Para o turista não iniciado, muitas cidades na Polônia podem parecer iguais. Eles têm semelhanças arquitetônicas, mas cada um tem sua própria atmosfera e características. Alguns deles tiveram mais sorte, a Segunda Guerra Mundial foi tangencial. Outros foram muito danificados e reconstruídos do zero, embora de acordo com projetos antigos. Os dois pólos dessa história são Cracóvia, que se tornou um museu arquitetônico, e Varsóvia, onde há muitas cópias de edifícios antigos nas ruas. Tradicionalmente, igrejas de diferentes séculos de fundação adornam as cidades polonesas. Mas a luz não convergiu para religião e arquitetura. O país também tem bastante áreas naturais interessantes, como Olsztyn, bem como resorts: esqui, praia e médico.
Principais cidades turísticas da Polônia
Lista das cidades mais interessantes para o turismo cultural.
Cracóvia
O charme da cidade está baseado em sua arquitetura. A Segunda Guerra Mundial não o prejudicou tanto quanto a capital ou outros assentamentos antigos. Até um quarto de todos os fundos de museus icônicos na Polônia estão concentrados aqui. Caminhar pelas ruas de paralelepípedos é um ótimo passatempo para os turistas. Ao longo do caminho, você pode rapidamente conhecer a Praça do Mercado, o Palácio dos Bispos, o parque da cidade chamado Planty.
Hotéis no Booking.com: Cracóvia
Varsóvia
A capital polonesa remonta a 1300. Desde que a cidade foi capturada pelos nazistas, muitos monumentos culturais e arquitetônicos foram perdidos. Após a guerra, o centro histórico e algumas outras áreas foram restaurados, mas com alterações. O Palácio Real na Praça do Castelo, o Palácio na Água, rodeado por um zoológico, o Museu Nacional, o Jardim Botânico no telhado da biblioteca, o Parque azienki são lugares imperdíveis.
Hotéis no Booking.com: Varsóvia
Gdansk
O maior porto da Polônia. Supervisiona a balsa para a Suécia em uma base permanente. Os turistas também são convidados para passeios de barco, por exemplo, para Szymbark, onde há uma casa construída com o telhado baixo. A parte histórica de Gdansk atrairá os amantes da arquitetura. Uma caminhada ao longo da Rota Real vai enriquecer a experiência. O Museu Arqueológico oferece programas interativos. E na Basílica de Maryack eles dão concertos de música de órgão.
Hotéis no Booking.com: Gdansk
Wroclaw
É também chamada de “cidade das 12 ilhas”. A localização em Odra e o grande número de canais tornavam a área bastante invulgar. 117 pontes adicionam cor a ele. E tudo isso com um prédio bastante denso. Além da arquitetura, os turistas são atraídos pelo zoológico de 33 hectares, o Palácio Real datado do século 18 e o Panorama da Batalha de Racławice, anteriormente localizado em Lviv.
Hotéis em Booking.com: Wroclaw
Poznan
Uma das mais antigas cidades polonesas continua a se desenvolver e tem se mantido assim por séculos. Hoje em dia combina direções industriais e turísticas. O antigo mercado é notável por si só, e a Câmara Municipal localizada dentro dele agora se tornou um museu histórico. Você pode mergulhar no passado visitando o Mosteiro das Carmelitas Descalças, a Igreja de São Wojciech ou a Capela Dourada.
Hotéis no Booking.com: Poznan
Zakopane
Também conhecida como "capital de inverno da Polônia". Um resort de inverno completo para os fãs de atividades ao ar livre. Para esquiadores e snowboarders existem trilhas com extensão total de 60 km. Rotas para escalar os picos das montanhas próximas foram organizadas. Mas Zakopane não se limita a isso: museus e atrações funcionam dentro da cidade. O destaque da área é o Parque Nacional Tatra, que cobre uma área de mais de 21 mil hectares.
