O que ver na localidade de Tbilisi. Rotas por 1, 2, 3 dias

Pin
Send
Share
Send

A capital georgiana possui tantos tesouros que seriam suficientes para várias cidades comuns. Contamos sobre os lugares mais interessantes de Tbilisi, que valem a pena visitar durante uma viagem independente à Geórgia.


Traduzido da língua georgiana, "Tbilisi" significa "primavera quente". Um assentamento no Vale Kura existe desde os dias do antigo domínio romano. Na capital da Geórgia e seus subúrbios imediatos, existem vários templos e mosteiros antigos, fortalezas e pitorescas construções medievais, museus e parques verdes. Eles podem ser examinados independentemente em 1-5 dias.

Atrações no mapa de Tbilisi

O que ver em Tbilisi em 1 dia

Se você ainda não decidiu por si mesmo quais atrações ver em Tbilisi, fique à vontade para ir à parte histórica da cidade. A cidade velha consiste em Zamokala e Kvemokala, ou seja, as partes superior e inferior. É atmosférico: as ruas de paralelepípedos abrigam casas cobertas de vinhas, e os aromas de churrascos e braseiros podem ser ouvidos.

Fortaleza da cidade de Narikala

A antiga cidadela de Narikala ergue-se no contraforte do Monte Sololaki desde o século IV. As fortificações de pedra foram em grande parte destruídas por guerras e terremotos, mas ainda deixam uma forte impressão. No território da fortaleza existe uma Igreja de São Nicolau do século XII totalmente restaurada.

Não há caminhos pavimentados ao longo da cidadela, então não se esqueça dos calçados esportivos confortáveis. Vá até as paredes do antigo forte, pelo menos para ver o melhor mirante de Tbilisi.

Horário de funcionamento e ingressos... Você pode subir até a fortaleza a pé. Mas mais rápido, mais conveniente e mais espetacular - de teleférico, instalado no Rike Park, na margem esquerda do Kura. Narikala está disponível 24 horas por dia e sua visita é gratuita. O teleférico funciona diariamente das 11:00 h às 23:00 h. A subida dura 2 minutos e custa 2,5 GEL de ida. As viagens são pagas com um cartão Metromoney - um cartão de viagens universal para a capital georgiana.

Jardim Botânico

Atrás da fortaleza existe uma pitoresca área verde com uma área de 128 hectares. O Jardim Botânico de Tbilisi surgiu no final do século 19 e hoje nele crescem mais de 3,5 mil plantas. Venha para o jardim para passear pelos caminhos sombreados, admirar as árvores floridas e as belas paisagens.

Horário de funcionamento e ingressos... O Jardim Botânico abre às 09:00 e, dependendo da temporada, está aberto até às 17:00 h às 20:00 h. O dia de folga é segunda-feira. A entrada no território custa 2 GEL, e 1 GEL é pago para visitar a Estufa com plantas tropicais.

Banhos de enxofre

Você pode ver fontes termais sulfurosas em Tbilisi em 1 dia. Eles estão localizados na região histórica de Abanotubani, na margem direita do Kura. A arquitetura persa de edifícios, especialmente o Motley Bath com minaretes, atrai os amantes da arquitetura oriental.

Sabe-se que os banhos sanitários de Tbilisi foram visitados por A.S. Pushkin e Alexander Dumas, o pai. Hoje, como antes, as pessoas vêm aqui para relaxamento e procedimentos de saúde agradáveis.

Horário de funcionamento e ingressos... Os banhos de enxofre estão abertos diariamente das 8:00 às 12:00. O banho VIP mais caro custa 150 GEL por hora. Os preços dos ingressos para outros complexos de banho começam em 30 GEL.

Igreja Anchiskhati

A igreja mais antiga de Tbilisi, dedicada à Natividade da Virgem Maria, está localizada na parte norte da Cidade Velha. Foi construída em meados do século 6 e agora é uma igreja ortodoxa em funcionamento. As melhores vistas se abrem do leste - do estacionamento e do norte - do teatro Gabriadze. Lá dentro, no crepúsculo, você pode ver fileiras de colunas redondas e afrescos do século XIX.

Horário de funcionamento e ingressos... O templo está aberto a qualquer hora e a entrada é gratuita.

