20 templos principais de Suzdal

Pin
Send
Share
Send

Não é à toa que Suzdal é chamada de pérola do Anel de Ouro da Rússia, em uma área relativamente pequena - apenas 9 km2 - concentram-se mais de 200 monumentos arquitetônicos. A maioria deles são templos e catedrais antigas, a principal das quais é a Catedral da Natividade de Deus do Kremlin de Suzdal, construída no século XI. Não menos interessante é a Catedral de Intercessão do convento de mesmo nome, onde representantes questionáveis ​​de sangue real e principesco foram exilados.

A cidade preservou muitos conjuntos arquitetônicos emparelhados de igrejas de verão e inverno, como as igrejas da Ressurreição e Kazan, Znamenskaya e Rizpolozhenskaya e muitas outras. Nos últimos anos, muitos templos foram restaurados em Suzdal, o que deu à cidade uma aparência ainda mais elegante e bem cuidada.

As igrejas e catedrais mais famosas de Suzdal

Catedral de Theotokos-Natividade

A majestosa catedral, coroada com cinco cúpulas azuis com estrelas douradas, é a marca registrada de Suzdal. Ele está localizado no Kremlin, então o conhecimento da cidade geralmente começa com ele. A catedral foi construída em 1222-1226. Agora não é apenas um templo em funcionamento, mas também uma filial da Reserva-Museu Vladimir-Suzdal. Os portões únicos do século XIII, feitos na técnica de "douramento de fogo", bem como a maior lâmpada de exterior do mundo, sobreviveram aqui. A catedral impressiona com sua pintura a fresco e excelente acústica.

Endereço: Suzdal, st. Kremlin, 20

Igreja da Assunção

Presumivelmente, a Igreja da Assunção do Santíssimo Theotokos no Dvor do Príncipe foi construída no final do século XVII. Após um incêndio em 1719, foi reconstruída no estilo barroco de Naryshkin, incomum para Suzdal. O templo possuía uma torre sineira com telhado de tenda, que foi destruída na década de 20 do século XX. No entanto, em 2010 foi restaurado. Em 2012-2013, após uma restauração em grande escala dos murais e a instalação de uma nova iconostase, o templo foi consagrado novamente.

Endereço: Kremlin, 12

Catedral da Transfiguração

A catedral foi construída no final do século 16 na tradição da arquitetura de pedra branca de Suzdal dos séculos 12 a 13. Inicialmente parecia a Catedral da Natividade da Mãe de Deus no Kremlin, mas depois foi reconstruída. As paredes são decoradas com pinturas ao ar livre e um cinturão colunar tradicional. A pintura interior das paredes foi feita no século 17 por um artel de artistas liderado por Guriy Nikitin. A catedral faz parte da Reserva-Museu Vladimir-Suzdal e é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Endereço: Lenin, 135, prédio. 2

Catedral de Intercessão

A enorme catedral de três cúpulas do mosteiro de mesmo nome em uma base alta com uma galeria aberta de dois andares foi construída no início do século 16 no local de uma igreja de madeira mais antiga. Sob o edifício da catedral está o túmulo das freiras do mosteiro das famílias reais, principescas e aristocráticas, que foram exiladas aqui a mando do rei. A mais famosa delas é a esposa de Vasily III, Solomoniy Samburova (no monasticismo Sophia), canonizada.

Endereço: Pokrovskaya, 76

Site: http://spokrovmon.ru

Igreja Nikolskaya

Construída na primeira metade do século 18 após um incêndio em 1719 como uma igreja de verão. Presumivelmente, o templo tinha cinco cúpulas, agora é coroado com uma pequena cúpula em um tambor alto e fino. A torre sineira tem um telhado de quatro águas característico na forma do chamado "tubo Suzdal". Após a revolução, o templo foi fechado. Os serviços divinos foram retomados em 1960 após a restauração. O templo é retratado na pintura de B. Kustodiev "In Old Suzdal".

Endereço: Lebedev, 17, bldg. 1

Igreja Smolensk

A igreja de pedra de verão em homenagem ao Ícone Smolensk da Mãe de Deus foi erguida em 1709 no local da igreja de madeira com o mesmo nome. Mais tarde, um templo quente de inverno em nome de Simeão, o Estilita, apareceu nas proximidades, formando um único conjunto com a igreja de Smolensk. O maciço edifício do templo é coroado com cinco pequenas cebolas, o que lhe confere leveza e leveza. A restauração do templo foi realizada em 1960, e o templo foi devolvido aos crentes em 1999.

