A República Tcheca é um país europeu exemplar com uma história interessante e muitos atrativos naturais. Não há baixa temporada para turistas nas cidades tchecas, quase todos os tipos de turismo são desenvolvidos aqui: excursão, saúde, esqui e também gastronômico. Os amantes da cerveja vêm aqui para saborear variedades exclusivas e apreciar o serviço único da bebida. O sul da região é famoso por seus vinhedos e vinhos brancos aromáticos.
Existem mais de 130 complexos históricos únicos na república, muitos deles incluídos na lista do patrimônio da UNESCO. Segundo as estatísticas, os mais visitados na República Tcheca são os balneários com vários balneários, além de Praga, Karlštejn, Slavonice e outros.
As maiores cidades da República Tcheca
Lista das maiores cidades do país em termos de população.
Praga
Construída às margens do rio Moldava, é o centro administrativo e capital da República Tcheca. Consiste em duas partes, conectadas por uma ponte pedonal Charles: Old Mesto, Mala Strana. A cidade abriga o maior castelo do mundo, o Castelo de Praga - parte do edifício foi entregue à residência presidencial. Existem muitas esculturas e monumentos incomuns em Praga. A menor rua da cidade tem apenas 70 centímetros de largura.
População - 1.308.632 pessoas (2019)
Brno
As trilhas para ciclismo e caminhada são bem definidas na cidade, permitindo ao turista conhecer todos os lugares mais interessantes, além de áreas protegidas. Brno é o centro da vinificação da República Tcheca. Um belo panorama se abre da torre da prefeitura, em sua passagem há um bicho de pelúcia de um enorme crocodilo trazido da Turquia no século XVII. As principais atrações incluem a Galeria da Morávia, a Catedral de Pedro e Paulo, o Mosteiro dos Capuchinhos, a Igreja de São Jacó e outras.
População - 380.681 pessoas (2019)
Ostrava
O cartão de visita da cidade é o nome da praça central de Masarykovo. Aqui é possível ver fontes jorrando diretamente do asfalto, um monumento em homenagem à libertação da cidade da peste, assim como a antiga Câmara Municipal. Você pode apreciar o patrimônio industrial de Ostrava visitando o antigo complexo metalúrgico, transformado em museu. O primeiro forno de poça da monarquia austríaca foi instalado na mina Glubina.
População - 289 128 pessoas (2019)
Pilsen
É a capital das cervejarias. A cidade recebeu o nome de uma das variedades da bebida inebriante. Pilsen tem os museus mais interessantes. Por exemplo, o museu da cerveja, onde a cerveja começou a ser produzida em 993. Os turistas aqui podem ver a maior caneca esculpida em um toco, uma coleção de rótulos de cerveja e o processo de fabricação de uma bebida de cerveja. O maior festival de cerveja Pilsner Fest é realizado anualmente no final de agosto. Os amantes da bela arquitetura e arte devem visitar a Prefeitura, o Mosteiro Franciscano e a Grande Sinagoga.
População - 172 441 pessoas (2019)
Liberec
A cidade foi fundada no século XIII, situada nas margens do rio Nisa, no sopé da serra. Liberec atrairá fãs de atividades ao ar livre e turistas com crianças. A cidade possui um parque aquático e um parque de diversões interativo. É interessante explorar as áreas de pedestres ao redor da Montanha Jested. A antiga prefeitura, museus e castelos contarão os segredos da história desta antiga cidade tcheca.
População - 104 445 pessoas (2019)
Olomouc
Segundo uma das lendas, o fundador da cidade é Júlio César. Olomouc tem muitas torres góticas, antigas fortalezas e mosteiros. Possui uma rica vida cultural. Festivais de arte e eventos folclóricos são frequentemente realizados aqui. É uma cidade estudantil e está localizada uma das primeiras instituições de ensino superior da República Tcheca - a Universidade Palacky. Olomouc é decorado com fontes barrocas e praças espaçosas.
