Tver é uma antiga cidade russa. Muitos edifícios antigos sobreviveram em seu centro histórico - o Palácio de Viagens, a Igreja da Trindade Branca e o Mosteiro da Natividade de Cristo. Muitas obras-primas arquitetônicas foram criadas durante o desenvolvimento em grande escala da cidade após o grande incêndio do século XVIII. A cidade tem um traçado típico de Roma, Paris e São Petersburgo. As ruas Lenin Square, Sovetskaya e Trekhsvyatskaya têm um lugar especial na arquitetura urbana.
Existem muitos museus na cidade. O mais visitado é o United Museum of Tver, que possui várias dezenas de filiais. Museus interessantes com temas inusitados - o Museu das Comunicações e o Museu da Vida de Tver. Mesmo empresas industriais oferecem aos hóspedes programas de excursão exclusivos - por exemplo, o Afanasy que oferece aos visitantes as principais etapas da produção de queijo e cerveja.
Os lugares mais interessantes e bonitos
Lista, foto com nomes e descrições de pontos turísticos populares da cidade. Ele contém os principais objetos de interesse turístico. A lista o ajudará a planejar seu roteiro turístico em 1-3 dias.
Jardim da cidade
Um local popular para o lazer dos cariocas e para os turistas a pé. Fundado em 1931, o jardim agora parece bastante moderno. Zonas de paisagem clara foram alocadas, becos sombreados foram arranjados, bancos foram instalados e belos canteiros de flores foram plantados. A parte mais interessante do jardim lembra o antigo palácio. Ele contém cópias de estátuas da antiguidade, vasos de flores com flores. Existem cafés e atrações.
Para todos os melhores lugares da região, veja: os principais atrativos da região de Tver.
Palácio Imperial de Viagem de Tver
A luxuosa mansão foi construída no final do século 18 no local por onde passava a rodovia de Petersburgo. Sua fachada está voltada para as margens do Volga. O palácio foi reconstruído várias vezes, complementado com detalhes de diferentes estilos arquitetônicos - classicismo e barroco. O interior é decorado com colunas de mármore e lareiras, móveis caros e impressionantes lustres de cristal. A galeria de arte regional atualmente está localizada dentro de suas paredes.
Afanasy Nikitin Embankment
O comprimento do aterro na margem esquerda do Volga é de 2,5 km. A zona pedonal está separada da água por um pequeno declive verde. O aterro é decorado com plantações de árvores, gramados, belos canteiros de flores e figuras decorativas. Bancadas e lanternas são instaladas. Há uma fonte com várias tigelas perto da ponte Novovolzhsky. O dique Nikitin oferece uma boa vista do jardim da cidade, monumentos arquitetônicos e pontos turísticos.
Aterro de Stepan Razin
O aterro na margem direita do Volga deve o seu nome ao famoso Don Cossack. É um dos locais de passeio preferidos dos visitantes e dos habitantes da cidade. O aterro se estende do Jardim da Cidade ao estádio. Muitos pontos turísticos de Tver são claramente visíveis a partir dele - Parque Zavolzhsky, Mosteiro de Santa Catarina, Estação Fluvial, mansões de diferentes estilos e épocas. A parte superior do aterro corre sob a copa das árvores.
Rua Tryokhsvyatskaya
Uma rua bonita e bem conservada, que muitas vezes é comparada ao Moscow Arbat. A rua é exclusiva para pedestres, com muitas lojas de souvenirs, cafés e restaurantes. Aqui você pode ver músicos e artistas de rua, festas e festivais acontecendo. A maioria dos edifícios na rua Tryokhsvyatskaya são mansões baixas do século 19 no estilo clássico. O moderno edifício do complexo Olympus se destaca entre eles.
Complexo memorial da Grande Guerra Patriótica
Localizado perto da Praça da Vitória no local da Igreja de São Nicolau, o Maravilhas, explodida na década de 1960. O complexo foi construído em 1970. Sua característica dominante é o Obelisco da Vitória com 45 metros de altura. Situa-se sobre um alicerce monumental com baixos-relevos, em frente ao obelisco existe uma taça com a Chama Eterna. A estrutura possui iluminação externa, e a própria tocha é acesa várias vezes ao ano, em eventos semelhantes.
