Na Alemanha, eles há muito se preocupam com a preservação da natureza local e da diversidade de espécies da flora e da fauna. Atualmente, cerca de um milhão de hectares de territórios alemães são reservados para zonas onde a atividade econômica é completamente proibida ou limitada. Ao mesmo tempo, o turismo ecológico está florescendo. Essa direção não só permite que os viajantes relaxem nos lugares mais bonitos do país, mas também os ensina a respeitar o mundo ao seu redor.
Os alemães começaram a proteger ativamente monumentos naturais, espécimes de plantas raras, bem como populações de animais e pássaros na década de 70 do século passado. Em um período de tempo relativamente curto, eles foram capazes de alcançar um sucesso impressionante e incutir na população uma nova cultura de gestão ambiental. É por isso que as reservas naturais e os parques nacionais da Alemanha são tão populares.
As reservas naturais mais famosas da Alemanha
Suíça Saxônica
O status de parque nacional foi obtido em 1990. Ocupa uma área de mais de 9 mil hectares. As zonas invioláveis estão aumentando gradualmente. Atracções turísticas: Fortaleza de Königstein; a ponte Bastei, em homenagem ao desfiladeiro e à rocha; Lichtenhain Falls, uma formação artificial criada pela construção de uma barragem, é periodicamente fechada. Percursos pedestres - cerca de 400 km, existem muitos percursos para escaladores.
Reserva natural Spreewald
Fundada em 1990, está localizada a 100 km a sudeste de Berlim. O território é recortado por muitos riachos e rios, cobertos não só por florestas, mas também por inúmeros campos de terras aráveis, e também inclui as antigas aldeias dos Wends. O conhecimento das tradições desta nação está incluído nos passeios de excursão. A principal atração é a vila da ilha de Lede. Para o transporte, os viajantes costumam escolher barcos ou bicicletas.
Berchtesgaden
O único parque nacional da Alemanha, que está localizado nas terras altas. Ocupa cerca de 21 mil hectares nos Alpes. Faz fronteira com a Áustria em ambos os lados. As espécies especialmente protegidas incluem o veado europeu e o veado vermelho. Atrações: vários lagos, incluindo Funtensee, Monte Watzmann, com 2,7 mil metros de altura, a Igreja de São Bartolomeu, que data do século XII.
Reserva natural de Bliesgau
Localização - zona fronteiriça com a França. As principais plantas da reserva são faias, árvores frutíferas, orquídeas (mais da metade de todas as espécies que crescem na Alemanha). O turismo se desenvolve em várias direções. Os peregrinos percorrem o Caminho de Santiago. Os amantes do cavalo podem alugar um cavalo ou aulas de equitação. Aqueles que desejam mergulhar na história visitam os lugares onde permanecem vestígios da povoação de romanos e celtas.
Schleswig-Holstein Watts
Fundada em 1985, a área é de 441,5 mil hectares. Em 1990 foi reconhecida como reserva da biosfera. Refere-se à parte norte do país. A maior parte da reserva está coberta de água. Apesar da disposição sobre a zona protegida, não só o turismo é desenvolvido, mas também alguns outros tipos de influência humana sobre o meio ambiente. Seixos são extraídos, peixes são capturados, gado é pastado. Na maior parte, apenas uma seção da zona costeira é reservada.
Watts saxões inferiores
Localizada no norte do país, possui uma área de 345 mil hectares e abrange o litoral do Mar do Norte. Belezas naturais do parque nacional: o único “pântano flutuante” da região, prados salinos, saliências rochosas de diversos formatos. Os turistas costumam visitar um viveiro de focas, um antigo farol em uma ilha, um centro de exposições, um museu de história local e uma atração única - uma “cerca” feita de ossos de baleia.
Mar de Hamburgo Wadden
O parque está localizado próximo à cidade de Cuxhaven em uma área de mais de 13 mil hectares. Foi fundada em 1990 e expandida 11 anos depois. O mar raso, rico em alimentos, atrai aves migratórias, bem como aquelas espécies de aves que precisam engordar seus filhotes. Por isso, no parque nacional há sempre muitas gaivotas, gansos, patos, eider-comum a nidificar aqui e outros.
