A região de Leningrado possui territórios amplos repletos de uma natureza incrível. No momento, existem 53 complexos na região com status ambiental válido. São reservas, santuários, monumentos naturais e paisagens naturais protegidas.
Não há parques nacionais na região de Leningrado, mas outras áreas protegidas são de grande interesse para o turismo moderno. Bosques, lagos, florestas e até ilhas são acessíveis aos turistas durante todo o ano. Alguns monumentos naturais possuem uma infraestrutura turística bem desenvolvida. Outros são difíceis de alcançar, mas vale o esforço e vê-los com seus próprios olhos pelo menos uma vez na vida.
Reservas naturais da região de Leningrado
Lista das áreas protegidas mais interessantes e populares da região.
Reserve "Leste do Golfo da Finlândia"
A reserva única inclui 9 ilhas e sua área de água nas proximidades. “Leste do Golfo da Finlândia” tem significado federal, tem uma área de mais de 14 mil hectares. O monumento de conservação da natureza foi criado para preservar os parques de campismo das focas, bem como as rotas de migração de raras aves migratórias. O complexo protegido inclui as ilhas de Kopytin, Dolgiy Kamen, Bolshoi Fiskar e outras formações insulares. O processo de criação da unidade de conservação durou 20 anos e terminou em 2017.
Reserva Nizhne-Svirsky
A água e os pântanos da reserva são de importância internacional. Os locais são importantes não só pela flora do Livro Vermelho, mas também pelas áreas de nidificação de várias espécies de aves. A reserva está localizada na margem direita do rio Svir. A área protegida ocupa 41 mil hectares de terras. A reserva abriga 44 espécies de mamíferos, 256 espécies de pássaros, além de 538 espécies de plantas vasculares. A foca Ladoga é endêmica da parte aquática da reserva.
Principais santuários da região de Leningrado
As reservas naturais mais interessantes e populares da região.
Pântano Mshinskoe
A reserva federal é baseada nas regiões de Gatchinsky e Luga. Ocupa uma área de 60 mil hectares. No inverno, é muito mais fácil chegar ao pântano Mshinsky; no verão, várias trilhas levam até lá. No território da reserva existem pântanos, florestas, prados e a bacia hidrográfica dos rios Oredezh e Yashcher. O local tornou-se uma reserva natural graças à flora única e aos locais de nidificação de aves aquáticas. Também nas terras do pântano Mshinsky existem lagos onde são encontradas espécies valiosas de peixes.
Reservar "Kokkorevsky"
O objeto ambiental possui uma área de 2.304,7 hectares. A reserva faz fronteira com a baía de Petrokrepost. A área é o lar de águias-de-cauda-branca, auk, patos, cisnes e andorinhas-do-mar. A bexiga de Aldrovand é uma espécie de planta rara no território da Federação Russa que cresce precisamente na reserva natural de Kokkorevsky. A tília cordial também é a pérola desses lugares. Arminhos e raposas, bem como roedores e cães-guaxinim, representam a classe de mamíferos da reserva.
Reservar "Lisinsky"
Desde 1805, o Instituto Florestal de São Petersburgo realiza treinamento de campo na reserva Lisinsky. A área da reserva é de 28 260 hectares. Tetrazes e tetrazes são habitantes habituais desses territórios, embora em outros locais da região de Leningrado sejam raros. Também em Lisinskoe são encontrados ursos, martas e raposas. Espécies de plantas raras crescem, florestas de coníferas com vegetação rasteira mista crescem.
Bosque Lindulovskaya
A reserva está localizada no distrito de Vyborg, perto da aldeia de Roshchino. Área - 986 hectares. A mais antiga plantação de lariço siberiano na Federação Russa está localizada no Bosque Lindulovskaya. A futura reserva foi fundada por Pedro, o Primeiro. Alguns lariços do bosque atingem 40 metros de altura. O sítio natural está na lista de áreas protegidas da UNESCO. O rio Lindulovka corre na reserva, que deu o nome ao bosque.
Reservar "Vyborgsky"
A área da reserva é de aproximadamente 11 mil hectares. Ele está localizado a uma distância de 10 km de Primorsk. Vybsky inclui uma península e várias ilhas. Espécies de pinheiros prevalecem na reserva. Vyborgsky foi criado para preservar a natureza única desses lugares. Além de aves migratórias e mamíferos, a reserva também abriga grandes comunidades de morcegos. A Península de Kyperort é um destino popular de ecoturismo.