População - 100.523 pessoas (2019)
Ceske Budejovice
Cidade de traçado medieval, podem-se admirar vestígios de antigas torres, casas com fachadas barrocas e renascentistas, bem como edifícios com galerias em arcadas. A praça principal, a maior da República Tcheca, é quadrada. Em České Budějovice, é produzida a mundialmente famosa cerveja Budweiser. A cervejaria local Budějovický Budvar está aberta aos turistas.
População - 94.014 pessoas (2019)
Usti nad Labem
É uma cidade industrial com um porto fluvial e um importante entroncamento ferroviário. O símbolo de Usti nad Labem é a fortaleza Streshkov. Suas torres oferecem belas vistas das montanhas e do panorama da cidade. Torneios de cavaleiros e vários festivais são realizados anualmente no castelo. Do ponto de vista moderno, a Ponte de Mariana, construída no final do século 20, é de tirar o fôlego.
População - 92.952 pessoas (2019)
Hradec Kralove
Traduzida como a cidade da rainha, a primeira menção à residência data do século X. Hradec Králové possui uma grande concentração de igrejas, parques pitorescos e galerias. Valiosas pinturas e coleções de antiguidades podem ser vistas em museus, bem como na residência do bispo. As principais atrações da cidade incluem a catedral gótica “Katedrála svatého Ducha”, a torre de arenito branco “Bílá věž”, a antiga Câmara Municipal e a casa da Rainha Eliska.
População - 92.742 pessoas (2019)
Pardubice
Esta é uma cidade de cavalos e deliciosos biscoitos de gengibre. Corridas de cavalos e torneios de xadrez são realizados aqui todos os anos. Um grande número de monumentos históricos do século 16 foram preservados em Pardubice, portanto, tem o status de uma reserva. O centro está edificado com casas de estilo renascentista, cujas fachadas são decoradas com pinturas bíblicas. Você pode apreciar o panorama da cidade a partir da torre do relógio Green Gate, com 59 metros de altura. Ao lado fica a Igreja de São Bartolomeu.
População - 90 688 pessoas (2019)
Zlin
Uma das antigas cidades da República Tcheca, que no final do século XIV recebeu permissão para fabricar sua própria cerveja. Zlín tem uma arquitetura única, a maioria dos edifícios são revestidos com tijolos vermelhos e feitos no estilo do funcionalismo. Aqui você também pode encontrar castelos típicos da República Tcheca, bem como uma praça com uma igreja. Quanto à diversão, há um zoológico, onde o turista pode observar a vida dos animais que vivem sem gaiolas e recintos em um bioparque.
População - 74 997 pessoas (2019)
Havirzhov
Foi formada como resultado da fusão de várias aldeias em meados do século XX. Havířov tem um estatuto industrial e está construída com edifícios altos típicos da época socialista. Dada a sua juventude, a cidade não conseguiu adquirir monumentos históricos. Os turistas são atraídos aqui pelo festival anual de floristas. A cidade possui um grande número de campos desportivos, bem como um parque aquático.
População - 71.903 pessoas (2019)
Kladno
A primeira menção à cidade surgiu no século XIV. Aqui as pessoas produziram carvão, cortaram madeira e construíram a primeira ferrovia puxada por cavalos do continente. Kladno floresceu em meados do século 19, devido ao início da mineração de carvão. A cidade moderna é o lar de empresas fabricantes mundialmente famosas: a fábrica da LEGO, fabricante dos condicionadores de ar para carros Showa Aluminium. Seu patrimônio arquitetônico inclui o Teatro Srednicheski e o castelo local.
População - 69 054 pessoas (2019)
Ponte
A cidade foi fundada no século 10 em uma área pantanosa, através da qual as rotas comerciais para Freiberg corriam ao longo de pontes de madeira. No século 19, um depósito de carvão marrom foi encontrado aqui. Devido à indústria de mineração de carvão, a ponte foi destruída e transferida para um novo local. A Igreja da Assunção da Virgem Maria é o único marco remanescente dos tempos históricos. Agora, os turistas são atraídos para a cidade por safáris em minas, um hipódromo e um vinhedo onde se produz vinho kosher.
