O marco dos museus de Milão é a arte nacional. Seu legado está imortalizado em dezenas de galerias e museus. Em torno de Leonardo da Vinci, todo um culto foi criado no bom sentido. O maior acervo de exposições de ciência e tecnologia do país leva seu nome, e até o vinhedo outrora plantado pelo artista também tem um museu.
As autoridades voluntariamente doam empreendimentos abandonados e objetos religiosos para exposições. Os patronos os colocam em ordem e criam novos espaços culturais. Assim foi com "Silos" - o Museu Armani, e antes - com o Museu de Francesco Messina. Os monumentos arquitetônicos também não ficam vazios: as coleções recebem os espaços de que precisam e os edifícios significativos para a cidade são mantidos em perfeitas condições.
Os museus mais interessantes e populares de Milão
Galeria de arte contemporânea
Um ponto importante no mapa turístico dos viajantes. Um dos museus mais visitados da cidade é ocupado por um monumento arquitetônico do século 18 - a Vila Real. Além de pinturas de Manet, Picasso, Van Gogh, Renoir e dezenas de clássicos da pintura de diferentes direções, a galeria apresenta móveis, esculturas, tapetes e tecidos raros. Você pode caminhar pelos corredores acompanhado por um guia, um guia de áudio ou por conta própria.
Endereço: Via Palestro, 16, Milão
Site: gam-milano.com
Castelo Sforza
A história do palácio começa no século XIV. Desde então, foi repetidamente destruído, restaurado e alterado sua aparência. Seus salões eram usados não apenas como aposentos de pessoas nobres, mas também como quartéis. No nosso tempo, o monumento arquitetônico foi adaptado para várias exposições permanentes. Os principais são dedicados aos instrumentos musicais nacionais italianos, pratos de barro e madeira, bem como ao Antigo Egito.
Endereço: Piazza Castello, Milão
Site: milanocastello.it
Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci
O maior museu do gênero na Itália. Funciona desde 1953 dentro das muralhas do antigo mosteiro de San Vittore al Corpo. O espaço está dividido em 7 secções: arte e ciência de Leonardo da Vinci, transportes, comunicações, materiais, energia, novas fronteiras, ciência para os jovens. Programas para todas as idades foram compilados. Em laboratórios, são realizados experimentos e pesquisas de importância prática.
Endereço: Via San Vittore, 21, Milão
Site: museoscienza.org
Fondazione Prada
O tamanho do museu é mais parecido com um bairro de arte. Nos anos 90 do século passado, um empreendimento abandonado na zona sul da cidade transformou-se em um espaço criativo. A primeira exposição foi dedicada à vanguarda. Existem três exposições permanentes: Atlas, Haunted House, Grotesque Process. A entrada é gratuita para menores e idosos. Um parque infantil e um café são construídos nas proximidades.
Endereço: Largo Isarco, 2, Milão
Site: fondazioneprada.org
Casa milan
O centro esportivo e comunitário foi criado próximo ao San Siro, principal estádio da cidade. É a casa do Inter e do Milan. Troféus reais, parafernálias, camisetas de grandes jogadores, fotografias icônicas da história do futebol - o que um verdadeiro torcedor deve ver. A loja da marca localizada nas proximidades permite que você compre o uniforme oficial. Aqui também pode fazer um lanche num dos cafés.
Endereço: Via Aldo Rossi, 8, Milão
Site: casamilan.acmilan.com
Pinakothek Brera
Uma das maiores galerias de Milão fica ao lado da Academia de Artes do Palazzo Brera. A sua construção iniciou-se no século XVI em estilo barroco. As pinturas de artistas de renome mundial, incluindo Caravaggio, Goya e Rembrandt, são apresentadas em 38 quartos. Esta coleção de obras de italianos proeminentes é a mais completa do mundo. Salas separadas foram equipadas para a demonstração de afrescos. Vários cafés estão abertos no terraço do Pinakothek.
Endereço: Piazzetta Brera, 2, Milão
Site: pinacotecabrera.org
Galeria Piazza Scala
Em 2012, a galeria mudou-se para o edifício do Banco Comercial, um marco histórico e cultural de Milão. 13 exposições temáticas mostram a diversidade da Piazza Scala. Em um dos salões, os turistas receberão as virtudes cristãs do escultor Antonio Canova. Na outra - paisagens lombardas. Na terceira - a obra de Macchiaioli - um grupo de artistas italianos que trabalharam na segunda metade do século XIX.