Pântano Lammin-Suo
A reserva estadual possui uma área de 392 hectares. A área montanhosa no centro tem um poço onde fica o pântano Lammin-Suo. A base de pesquisa do Instituto Hidrológico atua no mangue. A fauna da região é típica das terras da Carélia. Na reserva pode-se encontrar o picanço, a perdiz, a tarambola-dourada e outras aves. As encostas das colinas perto do pântano são cobertas por pinhais com vegetação rasteira variada.
Preserve "Gladyshevsky"
O objetivo da criação da área protegida foi a população de salmão e do mexilhão europeu. Espécies raras estão à beira da extinção. A área é superior a 8 mil hectares. O rio Gladyshevka e o lago de mesmo nome com a reserva fazem parte da zona de proteção natural. A draga também é encontrada nesta área - a única espécie de pardal que pode mergulhar debaixo d'água. Furões, texugos, javalis e alces representam os mamíferos da reserva. Gladyshevsky é regularmente usado para festivais ambientais.
"Cume Vyaryamyanselka"
O cume da morena se estende ao longo dos lagos Vuoksa e Sukhodolskoye. A área é de cerca de 7 mil hectares. A largura do cume varia de 1 a 3 km. A altura é de 30 metros. A cordilheira reúne mais de 30 lagos de origem glacial. Pântanos e florestas de pinheiros são densamente povoados com flora e fauna locais. Dipper, cisnes e patos podem ser encontrados aqui. A cordilheira também inclui pântanos e pequenas áreas de estepe florestal.
"Lagos cancerosos"
A reserva inclui os lagos: Rakovoe, Bolshoye e Maloe. A área do monumento natural ultrapassa 10 mil hectares. Os "Lagos Cancer" fazem parte do sistema do rio Vuoksa. O ecossistema dos lagos é caracterizado pela flora e fauna das zonas húmidas. O ganso cinza e outras aves migratórias vivem nesses locais. Cerca de 277 espécies de pássaros podem ser vistas nos lagos em diferentes épocas do ano. Juncos e juncos crescem ao longo das margens da reserva de água. Os lagos são cercados por florestas mistas e coníferas.
"Ilhas Birch"
O arquipélago próximo à área de água de Vyborg tem um comprimento total de 31 km. As ilhas tornaram-se uma reserva natural graças aos locais de reprodução das focas do Báltico. A área é de 5 mil hectares. A flora das ilhas é muito rica e inclui mais de 800 espécies de cogumelos, 60 espécies de algas, 680 espécies de plantas, bem como florestas mistas, dunas e colinas. Além disso, 80 espécies de pássaros nidificam nas ilhas. A área de reprodução de focas está localizada no sudoeste do arquipélago, onde há gelo próximo à costa no inverno.
Reservar "Kurgalsky"
Consiste no continente e nas ilhas do Golfo da Finlândia. A área é de 60 mil hectares. Cerca de 750 espécies de plantas superiores crescem nas terras de "Kurgalsky". Mais de 250 espécies de pássaros fazem ninhos na reserva. Uma seção do gasoduto Nord Stream 2 passa pelo marco natural. Focas e focas vivem na parte de água da reserva. As florestas locais são o lar de ursos, lobos e javalis.
Reservar "Lebyazhy"
No sul do Golfo da Finlândia, todas as áreas costeiras fazem parte da reserva natural Lebyazhye. A área é de 6 mil hectares. A flora e a fauna do monumento natural são diversas, quase 200 espécies de plantas e animais da reserva estão listadas no Livro Vermelho. Nas terras de "Lebyazhy" é proibido caçar, pescar, montar tendas nos locais de nidificação de aves raras. Na costa da reserva existem locais construídos onde se concentram a horticultura e as aldeias, que são consideradas uma ameaça ao ecossistema local.
Monumentos naturais da região de Leningrado
Os monumentos naturais mais interessantes e populares da região.
Hawk Lake
O reservatório está localizado a 10 km da fronteira com a Carélia. A área é de apenas 1 km².A superfície do lago é cercada pelas falésias do Escudo Báltico. A rocha local Parnassus é o playground favorito dos escaladores. Como a natureza ao redor do lago é incrivelmente bela, rotas turísticas foram estabelecidas para este lugar, assim como estacionamento para turistas no próprio lago. O lago raso é o lar de lúcios, baratas, poleiros e rufos. A pesca não é muito popular aqui, pois as espécies de peixes locais são esmagadas e não diferem na diversidade de espécies.
