15 melhores lagos do Cazaquistão

Pin
Send
Share
Send

Existem várias dezenas de milhares de lagos no Cazaquistão, a maioria dos quais está localizada no norte e no sul do país. Os maiores e mais impressionantes deles são objetos de muita atenção dos turistas, áreas de lazer e protegidas, atraindo com sua beleza e variedade de paisagens naturais.

Os lagos do Cazaquistão são completamente diferentes. Alguns ficam entre as infindáveis ​​estepes asiáticas e paisagens lunares, outros se perdem entre cadeias de montanhas e desfiladeiros arborizados, enquanto outros possuem longas costas arenosas e águas límpidas. Grandes, pequenos, artificiais e naturais - cada um tem seu charme especial e um relevo único. Uma infraestrutura conveniente foi criada nos locais mais populares para os turistas, sanatórios e casas de repouso foram construídos.

Os mais belos lagos do Cazaquistão

Lista, fotos com nomes e descrições de lagos populares!

Markakol

O lago está localizado no leste do Cazaquistão, que costuma ser chamado de Altai do Cazaquistão. Não é tão fácil chegar a este reservatório de alta montanha - é necessário superar um caminho difícil e uma passagem. Nas suas margens existe apenas uma pequena aldeia, Urunhaika, o resto do espaço é ocupado por magníficas paisagens de natureza selvagem: matas e serras rochosas. Markarole está incluído no território da reserva estadual.

Balkhash

A água em Balkhash tem propriedades incríveis - é metade salgada e metade fresca. O lago está localizado na parte oriental do Cazaquistão, é cercado pelas montanhas Chu-Ili, bem como pelos maciços arenosos de Taukum e Saryesik-Atyrau. Balkhash atrai inúmeros turistas com amplas oportunidades recreativas. Diversas pensões operam em suas margens.

Borovoe

Reservatório natural no norte do Cazaquistão, que faz parte do Parque Nacional do Burabay. Em uma das margens do Borovoye há um popular resort de saúde que atrai muitos turistas. Os sanatórios locais são especializados em banhos terapêuticos e terapia com lama. O lago está rodeado por florestas de coníferas, razão pela qual nas suas margens é criado um clima curativo único, muito benéfico para a saúde.

Zhasybai

Um pequeno lago de 3,5 km de comprimento, situado em uma bacia dividida por cadeias de montanhas. Ele está localizado no território do Parque Nacional Bayanaul. À volta da albufeira existem várias casas de férias com zonas de praia, onde vem muita gente aos fins-de-semana. Zhasybay é cercada por matagais de folhas caducas e coníferas, onde você pode caminhar, colher cogumelos, fazer um piquenique ou apenas contemplar as belezas naturais.

Kaindy

Um lago de incrível beleza a uma altitude de 2.000 metros acima do nível do mar, localizado na fronteira de dois estados: Cazaquistão e Quirguistão, no desfiladeiro Kungei Alatau. No início do século XX, surgiu neste território um bosque de coníferas, hoje só o fazem lembrar os troncos nus saindo da água. A inundação ocorreu como resultado de um terremoto em 1910. Kaindy, apesar da temperatura da água bastante fria (até +6 ° C), é popular entre os mergulhadores.

Alakol

Localizado no sul do país, o Lago Alakol é o segundo maior reservatório do Cazaquistão e faz parte do sistema de lagos de mesmo nome. O lago está localizado em uma área bastante deserta entre as cadeias de montanhas. As propriedades curativas da água Alakol são conhecidas desde a época de Genghis Khan. Nos tempos soviéticos, os astronautas melhoraram sua saúde em suas costas. Hoje, inúmeros turistas migram para o lago.

Big Almaty Lake

O reservatório está localizado não muito longe de Almaty, a uma altitude de mais de 2,5 mil metros acima do nível do mar. As paisagens que rodeiam o lago são muito pitorescas. Você pode admirar infinitamente os picos das montanhas, costões rochosos e poderosos pinheiros, refletindo em águas cristalinas, cuja cor muda dependendo da estação. As dimensões da superfície são pequenas, apenas 3 km de comprimento e não mais de 1 km de largura.