Endereço: Piazza della Scala, 6, Milão
Site: gallerieditalia.com
Museu do Teatro La Scala
Inaugurado em 1913 para contar a história do famoso teatro. Além de instrumentos musicais raros, a coleção inclui itens de músicos de renome mundial e itens relacionados a eles. Por exemplo, o póstumo de Verdi, a batuta de Toscanini, o piano de Liszt, os óculos de Rossini. Acompanhado por um funcionário do museu, você pode ir aos bastidores, bem como inspecionar o hall e o palco de um camarote especial.
Endereço: Largo Antonio Ghiringhelli, 1, Milão
Site: museoscala.org
Museu Alfa Romeo
Em 1976, em homenagem ao centenário da marca, foi inaugurado o museu “Alfa Romeo” na fábrica inoperante. Embora a empresa esteja associada principalmente à produção de automóveis de passageiros, ela também produzia outros produtos: ônibus, tratores, trens, motores. A exposição inclui todos esses modelos, protótipos e desenvolvimentos que nunca viram a luz do dia. O museu participa de festivais temáticos e organiza seus próprios eventos anuais.
Endereço: Viale Alfa Romeo, Milão
Site: museoalfaromeo.com
Museu Poldi Pezzoli
A criação do museu é baseada na coleção particular de Gian Poldi-Pezzoli. Ele colecionou obras de arte de mestres italianos a partir de meados do século XIX. A pintura, incluindo obras de artistas renascentistas, é a peça central da exposição. O Retrato de uma Cortesã de Vecchio e a Madona com o Menino de Mantegna são as pinturas mais reconhecíveis. Além disso, o museu contém armaduras, cerâmicas antigas, móveis raros e vidro veneziano.
Endereço: Via Alessandro Manzoni, 12, Milão
Site: museopoldipezzoli.it
Museu da Catedral de Milão (Museu Duomo)
Localizado ao lado da Catedral no Palácio Real. A construção do lendário e imponente marco católico seria imortalizado. A construção e decoração demoraram quase 600 anos. O museu reuniu não apenas histórias sobre a criação da catedral, mas também estátuas, mosaicos e afrescos que adornavam o edifício. Há também uma cópia exata em miniatura da catedral.
Endereço: Piazza del Duomo, 12, Milão
Site: duomomilano.it
Palácio morando
Um museu com o nome geral de "Traje, Moda, Imagem" foi inaugurado no Morando Palace em 2010. Seu objetivo é expor acessórios valiosos e itens de guarda-roupa que antes estavam guardados em fundos de outros museus. A rica herança dos milaneses em termos de estilo é apresentada de forma favorável. Exemplos de interiores, tecidos, paisagens urbanas falam sobre as tendências do passado e do futuro. Há também um espaço livre nas proximidades para exposições temporárias.
Endereço: Via Sant'Andrea, 6, Milão
Site: costumemodaimmagine.mi.it
Armani / Silos
Giorgio Armani abriu seu próprio museu em 2015 no local de um antigo celeiro. A nomeação anterior deu o nome à ideia do mestre - Silos. É assim que o estilista queria expressar sua atitude em relação à moda e às roupas: ele precisa delas para uma vida normal, não menos do que comida. No andar térreo, coexistem itens antigos de guarda-roupa e itens exóticos. O segundo fala sobre esquemas de cores. E no terceiro, eles fazem experiências com luz.
Endereço: Via Bergognone, 40, Milão
Site: armanisilos.com
Museu Bagatti Valsecchi
Desde 1974, a coleção do museu, incluindo afrescos, móveis, esculturas, cortinas, armas, está à disposição de todos que a desejam ver. Os irmãos Bagatti Valsecchi legaram sua casa e riqueza para a cidade. Embora o edifício tenha sido construído no século XIX, o seu estilo exterior e decoração interior são mais característicos do século XVI. Na arquitetura, o foco está na simetria e nos anseios do cliente por detalhes como arcos, colunas e varandas.
