30 atrações principais de Gorny Altai

Pin
Send
Share
Send

A montanha Altai é famosa por suas belezas naturais. Se alguém pensa que aqui só se pode admirar os cumes e as vistas panorâmicas, então uma grande surpresa o espera. Lagos com uma superfície de água transparente ou verde-opaca da cor de algas, passagens de dificuldade variada, ao longo dos quais você pode frequentemente se mover por transporte, cachoeiras e nascentes, trechos que apresentam monumentos históricos do passado - esta não é uma lista completa de interessantes objetos de Gorny Altai.

Graças ao trato Chuisky e às estradas rurais bem construídas, é conveniente chegar à maioria das atrações. Nas cidades da região, os turistas são bem-vindos aos museus, onde os guias contarão sobre as características locais e a cultura dos povos indígenas. Se desejar, qualquer amante de viagens encontrará algo para fazer aqui.

Os lugares mais interessantes e bonitos de Gorny Altai

O que ver e para onde ir? Lista dos melhores objetos de turismo e recreação ativa!

Planalto de Ukok

Território fronteiriço na junção de vários países: Rússia, Cazaquistão, China e Mongólia. É caracterizada por clima instável e concentração de vários tipos de relevo em um só lugar. A cordilheira Tabyn-Bogdo-Ola é sagrada para os budistas. Muitas descobertas arqueológicas foram feitas aqui. O artefato mais significativo é a múmia da menina, chamada "Princesa Ukok". É conservado no Museu Nacional da República de Altai.

Reserva Natural Altai

Incluído nas "Montanhas Douradas de Altai" - um Patrimônio Mundial da UNESCO. Ele existe desde 1932, mas foi eliminado mais de uma vez e reapareceu no mapa. A área é de cerca de 881 mil hectares. Cadeias de montanhas e maciços delineiam os limites da reserva. Mais de 30 espécies de plantas e animais estão incluídas no Livro Vermelho. Há uma ameaça ao meio ambiente devido à queda de partes destacáveis ​​de foguetes lançados de Baikonur na área.

Lago Teletskoe

Ele está localizado nos distritos de Turochak e Ulagan da república. A área é de mais de 22 mil hectares. Profundidade média - 174 m, máximo - quase 2 vezes mais. Existem cerca de 18 bases turísticas e parques de campismo no distrito. Foram desenvolvidas rotas de trekking, tanto a pé como de barco. As excursões aéreas são populares. Atrações próximas: cachoeiras Korbu e Kishte, baía de pedra, pinheiro Yaylyu, delta de Chulyshman.

Monte Belukha

O pico mais alto das Montanhas Altai tem 4,5 mil metros. Localizado na região de Ust-Koksinsky, perto da fronteira com o Cazaquistão. Ao visitar uma atração, você precisa ter um passaporte com você e estrangeiros - uma licença adicional. Nas proximidades existe uma base turística com o mesmo nome, junto ao posto do Ministério de Emergências. A montanha é popular entre os fãs de escaladas extremas, existem rotas de dificuldade variada.

Reserva Katunsky

Fundada em 1991, desde 2000 - biosfera. A área é superior a 151,5 mil hectares. Mudanças de elevação entre 1,3 - 3,3 mil m. Incluída nas "Montanhas Douradas de Altai" - um Patrimônio Mundial da UNESCO. Aqui, entre outras coisas, eles se dedicam a atividades científicas e de educação ambiental. A partir da reserva, são realizadas ações ambientais para chamar a atenção para os problemas de preservação da natureza de Altai.

Kalbak Tash

Ele está localizado na região Ongudai da república. O trato é famoso principalmente por seus petróglifos. Vale ressaltar que os desenhos pertencem a diferentes períodos históricos e foram feitos com ferramentas de diferentes tipos. Há imagens de ambas as cenas da vida de povos antigos e símbolos que no momento não podem ser decifrados. Embora a área seja cercada, o acesso é gratuito e não requer guia.

Túmulos de Pazyryk

Localizado no distrito de Ulagansky. Os itens encontrados durante as escavações em cinco túmulos são mantidos no museu local "Pazyryk", bem como no "Hermitage". Os montes são datados dos séculos 5 a 4 aC. Seu diâmetro varia dentro de 24-47 m, altura - de 1,5 a 3,75 M. Acredita-se que os cemitérios foram roubados na antiguidade, os artefatos descobertos pelos pesquisadores sobreviveram devido à camada permafrost.

Lago Manzherokskoe

Faz parte do distrito de Mayminsky. Área - 37 hectares. É um monumento natural. A cor verde suja da água se deve ao grande número de plantas aquáticas e ao fundo lamacento. Recarregue da água subterrânea e da precipitação. Uma estação de esqui será aberta em breve nas proximidades. Na estação quente, as praias ficam repletas de veranistas. Existem excursões, existem locais equipados para piqueniques e tendas.