População - 66 186 pessoas (2019)
Opava
Pequena cidade fronteiriça.Durante a Segunda Guerra Mundial, alguns edifícios históricos foram irremediavelmente destruídos, o restante dos pontos turísticos foram restaurados pelas autoridades tchecas. Você pode admirar o panorama de Opava da "Torre de Vigia" de 60 metros localizada na Praça Superior. A Igreja do Espírito Santo é um dos objetos mais significativos, uma vez que foi visitada por Beethoven. A cidade possui muitos parques e áreas verdes para caminhadas.
População - 56 638 pessoas (2019)
Frydek-Mistek
A cidade foi formada em 1943, quando as duas regiões históricas Frydek e Mistek, localizadas em ambas as margens do rio Ostravice, foram unidas. A principal atração é o Castelo Frida. Foi reconstruído e restaurado várias vezes, visto que os seus proprietários mudavam frequentemente. Agora abriga o Museu de História da Região da Morávia-Silésia.
População - 55 931 pessoas (2019)
Karvina
Uma cidade única onde coexistem um balneário e um centro da indústria do carvão. Aqui o coque é extraído e a metalurgia é desenvolvida. O balneário Darkov é famoso pelo tratamento e prevenção de doenças do sistema músculo-esquelético, bem como doenças neurológicas. Entre os lugares mais interessantes para se visitar em Karvin estão a Igreja de São Marcos, o Parque Bozena Nemcova, o Castelo Frishtat, uma torre de água e uma fonte de ferro fundido.
População - 52.824 pessoas (2019)
Jihlava
Uma cidade que sobreviveu à corrida da prata. Agora só restam as catacumbas dos fósseis, pelos quais os turistas gostam de passear. No terreno Jihlava também existem muitas atrações, que se concentram na Praça Massarykova. As decorações centrais da cidade incluem a Catedral de Santo Inácio, a Câmara Municipal e a Catedral de São Jacó. Fragmentos de fortificações também foram preservados na cidade.
População - 50 845 pessoas (2019)
Teplice
Uma cidade turística, seu nome se traduz como água quente. Nos sanatórios Teplice, as doenças vasculares e as disfunções do sistema musculoesquelético são tratadas por meio de banhos com água mineral morna. A cidade também é interessante para os amantes do turismo de montanha, existe um teleférico, ao longo do qual se pode subir ao topo de Komarži Vizka. As principais atrações da cidade incluem o Castelo Duchtsov, a Fortaleza Dubravka, o planetário, o jardim botânico e outros.
População - 49.575 pessoas (2019)
Decin
É uma cidade de pontes. Os pedestres estão autorizados a entrar nas pontes Ovechiy e da Cidade Velha. A primeira foi construída em 1620 em blocos de pedra e basalto e é feita em estilo barroco. A Ponte da Cidade Velha tem um estilo de execução gótico, é decorada com esculturas dos Santos Vitus, Jan Nepozumny e Wenceslas. O rio Elba divide Decin em duas partes: Podmokly e a Cidade Velha. Todas as fortalezas históricas, castelos e monumentos arquitetônicos estão geograficamente localizados na margem direita do rio, no bairro antigo.
População - 48.809 pessoas (2019)
Khomutov
Existem muitas minas de carvão em Chomutov, mas não é uma cidade industrial típica. Aqui você pode caminhar pelo centro histórico, ver o pilar da peste na praça principal, olhar para a prefeitura e inúmeras igrejas. Os turistas adoram visitar o Lago Kamentsovo, que foi formado no local da mineração de xisto de alúmen. Não muito longe do lago fica o Zoológico Podkrušnogorskiy.
População - 48 720 pessoas (2019)
Karlovy Vary
A cidade ganhou fama e popularidade entre os turistas graças às nascentes de água mineral, um festival internacional de cinema, waffles "platkam" e "Becherovka". As fontes curativas de Karlovy Vary têm um efeito positivo na saúde. Em 131 instituições médicas, com sua ajuda, eles tratam doenças do trato gastrointestinal, fígado, diabetes mellitus e outras enfermidades. Karlovy Vary tem uma bela arquitetura, muitas praças e parques e um exótico jardim de borboletas.