Zaysan

O lago está imprensado entre as cadeias de montanhas Kalbinskaya e Altai, a várias dezenas de quilômetros da fronteira com a China. Desde os tempos antigos, Zaisan tem sido o ganha-pão das terras vizinhas devido ao grande número de peixes. Mas após a construção de uma cascata de usinas hidrelétricas no Irtysh, a fauna do lago começou a diminuir, muitas espécies desapareceram. Zaysan está localizado no meio das estepes, suas margens são planaltos rochosos multicoloridos.

Issyk

O reservatório natural está localizado no território do desfiladeiro Issyk, cerca de 40 km de Almaty. Um pequeno reservatório com cerca de 2 km de comprimento e não mais que 500 metros de largura é cercado por rochas arborizadas, bem como misteriosas fendas nas montanhas. Por isso, a tonalidade predominante da água é o verde-azulado. Devido a um forte fluxo de lama que desceu em 1963, a cidade vizinha de Issyk e a barragem na parte oeste do lago foram destruídas.

Shalkar

É um grande lago arredondado com 18 km de comprimento. Localizada no noroeste do Cazaquistão, na região de Terekta, a cerca de 75 km da cidade de Uralsk. Freqüentemente chamado de mar de estepe, há muitas praias de areia branca em suas margens que atraem turistas. Kiters e windsurfistas das regiões de Samara, Orenburg e Saratov da Federação Russa adoram ir ao lago. Na primavera e no outono, o lago se torna um palco para um grande número de pássaros.

Lagos Kolsai

O sistema de água no Tien Shan, a poucos quilômetros da fronteira com o Quirguistão, consiste em três lagos. Eles estão localizados a uma altitude de 1.800 a 2.800 metros acima do nível do mar. Uma rota turística de 25 km passa ao redor dos reservatórios, o que leva adiante através da passagem Sary-Bulak até o lago Issyk-Kul. Também nas proximidades existem parques de campismo e centros recreativos, onde pode ficar vários dias.

Lago Bukhtarma

Um reservatório artificial no Irtysh, que se formou a partir da construção de uma usina hidrelétrica na década de 1960. Apesar de sua origem artificial, o Lago Bukhtarma não é inferior em beleza aos reservatórios naturais. Suas margens são cobertas por densas florestas e saliências rochosas, ao longe você pode ver os picos nevados das montanhas. No sul, o reservatório se funde com o lago natural Zaisan.

Lagos Sibinskie

O sistema de água inclui cinco lagos: Alka, Kashkbay, Istykpa, Duysen, Ulmeis. Eles estão localizados no extremo sul da cordilheira Koktau e são separados por pequenas cristas rochosas. Não é apenas a beleza natural da região que atrai turistas aqui. Nas proximidades, há uma atração histórica interessante: as ruínas da fortaleza-mosteiro budista Ablaykit.

Mar de Aral Pequeno

O reservatório foi formado como resultado da seca do Mar de Aral. Para evitar o seu desaparecimento completo, a Barragem Kokaral foi construída no final dos anos 1980. A área do Mar de Aral Pequeno é muito menor, mas pelo menos essa área foi salva, e também restaurou parcialmente a flora e a fauna. No momento, o reservatório está sob proteção, pois é importante para o ecossistema da região.

Mar Cáspio

O Cazaquistão é um dos cinco estados que possuem as margens do Mar Cáspio, um enorme reservatório fechado com sistema de drenagem fechado. Mais recentemente, as autoridades do país têm pensado em desenvolver infraestrutura e transformar as cidades costeiras em balneários completos. Como resultado, o dinheiro foi investido na construção de hotéis e na criação de áreas de lazer confortáveis ​​e atraentes.

Pin
Send
Share
Send