Arzhan-Suu

Lagos Karakol

7 lagos na região de Chemal. Não é fácil chegar até eles, pois não há estrada asfaltada para o carro. Eles estão localizados em alturas diferentes - nos degraus da escada de asfalto. Quanto mais alto o lago, menor é o tamanho e a temperatura da água. O maior possui uma área de aproximadamente 12 hectares. Eles são conectados por riachos e ficam um atrás do outro a uma distância de 300 a 800 m. A composição química da água nos lagos é diferente.

Lagos Shavlinsky

Dois lagos na região Kosh-Agach. O inferior tem uma grande área, existem vários estacionamentos na sua margem. Caminhadas e excursões a cavalo de diferentes cidades levam até aqui, mas o ponto de partida geralmente é a vila de Chibit. O rio Shavla corre pelos lagos. Parcelas de floresta dominadas por lariços e cedros siberianos individuais são intercaladas com colinas, o que torna a área especialmente pitoresca.

Cachoeira Big Chulchinsky

Outro nome é Uchar, que se traduz como "Inacessível" ou "Voando". É em cascata e em degraus, em toda a sua área existem grandes pedras que criam um volume adicional. De acordo com os critérios formais, é precisamente uma crista, não uma cachoeira. Você pode encontrá-lo no distrito de Ulagansky. Altura - 160 m, o que torna Uchar o maior da república. Pertence ao território da reserva natural de Altai.

Casa-Museu de N.K. Roerich em Altai

A criação do museu começou em 1990. Roerich era conhecido não apenas como artista, mas também como pesquisador. Na década de 20 do século passado, fez uma expedição percorrendo um longo percurso e vários países. Roerich passou quase duas semanas em Altai e ficou na propriedade na aldeia de Verkhniy Uimon. O edifício original foi perdido e restaurado de acordo com as fotografias, e a exposição foi localizada nele: pertences pessoais, achados, pinturas.

Cachoeira Kamyshlinsky

Formado no rio Katun na região de Shebalinsky. Duas cascatas têm 12 m de altura. Você pode ir até a cachoeira por caminhos diferentes, e a estrada mais curta é colocada através de uma ponte especial do complexo turístico Tsarskaya Okhota. A entrada é paga, mas permite fiscalizar melhor a área. Abaixo, nas pedras, há toras de um antigo moinho de água. É um monumento natural regional.

Ilha de Patmos no rio Katun

Localização - distrito de Chemalsky. A ilha se assemelha a uma rocha, as margens são paredes escarpadas. Ele é conectado ao continente por uma ponte suspensa longa e estreita. O nome se refere à ilha grega. Um templo foi construído aqui na segunda metade do século XIX. Foi destruído após a revolução e foi recriado nos anos 2000. Agora o templo pertence ao mosteiro feminino de Znamensky, mas todos podem assistir aos serviços religiosos.

Parque Nacional Saylyugem

Fundada em 2012 em uma área de mais de 118 mil hectares. Seu objetivo é principalmente proteger a pequena população de leopardo-das-neves e seus habitats. Segundo pesquisadores, cerca de 40 pessoas vivem aqui. Pontos turísticos: museus nas aldeias de Kokorya e Zhana-Aul, Dzhumalinskie Klyuchi, um desfiladeiro a 5 km de distância no rio Argut, a sudoeste da cordilheira Saylyugem (pinturas rupestres) e outros. Para visitar o parque você precisa de um passe especial.

Passe de Seminsky

Atravessa a cordilheira com o mesmo nome. Altura - cerca de 1,7 mil m. Eles sobem ao longo do lado norte (comprimento - 9 km) e descem ao longo do lado sul (11 km).Em meados do século passado, uma estela foi erguida no topo - um símbolo da anexação voluntária dos Altaians ao Império Russo. O passe é um monumento natural de importância nacional. "Seminsky", um centro de treinamento de patins em linha, foi construído nas proximidades.

Trato Chuisky

Rodovia federal que passa por três entidades constituintes da Federação Russa: a região de Novosibirsk, o Território de Altai e a República de Altai. Termina na fronteira com a Mongólia. O comprimento é de cerca de 968 quilômetros. Um museu completo inaugurado em Biysk é dedicado à estrada. A exposição fala sobre a construção e o significado da rodovia. Viajando ao longo do trato, você pode visitar muitos pontos turísticos e áreas turísticas.

Passe Katu-Yaryk

Pertence ao sistema das Montanhas Altai. A descida é bastante íngreme e tem quase 4 km de extensão. Apenas veículos com alta habilidade de cross-country podem superar a passagem. A estrada leva ao vale do rio Chulyshman. Até 1989, era impossível se deslocar de carro aqui, eram usados ​​cavalos e um canal ao longo do Lago Teletskoye. Desde 2011, um novo passe está em construção, o que deve facilitar o transporte.

