30 melhores monumentos em Berlim

Pin
Send
Share
Send

Em Berlim, existem muitos monumentos e complexos memoriais que são dedicados a várias páginas da história alemã. Alguns deles são símbolos da cidade - por exemplo, o Portão de Brandemburgo ou o monumento nacional ao "chanceler de ferro" Otto von Bismarck. Os eventos da história moderna também se refletem nos memoriais de Berlim - a tragédia do regime nazista e do Holocausto, a libertação de Berlim pelas tropas soviéticas, a divisão da cidade e a subsequente queda do Muro de Berlim.

Muitos monumentos em Berlim foram criados em homenagem a personalidades notáveis ​​- compositores, poetas, líderes da Alemanha e de outros países. A escultura urbana da cidade é um objeto de arte único, como "Mão com um Relógio", "Escada de carreira" ou "Casa de baile".

Monumentos históricos e modernos de Berlim

Lista dos monumentos mais famosos da cidade.

Coluna da vitória

A coluna memorial foi erguida em homenagem às vitórias das tropas prussianas nas guerras de unificação com a Dinamarca, França e Áustria na segunda metade do século XIX. Arquiteto - Heinrich Strack. A coluna assenta num pedestal de granito vermelho. Inicialmente, foi decorado com canhões capturados dourados. A coluna é coroada com a figura de Victoria, a deusa vitoriosa. As pessoas a chamam de "Golden Elsa". No andar de cima há um mirante para turistas.

Portão de Brandenburgo

Este é o principal símbolo de Berlim. O portão foi erguido em 1791 por ordem de Friedrich-Wilhelm II. A Acrópole de Atenas foi tomada como amostra. Acima há uma imagem escultural de uma quadriga de cavalos, que é governada por uma carruagem pela deusa da vitória - Vitória. Após a conquista por Napoleão, o portão foi levado para Paris, mas depois devolvido. O portão foi concebido como um símbolo do poder do exército alemão - tropas da frente foram saudadas sob eles, desfiles foram realizados.

Complexo memorial "Muro de Berlim"

O monumento é uma lembrança da divisão de Berlim e da Alemanha em partes ocidentais e orientais. Desde 1961, a área do Muro de Berlim está completamente fechada, todas as entradas e saídas são controladas. Agora, na antiga zona de fronteira, há uma exposição aberta dedicada à divisão da Alemanha. Perto estão a Capela da Reconciliação e a "Janela Memorial" em memória do sacrifício humano da divisão da cidade. A escultura "Saltar por cima da parede" é dedicada a pessoas que, apesar das barreiras e dos postos de controlo, tentaram atravessar para o outro lado, aos seus familiares e amigos.

"Guerreiro-Libertador"

Este monumento no Parque Treptower é um dos três monumentos militares soviéticos em Berlim. Esta é a figura de bronze de um soldado soviético em pé sobre os escombros de uma suástica e segurando uma garotinha alemã nos braços. O escultor é E. Vuchetich. Os protótipos do monumento podem ser 2 soldados soviéticos que, durante a tomada de Berlim, resgataram crianças alemãs - Nikolai Masalov e Trifon Lukyanovich.

Memorial de guerra soviético em Pankov

Este é um complexo memorial dedicado à memória dos soldados soviéticos que morreram durante o ataque a Berlim. Mais de 13 mil soldados e oficiais estão enterrados em seu território. No centro do memorial existe um obelisco de 33 metros de altura, na frente dele existe uma estátua de bronze - Pátria. Os nomes das vítimas estão gravados nas placas de bronze. A restauração do complexo foi realizada em 2011-2013.

Memorial aos soldados soviéticos mortos no Tiergarten

O monumento é uma série de colunas dispostas em semicírculo. Neles há placas com os nomes de soldados soviéticos que morreram durante o ataque a Berlim. A coluna mais alta é coroada com uma estátua de bronze do Guerreiro-Libertador. Perto, em ambos os lados do monumento, existem 2 tanques T-34 e 2 obuseiros ML-20, que foram usados ​​nas batalhas por Berlim. À direita e à esquerda do monumento estão os túmulos de oficiais soviéticos.

Memorial às vítimas do Holocausto

O complexo memorial está localizado no centro de Berlim, entre o Portão de Brandemburgo e as ruínas do bunker dos líderes do partido nazista. É um labirinto de mais de 2.700 lajes cinzentas separadas por passagens estreitas. Tal como concebido pelo arquiteto P. Eisenman, tal memorial lembra o sentimento de insegurança, ansiedade e medo vivido pelas vítimas do Holocausto.

"Relógio mundial"

O objeto de arte é dedicado à queda do Muro de Berlim e à unificação da Alemanha. Este é um relógio que exibe simultaneamente a hora em todos os fusos horários. Acima há uma inscrição: "O tempo destruirá todas as paredes" e imagens de planetas que se movem em órbitas. O Relógio Mundial foi inaugurado em 9 de novembro de 1989. O segundo nome do objeto de arte é "Urania".

