O rico patrimônio cultural e histórico da França torna o país interessante em termos de turismo em diferentes direções. A arquitetura gótica é um dos fatores importantes para atrair visitantes ao país. As catedrais projetadas neste estilo não se destacam das construções modernas, pelo contrário, enfatizam a dignidade do meio ambiente.
Quase todos eles estão associados a marcos importantes na formação do estado, a formação das cidades na forma como são conhecidas e amadas agora. Tradicionalmente, as características externas dos edifícios religiosos góticos são complementadas por uma decoração interior correspondente. Mesmo sem o objetivo original de visitar algumas catedrais, é difícil ficar indiferente, passando, e não fazer uma parada, pelo menos para um breve conhecimento do mundo do gótico arquitetônico.
As mais belas catedrais góticas da França
Catedral de reims
Nomeado após a cidade onde está localizado. Construída no século XII. Uma das catedrais mais altas, as torres atingem uma altura de 80 metros. Foi o local da coroação da maioria dos monarcas franceses. No momento, a restauração está em andamento, o que não atrapalha a atividade turística. Alguns elementos da decoração da catedral (estátuas, tapeçarias, etc.), parcialmente danificados durante a Segunda Guerra Mundial, são recolhidos em uma sala separada.
Catedral de Rouen
Localizada na cidade de mesmo nome. Algumas de suas partes foram construídas em diferentes séculos, a mais antiga é a torre norte, datada de 1145. Apenas as paredes permaneceram após a Segunda Guerra Mundial. A catedral sofreu muitas vezes com ataques, incêndios, mau tempo. Cada vez, as partes danificadas da fachada foram restauradas. A decoração interior é sublinhada rigorosamente, sem detalhes desnecessários. Existem estátuas antigas.
Catedral de notre dame
Não é apenas um marco, mas também um local religioso ativo. Localizada em Paris, fundada em 1163. Os casamentos de monarcas, a transferência de poder, serviços memoriais em escala nacional aconteceram aqui. A Praça da Catedral é rica em locais icônicos: o quilômetro zero, a prefeitura, a cripta da varanda de Notre Dame, onde são exibidos artefatos arqueológicos encontrados durante as escavações perto da catedral.
Igreja de Saint-Wulfrand em Abbeville
Fundado em 1488. Este lugar costumava ser outro edifício religioso. Por algum tempo, a igreja foi apenas um monumento histórico, mas como resultado, os serviços religiosos começaram a ser realizados novamente em 1998. A torre sineira tem quase 56 metros de altura. Existem apenas três andares, o primeiro tem os tectos altos habituais. Há também três capelas com altares personalizados ricamente decorados e um mausoléu.
Catedral de Chartres
Localizada na cidade de Chartres, fundada em 1145. Um raro edifício religioso, preservado inalterado e sem grandes obras de restauro. 10 mil esculturas e outros elementos de pedra e vidro compõem a decoração da catedral. As torres norte e sul variam muito em altura e estilo geral. Uma relíquia especial é o Sudário da Virgem Maria. Outra característica é o relógio astronômico do século XVI.
Catedral de Tours (Catedral de St. Gatian de Tours)
Recebeu o nome da cidade onde é a principal atração. Início da construção - 1170. O nome completo inclui o nome de São Gatiano, o primeiro bispo de Tours. Embora as torres da fachada pareçam simétricas à distância, suas alturas variam: 68 metros e 69 metros. Como costumava haver outro templo aqui, e depois foram feitas alterações, a catedral tem algumas características do Românico e do Renascimento.
Catedral de Amiens
Localizada na cidade de mesmo nome, leva o nome da Mãe de Deus. Construído na primeira metade até meados do século XIII. Um representante do puro gótico. A altura da abóbada é superior a 42 metros. O interior é desenhado de forma a expandir visualmente o espaço, tornando-o mais leve e indivisível em setores. A decoração usa muitos elementos escultóricos. Incluindo madeira.
Catedral de Clermont-Ferrand
Localizado na região de Auvergne, em homenagem à Assunção da Virgem Maria. Fundado em 1248. A construção escura, quase preta, contrasta muito com os edifícios à sua volta e, também pela sua dimensão e localização no topo da colina, é visível de qualquer ponto. Sarcófagos antigos, afrescos da Idade Média, objetos litúrgicos valiosos, elementos únicos de decoração de parede são as características da catedral.
Catedral da Santa Cruz em Orleans
Início da construção - 1601. Foi reconstruído e reconstruído muitas vezes. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi ligeiramente danificado, mas o sino principal ficou em mau estado. Foi substituído por um novo em 2012. Nas proximidades foram realizadas escavações para conhecer as etapas da formação da catedral. Está indiretamente relacionado com a história de Jeanne D'Arc, que o visitou durante o cerco à cidade.