Catedral de Sioni

Existem muitos templos antigos na Cidade Velha, mas a Catedral de Zion se destaca dos outros. Qualquer peregrino, pensando no que ver em Tbilisi em 1 dia, planeja uma visita a este antigo templo. Sioni é uma bela igreja com uma cúpula do século 12, no interior existem afrescos do isógrafo do século 19 Grigory Gagarin.

Até 2006, o templo tinha o status de Catedral da Geórgia. É consagrado em homenagem à Dormição do Santíssimo Theotokos e guarda a principal relíquia cristã do país - a cruz de Santa Nina.

Horário de funcionamento e ingressos... A igreja está aberta qualquer dia das 9:00 às 17:00. Você pode entrar nele gratuitamente.

O que ver em Tbilisi em 2 dias

O que mais você pode ver em Tbilisi por conta própria? No segundo dia de sua viagem à capital georgiana, recomendamos que você explore os arredores da Cidade Velha e visite museus que contam sobre a história da Geórgia e de Tbilisi.

A ponte da paz

A travessia de pedestres sobre o Kura se tornou uma das marcas da moderna Tbilisi. A ponte tem 156 m de comprimento e serve de ligação entre a Cidade Velha e a Cidade Nova. Uma cúpula de vidro incomum fecha aqueles que caminham ao longo da ponte contra o calor. À noite, instalações espetaculares acontecem aqui - as luzes são acesas e a ponte brilha com todas as cores do arco-íris.

Distrito de Metekhi

O assentamento mais antigo na antiga Tbilisi - distrito de Metekhi - está localizado em um penhasco íngreme na margem esquerda do rio. Foi fundada pelo rei georgiano Vakhtang Gorgasali. No centro do assentamento havia uma residência real, e a palavra "metekhi" significava edifícios comuns ao redor do palácio.

O orgulho da região é o templo de Metekhi, do século 12, erguido em um penhasco. No século 19, a igreja sofreu um triste destino - foi entregue ao quartel dos soldados. No período soviético, ela também entendeu. Durante a reconstrução em 1974, todas as divisórias internas foram demolidas e o Teatro Experimental começou a funcionar no edifício. Em 1988, o templo dedicado à Dormição da Mãe de Deus foi restaurado e entregue aos fiéis. Em frente à igreja, há um monumento de bronze a Vakhtang Gorgasali.

Horário de funcionamento e ingressos... O templo está aberto em qualquer dia das 9h00 às 17h00. A entrada é gratuita.

Avenida Rustaveli

No 2º dia em Tbilisi, aconselhamo-lo a dar uma olhadela à Avenida Rutaveli - desta forma poderá conhecer muitos monumentos arquitectónicos e desfrutar do sabor antigo.

A rua de 1,5 km de comprimento está plantada com velhos plátanos. Nele estão instalados monumentos para Pushkin e Shota Rustaveli. Aqui você também pode ver Palácio Vorontsov... O edifício imperial abrigou o governador do czar e viveu a mãe de Stalin - Ekaterina Dzhugashvili.

Um dos pontos arquitetônicos da avenida - cortiço Melik-Azaryants, que foi erguido na virada dos séculos XIX-XX. Antes da revolução, o enorme prédio abrigava estabelecimentos de entretenimento e cafés. Hoje, a velha casa com baixos-relevos está lentamente caindo em ruínas.

A parte sul da rua tem vista para Praça da Liberdade... Existe um centro de informações turísticas onde você pode obter um mapa da cidade.

Na casa número 3 obras Museu Nacional da Geórgia... Todos os que estão interessados ​​no passado histórico do país e querem ver os achados arqueológicos feitos no território da Geórgia vêm aqui.

Horário de funcionamento e ingressos... O museu está aberto de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Dependendo da exposição escolhida, a entrada custa 3-7 GEL.

Atsruni caravanserai

Os habitantes da velha Tbilisi dedicavam-se principalmente ao comércio e ao artesanato. O shopping center de três andares da cidade foi construído em 1818. Continha duas e meia dúzias de lojas, aposentos e armazéns onde as mercadorias eram armazenadas. Hoje, o prédio do caravançarai na rua Sioni 8 foi restaurado. Abriga lojas de souvenirs, salas de exposições e um pequeno museu da história de Tbilisi.

Horário de funcionamento e ingressos... O museu aceita visitantes de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. A entrada custa 3 GEL.