Fontes e lagos de radônio na vila de Lopukhinka
O marco hidrológico cobre uma área de 2,7 km². As nascentes parecem nascentes com elementos de radônio na água. Todas as nascentes alimentam o rio Lopukhinka de mesmo nome com a aldeia. As nascentes que fluem juntas formam um vale com um desfiladeiro, cuja profundidade é de 30 m, sendo estas nascentes consideradas curativas. À sua volta cresce uma flora maravilhosa, assim como a fauna, composta por diferentes espécies de pássaros.
As nascentes do rio Oredezh no trato de Dontso
A água subterrânea forma o início do rio Oredezh. As nascentes estão localizadas próximas a uma pedreira artificial, por onde correm águas subterrâneas muito limpas. Alvars (prados de estepe) são a principal atração da fonte. Na Federação Russa, esses lugares não são encontrados em nenhum outro lugar. O curso superior do famoso rio tornou-se famoso graças à habitação da truta Oredezh ali. Os mamíferos são representados por lebres e ouriços, mas há tantas plantas raras crescendo ao longo das margens das fontes que seria suficiente compilar um livro separado.
Afloramentos devonianos no rio Oredezh perto da aldeia de Belogorka
O monumento natural está localizado na região de Gatchina. Área - 120 hectares. É interessante porque no solo desta área existem fósseis de mariscos do Devoniano e outras criaturas vivas. A visibilidade do afloramento da antiga rocha chega a 55 metros. Apenas férias turísticas de curto prazo são permitidas nesta área.
Lago Vermelho
O Lago Krasnoe é baseado no Istmo da Carélia. A área é de 9 km². Um rio com o mesmo nome flui do reservatório. O lago é o lar do escultor do Livro Vermelho e de outras 16 espécies de peixes. Além disso, algas raras crescem no reservatório e espécies únicas de plantas crescem ao redor. Não muito longe de Krasnoye fica a vila de Korobitsyno.
Monumento natural Sablinsky
Existe todo um complexo de monumentos naturais na região de Tosno. Área - 328 hectares. O complexo inclui cachoeiras, desfiladeiros, montanhas, cavernas e arredores com belas paisagens naturais. Os antigos túmulos e locais de Alexander Nevsky são de particular interesse histórico. Nesses locais, a infraestrutura turística é bastante desenvolvida.
Alturas de Koltushsky
Três seções do planalto Koltush são declaradas monumentos naturais. Também existem lagos nesta área, o maior dos quais é Zhdanovskoye. As colinas e falésias são cobertas por floresta de taiga, que já tem mais de cem anos. A área é densamente construída, de modo que as rotas turísticas partem de diferentes vilas.
Outras áreas naturais especialmente protegidas
Instalações ativas e promissoras em várias categorias de áreas protegidas.
Parque Natural "Floresta Vepsian"
Os indígenas dessas localidades, os Vepsianos, ainda vivem no parque. Pinheiros, lagos, rios e cachoeiras são a principal decoração da floresta Vepsiana. O turismo radical e rural é desenvolvido na região. A natureza da floresta é considerada intocada, uma vez que a mão de uma pessoa não a tocou. A área é de 189 mil hectares. O propósito da criação é preservar um ecossistema único.
Paisagem natural protegida "Lago Verojärvi"
O reservatório possui uma área de 42 hectares. O próprio lago está localizado perto do Lago Ladoga. As margens do lago pitorescas atraem muitos turistas para esta região. Os lugares não podem ser chamados de selvagens, as pessoas vêm aqui para passear em caminhos na floresta e alimentar patos no lago. Na lagoa, você pode pegar sargo ou poleiro. Às vezes, a barata também pode ser encontrada aqui. A profundidade do reservatório chega a 4 metros.
Lago Vuoksa
A reserva promissora foi projetada para preservar o sistema lago-rio Vuoksa. O Lago Vuoksa está localizado perto da cidade de Priozersk. Área - 108 km². Um reservatório de origem glacial é adornado com ilhas costeiras. A maior ilha é Oleniy. Florestas mistas crescem em algumas ilhas da reserva, enquanto outras são usadas como roçadeiras. Travessias de balsa foram organizadas para as grandes formações da ilha de Vuoksa.