Estátua de São Jorge e o Dragão

Esta é uma das estátuas mais antigas que ficavam no pátio do Castelo de Berlim. Foi criado em 1853 pelo escultor August Kiss como um presente ao imperador Guilherme II. A princípio, a ideia da estátua foi associada à figura do Arcanjo Miguel, que golpeia uma serpente com uma espada - um símbolo dos sentimentos revolucionários na Alemanha da época. Em seguida, a estátua foi convertida em St. George, mas a espada permaneceu nas mãos do santo.

Monumento Nacional Bismarck

O monumento ao unificador da Alemanha e ao primeiro Chanceler do Reich, Otto von Bismarck, está localizado na Praça da Grande Estrela, que antes ficava em frente ao Reichstag. Bismarck é retratado em um uniforme de couraçado, com uma espada larga, segurando um certificado da criação do Império Alemão. A altura da estátua é de 6 metros. No pedestal do pedestal estão as figuras dos heróis do épico alemão.

Monumento Nacional às Guerras de Libertação

A guerra de libertação na história da Alemanha é um termo dedicado à luta contra a coalizão napoleônica e à ameaça à independência das terras alemãs. Como um sinal do heroísmo do exército prussiano em 1818-1823, um monumento de 18 metros na forma de uma catedral gótica foi erguido. Pretende-se recordar não só as vitórias, mas também as derrotas do exército, que, apesar de tudo, manteve o seu espírito de luta.

Fórum de Marx e Engels

Esta é uma composição construída na década de 1980. desenhado por Ludwig Engelhardt. Na parte central, estão as figuras de bronze de Karl Marx e Friedrich Engels. Sua altura é de 3,85 metros. Atrás deles estão paredes em relevo com imagens simbólicas da vida na sociedade alemã após a revolução. Sobre os pilares - uma foto da história dos trabalhadores alemães. O monumento está localizado perto da Prefeitura de Berlim.

Memorial às vítimas ciganas do nacional-socialismo

O monumento foi inaugurado ao lado do Reichstag em outubro de 2012, em memória dos ciganos que morreram durante o regime nazista. Trata-se de uma piscina de águas escuras, que é circundada por lajes com os nomes de campos de concentração onde foi exterminada a população cigana. Perto está uma parede com a cronologia do genocídio do povo cigano pelos nazistas.

Estátua equestre de Frederico, o Grande

Esta é uma estátua que retrata o rei Frederico II da Prússia em uniforme militar e a cavalo. Ele está localizado na avenida Unter den Linden. A altura total da escultura é de 13,5 metros. O pedestal é decorado com cenas da vida do rei. Ele também contém imagens dos associados mais próximos de Frederico II - heróis das Guerras da Silésia. O monumento foi inaugurado em maio de 1851. Ele foi popularmente apelidado de "Old Fritz".

"Trens para a vida, trens para a morte"

Este é um monumento às crianças judias que morreram durante o Holocausto. Foi instalado na estação Friedrichstrasse - de lá partiam os trens para a Inglaterra, de onde os judeus podiam escapar. Duas figuras com malas são crianças resgatadas que conseguiram sair. As 5 pessoas que permaneceram na plataforma estão condenadas à morte. O monumento é uma cópia do mesmo memorial erguido na Inglaterra perto da estação de Liverpool.

Monumento a Friedrich Schiller

Este é um monumento de mármore que representa o grande poeta alemão em toda sua estatura, em uma coroa de louros e rodeado por musas. A inauguração do monumento ocorreu em 1871 no Gendarmenmarkt - uma das praças centrais da cidade. Uma cópia de bronze da escultura está localizada na parte sul do Parque Schiller, em Berlim.

Monumento a Beethoven-Haydn-Mozart

Ludwig van Beethoven, Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart são os três maiores compositores.O monumento, desenhado para perpetuar a sua memória, foi criado em 1904 e é um obelisco branco, em cujas margens estão representadas figuras de compositores. O obelisco é coroado com uma coroa de louros - um símbolo de glória. O monumento está localizado no Tiergarten.

Monumento aos soldados poloneses e antifascistas alemães

Este é um dos memoriais dedicados ao movimento de resistência durante a Segunda Guerra Mundial. É uma composição de duas colunas conectadas por uma bandeira em um único todo - um símbolo de esforços comuns na vitória sobre o fascismo. O alto relevo de granito retrata um soldado em uniforme polonês e um lutador subterrâneo alemão. Perto, na parede, está esculpido o slogan de Tadeusz Kosciuszko "Por sua e nossa liberdade" em polonês e alemão.

Monumento ao Príncipe Albrecht da Prússia

Esta é uma estátua de bronze do herói das guerras franco-prussianas, irmão do rei da Prússia e do imperador da Alemanha. O príncipe Albrecht é retratado em toda sua estatura, com um sobretudo desabotoado de general e um chicote de cavalaria nas mãos. O monumento foi erguido em 1901 na avenida Schlostrasse, não muito longe do antigo quartel militar.