Catedral de Evreux
Localizada na cidade de mesmo nome. A construção começou no século 11. A aparência atual tomou forma mais tarde: a primeira catedral foi queimada duas vezes e foi reconstruída em estilo gótico. Através de uma galeria coberta, a catedral está ligada ao palácio dos bispos. Após a restauração, a torre sineira voltou ao seu lugar original. Os interiores contrastam: por exemplo, a nave é em estilo românico e o coro é gótico.
Abadia de Saint Denis
Localizada no concelho do mesmo nome. Fundado no século XII. Durante a existência de edifícios religiosos neste local, 25 monarcas franceses foram enterrados aqui. Algumas das tumbas foram destruídas, outras foram enterradas novamente, mas depois voltaram para Saint-Denis. Alguns ossos de reis e suas famílias foram parar no ossário da abadia. Desde 2004, o coração de Luís XVII, que nunca subiu ao trono, repousa aqui.
Catedral de Metz
Localizada na cidade de Metz. Tem um segundo nome - Catedral de Santo Estêvão. Fundado em 1240. A sua base é uma igreja românica, à qual foi acrescentada uma nave. Posteriormente, apareceram as baias do coro e a nave transversal. Um edifício volumoso com muitas colunas pontiagudas e torres estreitas ergue-se no quadrado de armas. A catedral é famosa por seus amplos vitrais pintados. 19 deles foram feitos pelo artista Chagall.
Catedral de Nevers
Localizada no departamento de Nievre. Fundada no século X. Tem vários outros nomes, por exemplo, Catedral de Ser-Sir. O visual atual é uma simbiose de estilos e as consequências da reconstrução. Vipes ocidentais, coros, paredes de fachada - estilo românico, nave - gótico, torres de fachada - gótico tardio. Cada janela possui uma pintura única. Os vitrais, assim como outros elementos de decoração, pertencem a diferentes períodos históricos.
Catedral de Estrasburgo
Localizada na cidade de mesmo nome. A construção começou em 1015. Por mais de cem anos foi uma catedral luterana. Uma atração é o relógio astronômico. Eles são decorados com todos os tipos de formas e ornamentos. Eles têm muitas funções adicionais. A praça em frente à catedral é palco de concertos no verão. As paredes são iluminadas com cores diferentes, mudando de acordo com a música.
Notre Dame em Lana
O primeiro templo foi construído aqui no século VIII. Posteriormente, surge um edifício de estilo românico. Com o desenvolvimento da cidade, tornou-se necessário ampliá-la. Os traços góticos tornaram-se mais: nave, transepto, coros. A diferença entre esta Notre Dame e as catedrais de outras cidades: paredes claras, assim foi aproveitado o calcário local, e galerias nas laterais. Pequenos coros também são incomuns, sua forma retangular é típica da arquitetura da Inglaterra.
Catedral de São Pedro e São Paulo em Nantes
A primeira pedra foi colocada em 1434. Antes disso, havia três igrejas por vez. A construção durou mais de 450 anos. Gradualmente, os elementos góticos foram absorvendo as feições românicas. As paredes do prédio são quase brancas como a neve. A catedral está associada à lenda do Barba Azul e às histórias de D'Ardagnan. De particular valor é a dupla lápide de representantes da Casa de Dreux - uma obra-prima da escultura francesa.
Catedral Saint-Louis em Blois
Fundado em 1544. Possui características do classicismo. Foi construído em etapas ao longo de três séculos. Uma das capelas foi construída no século XII, ou seja, antes do assentamento de São Luís.Ao mesmo tempo, funcionou. Os vitrais históricos não sobreviveram e foram substituídos por cópias em 2000. A cripta contém os sarcófagos de cada um dos bispos locais. A atração nas proximidades é Castelo de Blois.
Basílica de São Pedro em Beauvais
Fundado em 1225. Seus coros góticos são os mais altos que existem. Dar à catedral uma aparência impressionante foi um dos objetivos dos arquitetos. Uma igreja românica encontra-se no sítio da sua nave. A fachada sul é um exemplo clássico do gótico tardio. O interior e a decoração da fachada têm peculiaridades: portas de madeira entalhada, ricas em detalhes, relógios astronômicos, vitrais, tapeçarias da Idade Média.
Catedral dos Santos Justos e Pastor
A construção começou em 1272 em Narbonne. O edifício está listado como inacabado, embora um serviço tenha sido realizado aqui durante séculos. Suas paredes marrom-acinzentadas se encaixam perfeitamente na arquitetura da cidade com ruas densamente construídas. Cada uma das capelas é um pouco diferente: um altar especial, uma composição escultórica, uma coleção de pinturas sobre temas religiosos, itens para a liturgia e assim por diante.