Para correr
A parte histórica da terra natal de Nicolaus Copérnico está na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Os monumentos arquitetônicos não foram danificados durante a Segunda Guerra Mundial. Entre elas, a Torre Curva, erguida no século XIII, atrai especialmente a atenção. O grau de sua inclinação é maior que o do Pisa. Mesmo em matéria de cozinha nacional, tem um atractivo próprio - o pão de gengibre Torun. Eles costumam representar vistas da cidade.
Hotéis no Booking.com: Torun
Lublin
É conhecido desde o século X. Embora localizado longe das principais rotas turísticas, é rico em atrações. Alguns deles ganharam nova vida como recipientes para coleções de museus. Isso foi feito com o Castelo de Lublin e o Portão de Cracóvia. A herança religiosa é representada, entre outras coisas, pela Capela da Santíssima Trindade e pela Catedral de Lublin. E a universidade católica local é a universidade privada mais antiga do país.
Hotéis no Booking.com: Lublin
Katowice
Destaca-se entre outras cidades polonesas com edifícios relativamente modernos. A maioria dos edifícios aqui não são mais antigos do que o século retrasado. Ao mesmo tempo, absolutamente todos os estilos arquitetônicos podem ser encontrados nas ruas. Auschwitz está localizada a 30 km da cidade. Quem gosta de saborear a cozinha nacional deve adiar a visita a Katowice até maio. No dia 28, a cidade recebe a festa de um tipo especial de linguiça chamado Kashanki.
Lodz
Seu tamanho perde apenas para Varsóvia e Cracóvia. Os visitantes da cidade visitam em primeiro lugar os numerosos palácios, alguns dos quais dedicados a colecções de museus, a villa Kindermann e o conjunto arquitectónico "Ksienzi Mlyn". Lodz se formou no passado como um centro industrial, então há muitas fábricas aqui. Um passeio pelo jardim botânico local complementará suas impressões da cidade.
Hotéis em Booking.com: Lodz
Czestochowa
Centro de peregrinação do país. O Mosteiro Jasna Góra recebe hóspedes não apenas da Polônia. A razão para essa popularidade é o ícone milagroso chamado de "Madona Negra". Foi escrito pelo evangelista Lucas, e agora o ícone é o principal santuário de todo o país. O acesso está aberto nos feriados e em determinados horários. Perto estão o Salão dos Cavaleiros e o tesouro repleto de presentes que as pessoas trazem para o ícone.
Sopot
Uma das capitais de verão da Polônia. É considerado um resort seguro em todos os sentidos. Não há análogos no Mar Báltico, se você comparar todos os indicadores. As praias são limpas e equipadas ao máximo. A costa é dividida em duas partes por um cais de meio quilômetro de comprimento. Este é um passeio e um ponto de táxi marítimo. Outro lugar interessante é a Forest Opera, um teatro ao ar livre que existe há 100 anos.
Hotéis no Booking.com: Sopot
Estetino
Fundado na boca da Horda. Interessante pela sua história, principalmente pela Cidade Velha. Perto estão teatros e recintos de exposições que hospedam coleções de museus de todo o mundo. Existem inúmeros locais arquitetônicos e históricos em Szczecin. Que só são a Catedral Gótica de São João Evangelista, o Museu Diocesano, que ocupava a Catedral de São Jacó, a talha "Fonte com Águias" e a "Torre da Donzela".
Hotéis no Booking.com: Estetino
Zlotoryya
O nome foi dado em homenagem a uma indústria popular no passado - a mineração de ouro. O basalto é extraído aqui agora. De muitas maneiras, a beleza da cidade lembra os turistas das principais áreas de desenvolvimento de Zlotoryja. Por exemplo, um museu de mineração está aberto, ou você pode visitar a mina Aurelia. Dos pontos turísticos mais "tradicionais", destaca-se a Igreja de Santa Maria e as paredes que defendiam o povoamento no século XIV.