Endereço: Lenin, 148 A

Igreja de São Miguel Arcanjo

A igreja de verão com cinco cúpulas em nome do Arcanjo Miguel foi construída em Mikhailovskaya Sloboda em 1769. Através do refeitório, o templo está ligado a uma alta torre sineira de estilo clássico. A restauração foi realizada no início dos anos 2000. Agora, o templo abriga a Escola Ortodoxa Suzdal com o nome de I. Arseny Elassonsky, onde, além da educação secular, os alunos recebem educação espiritual.

Endereço: Mikhailovskaya, 58 A

Igreja Alexander Nevsky

A única igreja em Suzdal construída no estilo pseudo-russo. Foi erguido no início do século 20 na Mikhailovskaya Sloboda (hoje vila de Mikhali). O templo é abundantemente decorado com kokoshniks, platbands, cornijas e colunas, e é coroado por uma pequena tenda com uma cúpula em cebola. Na época soviética, o templo foi abandonado e apenas no início dos anos 2000 foi restaurado e pintado novamente. Atualmente, pertence à escola ortodoxa. Arseny Elassonsky, o acesso ao templo é limitado.

Endereço: Mikhailovskaya, 58 A, prédio quatro

Igreja de João Batista

A Igreja da Decapitação de João Batista foi construída em 1720 no local do templo de mesmo nome, que queimou em um incêndio em 1719. O templo lembra gaiolas de madeira do século XVII. Sob a parede sul está enterrado o santo venerado localmente, o santo tolo Trofim, que viveu na época de Ivan, o Terrível. Foi preservada a cruz suspensa da Igreja Batista, que data do início do século XVIII. Depois de uma restauração completa do templo, que ocorreu em 2016, a cruz foi devolvida à cúpula da igreja.

Endereço: Lenin, 55 A

Site: http://ioann-suzdal.cerkov.ru

Catedral do Robe

A Catedral em homenagem à posição do venerável manto do Santíssimo Theotokos foi construída no século XVI. Esta é uma das primeiras igrejas sem pilares da arquitetura medieval russa. Inicialmente era coroado com três cúpulas em forma de capacete, no século XIX foram substituídas por cebolas e na década de 30 do século XX foram totalmente destruídas, já que no prédio havia uma subestação elétrica. A aparência histórica foi restaurada em 1964 e, no início dos anos 2000, o templo foi reaberto aos paroquianos. Em 2015, as relíquias de São St. Euphrosyne de Suzdal.

Endereço: Lenin, 79

Site: https://vk.com/riza_monastir_suzdal

Igreja da Ascensão

A igreja de cinco cúpulas do Mosteiro de Alexandre com uma torre sineira de telhado de quatro águas foi construída em 1695 no local de duas outras igrejas. Os fundos para a construção foram alocados pela czarina Natalya Kirillovna e seu filho o czar Pedro Alekseevich. O templo não tinha um par de "inverno", foi substituído por um corredor norte quente e um pórtico. A torre sineira difere do resto das torres sineiras da tenda de Suzdal pela total falta de decoração. Desde 2006, a vida monástica foi revivida no mosteiro.

Endereço: Gasteva, 26

Catedral Vasilievsky

A catedral é um monumento arquitetônico do século XVII. Esta é a única catedral da Rússia consagrada em homenagem a São Basílio, o Grande. O próprio Mosteiro Vasilievsky é considerado um dos mais antigos mosteiros de Suzdal. Ela existe aqui desde o final do século XI. Até 1899, o mosteiro era masculino, depois tornou-se feminino até o seu encerramento em 1923. O renascimento da vida monástica no mosteiro começou em 1995. Antes disso, existiam armazéns no território do mosteiro.

Endereço: Kalinina, 1

Igrejas da Ressurreição e Kazan

A Igreja da Ressurreição Fria foi construída em 1720 no local de uma igreja de madeira queimada. Junto com ela em 1739, uma calorosa igreja foi erguida nas proximidades, consagrada em homenagem ao Ícone Kazan da Mãe de Deus. Antes da revolução, a Igreja da Ressurreição de Cristo era a principal da cidade, era aqui que vinham primeiro todos os bispos que visitaram Suzdal. No final do século 20, quando as igrejas foram devolvidas aos crentes, suas paróquias foram unidas e a Igreja da Ressurreição recebeu o status de catedral.