Rua Sovetskaya
É considerada a rua principal da cidade. A antiga rua foi projetada em 1763, seu desenvolvimento ocorreu no final do século XVIII e início do século XIX. Passa pelo centro histórico de Tver, onde muitos edifícios têm o estatuto de monumento arquitectónico e histórico. Eles abrigam organizações governamentais e instituições culturais. Os mais interessantes são o Travel Palace, o Tver United Museum e o Tver Drama Theatre.
Monumento a Mikhail Krug
Um monumento de bronze ao famoso cantor e nativo de Tver foi erguido no Radishchev Boulevard. Ele é retratado sentado em um banco e apoiado em um violão entre as pernas. Há espaço livre no banco para sentar e tirar uma foto. Instalado em 2003 após a morte da cantora. Duas vezes o monumento foi atacado por vândalos - hooligans cortaram uma guitarra no monumento e, alguns anos depois, pintaram o monumento em cores diferentes.
Recomendado: 30 dos monumentos mais interessantes de Tver.
Igreja da Trindade Branca
Igreja Ortodoxa, que é um monumento arquitetônico e cultural. Fundada em 1564, é a mais antiga estrutura de pedra sobrevivente em Tver. A igreja foi construída em tijolos e pedra branca, os capítulos e a cobertura são revestidos a telhas brancas. Inicialmente, a igreja tinha três cúpulas, mas depois foi expandida para 7 capítulos, uma torre sineira de duas camadas foi adicionada. As paredes internas são pintadas com afrescos dos séculos XVIII e XIX.
Sobre igrejas ativas: 25 templos principais de Tver.
Museu Tver State United
Fundada em 1866 e composta por várias filiais. O prédio principal do museu está localizado na rua Sovetskaya, é um monumento arquitetônico da cidade. Suas exposições contam a história da região - desde o Paleolítico até o presente. Os salões temáticos abrigam exposições da flora e fauna da região de Tver, seus recursos naturais, mostrando as peculiaridades do artesanato popular, o desenvolvimento da indústria.
Tver Academic Drama Theatre
Localizado em um edifício monumental com imponentes colunas stalinistas. A história do teatro remonta a quase 300 anos - foi criado em 1745. O título de Teatro Acadêmico foi recebido em 1995. O repertório do teatro é dominado por apresentações baseadas na literatura clássica estrangeira e russa. A trupe de teatro faz digressões com sucesso não só nas cidades da Rússia, mas também no estrangeiro, participa em festivais e competições.
Mosteiro da Natividade de Cristo
A data exata da construção é desconhecida. Foi mencionado pela primeira vez em documentos em 1514. Os principais edifícios do mosteiro permaneceram em madeira até ao início do século XIX, altura em que o conjunto do mosteiro foi reconstruído em pedra e recebeu as características do classicismo primeiro, depois do estilo império. A restauração do mosteiro danificado durante a era soviética começou no século XX. O mosteiro inclui várias catedrais e igrejas, anexos.
Marcos arquitetônicos de Tver
Os edifícios e estruturas mais interessantes, belas infraestruturas e planejamento urbano.
Cinema "Zvezda"
Construído no local da casa de Pedro I, às margens do Volga. O prédio do cinema foi inaugurado em 1937 e é um monumento arquitetônico no estilo do construtivismo tardio. A entrada principal e as fachadas laterais são decoradas com colunas brancas, conferindo ao cinema um aspecto solene e imponente. Várias salas de cinema têm capacidade para até 250 pessoas. Existe um salão premium e um salão com camarotes VIP. Todos os quartos possuem equipamentos modernos.