Gdynia
Uma das cidades "jovens" da Polônia. Desenvolvido a partir de uma vila de pescadores após a Primeira Guerra Mundial. O motivo é a construção de um porto marítimo. Depois de derrotar os nazistas, Gdynia foi reconstruída praticamente do zero. As ruas revelaram-se espaçosas, a arquitetura é dominada pela Art Nouveau. Excursões incomuns aguardam os turistas no navio de guerra Blyskavitsa e no veleiro Dar Pomozha, ancorado na costa.
Hotéis em Booking.com: Gdynia
Zamosc
O centro da cidade está na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma característica é que Zamos exteriormente é muito semelhante a si mesmo no século XVI. Mesmo as fortificações estão parcialmente preservadas. A história da Rotunda, erguida em 1831, continuou durante a Segunda Guerra Mundial. Tornou-se o estado-maior geral dos fascistas e seu fosso tornou-se o local das execuções.Agora um museu é baseado aqui, e obeliscos memoriais estão instalados ao redor.
Hotéis no Booking.com: Zamosc
Bydgoszcz
A localização nas margens do Vístula e Brda tornava a cidade especialmente pitoresca. Passou de uma vila de pescadores a um importante entreposto comercial. No mercado de peixes, você pode embarcar nos bondes do rio. A viagem dá muitas impressões e anima. Há um mirante na torre de água durante o dia. Passeios turísticos: Veneza Bydgoszcz, cidade velha, várias igrejas.
Hotéis em Booking.com: Bydgoszcz
Vladyslavovo
Ele está localizado no Spit Hel, o que o torna parte da lista de balneários da Polônia. A vida está a todo vapor no litoral: há setores para férias ativas e relaxantes. Praias de areia a cascalho. O ponto mais ao norte do país está localizado dentro dos limites de Wladyslawowo. Dos locais interessantes, não será supérfluo visitar a Casa do General Haller, um farol rosa, a "Casa do Pescador", que à distância parece uma igreja.
Swinoujscie
Uma das cidades mais ocidentais do país. O território inclui mais de 40 ilhas, das quais apenas 3 foram ajardinadas.As principais áreas estão localizadas nas grandes ilhas de Volin e Uznam. Swinoujscie é um resort com terapia de lama e fontes minerais. Além dos procedimentos, os turistas visitam o Museu da Pesca Marinha, um farol construído em 1858, um santuário de pássaros e uma reserva natural localizada no distrito.
Karpacz
As pessoas vêm aqui para a estância de esqui construída nas Giant Mountains. No passado, os garimpeiros viviam aqui, agora a área é usada para atividades ao ar livre. 7 pistas de esqui de dificuldade variada, 2 pistas de tobogã, cachoeiras de montanha não congelantes, a igreja Vang, construída sem um único prego, a “Cidade dos Cowboys” onde você pode andar a cavalo e atirar são apenas alguns dos motivos para visitar Karpacz.
Hotéis no Booking.com: Karpacz
Bialystok
Recebeu o nome do rio Belaya, em cujas margens ele se encontra. Existem várias rotas turísticas populares na cidade. Um deles é a “rota das casas de madeira”. Ele permite que você veja vários edifícios de um andar dos séculos 19 ao 20. O edifício principal da cidade é a Catedral da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, localizada na Praça do Mercado. O Versalhes polonês, um pátio ancestral bem preservado, também é curioso.
Kolobrzeg
É baseado em uma antiga fortaleza eslava. No passado, uma estrutura defensiva guardava a foz do Parssenta, que deságua no Mar Báltico. Agora a cidade se transformou em um resort. O clima local, mesmo sem tratamento, tem efeito benéfico para o organismo. Dos locais de interesse de Kolobrzeg, vale a pena destacar o Museu das Armas Polacas com a sua extensa exposição: da cota de malha medieval aos modernos veículos blindados.