Ryong Game Reserve
Foi fundada na parte central do país e ocupa terras cultivadas e utilizadas pela população há séculos. O memorial do Ponto Alpha, assim como as excursões temáticas, informam sobre a antiga fronteira entre a RFA e a RDA. O Monte Wasserkuppe e seus arredores são um ótimo lugar para pilotos de planador. Pomares e pastagens são fontes de produtos frescos para comprar e degustar.
Paisagem do rio elba
Localização - nordeste do país. Além de belezas naturais selvagens, a reserva inclui áreas de parque, por exemplo, Dessau-Wörlitz, bem como pontos turísticos artificiais, como o complexo arquitetônico em Dessau. Devido à cheia do rio, surgiram prados alagados, assim como todo o tipo de zonas de várzea com características próprias. Uma das rotas de ciclismo mais populares se estende por 860 km.
Yasmund
Ano de fundação - 1990, área - 3 mil hectares. O menor dos parques nacionais alemães. Nomeado após a ilha onde está localizada. As rochas do Cretáceo armazenam fósseis fossilizados que se tornam visíveis durante a erosão: pedaços quebrados de rocha caem. Principalmente os grandes blocos, tendo desabado no mar, transformam-se em quebra-mares naturais. O Royal Chair é um deck de observação natural popular entre os turistas.
Müritz
Um parque nacional incomum, dividido em duas partes pela cidade de Neustrelitz. Formada em 1990, a paisagem local é considerada antiga, por isso decidiu-se preservá-la para a posteridade. A área está repleta de pequenos riachos, lagoas e rios, e há cerca de uma centena de lagos aqui. O lago de água doce Müritz é o maior lago de propriedade integral da Alemanha. A garça negra pertence a raros representantes da fauna.
Wastelands e lagos da Alta Lusatia
A reserva foi fundada em 1998 em uma área de 30 mil hectares. Faz parte do parque natural com o mesmo nome. Sua característica é a abundância de corpos d'água, incluindo 350 lagoas. Alguns deles são usados ativamente em atividades econômicas, alguns são proibidos de influenciar as pessoas. Uma das tarefas da reserva é a restauração parcial da floresta, derrubada para criar terras aráveis e prados para o pastoreio do gado.
Floresta do Palatinado - Vosges do Norte
Reserve na área de fronteira da Alemanha e da França. A maior floresta do país. Existem zonas totalmente coníferas, castanheiros, riscas mistas e bosques. Os turistas são atraídos não só por eles, vinhas em encostas rochosas e plantações quase exóticas de kiwi e figos, mas também pela componente histórica. Estas terras guardam em si a memória dos acontecimentos do passado, apenas cerca de 150 ruínas de castelos foram descobertos.
Floresta bávara
Ocupa 24 mil hectares ao longo da fronteira com a República Tcheca. Vastas áreas de floresta se tornaram um parque nacional em 1970. A composição da floresta é mista, com predomínio de coníferas, seu corte é proibido. Somente trilhas para caminhada são permitidas aqui. Algumas espécies de animais selvagens são mantidas em recintos em determinados momentos: seja para protegê-los, seja para proteger as plantas que eles podem prejudicar.
Vale do Baixo Oder
O parque nacional existe desde 1995 na área de Uckermark, na fronteira com a Polônia. A área é de quase 10,5 mil hectares. As planícies aluviais têm o único pólder deste tipo na Alemanha. Para os ciclistas, existe um percurso único que inclui um trecho da barragem. Existem plataformas de observação e trilhas de treinamento para escaladores. Cerca de metade do território é totalmente inacessível para atividades econômicas.
Perto das lagoas da Pomerânia
Está localizada a leste da cidade de Rostock em uma área de 80 mil hectares. Como muitos parques nacionais, foi formado em 1990.Seu objetivo é observar as mudanças naturais na costa do Mar Báltico. A composição das algas muda devido à penetração de fertilizantes no solo. Recurso - watts de vento que não obedecem à vazante e ao fluxo. A área é conhecida como uma parada para guindastes que voam para o sul.