Fuzileiros da Casa de Voroshilov
Um monumento arquitetônico da era de Stalin. O prédio de cinco andares foi construído em 1935 no estilo do neoclassicismo pré-guerra. É decorado com brasões da URSS, estrelas vermelhas estilizadas. A casa abrigava instituições militares - a sede do distrito, um instituto, um hospital, uma academia.Os elementos da decoração mantêm as características do interior original do pré-guerra. A casa dos fuzileiros Voroshilov se encaixa perfeitamente na aparência arquitetônica unificada da rua.
Ponte velha de Volzhsky
A primeira ponte em Tver, atravessando o Volga. Seu projeto foi desenvolvido em São Petersburgo. A construção da ponte foi concluída em 1900. Navios a vapor poderiam passar por baixo da ponte alta. A restauração da ponte após a explosão em 1941 começou em 1947, e uma reconstrução em grande escala ocorreu na década de 1980. Os vãos abertos da ponte velha foram instalados em uma estrutura mais sólida. A largura da estrada foi aumentada para 8 metros.
Nova ponte Volzhsky
A ponte de concreto sobre o Volga foi construída na década de 1950 usando vãos de ferro fundido das pontes de Leningrado - a ponte Tenente Schmidt e a ponte Blagoveshchensky do século XIX. O comprimento total da ponte é de 485 metros, o comprimento da própria ponte sem aproximações é de 281 metros. A ponte de cinco vãos tem uma altura de 15,5 metros acima da água. Cada vão possui 9 arcos. Existem duas pistas para carros e linhas de bonde na ponte.
Praça Lenin
Um dos nomes anteriores "octogonal" é derivado da forma do quadrado. A área total ocupada por ele é de quase 12.000 m². A vista original da Praça Lenin foi formada na década de 1760 pelo projeto do arquiteto Nikitin. O conjunto de seus edifícios históricos constituintes é um monumento cultural federal. Na praça há uma vala comum de soldados soviéticos, um monumento a Lenin.
Pátio do Proletário
Também são conhecidos os nomes pátio Morozovsky ou quartel Morozovsky. Trata-se de um complexo de edifícios de uso público e industrial, construído para os trabalhadores da fábrica. O microdistrito tem valor histórico e arquitetônico. Os edifícios foram erguidos em estilo Art Nouveau e pseudo-gótico russo. Os elementos da fachada externa são de estilo neogótico. O objeto de planejamento urbano foi construído de 1858 a 1913. No total, são 50 edifícios.
Quartel da fábrica de Natal de Berg
São três casas construídas para operários de fábrica. Erguido alternadamente em 1901, 1904 e 1905. Arquiteto de projeto - Karl Schmidt. Edifícios idênticos têm um estilo gótico. As fachadas finais das casas-quartéis são decoradas de forma interessante - são usados vidros das escadas e grandes janelas, que formam a forma da escada. O nome do quartel é dado pelo nome do proprietário da manufatura V.P. Berg.
Casa da Assembleia Nobre
Localizada no centro histórico da cidade. O prédio também é conhecido como Casa dos Oficiais. Foi erguido em meados do século XIX por iniciativa dos nobres para a realização de reuniões. O arquiteto Lvov concluiu o projeto de uma casa de dois andares com mezanino no estilo do classicismo tardio. Colunas com molduras de estuque e cariátides foram preservadas em seu salão cerimonial solene. A partir de 1917, as instalações do edifício foram cedidas às necessidades dos oficiais do Exército Vermelho.
Estação do rio Tverskoy
Localizado em uma pequena colina na confluência dos rios Volga e Tvertsa. A estação fluvial começou a funcionar em 1938, a comunicação de água continuou até 1981. Depois disso, por quase 10 anos, o prédio não foi usado de forma alguma, depois abrigou um centro de arte e dois museus. Após o desabamento parcial das paredes da estação fluvial, teve início a sua reconstrução. De maio a setembro, você pode fazer um passeio de barco desde as docas da estação fluvial.
Igrejas e templos de Tver
Locais de culto, principais pontos turísticos ortodoxos, muçulmanos e católicos.
