do Governo são monumentos arquitetônicos e históricos. O parque do dia 9 de julho cobre 400 hectares e está repleto de réplicas de esculturas da Belle Époque.

População - 694 327 pessoas (2010).

La Plata

Fundada na década de 80 do século XIX, para mudar para cá a capital da província em substituição ao novo status de Buenos Aires. É chamada de "cidade das tílias" devido ao grande número dessas árvores nas ruas e nos parques. A Catedral de La Plata é o maior templo da Argentina. Nos arredores, não se realizam apenas passeios turísticos, mas também passeios de bicicleta.

População - 643.133 pessoas (2010).

Salta

Ele está localizado no sopé da Cordilheira dos Andes, no Vale de Lerma. Muitos monumentos arquitetônicos da época dos colonialistas sobreviveram. A fachada da catedral é especialmente bonita. Os museus da cidade oferecem para conhecer as coleções de artefatos da época pré-colombiana. Um grande festival é realizado ao longo de abril com exposições de artesanato, feiras de alimentos e concertos.

População - 535 303 pessoas (2010).

San Juan

Originalmente, ficava às margens do rio de mesmo nome. No entanto, após as enchentes, a cidade foi movida vários quilômetros. O terremoto de 1944 destruiu muitos edifícios, incluindo a Catedral de São João. O novo templo foi reconstruído apenas em 1979. Um museu arqueológico é aberto na periferia, contando sobre os povos que habitavam esta área. A degustação de vinhos é uma atividade popular entre os turistas.

População - 471 389 pessoas (2010).

Lanus

A cidade praticamente se fundiu com a capital e passou a fazer parte da Grande Buenos Aires. Estende-se ao longo da costa marítima. Várias grandes empresas industriais operam aqui. Existem muitas fazendas e campos agrícolas nas proximidades. O aumento da população deve-se principalmente aos migrantes de países vizinhos. O nativo mais famoso é o jogador de futebol Diego Maradona.

População - 459.263 pessoas (2010).

Santa Fé

Localizada nas margens do Lago Setúbal. Em 1969, foi inaugurado um túnel sob o rio Paraná, ligando a cidade de mesmo nome a Santa Fé. As áreas urbanas estão sendo ativamente reconstruídas. Assim, em 2008, casinos e hotéis foram construídos no local de antigos elevadores de grãos, onde a vida está em plena atividade 24 horas por dia. Os turistas têm acesso a excursões ao centro de observação espacial e ao zoológico de Esmeralda.

População - 405.683 pessoas (2017).

Corrientes

Porto fluvial no Nordeste do país. A arquitetura é mista: o estilo moderno vai substituindo gradativamente o colonial. As visitas obrigatórias são o Parque Nacional Mburukuya, a Ponte General Manuel Belgrano, iluminada com várias cores, e as Terras Ibéricas, que são especialmente atrativas para os observadores amadores de pássaros. A cidade abriga vários carnavais anuais importantes.

População - 352 646 pessoas (2010).

San Salvador de Jujuy

Localizado próximo às encostas da Cordilheira dos Andes. Os principais objetos arquitetônicos: Casa do Governo, construída em estilo colonial, a Catedral, datada do século XVII, a Basílica de São Francisco da mesma época, a Capela de Santa Bárbara. Os limites do Parque Nacional Kalilegua começam perto da cidade. San Salvador é um destino popular de férias para os argentinos.

População - 321 789 pessoas (2018).

Bahia Blanca

A tradução do nome é “baía branca”. Um dos maiores portos da Argentina. As pessoas vêm aqui para pescar: é permitido pegar tubarões e usar barcos. Principais museus: arte contemporânea, porto, histórico. A cidade possui dois zoológicos: municipal e privado. No sudeste de Bahia Blanca, existem dois grandes resorts com praias de areia, vida noturna vibrante e hotéis de primeira classe.

População - 301.572 pessoas (2010).