Endereço: Via Santa Spirito, 10, Milão
Site: museobagattivalsecchi.org
Museu do Brinquedo
A coleção chama a atenção pela variedade e é dividida em tópicos. Brinquedos artesanais antigos convivem com brinquedos modernos que já se tornaram um importante fenômeno cultural. Não pense que a excursão será interessante apenas para crianças. Pelo contrário, alguns de seus componentes são no bom sentido complexos e emocionantes, portanto, também são adequados para o público adulto.Filmes documentários são exibidos na sala de apresentações e há uma loja de presentes.
Endereço: Via Gianni Rodari, 3, Milão
Villa Necki Campiglio
A família Necchi-Campiglio produzia máquinas de costura. Compraram um terreno na década de 1930 e ali construíram uma residência. O estilo do edifício é Art Déco. Destacam-se o jardim de esculturas e a primeira piscina aquecida da cidade. Após a morte do último membro da família, a villa foi para a organização FAI. Quando a restauração foi concluída em 2008, os turistas começaram a ser autorizados aqui.
Endereço: Via Volfango Mozart, 14, Milão
Site: fondoambiente.it
Boschi Di Stefano House Museum
Coleção particular de obras de arte de mestres italianos do século XX. A coleção está à disposição dos visitantes desde 2003. O nome é uma combinação dos sobrenomes dos cônjuges Antonio e Mirieda. Após sua morte, as pinturas e a mansão foram assumidas pelas autoridades da cidade. Para proteger os objetos de valor de vândalos e ladrões, o cenário único da casa teve que ser alterado, embora o estilo geral tenha sido preservado.
Endereço: Via Giorgio Jan, 15, Milão
Site: fondazioneboschidistefano.it
Trienal
Inicialmente, em um espaço expositivo impressionante, as exposições regulares relacionadas à arte do design mudavam a cada três anos. A Trienal reúne vários edifícios em diferentes cidades da Itália. Central - Palácio das Artes de Milão. Desde 2007, um museu de design está instalado em caráter permanente. Outras instalações são ocupadas por oficinas e exposições temporárias. O museu enfoca o estilo italiano e sua transformação ao longo do tempo.
Endereço: Viale Emilio Alemagna, 6, Milão
Site: triennale.org
Museu Francesco Messina
A velha igreja da cidade ficou abandonada por muitos anos. Eles queriam demoli-lo como desnecessário, mas o escultor Francesco Messina chamou a atenção para o edifício na década de 60 do século passado. A reconstrução foi realizada de acordo com seu projeto. E em 1973 um museu completo com as obras do mestre foi inaugurado. O famoso realista doou mais de cem obras de arte para a cidade, principalmente esculturas e gráficos.
Endereço: Via San Sisto, 4, Milão
Site: facebook.com
Pinakothek Ambrosiana
É um dos museus mais antigos do Milan. O palácio de Ambrósio de Mediolansky abriu suas portas para visitantes selecionados em 1618. Ele contém obras de arte das escolas da Lombardia, Toscana e Veneza. Em número de peças expostas, só perde para a Brera Pinacoteca. No museu foi criada uma biblioteca, onde estão guardados 700 mil livros. A cópia mais valiosa é o Código Atlântico de Da Vinci.
Endereço: Piazza Pio XI, 2, Milão
Site: ambrosiana.it
Casa Atellani
O casarão, construído no clássico estilo renascentista, está localizado próximo à igreja de Santa Maria delle Grazie. Seus corredores têm "nomes": zodíacos, Louis, a escadaria principal. E no jardim há uma vinha, fundada pelo próprio da Vinci. Foi abandonado por vários séculos, e agora foi restaurado de acordo com os antigos planos do local. Além disso, durante as escavações, foi encontrada matéria orgânica e, por DNA, eles reconheceram a variedade de uva que Leonardo cultivava.
Endereço: Corso Magenta, 65, Milão
Site: vignadileonardo.com
Museu Arqueológico de Milão
A construção do museu e as edificações em seu território também estão entre as exposições. Artefatos arqueológicos são mantidos no antigo mosteiro de San Maurizio Maggiore. Torres medievais e ruínas da época romana mostram há quanto tempo essa área era habitada. As mini-exposições são divididas em estilos, temas, épocas. O hall da música antiga é incomum, e documentários são exibidos todos os dias no bar do cinema.