Cachoeira Korbu

Formado no rio Bolshaya Korbu. Altura - 12 m. O riacho não é largo, mas poderoso e cai com um estrondo. Em 1978 foi reconhecido como monumento natural. Faz parte da Reserva Natural da Biosfera do Estado de Altai. Você pode chegar à atração apenas de barco ou lancha no lago. Os ventos freqüentemente aumentam aqui, o que deve ser levado em consideração durante o acampamento de treinamento.

Museu Nacional da República de Altai

Localização - Gorno-Altaysk. Sua história remonta a 1920, embora os recursos tenham começado a ser arrecadados ainda antes. Posteriormente, recebeu o nome de seu primeiro diretor - A.V. Anokhin. O acervo é composto por achados arqueológicos, exposições etnográficas, livros antigos, tanto manuscritos quanto impressos, coleções de minerais encontrados na região, peças de artesanato e arte nacional.

Trato Akkurum

Ocupa um trecho da margem direita do rio Chulyshman. O trato parece um acúmulo de micélios - formações rochosas bizarras que surgiram devido ao desgaste da rocha e à erosão por precipitação. Apesar dos tremores, alguns dos "chapéus" permaneceram no lugar e sobreviveram até hoje. Anomalias semelhantes são encontradas em outras partes de Altai, mas em Akkurum você pode chegar perto delas.

Jardim Botânico Gorno-Altai

Foi fundado em 1994 na região de Shebalinsky e tem outro nome "Prado puro" (devido ao trato localizado nas proximidades). Área - 11 hectares. A coleção consiste em mais de 1.500 espécies de plantas. Predominam amostras da flora local, mas há representantes do Extremo Oriente e de outras regiões. Os festivais de flores são realizados com base no jardim. A entrada é paga, assim como o tiroteio. Você pode comprar sementes e mudas.

Lago Kucherlinskoe

Ele está localizado no distrito de Ust-Koksinsky. O nome vem do rio que corre pelo lago. Área - 300 hectares. A profundidade média é de cerca de 30 m, sendo um dos maiores reservatórios de origem glacial da região. A localização na encosta da montanha e prados alpinos tornam as vistas locais especialmente pitorescas. Leopardos da neve às vezes vêm aqui. A truta também foi lançada no lago.

Lagos Multinsky

Cinco lagos no distrito de Ust-Koksinsky. O maior deles é Nizhnee, o comprimento da costa é de 6,5 mil metros. Verkhnee e Poperechnoe fazem parte da Reserva da Biosfera Katunsky. A cascata de lagos pertence ao alto e afluentes do rio Multa. O amargo da Revyakina - um cogumelo da família Russula não cresce em nenhum outro lugar do mundo. Existem também outras espécies raras na área.

Museu de História e Cultura do Vale Uimon

Descoberto na aldeia de Verkhniy Uimon. Originalmente uma iniciativa privada, cresceu ao longo dos anos. Um dos tópicos principais é a cultura do Velho Crente de Altai. O edifício do museu é uma casa de madeira, no seu interior encontram-se utensílios e móveis tradicionais. Um celeiro autêntico é construído nas proximidades. Durante a excursão, os turistas são informados não apenas sobre a vida de um Velho Crente, mas também sobre suas tradições, rituais e como a cultura da comunidade se espalhou pelo distrito.

Geleiras Aktru

Eles estão localizados na região Kosh-Agach no topo da cordilheira Severo-Chuisky. Altura - 2,1 mil metros. Como o relevo é irregular, cristas individuais e dissecações são claramente visíveis, o terreno torna-se o mais adequado para o acúmulo de neve e a formação de geleiras. Aktru une 5 geleiras. O maior - Bolshoi - tem área de mil hectares. O resto tem características próprias desde a aparência até a localização no mapa.

Altai Stonehenge

A atração está localizada a 20 km da vila de Kosh-Agach. Petróglifos antigos permanecem nas pedras enormes, e sua disposição fala da influência humana. A "exposição" principal inclui cinco lajes de pedras de diferentes tamanhos, embora ainda existam muitas pequenas pedras nas proximidades, também atribuídas a Stonehenge. A composição da rocha mostrou que os rochedos não são desses lugares. As lendas atribuem a eles significados rituais e místicos.

Montanhas coloridas de Kyzyl-Chin

Eles estão localizados perto da aldeia de Chagan-Uzun. O nome fala muito eloquentemente sobre sua aparência: uma rica paleta de cores torna este objeto natural único. A razão do aparecimento de tantos tons é a abundância de minérios polimetálicos. Minerais e afloramentos rochosos se substituem em áreas diferentes, de forma que a cor não é uniforme. Diretamente para as montanhas, você pode dirigir de carro - a estrada permite.

O rio Katun

Tudo começa na encosta do Belukha. O comprimento é de 688 km. É navegável e de fundamental importância para a região. A origem é a geleira Gerbler, a foz é o Ob. Existem muitas corredeiras no rio, o que o torna interessante para o rafting. A confluência com Biya e o Lago Azul são atrações naturais. Várias lendas estão associadas ao rio, ele é mencionado nas lendas dos Velhos Crentes.

Pin
Send
Share
Send