Monumento a Lessing

A imagem escultural do grande poeta alemão Gotthold Lessing foi instalada na Lennenstrasse em 1890. A estátua de mármore branco retrata o poeta em sua altura máxima. No pedestal, além de uma placa com o nome do poeta, estão imagens de seus colaboradores mais próximos - o filósofo M. Mendelssohn, o poeta E. von Kleist e o editor FK Nikolai. O monumento também é decorado com imagens simbólicas - o gênio da humanidade e uma imagem alegórica de crítica.

"Monumento aos livros queimados"

Este é um memorial que lembra o trágico acontecimento da história da Alemanha - a destruição de mais de 20 mil livros pelos nazistas em 10 de maio de 1933, que estavam incluídos na lista dos proibidos. O monumento é uma placa quadrada de vidro, de onde se avista uma sala com estantes vazias. O autor é o artista israelense M. Ulman.

"Homem molecular"

O objeto de arte do escultor americano J. Borofsky é uma composição de três silhuetas masculinas perfuradas com orifícios redondos - moléculas simbólicas. As figuras são feitas de alumínio. Na concepção do escultor, a ideia de objeto de arte é uma busca pela unidade e integridade no mundo. A inauguração ocorreu em 1999 no rio Spree, na fronteira de três distritos alemães.

"Sem violencia!"

A escultura está localizada no pátio do Gabinete do Chanceler Federal e é uma pistola de bronze calibre 45 com um cano amarrado com um nó. O autor é o escultor sueco Karl Reuterswerd, que começou a criar monumentos semelhantes após a morte de John Lennon. As mesmas esculturas estão em 16 cidades ao redor do mundo.

"Berlim"

O trabalho é dedicado à unificação de Berlim após a divisão em Oriente e Ocidente. É uma escultura de forma complexa, com 5 metros de altura e pesando 87 toneladas. O autor é o escultor espanhol Eduardo Chillida. A escolha do ferro como material não é acidental - a resistência do material deve simbolizar a força da reunificação da cidade em um todo. O monumento também está localizado próximo ao Gabinete do Chanceler Federal. Outra escultura com o mesmo nome e dedicada à unificação do país está localizada perto de Kurfürstendamm. Esta é uma composição de tubos de aço entrelaçados. Autores - Brigitte e Martin Machinski.

"Pais da Unidade"

A composição escultórica consiste em três bustos de bronze - o chanceler alemão Helmut Kohl, o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush e o chefe da URSS, Mikhail Gorbachev. Estas são as pessoas que contribuíram para a unificação da Alemanha. O monumento foi inaugurado em 2010 perto do local onde ficava o Muro de Berlim. A inscrição nele diz: "Unidade em liberdade - esta é a nossa tarefa."

Memorial aos homossexuais - vítimas do nazismo

Este é um memorial inaugurado em 2008 no parque Great Tiergarten em memória dos homossexuais que foram perseguidos pelo partido nazista. O monumento é um cubo de concreto de 3,6 metros de altura com uma janela. Olhando para ele, você pode ver um curta-metragem com dois homens se beijando. Periodicamente, as fotos são substituídas por beijos de duas mulheres. Os autores do monumento são os artistas escandinavos M. Elmgrin e I. Dargset.

"Capitão de Köpenick"

A estátua de bronze foi instalada em 1996 na entrada da prefeitura de um dos bairros orientais de Berlim - Köpenick. Retrata um famoso aventureiro que, em 1906, enganou o tesouro de Köpenick, então uma cidade separada. Após sua prisão, ele foi perdoado por ordem do Kaiser Wilhelm, que apreciou a coragem da aventura.

"Escada de carreira"

Trata-se de uma composição de 16 metros instalada no prédio do Banco de Investimento em 2007. É uma escada, ao longo da qual três homens sobem ferozmente, tentando se livrar de um oponente. O autor é o escultor Peter Lenk. O mesmo objeto de arte de 14 metros de altura foi instalado em 1994 em Constanta.

"Mão com um relógio"

O objeto de arte está localizado no saguão do ginásio Tiergarten. Foi criado em 1975 como parte de um projeto de transformação do ambiente urbano. Esta é a mão de um homem com um relógio eletrônico funcionando. O autor é Joachim Schmettau, que também possui outras esculturas urbanas. O Mão com o Relógio se tornou o ponto de encontro favorito entre os moradores da cidade. O monumento pode ser visto no vídeo do grupo Depeche Mode "Everything Counts"

"House-ball"

Esta é uma escultura instalada em 1997 na Praça de Belém em frente ao antigo posto de controle para o território de outra parte de Berlim. É um pacote redondo de coisas e utensílios domésticos de 11 metros de altura. Por um lado, é um símbolo de facilidade de locomoção no mundo moderno, por outro, é a memória de repatriados e refugiados de diferentes períodos da história alemã. Autores - K. Oldenburg e K. van Bruggen.

Pin
Send
Share
Send