O Território de Stavropol é famoso não apenas por suas fontes minerais, mas também por rios e lagos. A região está localizada na zona da Ciscaucásia, nos vales dos rios Kuma, Kalaus, Yegorlyk. Os nomes dos rios vêm da língua turca. O alívio é complexo. Os rios da região deságuam nos mares Cáspio ou Azov e são subdivididos de acordo com as bacias desses dois mares.
Existem cerca de duzentos e vinte rios e riachos no Território de Stavropol. O comprimento da maioria dos rios é de 100 a 200 km. Na parte oriental, as margens dos rios são altamente mineralizadas, o que se explica pela salinidade do solo. Os rios existem devido ao derretimento da neve e à precipitação. É preciso estar atento à ecologia dos pequenos rios. Esses rios precisam ser limpos.
Os rios mais longos da região de Stavropol
Lista dos maiores rios da região em extensão!
Kuma
A nascente do rio Kuma está localizada nas cristas rochosas da República Karachay-Cherkess. É um rio de montanha rebelde, lamacento, com uma corrente turbulenta e muitos redemoinhos. Kuma carrega suas águas em barrancos de argila de até 50 m de altura e nascentes de sulfeto de hidrogênio no vale do rio. O rio é alimentado por água subterrânea e precipitação. Peixes-gato e outros peixes são encontrados no rio. Nem todo ano Kuma chega ao Mar Cáspio. Em um ano seco, seca mais cedo. O rio é usado para irrigação do vale Kuma.
O comprimento do rio é de 802 km, no Território de Stavropol - 584 km
Egorlyk
A nascente do rio está no Monte Strizhament. Aqui, muitas nascentes estão conectadas a riachos que formam um rio. A água do rio é inicialmente lamacenta e amarga-salgada. O lado direito do rio é mais alto. O alto teor de água do rio Yegorlyk aumentou significativamente após a construção do Canal de Nevinnomyssk em meados do século XX. Atualmente Yegorlyk faz parte do sistema de irrigação Kuban-Yegorlyk.
O comprimento do rio é de 448 km, no Território de Stavropol - 284 km
Kalaus
Origina-se da montanha Bryk. Existem argilas Maikop nas proximidades. Por isso, a água é turva, salgada e imprópria para beber. O rio é alimentado pelo derretimento da neve, nascentes e chuva. As margens do Kalaus são íngremes, íngremes, atingindo uma altura de 15 m. Kalaus - deságua no Manych Ocidental à esquerda e pertence à bacia do Mar de Azov.
Comprimento do rio - 436 km
Manych
O rio nasce na Calmúquia, na confluência dos rios Kalaus e Manych Oriental. Desagua no rio Don, perto da aldeia de Manychskaya. A água de Manych tem um alto grau de mineralização. A vegetação emergente não pode se desenvolver em tal água. A salinidade da água diminuiu após o fornecimento de água do rio Kuban em 1948. O rio é alimentado principalmente pelo degelo da neve. O rio é usado para irrigação de campos. A navegação e a pesca estão bem desenvolvidas.
O comprimento do rio é de 420 km, no Território de Stavropol - 115 km
Kura
O Kura ramifica-se do rio Malka. O rio é raso. Perto do rio Kura, fica o trato de Glubokoe, um local de descanso favorito da população local. Biólogos exploraram a área por quatro temporadas de campo. Encontrou dez espécies de plantas ameaçadas de extinção. Em uma pequena área, o Kura é a fronteira entre o Território de Stavropol e Kabardino-Balkaria. A foz do rio se perde nas areias da estepe Nogai.
Comprimento do rio - 198 km
Feixe amargo
Origina-se de uma pequena fonte no distrito de Georgievsky. As margens do rio estão fortemente cobertas por juncos e juncos. É o lar de lobos, javalis, raposas e ratos almiscarados. Deságua no Lago Beloe. Na década de 50 do século XX, o rio saiu quase completamente devido ao fracasso na construção da hidrovia de Nogai. A água do rio semi-estagnado começou a diminuir com grande velocidade. Todos os peixes morreram. Para salvar o rio, uma barragem de contenção foi erguida com urgência.
Comprimento do rio - 183 km
Podkumok
É o maior afluente do Kuma. Ele deságua no rio Kuma no lado direito a jusante, na aldeia de Krasnokumskoye. A fonte está perto da montanha Gum-Bashi em Karachay-Cherkessia. O rio é turbulento ao cruzar a região de Pyatigorsk. No trecho superior, o Podkumok flui por um desfiladeiro rochoso de até 400 metros de profundidade. Em 1903, a primeira usina hidrelétrica "Carvão Branco" na Rússia começou a operar perto da cidade de Essentuki.