Estação Científica Experimental "Otradnoe"
A promissora zona de proteção da natureza, onde está organizada a estação Otradnoye, é de grande importância científica. No arboreto da estação são cultivadas plantas raras, e no jardim botânico da estação crescem não apenas espécies raras, mas também variedades medicinais da flora local. Na última contagem, a coleção da organização científica inclui 3464 táxons de várias plantas. A flora inerente à reserva ainda está sendo estudada hoje.
Conduto de água Peterhof e pântano Porzolovskoe
O conduto de água e o pântano foram incluídos na lista de áreas protegidas devido ao fato de que esses objetos alimentam os cursos de água de São Petersburgo e de muitas outras cidades. A conduta de água tornou-se um monumento não apenas pelo seu valor natural. É um excelente exemplo da antiga engenharia hidráulica. Em seu território estão as ruínas da propriedade Brantovka. O promissor objeto cobre uma área de 5 mil hectares.
Ilha Gogland
A reserva em desenvolvimento e São Petersburgo são separadas por 180 km. A área da ilha é de 21 km². O relevo montanhoso de Gogland consiste em granito coberto por uma fina camada de solo. As florestas crescem nas colinas. Antes existiam aldeias na ilha, hoje existe apenas um farol e edifícios em ruínas. Nesta área, você pode encontrar seides e pedras sacrificais pré-cristãs. O almirante Svyatov também está enterrado na ilha. O navio "Leonid Demin", que encalhou, está parado perto da costa.
A propriedade de F. F. Eberhardt "Sofiyivka"
Em Vsevolzhsk há uma antiga propriedade "Sofievka". O parque desta herdade é reconhecido como um monumento da arte da jardinagem. O significado local da vista não diminui seus méritos: arcos, caminhos, lagoas são cercados por florestas e arbustos mistos. As belas vielas do parque se tornaram um paraíso para pequenos roedores e patos. O grande lago é o lar de patos, que os visitantes adoram alimentar.
A propriedade de A. N. Olenin "Priyutino"
Anteriormente, a propriedade Priyutino pertencia ao presidente da Academia de Artes Olenin. Hoje existe um museu na propriedade. A área do parque da propriedade é de particular interesse. O monumento local é enobrecido por caminhos, bancos e iluminação pública. As paisagens maravilhosas "Priyutino" atraem muitos turistas à propriedade.
Reserva esportiva "Toksovo-Kavgolovo"
O monumento natural está localizado na região de Vsevolzhsky. Existem inúmeros complexos desportivos rodeados pela natureza maravilhosa da região de Leningrado. Toksovo possui estações de esqui equipadas com teleféricos confiáveis. Toda essa beleza fica a apenas 20 km da capital do Norte.
Parque Florestal Nevsky
A reserva potencial consiste principalmente de bosques. Área - 600 hectares. Por todos os lados, a reserva Nevsky é delimitada por aldeias, o rio Chernaya corre em seu território. No oeste do parque florestal existem propriedades e igrejas. O Nevsky Forest Park é perfeito para recreação turística e longos piqueniques.
Vale do rio Smorodinka
O comprimento total do vale do rio Smorodinka é de mais de 2 mil hectares. A promissora zona de proteção da natureza tem relevo variado. A groselha também é interessante porque é o único local de desova de trutas de riacho nesta área. Florestas de abetos e pântanos na planície de inundação do rio fornecem uma excelente base para o desenvolvimento de vegetação rasteira rica.
"Lizard-Lemovzha"
A reserva possui uma área de 22 mil hectares. O objetivo da criação da reserva foi preservar o ecossistema natural único desses lugares. O complexo inclui os rios Lemovzha, Luga e outros ralos, bem como terras em seus vales. Além disso, este território está conectado com parte das terras da reserva Priluzhny. O destino turístico nesses lugares está apenas começando a se desenvolver.
Priory park
O monumento natural está localizado em Gatchina. Área - 154 hectares. A instalação consiste em três lagos, áreas de recreação e bosques. O Palácio do Priorado está localizado no parque. O patrimônio cultural é considerado um projeto promissor para o desenvolvimento do setor turístico da cidade.
Parque Mon Repos
O Museu e Reserva possui paisagens rochosas raras da natureza única da área. As principais rochas do parque estão localizadas na costa da Baía de Vyborg. Algumas partes do parque foram enobrecidas à mão. Lá você pode ver estátuas antigas e exemplos da arquitetura russa. Ao mesmo tempo, artistas de Veneza e arquitetos da Inglaterra e França trabalharam no parque.