Swabian Alb
Localização - 40 km de Stuttgart ao sudeste. O terreno é heterogêneo - o planalto de alta montanha é adjacente a cadeias de montanhas e saliências. A reserva conta com guias que estão prontos para acompanhar os hóspedes em passeios a cavalo, caminhadas e passeios de caiaque. Nessas terras existem muitas ruínas de castelos, povoações abandonadas, mosteiros fechados, bem como fontes termais onde se pode tomar banho e relaxar.
Heinich
Ocupa 7,5 mil hectares de terras na Turíngia. O parque nacional apareceu nos mapas em 1997 com o objetivo de proteger a floresta de faias. A diversidade de espécies da fauna não é tão grande como a das reservas vizinhas e parques nacionais, mas o ecossistema é muito equilibrado, o que permite não se preocupar com a população, tanto de animais como de plantas. Uma trilha especial foi construída para os turistas, permitindo a você ver o território de diferentes ângulos e alturas.
Eifel
Estende-se por 10,5 mil hectares nas terras da Renânia do Norte-Vestfália. Faz fronteira com a Bélgica e em dois lados repousa sobre cidades. A floresta de faias é a razão da fundação do parque nacional em 2004. Anteriormente, ocupava uma área muito maior, mas o desmatamento e a poluição ambiental fizeram seu trabalho. Existem cerca de 900 representantes do Livro Vermelho por estas bandas, os insetos ocupam uma parte impressionante deste número.
Floresta da Turíngia
Localizada em terras com o mesmo nome no centro do país. Dependendo da época, a reserva oferece diferentes tipos de turismo e lazer, desde caminhadas até esqui. Os escaladores escolhem a torre local mais alta para a prática de escalada. Existem passeios por lugares associados a escritores eminentes. Os museus e oficinas locais oferecem uma visão sobre a história e as tradições da região.
Schorfheide-Korin
Pertence às terras orientais do país. Esta reserva é um lugar de contato entre o natural e o artificial. As cegonhas fazem ninhos nas aldeias, as florestas são emolduradas por templos antigos, as ruínas dos castelos de Greiffenberg e Grimnitz, as ruínas de edifícios antigos de propósito desconhecido. Além disso, existem solares bem preservados e o mosteiro Korin, um belo exemplo do gótico clássico de tijolos.
Kellerwald-Edersee
Os documentos sobre a formação do parque nacional foram assinados em 2004. Ocupa uma área de 5,4 mil hectares no estado de Hesse. Não há conexão ferroviária com o parque. Acima de tudo, em termos percentuais, existem florestas de faias na vegetação, e elas diferem em espécies. Prados e pastagens estão abandonados, trilhas para caminhadas foram construídas. Entre os animais, destaca-se o gato-da-mata, considerado extinto até 2007.
Harz
O parque nacional está localizado nos estados da Baixa Saxônia e Saxônia-Anhalt. Foi criada no início de 2006 dentro das fronteiras atuais. 95% do território é coberto por floresta de faias e abetos, há pântanos e riachos. A área do parque é de 24,7 mil hectares. No passado, havia uma fronteira entre a RDA e a RFA, havia uma área restrita. Portanto, a maior parte da faixa permaneceu intacta por décadas. Atividades estão em andamento no parque para restaurar a população de linces.
Floresta Negra
Ano de fundação - 2014, área ocupada - cerca de 10 mil hectares. As florestas protegidas do parque nacional têm cerca de 100 anos. Os terraços e pequenas colinas oferecem vistas panorâmicas do Reno e seus arredores. O programa de visita à Floresta Negra é muito diversificado. Dependendo da época, há opções de lazer: cavalos, esquis, barcos. Além da recreação, você pode dedicar tempo aqui a programas educacionais.
Hunsrück-Hochwald
Localizada no oeste do país. Inaugurado em 2015, 16 rangers patrulham seu território. O objetivo da criação de um novo parque nacional é dar à natureza um pouco de recuperação das atividades das pessoas e recuperar o seu antigo esplendor. As faias vermelhas entraram na esfera de proteção, antes eram abatidas a um ritmo alarmante. Um programa especial também foi desenvolvido para lobos, que foram cercados em um pedaço de terra separado.