10 cidades principais do Território de Altai

Pin
Send
Share
Send

O assentamento do Território Altai, devido à sua proximidade com a Grande Estepe, ocorreu mais tarde do que as terras mais ao norte da Sibéria Ocidental. As primeiras fortalezas surgiram aqui no início do século XVIII. Posteriormente, com o desenvolvimento das reservas de minério, iniciou-se a construção das fábricas, no século XIX - a aração da estepe, no início do século XX - a ferrovia.

Hoje, em termos de número de habitantes, o Território de Altai ocupa a 22ª posição na Rússia - 2,4 milhões de pessoas. Existem 12 cidades na região. Eles são todos diferentes. Há Barnaul com uma infraestrutura urbana desenvolvida, um próspero resort Belokurikha, Biysk com um centro histórico preservado, Yarovoe com balneários balneológicos, Rubtsovsk industrial, uma periferia pobre e modesta - Zmeinogorsk, Kamen-na-Obi, Gornyak.

As maiores cidades do Território de Altai

Lista das maiores cidades em população da região.

Barnaul

Foi fundado como um assentamento em uma fábrica de fundição de prata em 1730. Desde 1937, foi declarado o centro administrativo do Território de Altai. Ele está localizado na foz do rio Barnaulka. O complexo industrial inclui 126 empresas de médio e grande porte. Mais de duas dúzias de edifícios históricos dos séculos 18 a 19 sobreviveram, bem como muitos monumentos interessantes - V. Shukshin, Chaplin, Zero quilômetro. Um objeto natural famoso é a floresta de fitas relíquias.

População - 632 mil habitantes.

Biysk

Localizada na costa do rio Biya. Foi fundada como fortaleza defensiva por ordem de Pedro I em 1709. Tem o estatuto de cidade da ciência desde 2005. O complexo de pesquisa e produção inclui "Spetsavtomatika", "Sibpribormash", "Altayvitamins" e outras empresas. O ponto de partida da rodovia do trato Chuysky. A cidade possui cerca de 270 monumentos culturais, arquitetônicos e históricos, 50 - arqueológicos, 11 - naturais.

População - 202 mil habitantes.

Rubtsovsk

Localizado a 40 km da fronteira com o Cazaquistão, às margens do rio Alei. Em 1892 foi fundada como uma vila. Recebeu o nome em homenagem a seu fundador, um soldado aposentado M. Rubtsov. Um importante centro de transporte no caminho da Sibéria para a Ásia Central. Na época soviética, era considerado um grande centro industrial, hoje a maioria das empresas estão fechadas. Objetos notáveis ​​incluem a Igreja do Arcanjo Miguel do início do século passado, uma casa sob a torre de 1949.

População - 147 mil pessoas.

Novoaltaisk

A cidade foi fundada em 1736. Até 1962 era chamado de Chesnokovka. Uma cidade industrial e um dos maiores centros ferroviários do país. Os principais pontos turísticos surgiram no século XX. Estes incluem as igrejas Mikhailovsky e St. George's, o Obelisco da Glória e da Tristeza, o Museu do Lore Local. A cidade planeja restaurar a fortaleza de madeira Beloyarsk, que foi erguida no século 18, mas não sobreviveu até hoje.

População - 73 mil pessoas.

Zarinsk

Foi fundada em 1979 combinando o centro regional Sorokino e a aldeia Zarinsky. Localizado no rio Chumysh. A empresa formadora de cidades é Altai-Koks. 70% dos produtos são exportados para outros países. Zarinsk está na lista das cidades de um único setor em risco de piorar a situação econômica. Atracções locais - a Igreja da Ascensão e o Museu do Lore Local no edifício de 1910. Nos arredores da cidade, existe um mosteiro-caverna do século XIX.

População - 47 mil habitantes.

Stone-on-Obi

O assentamento foi fundado em 1751 e até 1933 chamava-se Stone. O nome está associado às peculiaridades da paisagem - as rochas vêm à tona. Situa-se nos rios Sueva e Ob. Existe uma estação ferroviária e um porto fluvial. Os edifícios históricos sobreviveram - as mansões mercantis de Khomutov, Zorin, Pudovkin, a Igreja da Epifania de 1902. Uma excursão popular a Burlinsky Bor, a 35 km da cidade, está localizada em seu território na Reserva Natural Aleusky.

População - 41 mil habitantes.

Slavgorod

Assentamento a 20 km da fronteira com o Cazaquistão, entre os lagos Bolshoye Yarovoe e Sikachi. Foi fundado em 1910. Entre as grandes empresas estão uma fábrica de laticínios e uma fábrica de equipamentos de rádio. Os principais tesouros da região de Slavgorod são lagos salgados com lama curativa no meio da estepe Kulunda. Na própria cidade, a Igreja de São Nicolau, o Maravilhas, inúmeros obeliscos militares, monumentos a personagens históricos, um monumento a uma locomotiva a vapor merecem destaque.

População - 30 mil pessoas.

Aleisk

Localizado no afluente do Ob - o rio Alei. Foi fundado na forma de uma pequena aldeia na estação ferroviária na estrada Turksib, em construção em 1913. O status da cidade foi concedido em 1939. As indústrias de processamento e alimentação estão bem desenvolvidas. As grandes empresas incluem uma fábrica de processamento de carne, uma fábrica de manteiga e queijo e Aleiskzernoprodukt. Os pontos turísticos da cidade incluem o museu de história local no edifício de 1929, memoriais de guerra e esculturas de madeira.

População - 28,5 mil pessoas.

Yarovoe

Localizado a 15 km da fronteira com o Cazaquistão, às margens do Lago Grande Yarovoye. Traça sua história desde a fundação da vila dos químicos em 1943. Até 1993, fazia parte do Slavgorod. A empresa de formação de cidades "Altaykhimprom" está em declínio. Com a ajuda de empreendedores privados, complexos de entretenimento de praia estão sendo desenvolvidos na costa do curativo Lago Grande Yarovoye. Os banhos de lama locais e o sanatório "Khimik" são amplamente conhecidos.

População - 18 mil pessoas.

Belokurikha

Localizado no rio Belokurikha. É famosa por suas fontes termais e pelo ar curativo da montanha. Remonta à década de 1920, quando foi fundada uma pequena aldeia. Hoje é um famoso resort de importância federal, com um grande número de sanatórios, centros de saúde e pensões. O esqui alpino está se desenvolvendo ativamente. Há uma série de atrações naturais - o Monte Tserkovka, o Lago dos Cisnes, a rocha dos Quatro Irmãos.

População - 15 mil pessoas.

Pin
Send
Share
Send