Rzeszow
A cidade pode ser considerada um clássico para a Polônia. Isso é confirmado pela arquitetura local. Escavações nas proximidades de Rzeszów sugerem que ali existiam fortificações no século XII. O Palácio Lubomirski é um objeto curioso que mudou de propósito. A praça do mercado, típica das cidades medievais, adquiriu traços modernos. Mas sua prefeitura não mudou ao longo de todos os 6 séculos de sua existência.
Hotéis no Booking.com: Rzeszow
Gniezno
Tem uma história rica: o nascimento do brasão polonês, o primeiro bispado, a unificação das tribos eslavas. A maioria dos turistas está interessada no Lech Hill, também chamado de Royal Hill. Aqui em 970 foi construída uma igreja, que foi reconstruída muitas vezes no futuro. O santuário é um caixão com as relíquias de São Wojciech, localizado no altar. Você pode aprender mais sobre a história de Gniezno no Museu do Estabelecimento do Estado Polonês.
Hotéis no Booking.com: Gniezno
Olsztyn
11 lagos e cerca de 1,3 hectares de floresta tornavam a cidade pitoresca. As ruínas do castelo Olsztyn deram-lhe um certo romantismo. O Parque Yakubovo foi "anexado" ao cinturão da floresta em 1862. Existem 11 reservas naturais perto da cidade. Percursos pedestres para todos os gostos são estabelecidos ao longo deles. O castelo gótico em Olsztyn, o Portão Alto, outrora parte das fortificações, a Igreja de São Lawrence - locais turísticos interessantes.
Hotéis em Booking.com: Olsztyn
Kalish
Talvez a cidade mais antiga da Polônia, como foi mencionada no século II. Durante as escavações na área, foram encontrados artefatos da época das conquistas romanas. Nos anos do pós-guerra, houve uma restauração ativa de estruturas icônicas. Entre eles se destacam: a Basílica da Assunção da Santa Mãe de Deus, onde está guardado o ícone da Sagrada Família, a Catedral de São Nicolau, de 1253, e o Mosteiro Franciscano do século XIII.
Hotéis em Booking.com: Kalisz
Nysa
A cidade estava frequentemente no centro de cataclismos locais. Apesar disso, muitos edifícios religiosos do passado foram perfeitamente preservados. Isso diz respeito principalmente à catedral. O complexo foi concluído no século 16 com uma torre sineira. Existem também igrejas interessantes, por exemplo, a Igreja da Ascensão e a Igreja da Assunção da Virgem. O carro com o nome da cidade também trouxe glória a Nysa.
Hotéis no Booking.com: Nysa
Malbork
Famosa pela fortaleza da Ordem Teutônica. É a maior estrutura defensiva gótica sobrevivente na Europa. A área é de cerca de 20 hectares. No território existem 3 castelos, fortificações, museu âmbar. Passeios noturnos na fortaleza proporcionam aos visitantes uma experiência extraordinária. Existem também locais religiosos interessantes na cidade, por exemplo, a Igreja de São João Batista e a Igreja dos Batistas Cristãos.
Miedzyzdroje
A cidade foi fundada em 1186, e começou a se constituir como balneário na primeira metade do século XIX. O clima ameno, o mar limpo e a areia da praia tornaram-se a base para o desenvolvimento da infraestrutura turística. Descanse em Miedzyzdroje é um resort de saúde. Existem nascentes de água mineral e lama curativa na área. Entre os procedimentos, você deve organizar uma visita guiada ao Parque Nacional Volinsky.
Wieliczka
As minas de sal locais, que praticamente não estão mais operando, são uma verdadeira cidade subterrânea. Dos 350 km de túneis, corredores e salões, apenas 2 km são acessíveis aos turistas. Isso é o suficiente para obter impressões vívidas. Além de comprar lembranças, vale a pena visitar a capela de Santa Kinga - uma “igreja do sal”. Há um sanatório em um dos andares: as características do ar salgado subterrâneo ajudam a combater alergias e asma.
Hotéis em Booking.com: Wieliczka