Endereço: Corso Magenta, 15, Milão
Site: comune.milano.it
Museu Novecento
O palácio na Piazza del Duomo abriga o Museu Novoccento. Foi construído durante o reinado de Mussolini, mas foi posteriormente modernizado. O edifício e a coleção de arte seguem a mesma missão - combinar o estilo clássico com as novas tendências. Na mente dos idealizadores do projeto, esses conceitos podem coexistir em contato próximo. As obras de escultores e artistas futuristas do século 20 são a base da coleção. O público foi admitido nos corredores espaçosos em 2010.
Endereço: Via Marconi, 1, Milão
Site: museodelnovecento.org
Museu do Risorgimento
O tema principal do museu é a unificação da Itália. Já existe há mais de cem anos, mas mudou periodicamente. Isso se deveu às hostilidades durante a Segunda Guerra Mundial e à decisão das autoridades de expandir a área de exposição. O museu adquiriu sua casa atual no Palazzo Moriggia na década de 50 do século passado. A última atualização da coleção foi realizada em 1998. Em seguida, eles adicionaram o Arsenal e mudaram o sistema de informações.
Endereço: Via Borgonuovo, 23, Milão
Site: museodelrisorgimento.mi.it
Museu das Culturas (MUDEC)
Desde 1990, as oficinas da antiga fábrica de máquinas tornaram-se salas de exposição e oficinas. No território do museu, os visitantes podem aprender a perceber o mundo em toda a sua diversidade e explorar as culturas mundiais. São mais de 7 mil objetos permanentes no acervo. De vez em quando, são complementadas por exposições "nômades". O museu possui um teatro, uma biblioteca, uma sala de conferências e um café com uma ementa invulgar e uma orquestra ao vivo.
Endereço: Via Tortona, 56, Milão
Site: mudec.it
Casa de Alessandro Manzoni
Depois de morar em Paris por cinco anos, o escritor Manzoni voltou à sua terra natal e comprou uma casa perto da Piazza Belgioioso. Andrea Campione Boni realizou o trabalho de restauração, mudando ligeiramente a ênfase para o neo-renascimento. Na época do escritor, a mansão era um refúgio para muitas personalidades proeminentes de sua época. E depois de sua morte, ele se transformou em um museu completo com interiores preservados e uma biblioteca impressionante.
Endereço: Via Morone, 1, Milão
Site: casadelmanzoni.it
Museu Diocesano
A ideia de criar uma coleção nasceu na primeira metade do século passado. Porém, só foi possível realizá-lo em 2001. Dentro das paredes do museu são mantidos objetos de arte, direta ou indiretamente relacionados com temas religiosos. Uma das seções é dedicada ao santo padroeiro de Milão - Santo Ambrósio. Em outra, são apresentadas 4 dezenas de telas, demonstrando claramente os estágios de desenvolvimento da pintura italiana.
Endereço: Corso di Porta Ticinese, 95, Milão
Site: chiostrisanteustorgio.it
Museu de História Natural
Um dos museus clássicos de Milão funciona desde a primeira metade do século XIX, o que o torna o mais antigo da cidade. No início do século 20, o acervo mudou-se para o atual prédio na praça perto da Porta Venezia. Os turistas aguardam a teoria da evolução, o conhecimento da estrutura dos dinossauros, a observação da reconstrução de diferentes tipos de ambiente natural, além de centenas de exposições relacionadas à vida na Terra em todos os momentos.
Endereço: Corso Venezia, 55, Milão
Site: facebook.com
Aquário da cidade de Milão
Localizado no Parque Sempione. Construído em 1906. Do lado de fora, o edifício parece atmosférico: uma escultura de Netuno, uma fonte na entrada e trabalhos em estuque contribuem para criar o clima certo. É espaçoso por dentro, tem muitos quiosques de informações, mas o principal são os aquários com vida marinha. A iluminação é quase sempre fraca. O terraço oferece vistas panorâmicas do pátio.
Endereço: Viale Gadio, 2, Milão
Site: acquariocivicomilano.eu
Planetário Ulrico Hopely
Projetado pelo arquiteto Jureko Herplili nos jardins da Porta Venezia. O edifício foi construído no início dos anos 30 do século passado. Em sua forma, lembra um octógono. É o maior planetário da Itália. O número total de assentos no salão principal é de 300. A tela é feita em forma de cúpula e é decorada com vistas do horizonte milanês. O projetor Zeiss IV está em uso desde o final dos anos 60.
Endereço: Corso Venezia, 57, Milão
Site: facebook.com