Igreja das Três Confessoras
Construído em 1731. Ele tinha vários tronos, uma alta torre sineira. Durante os anos do poder soviético, parte da torre do sino foi destruída, bem como afrescos exclusivos no interior da igreja. A restauração da igreja começou após seu retorno aos crentes em 1996. Sua arquitetura combina vários estilos - Império, Barroco e Classicismo. Existem esculturas de anjos nos nichos das paredes. Os interiores parecem muito luminosos devido às grandes janelas.
Catedral da Ascensão
A catedral foi fundada em meados do século 18 no local de igrejas de madeira queimadas. A torre do sino da catedral apareceu apenas no século XIX. Em 1935, por ordem do governo soviético, os serviços na catedral foram interrompidos e o próprio prédio foi usado por vários anos para as necessidades do museu de história local. Na década de 1990, o prédio foi devolvido à igreja e, desde 1994, a catedral é o ponto final da procissão ortodoxa com o ícone da Mãe de Deus Tikhvin.
Convento de santa catarina
Fundado em 1996, antes era o pátio do mosteiro Ascension Orshin. Ele está localizado em um lugar incrivelmente pitoresco às margens do Volga. No território do mosteiro existem duas capelas, a Igreja de Santa Catarina e duas igrejas atribuídas. Estão em curso trabalhos de restauro nas igrejas, a torre sineira foi restaurada. Cerca de 25 pessoas vivem permanentemente no mosteiro, cerca de 100 pessoas estudam em cursos de teologia.
Igreja de Mikhail Tverskoy na Ilha da Memória
Construído em 2002. Um local inusitado e pitoresco foi escolhido para a construção da igreja - na Ilha da Memória, na confluência dos rios Tmaka e Volga. A igreja foi projetada pelos arquitetos Tver Andrei Barkovsky e Valery Kurochkin. É feito no estilo Vladimir-Suzdal, que é tradicional nas igrejas russas. A construção da igreja é dedicada à memória dos príncipes de Tver e Rua Vladimir Mikhail Yaroslavovich Tverskoy.
Igreja da Transfiguração do Senhor
Templo católico, erguido em 1864. Destruído em 1974. A restauração do templo no local histórico começou em 1994 e durou 8 anos. O edifício alto de tijolos vermelhos em forma de cruz combina elementos góticos e Art Nouveau. Um alto campanário ergue-se acima da fachada principal. Um dos lados da nave é decorado com uma estátua da Mãe de Deus, o outro com a imagem da Última Ceia.
Mesquita da Catedral de Tver
Foi inaugurado com a permissão do governo provincial em 1906 e funcionou até 1935. Em 1992, a mesquita foi devolvida à comunidade muçulmana. Em 2008, com o apoio do orçamento federal, a mesquita-catedral passou por uma reconstrução em grande escala. É feito no estilo clássico da Nova Auritânia. O minarete está localizado em uma torre cilíndrica com 16,3 metros de altura. Um dos telhados é decorado com um padrão oriental.
Marcos culturais de Tver
Os museus mais interessantes que você definitivamente deve visitar.
Museu M.E.Saltykov-Shchedrin
Localizado no centro da cidade, onde Mikhail Evgrafovich viveu por dois anos, trabalhando como vice-governador de Tver. O Museu Literário Memorial contém documentos, fotografias, manuscritos e livros, bem como pertences pessoais do escritor. No total, o museu possui cerca de 800 exposições. Visitas guiadas, assim como encontros literários e noites, exposições. Pinturas de artistas russos foram usadas no design de interiores.
Museu da Vida Tver
Localizado no edifício de uma antiga propriedade mercantil construída em 1974. O museu também inclui duas dependências, um celeiro e uma cocheira. Estas são as únicas construções barrocas da cidade. O tema principal das exposições do museu é a vida e a cultura da cidade nos séculos XVIII e XIX. Os visitantes podem ver mais de 800 exposições com serviços de excursão, participar de programas interativos e visitar uma loja de presentes.