Resistência

Localizada no litoral do Rio Negro. No verão, a área é muito quente e as tempestades são frequentes. As ruas da cidade estão repletas de monumentos e locais históricos, razão pela qual Resistencia foi denominada “a cidade dos monumentos”. Por mais de 30 anos, a cidade sediou um concurso internacional de escultura com curadoria da UNESCO. Museus interessantes - a história da natureza de Augusto Schulz e as artes plásticas de Rene Brusau.

População - 291 720 pessoas (2010).

La Rioja

Ocupa a parte oriental da província de mesmo nome. A pecuária e a viticultura são a espinha dorsal da economia da região. O Parque Nacional Talampaya está localizado nas proximidades. Há também uma cota de 1.680 metros nas fileiras. É usado para parapente. De 31 de dezembro a 3 de janeiro, acontecem os eventos Tinkunaco.

População - 289 983 pessoas (2001).

Posadas

Áreas urbanas ocuparam a margem sul do rio Paraná. No passado, o porto teve um papel importante no desenvolvimento da cidade, agora está desatualizado e utilizado para o transporte de passageiros e competições esportivas. Monumentos arquitetônicos - a catedral românica e o palácio do governo que datam do século 19. O museu local exibe coleções relacionadas aos jesuítas e índios guaranis.

População - 275 988 pessoas (2010).

Santiago del Estero

Fundado em 1553. As principais atrações: a catedral da cidade, a Praça da Liberdade, o mosteiro de Santo Domingo, a Casa do Governo e o Museu Arqueológico, o centro cultural. As termas Termas de Rio Hondo e 4 reservas naturais protegidas estão nas proximidades. As excursões turísticas ao Parque Nacional Copo começam na cidade. A província é famosa pelo seu folclore.

População - 252 192 pessoas (2010).

Paraná

Localizada na costa leste do rio do mesmo nome. O porto local é utilizado para o transporte de produtos agrícolas. Igrejas coloniais, Casa do Governo em estilo europeu, prédios modernos - as ruas do Paraná são repletas de belezas arquitetônicas diferentes. A cidade sedia um festival de mate. Os hóspedes das férias são ensinados a preparar esta bebida e podem provar variedades raras.

População - 247 863 pessoas (2010).

Merlot

Faz parte da área metropolitana da Grande Buenos Aires. A cidade cresceu muito na segunda metade do século 20: as fazendas vizinhas deram lugar a áreas residenciais. O edifício mais antigo que sobreviveu é a estação ferroviária. A Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi projetada pelo urbanista e arquiteto argentino Pedro Benoit. Ele também é o autor do projeto de uma escola local que leva o nome de Domingo Faustino Sarmiento.

População - 244.168 pessoas (2001).

Neuquen

Pertence ao território entre os rios Neuquen e Limay. Entre os museus da cidade estão a sucursal do Museu Nacional de Arte, a Galeria de Arte Emilio Saraco e o Museu Municipal Gregorio Alvarez. Outros locais de interesse: "praça das bandeiras", teatro de verão, observatório, pista de patinagem, parque central com fontes. Existem vários resorts nas proximidades, incluindo um resort de esqui.

População - 231.198 pessoas (2010).

Quilmes

Parte da área metropolitana da Grande Buenos Aires. As fábricas de vidro e têxteis são a espinha dorsal da economia de toda a região. A localização costeira de baixa altitude torna a cidade sujeita a inundações. As ruas ficam mais pobres à medida que você se move para o leste de La Plata. As regiões leste e oeste são separadas por ferrovias. Quilmes é famosa por sua cervejaria.

População - 230 810 pessoas (2001).

Banfield

Faz parte da área metropolitana da Grande Buenos Aires. O centro da capital fica a apenas 14 quilômetros de distância. As principais atrações da cidade são o Conservatório Julian Aguirre, onde cerca de 2 mil alunos estudam anualmente, e a casa-museu do artista plástico Pio Collivadino. O clube de futebol de mesmo nome tem sede em Banfield, que já foi campeão da Argentina.