Catedral burguesa
Localizado em Bourges. Consagrada em 1324, embora continuasse a ser concluída. Não há transepto, o que não é típico desses templos: não tem forma cruciforme. Como a catedral quase não foi danificada durante as guerras e revoluções, 22 vitrais originais sobreviveram. A cripta contém lápides antigas em perfeitas condições. E o relógio astronômico não parou por mais de 500 anos.
Abadia de Saint-Ouen
Localizado em Rouen. Fundado em 553, foi reconstruído e restaurado várias vezes. Características góticas surgiram no século XIV. Alguns prédios da abadia foram usados para outros fins: no gabinete de um prefeito, em outro uma fábrica. As instalações agora são usadas para apresentações e exposições de música clássica. Nos jardins próximos existe um lago com uma composição escultórica e uma cópia de uma pedra rúnica.
Basílica de Saint-Nicola-de-Port
Fundado em 1481. A cidade naquela época se chamava Por. Construído em homenagem à independência de Lorraine. O templo foi re-consagrado pelo Papa Pio XII, após o que se tornou uma basílica. Após a Segunda Guerra Mundial, a restauração demorou 15 anos, incluindo quase todos os vitrais foram substituídos. Por quase 200 anos, foi oficialmente um monumento histórico da França.
Catedral de Tula (Tula)
A construção começou no século 13. A fachada é totalmente em estilo gótico, mas posteriormente surgiram duas capelas que datam do período renascentista. Durante a revolução e a Segunda Guerra Mundial, alguns elementos da decoração foram perdidos, incluindo o teto e o órgão. Havia um mosteiro próximo. Os eventos religiosos não são realizados, um destino turístico popular.
Catedral de Santa Cecília em Albi
Ano de fundação - 1282. Um dos maiores edifícios de tijolos do mundo. Foi originalmente planejado para usá-lo como uma fortaleza. A torre do sino e os portões de Domingos de Florença foram construídos nas proximidades. A nave é a mais larga do país. Pequenas capelas alinhadas substituíram os corredores clássicos no interior. A entrada foi movida para o lado sul, embora no gótico seja geralmente no lado oeste.
Catedral de Saint-Paul-de-Leon
Localizado na Bretanha. O início da construção na sua forma atual é no século XII, antes disso havia uma antiga igreja aqui. O coro e a víbora apareceram muito mais tarde do que a parte estabelecida da catedral. As gárgulas na fachada têm uma aparência incomum. O batistério é feito principalmente de carvalho. Os altares de cada uma das capelas são obras de arte. Os vitrais mostram várias cenas da Bíblia e da vida dos santos.
Basílica de São Miguel em Bordéus
O início da construção é o século XIV. Graças à torre do sino, é uma das catedrais mais altas da França - 114 metros. Aqui estão obras de arte coletadas de diferentes séculos, incluindo a Pieta representando Santa Úrsula. A cripta local é um salão de exposição independente para sarcófagos e vestígios encontrados durante escavações arqueológicas nas proximidades.
Igreja de Saint-Eustache
Localizada em Paris. A data de fundação é 1532. A fachada é feita principalmente no estilo classicismo, é complementada pelo renascentista, e o gótico é traçado nos detalhes da decoração interior. A cripta contém os restos mortais de Tiberio Fiorilli, um ator de teatro que viveu no século XVII. O orgulho da igreja é o órgão de 8 mil tubos. Durante sua montagem, foram utilizados elementos de ferramentas antigas. Concertos de órgão são realizados regularmente aqui.
Catedral de Dijon
Localizada na cidade de mesmo nome. Construída no final do século XIII-inícios dos séculos XIV. O Papa Eugênio III participou da consagração do templo que existia aqui anteriormente. A cripta contém os restos mortais de Filipe III e parte das relíquias de São Benigno, em cuja homenagem a catedral leva seu nome oficial. A decoração é dominada pelo ascetismo: menos decoração do que o normal. A altura do coro e nave, juntamente com os vitrais, ampliam visualmente o espaço.
Notre Dame de Senlis
Localizado no centro de Senlis. Construída na segunda metade do século XII. Desde então, apenas a cúpula sofreu grandes alterações, embora tenham surgido elementos decorativos adicionais até ao século XVIII. Calcário leve foi usado para as paredes. A torre sineira tem 78 metros de altura. Um detalhe importante da decoração de interiores são as pinturas originais de parede e teto. Esses afrescos são atípicos não apenas para os tempos modernos, mas também para a época.
Catedral rodez
Localizada na cidade de Rodez. Mencionado pela primeira vez em 516. No passado, uma de suas paredes fazia parte da muralha da cidade. A nova catedral começou a ser reconstruída no século XIII. O processo se arrastou devido a pragas, incêndios e guerras. Embora tenha demorado séculos para concluir a obra, o estilo se manteve o mesmo. A torre sineira é o edifício mais moderno da composição. É adornado com uma estátua da Virgem Maria rodeada por quatro anjos.