Museu de Fotografia Iskra
As 12 vitrines do museu contam a história da fotografia, desde os primeiros aparelhos do final do século 19 aos modernos modelos digitais. Uma coleção rara de fotografias antigas e câmeras raras foi fornecida ao museu por seu diretor Roman Kakotkin. O passeio é realizado por fotógrafos profissionais. Várias master classes são organizadas para os visitantes, por exemplo, sobre a revelação de filmes e fotografia de edifícios antigos em Tver.
Museu das Comunicações da Região de Tver
Museu departamental, de propriedade da UFPS, que se dedica à história dos correios e telecomunicações. Ele está localizado no prédio dos Correios de Tver, erguido antes da revolução. O museu exibe cerca de 2.000 peças - documentos, telefones e telégrafos, fotografias. Vários programas de excursão foram desenvolvidos para contar tanto sobre a história geral do desenvolvimento dos serviços postais quanto sobre as indústrias individuais.
Segurando "Afanasy"
A história do desenvolvimento da holding começou com a fundação de uma cervejaria privada. Agora, uma variedade de produtos é produzida aqui - carne, peixe, laticínios e salgadinhos. Você pode visitar a cervejaria com uma visita guiada - veja as etapas de produção e deguste produtos de marca. Para famílias com crianças, eles oferecem uma excursão à queijaria - para examinar a câmara de maturação do queijo, provar as melhores variedades de queijo e participar de master classes.
Monumentos e monumentos de Tver
As esculturas e monumentos mais notáveis e famosos adornam a cidade.
Monumento a Afanasy Nikitin
O monumento ao viajante e escritor está localizado no dique que leva seu nome. A estátua tem 4 metros de altura e está instalada sobre um pedestal de granito. Toda a composição é colocada sobre uma plataforma redonda em forma de torre com cabeça de cavaleiro. O monumento foi inaugurado em 1955, a cerimônia contou com a presença do Embaixador da Índia - afinal, Nikitin se tornou um dos primeiros europeus a chegar à Índia em suas viagens pelo mar.
Monumento a Mikhail Tverskoy
Inaugurado em 2008 na Praça Sovetskaya. O autor do projeto é Andrey Kovalchuk. O artista retratou o grão-duque a cavalo. A altura do monumento de bronze é de 8,5 metros. Está instalado sobre um pedestal de granito, que apresenta um cinto com ornamentos eslavos e um escudo de bronze como símbolo de proteção. A própria imagem de Mikhail Tverskoy simboliza a grandeza do espírito do homem e do estadista.
Monumento a A.S. Pushkin
O poeta frequentemente visitava Tver e mencionava a cidade em suas obras. Um monumento em sua homenagem foi erguido em 1974 no Jardim da Cidade, em um local pitoresco na margem com vista para o Volga. O poeta é retratado com sobrecasaca e cartola, apoiado em uma pose relaxada em uma treliça, como se espiasse a distância noturna. A composição escultural desenhada por Komov é chamada de "Noites Brancas" e transmite perfeitamente a atmosfera do século XIX.
Monumento aos submarinistas
Instalado no aterro Nikitin em 2010 pelo projeto de Evgeny Antonov. O monumento é feito de bronze. Ele retrata dois submarinistas - um deles está inconsciente e o segundo leva um camarada insensível para a casa do leme. No pedestal retangular encontram-se âncoras de ferro fundido com correntes e lajes de granito, que retratam submarinos - diesel, da época da Grande Guerra Patriótica, e nucleares modernos.
Monumento à tripulação do tanque de Stepan Gorobets
Inaugurado na Praça Komsomolskaya em 2011. A composição escultórica é dedicada à façanha da tripulação de Stepan Gorobets. Todos os bustos do monumento memorial são retratos, retratam o comandante, o mecânico, o operador de rádio e o artilheiro. A escultura está instalada em uma das ruas da cidade, que defenderam da invasão do inimigo durante a Segunda Guerra Mundial. Para os residentes da cidade, Stepan Gorobets tornou-se um símbolo da vontade inflexível russa.