Endereço: Praça Torgovaya, 1

Igreja do Profeta Elias

A Igreja de Elias apareceu na curva do rio Kamenka em 1744. Fica na orla do prado Ilyinsky, que é um marco natural da cidade.Logo, uma pequena igreja de inverno de São João o Teólogo foi erguida ao lado da igreja, mas foi demolida nos primeiros anos do poder soviético junto com a torre do sino e o refeitório da Igreja Elias. Eles foram restaurados apenas em 2010. O templo luminoso e elegante parece ótimo contra o pano de fundo da paisagem circundante e é uma das marcas da cidade.

Endereço: Pushkarskaya, 51

Igreja Tsarekonstantinovskaya

A igreja de pedra foi construída em 1707 no local da dilapidada igreja de madeira do Czar Constantino. Uma igreja baixa de inverno foi construída perto dela em homenagem ao ícone da Mãe de Deus "Alegria de Todos os Que Tristes". De 1923 a 1976, o templo foi fechado. Desde 1988, as relíquias de São Euphrosyne de Suzdal e Euphemia de Suzdal. Em 2011, o templo foi devolvido à Igreja Ortodoxa Russa. Cinco cúpulas com figuras dão leveza à catedral e criam uma sensação de festa.

Endereço: Suzdal, per. Zaprudny, 2 B

Igreja da Tristeza

Uma calorosa igreja em homenagem ao ícone da Mãe de Deus "Alegria de Todos os que Sofrem" foi construída ao lado da fria Igreja Tsarekonstantinovskaya em 1750-1787. Em seu lugar havia uma Igreja da Exaltação em madeira, que foi desmontada devido ao seu esgotamento. Os paroquianos arrecadaram fundos para a construção da igreja de pedra. A torre sineira do templo termina com uma tenda de “tubo”, típica de Suzdal. Em 1952, a Igreja das Dores foi restaurada, mas foi devolvida ao uso dos crentes apenas em 2009.

Endereço: Zaprudny, 2 A

Igreja de Cosmas e Damião

A igreja de inverno Kosmodamianovskaya foi construída em 1725 no local de uma antiga igreja de madeira. Por ter sido construído sobre uma colina, o templo pode ser avistado de longe. Foi construído segundo as tradições da arquitectura do século XVII, mas apresenta uma composição assimétrica. A construção cúbica do templo é praticamente desprovida de decoração e é complementada pelas formas estritas da torre sineira com uma tenda côncava - “tubo”. Os serviços divinos no templo foram retomados em 2010.

Endereço: Krasnaya Gorka

Igreja Kresto-Nikolskaya

Construída em 1770 no local da capela da cruz de madeira em memória da libertação de Suzdal da peste de 1654 (peste), que matou quase metade dos habitantes da cidade. No século 19, uma torre sineira com uma torre e um refeitório foram adicionados ao templo. O templo tem um design de dois tons e parece diferente dos lados opostos, embora o edifício tenha sido originalmente pintado de vermelho. Em 2009, a igreja Kresto-Nikolskaya foi devolvida aos crentes.

Endereço: Lenin, 65 A

Igreja do Sinal e o Manto do Manto

A calorosa Igreja do Sinal do Santíssimo Theotokos foi construída em 1749 no local da igreja de madeira com o mesmo nome. E 30 anos depois, uma pequena "fria" Igreja do Manto foi erguida ao lado dela. Assim, o conjunto existente foi formado no século XVIII. Os fundos para a construção da Igreja da Posição do Manto foram alocados pelo comerciante local Zubkov. Entre os templos, há uma torre sineira separada, na qual havia 10 sinos no século XIX. Em 1991, as igrejas foram restauradas e transferidas para a Igreja Ortodoxa Russa.

Endereço: Lenin, 20

Epifania e igrejas de Natal

Ambas as igrejas foram erguidas no século 18 no Kozhevennaya Sloboda de Suzdal, nas margens do rio Kamenka. Eles foram construídos às custas dos paroquianos no local de templos de madeira dilapidados. A aparência arquitetônica da Igreja da Epifania de “verão” combina os estilos dos séculos XVII e XVIII, e a Igreja de Natal de “inverno” apresenta gaiolas de madeira com telhado de duas águas. Em 2018, foi realizada a restauração das duas igrejas.

Endereço: Schmidt, 7

Pin
Send
Share
Send