O que ver para um turista no dia 3

No terceiro dia de uma viagem independente por Tbilisi, você pode ver templos antigos e olhar para o museu etnográfico local.

Catedral de Tsminda Sameba

O templo georgiano mais alto foi construído em 2004.Ela sobe para 101 me é claramente visível de diferentes partes da cidade. A catedral é dedicada à Santíssima Trindade e fica no local onde os armênios viveram por séculos, bem como um antigo cemitério armênio. As fachadas do edifício são decoradas com arcos graciosos e entalhes únicos. O invulgar edifício, para além da parte aérea, possui dois pisos subterrâneos.

Hoje o templo tem o status de catedral da Igreja Ortodoxa da Geórgia. Dentro você pode ver uma Bíblia manuscrita, belas pinturas de parede e ícones pintados pelo Patriarca Elias II.

Horário de funcionamento e ingressos. A catedral está aberta qualquer dia das 9:00 às 20:00. A entrada é gratuita. Eles chegam aqui pelos ônibus nº 91 e 122 da estação de metrô Avlabari.

Mesquita Juma

O templo muçulmano, atípico para um país ortodoxo, é muito bonito, por isso costuma fazer parte da lista de atrações que vale a pena conhecer em Tbilisi. Um antigo prédio de tijolos vermelhos com um minarete está localizado na Rua Botanikuri, 22.

A mesquita possui uma expressiva cobertura abobadada e é decorada com azulejos coloridos. Hoje, seus paroquianos são azerbaijanos que vivem em Tbilisi - sunitas e xiitas.

Horário de funcionamento e ingressos... O prédio religioso está aberto a todos em qualquer dia, da manhã à noite, exceto para o tempo de oração. A entrada é gratuita.

Vake Park e Museu Etnográfico

O território de um grande parque municipal começa na Avenida Chavchavadze. Em georgiano, "vake" significa simples. Uma área verde para recreação dos residentes de Tbilisi foi fundada em 1946 em um antigo terreno baldio.

Há um museu etnográfico incomum perto do Lago Turtle em Vake. A exposição ao ar livre cobre 52 hectares. Lá, os turistas encontram-se entre os edifícios tradicionais georgianos - casas de madeira a céu aberto, torres de vigia de pedra, vinícolas e moinhos de água. O museu contém amostras de roupas nacionais e utensílios domésticos, velhas rodas de fiar, produtos de oleiro, móveis esculpidos e tapetes.

Horário de funcionamento e ingressos... As portas do museu estão abertas de terça a domingo, das 11h00 às 16h00. Preço do bilhete de entrada - 3 GEL, excursões - 10 GEL.

O que ver nos dias 4 e 5

Depois de três dias, quando conseguiram ver os principais pontos turísticos de Tbilisi, eles costumam planejar rotas para monumentos históricos e naturais nas proximidades da capital da Geórgia.

Bethany

O antigo mosteiro foi fundado no século 11, durante o reinado da Rainha Tamara. Hoje, o complexo do templo no desfiladeiro do rio Vere é um mosteiro em funcionamento. Vários monges vivem constantemente na área bem cuidada. Ícones exclusivos, decorações esculpidas e afrescos são mantidos aqui. Embora Betânia esteja a apenas 16 km da cidade, não há transporte público para chegar até ela, então a melhor maneira de chegar ao mosteiro é de táxi.

Horário de funcionamento e ingressos. O mosteiro está aberto a turistas e peregrinos durante o dia. A entrada é gratuita.

Lago Lisi

Para relaxar na natureza, vá para um belo reservatório - a oeste de Tbilisi. O Lago Lisi é uma área de resort popular para os residentes da cidade, e os micro-ônibus partem da estação ferroviária até lá.

O reservatório natural tem dimensões de 800 por 550 m. Nas proximidades existe uma grande área verde, foi criado um aluguel de barcos e as quadras de tênis estão abertas. As pessoas vêm a Lisi para caminhar ao longo do aterro, nadar, alimentar os patos e jogar paintball.

Horário de funcionamento e ingressos... Você pode relaxar à beira do lago a qualquer momento conveniente. O parque de diversões está aberto diariamente das 11:00 h às 21:00 h. O aluguel de uma espreguiçadeira na praia custa 4 GEL.

Pin
Send
Share
Send