Monumento a I.A.Krylov
O monumento é dedicado ao período da sua vida em que o fabulista trabalhava como escrivão na magistratura provincial. A escultura está instalada em um jardim público não muito longe do local onde o escritor viveu e trabalhou. O monumento foi inaugurado em 1959 pelo arquiteto Donskikh. Os escultores são Shaposhnikov e Gorlov. A composição escultórica inclui o monumento ao fabulista e quatro estelas representando livros em alto relevo baseados nas fábulas de Krylov.
Monumento familiar
A composição de bronze dedicada à família foi inaugurada em 2016. Ela retrata um casal feliz com duas filhas e um filho. O monumento foi erguido próximo ao circo, na praça onde fica o chafariz. As esculturas são feitas de bronze fundido em tamanho real. O pai de família tem cerca de 180 cm de altura e a escultora do projeto é Karen Sarkisov. Várias pessoas foram convidadas a posar para a criação do monumento.
Estela "Cidade da Glória Militar"
Instalado em homenagem à atribuição do título honorário de "Cidade da Glória Militar" em Tver. Na frente da coluna de granito há uma cartela com o texto do decreto do Presidente da Federação Russa, no verso da coluna está o brasão de Tver. O local com a estela é cercado por quatro pilares com baixos-relevos de eventos militares - a guerra de 1812, a batalha de 1317, a batalha com o exército polonês e a libertação da cidade das tropas nazistas na Grande Guerra Patriótica.
Os melhores jardins e parques de Tver
Os principais locais para caminhadas e recreação ao ar livre da cidade.
Jardim botânico da Tver State University
Localizado perto da confluência do rio Tvertsa com o Volga. O jardim exclusivo contém uma coleção de plantas estepárias. Ele também contém plantas incomuns e exóticas de todo o mundo. A área do jardim é de 2,6 hectares. Abriga 6 coleções de ações e 8 exposições temáticas. No total, o Jardim Botânico plantou cerca de 350 espécies de arbustos e árvores, além de cerca de 2.000 plantas herbáceas.
Bosque Bobachevskaya
Zona de parque florestal com uma área de 20,5 hectares, que é um monumento natural. A floresta no bosque é predominantemente de pinheiros. Os pinheiros têm 90 anos. O bosque é habitado por gralhas, corvos, pegas, gralhas. Perto do arvoredo corre o Riacho do Pão, há um lago. Na zona do parque existem parques infantis, ciclovias, cafés, parque infantil com carrosséis, existe aluguer de equipamentos desportivos. No bosque existe um sanatório com o mesmo nome da época soviética.
Victory Park
Fundado no centro histórico da cidade em homenagem aos 30 anos da Grande Vitória em 1975. A área total do parque é de 11 hectares. Anteriormente, neste território, havia um pomar de maçã de fazenda coletiva. Agora no parque há abetos, thuja, bétulas, rosa silvestre, castanha, bordo, maçã, freixo da montanha, choupo. Há uma pedra memorial na entrada principal do parque. Vielas estão espalhadas por todo o parque, a principal leva ao Panteão da Memória e às placas memoriais.
Parque paisagístico "Tmaka"
Um local de férias popular para os residentes locais. Esta é uma área verde de natureza dentro dos limites da cidade. Existem muitas belas paisagens no parque, tanto naturais como artificiais. Muitos caminhos foram colocados sob a copa das árvores, bancos foram colocados. Para os entusiastas do ar livre, há um parque de cordas com quatro pistas de diferentes níveis de dificuldade, aluguel de bicicletas e passeios a cavalo.
Pedreira Konstantinovsky
Um reservatório artificial que surgiu no local de uma caixa de areia abandonada há 30 anos. Tem 1,5 km de comprimento e 800 metros de largura. A profundidade da pedreira é de cerca de 15 metros. A área natural junto à pedreira está em boas condições, pelo que a recreação neste local é popular entre os habitantes da cidade de Tver. A entrada para a água é rasa, as margens são arenosas. As águas claras atraem muitos mergulhadores para uma carreira como destino de treinamento.