População - 48.501 pessoas (2019)
Jablonec nad Nisou
A cidade está localizada entre colinas arborizadas às margens do rio Nisa. Segundo a lenda, durante as guerras religiosas, o assentamento foi queimado, deixando apenas uma macieira. Em homenagem à árvore preservada, ela foi chamada de Jablonec. Hoje Jablonec nad Nisou é conhecido como um bom resort de esqui. Existem muitas oficinas de joalheria e fábricas de vidro soprado na cidade, produzindo cristal e vidro da Boêmia.
População - 45.802 pessoas (2019)
Mlada Boleslav
É uma cidade industrial conhecida pela sua fábrica de automóveis Škoda. Há um museu em Mlada Boleslav, onde você pode ver as exposições dos primeiros carros Skoda, bem como seus equivalentes modernos. O patrimônio histórico da cidade foi preservado na forma de belas catedrais, igrejas, um forte principesco, a prefeitura e um teatro centenário. O observatório da cidade também é um objeto interessante.
População - 44 489 pessoas (2019)
Prosteyev
A cidade das roupas da moda, abriga uma fábrica de roupas conhecida em toda a República Tcheca. Existem muitas praças em Prostejov, que estão geograficamente localizadas nas proximidades. Os turistas podem explorar o castelo renascentista local e as antigas e novas prefeituras. A versão antiga da prefeitura agora abriga um museu. Existem nascentes com água mineral na cidade, e aos poucos estou transformando-a em um resort.
População - 43 680 pessoas (2019)
Prerov
A cidade foi fundada em 1019. A história do assentamento pode ser aprendida visitando a atração principal na praça superior - o castelo da família Pernstein. Abriga exposições de mobiliário histórico, uma coleção entomológica e antigos artigos de luxo. Numa das torres do castelo existe um miradouro que permite avistar Přerov de cima. Na praça você pode ver monumentos originais, esculturas barrocas e os restos de uma fortaleza.
População - 43 186 pessoas (2019)
Ceska Lipa
A cidade concentra uma grande concentração de locais históricos: o castelo de Lipa, o mosteiro agostiniano, a prefeitura e também a casa vermelha. Existe uma torre de observação localizada na parte norte de Ceska Lipa na montanha Spicak a uma altitude de 459 metros. Dentro da cidade existem roteiros turísticos que permitem apreciar a beleza dos arredores. Os fãs de atividades ao ar livre vão gostar de andar a cavalo, você também pode visitar a pista de patinação ou o parque aquático.
População - 37 444 pessoas (2019)
Trebic
Um grande número de monumentos históricos estão concentrados na cidade. A atração central é o mosteiro com a Basílica de São Prokop, em torno da qual Třebíč foi construída no século XIII. Na praça principal de Karlova náměstí, você pode apreciar as interessantes obras arquitetônicas da Casa Pintada e da Casa Negra, onde fica a prefeitura. A cidade preservou um bairro judeu com sinagogas e um cemitério.
População - 35 691 pessoas (2019)
Trineets
A cidade está localizada perto da fronteira com a Polónia, cerca de 17% da população é polaca. Uma grande planta metalúrgica atua na região. Em 1969, foi inaugurado aqui o primeiro museu metalúrgico do país. Os turistas amam Trinec por seus vales pitorescos e Maple Hill. No inverno, eles esquiam aqui e, no verão, as pistas são utilizadas como locais de pouso de parapentes.
População - 35 131 pessoas (2019)
Acampamento
Uma pequena cidade que pode ser visitada em poucas horas. A principal atração do Tabor é o Templo Klokot, que possui 10 torres em sua construção, que foram construídas em estilo gótico. De particular interesse são as masmorras da cidade, que conectam os porões sob as casas uns com os outros. Seu comprimento total é de 20 quilômetros, um terreno de 800 metros está disponível para os turistas. Você pode visitar o Museu da Música e o Jardim Botânico de Tabor.
População - 34 456 pessoas (2019)