População - 223 898 pessoas (2010).

Formosa

Uma cidade no norte da Argentina. No inverno, é especialmente popular como destino de férias para os argentinos. Atividades interessantes em Formos: piroga no rio Bermejo, pesca esportiva em balneário organizado no rio Paraguai, cavalgadas e visita a uma reserva natural. No verão há uma festa em homenagem a Nossa Senhora - a padroeira da cidade. O carnaval é realizado em fevereiro.

População - 198.074 pessoas (2001).

Godoy Cruz

Localizado nas encostas da principal Cordilheira dos Andes. A oeste de Godoy Cruz está a montanha mais alta do continente - o Pico do Aconcágua. A moderna estação de esqui Las Lenhas foi construída nas proximidades. As excursões para a fronteira com o Chile começam aqui. Caminhadas e visitas a vinícolas da região são organizadas. Um clube da primeira divisão do país tem sede na cidade.

População - 189.578 pessoas (2010).

San Luis

A capital da província com o mesmo nome teve de ser fundada várias vezes: as incursões dos aborígenes não permitiram que os colonos se firmassem. As indústrias têxteis e cerâmicas da cidade estão em alta. A represa Potrero de los Funes foi construída nas proximidades. Este é um local de descanso para moradores e visitantes. Caminhar e explorar a área circundante são as principais atividades em San Luis.

População - 169 947 pessoas (2010).

San Fernando del Valle de Catamarca

Estende-se ao pé da Serra de Ambato. Os turistas são atraídos pela arquitetura colonial e pelas oportunidades de atividades ao ar livre. São organizados passeios a cavalo, provas de vinhos, BTT e caminhadas, entre outros. O principal local religioso da área é a Basílica Catedral da Senhora del Valle. A melhor lembrança de Catamarca são as conservas de frutas ou ponchos.

População - 159.139 pessoas (2010).

Santa rosa

Cidade no leste da província de La Pampa. Passeios turísticos: Casino, Teatro Espanhol, Galeria de Arte, Museu de Ciências Naturais, Aliança Francesa. O Parque Laguna Don Thomas cobre 500 hectares. Existe um grande lago em seu território. Aí é permitida a pesca, a prática de desportos náuticos, campos desportivos e parques infantis.

População - 103.860 pessoas (2010).

Puerto Iguazu

Cidade fronteiriça no nordeste da Argentina. As famosas cachoeiras do Rio Iguaçu ficam a 18 km de distância. Eles estão sob a proteção da UNESCO. O complexo de resort La Aripuca e o centro de reabilitação de pássaros estão localizados nas proximidades. Perto está o Parque Natural Luis Honorio Rolona. Para chegar à cidade brasileira de Foz do Iguaçu, basta atravessar a Ponte da Comunidade.

População - 82.227 pessoas (2010).

Pilar

Parte da área metropolitana da Grande Buenos Aires. É o lar de clubes de campo, campos de golfe, condomínios fechados. A Praça 12 de outubro é reconhecida como um marco histórico nacional. O Museu Histórico da cidade dedica especial atenção à assinatura de um acordo de federalização do país. A Reserva Natural do Pilar foi fundada em 2003 nas margens do rio e ocupa 297 hectares.

População - 81 120 pessoas (2010).

Ushuaia

A cidade mais austral do planeta. Refere-se ao território da ilha de Tierra del Fuego. Os turistas vêm aqui quase todo o ano para pescar, fazer caminhadas ou como parte de grupos de cruzeiro. Um museu foi instalado no antigo prédio da prisão. O parque nacional e o farol próximos podem ser alcançados por uma ferrovia de 7 km. É chamado de "Trem no Fim do Mundo".

População - 73 541 pessoas (2018).

Pin
Send
Share
Send