O comprimento do rio é de 160 km, no Território de Stavropol - 115 km
Big Zelenchuk
O afluente esquerdo do Kuban, a pérola verde do Norte do Cáucaso. A fonte está localizada no Monte Pshish (altura superior a 3 km). O rio tem seis corredeiras conhecidas. Kayakers e turistas aquáticos flutuam ao longo do rio. Na origem, ele corre entre as montanhas Arkhyz e ao longo da reserva Arkhyz. A floresta ao longo das margens do rio é de coníferas. E abaixo, após o trato Bogoslovka, predominam as florestas decíduas. O assentamento de baixo Arkhyz é um centro astrofísico. O diâmetro do telescópio RATAN é de 600 metros. O Canyon Kurlyuk, um monumento natural, se estende por 1,5 km. A vegetação da tundra está localizada nas rochas. Não há empreendimentos industriais no rio.
O comprimento total do rio é de 158 km
Búfalo molhado
Ele flui para Kuma no lado esquerdo. A nascente do rio nas alturas de Prikapausky. Desde a nascente, o rio é denominado Buffalo. Após a confluência com o Búfalo Seco, o rio já é denominado Búfalo Úmido. O rio possui 53 afluentes. Mas o rio só corre quando a neve está derretendo e durante chuvas fortes. Nos séculos 19 e 20, havia muitos engenhos no rio e criava-se gado. Atualmente, existem vários reservatórios em Mokra Buffalo. A água do rio é utilizada para irrigação dos campos.
Comprimento do rio - 151 km
Wet Karamyk
O estuário está localizado no lado esquerdo do rio Kuma, na cidade de Zelenokumsk. A fonte do Wet Karamyk está localizada no lado sul das alturas de Prikapausky. Nos trechos superiores, o Mokry Karamyk tem vários canais. No distrito de Georgievsky, o Wet Karamyk flui em um canal. A água do rio é lamacenta e mineralizada. As margens estão cheias de juncos. Na estação quente, o rio seca.
Comprimento do rio - 142 km
Aygurka
Em turco, significa "garanhão". O rio deságua em Kalaus à direita. A nascente do rio perto da aldeia da pequena Yagury. Nos meses quentes, Aygurka seca. O abastecimento adicional de água para o rio é realizado a partir do Grande Canal de Stavropol. Existem dez lagoas e um grande reservatório no rio. A água no curso superior é doce e, após a confluência do rio Kazlak, torna-se salgada. Na água doce do rio encontram-se lagostins e peixes: carpa, hamsa.
Comprimento do rio - 137 km
Tomuzlovka
A fonte de Tomuzlovka é considerada uma fonte limpa na floresta perto da aldeia de Aleksandrovskoye. O rio é alimentado não apenas por nascentes, mas também por chuvas e neve derretida. O rio passa pelo reservatório de Volch'i Vorota. O rio Tomuzlovka desagua na rede dos canais Kumsky da margem esquerda, nos arredores da cidade de Budyonnovsk.
Comprimento do rio - 122 km
Surkul
O rio é uma estepe típica. Corrente intensa nele apenas na primavera, quando a neve derrete. A comida vem do grande Canal Stavropol, do derretimento da neve e da precipitação. O estuário está localizado na margem esquerda do rio Kuma, no distrito de Mineralovodsky. Havia cavernas antigas ao longo das margens do rio Surkul, mas foram explodidas. O rio é rico em peixes.
Comprimento do rio - 119 km
Raguli (trave Kucherla)
A comida perto do rio é misturada: de afluentes e nascentes, de chuvas. Raguli deságua no reservatório Chograiskoye, anteriormente a foz estava localizada a 109 km do rio Vostochny Manych ao longo de sua margem direita. Na confluência dos rios Raguli e Kucherla, fica a aldeia de Kucherla. Em 1972 e 1982, meteoritos foram encontrados nas proximidades da aldeia.
Comprimento do rio - 117 km
Big Kugulta
Foz na margem direita do rio Yegorlyk. Os maiores afluentes do Grande Kugulta são Berestovka e Shangala. O rio Bolshaya Kugulta atravessa a estepe. Vilarejos, assentamentos e fazendas estão localizados ao longo de suas margens. Existem barragens construídas em vários locais. Todos os rios do Território de Stavropol são ricos em peixes. E a grande Kugulta também interessa aos pescadores.
Comprimento do rio - 112 km