30 monumentos principais de Ryazan

Pin
Send
Share
Send

Ao longo de sua história, Ryazan passou por vários eventos, incluindo grandes convulsões e grandes vitórias. A memória do passado heróico desta região se reflete em monumentos históricos e complexos memoriais. Eles são dedicados a inúmeras batalhas e batalhas, desde a invasão tártaro-mongol à participação do povo Ryazan nas guerras locais do século passado.

Pelo número de figuras famosas da cultura, ciência, assuntos militares, nascidos ou trabalharam na região de Ryazan, a região está entre as líderes do país. Entre os nomes famosos - A. V. Aleksandrov, S. A. Yesenin, M. E. Saltykov-Shchedrin, K. E. Tsiolkovsky. Monumentos a essas grandes pessoas adornam as ruas e praças da cidade. Nos últimos anos, divertidas esculturas surgiram em Ryazan, que já conseguiram apaixonar-se pelos habitantes da cidade - "Cofrinho", "Cogumelos com olhos", "Menina com tablet".

Monumentos históricos e modernos de Ryazan

Lista, foto com nomes e descrições de monumentos populares da cidade.

Monumento de vitória

O complexo memorial militar, instalado na Praça da Vitória, foi construído ao longo de 20 anos, de 1965 a 1985. Consiste em um grupo escultórico representando a unidade da frente e da retaguarda, uma estela horizontal de 70 metros, um alto obelisco com a Ordem da Vitória, placas memoriais com os nomes dos heróis Ryazan e a Chama Eterna. Grupo de autores - B. Gorbunov, N. Istomin, N. Sidorkin. Em 2009, foi realizada a restauração do monumento.

Monumento a Evpatiy Kolovrat

Uma escultura monumental representando um herói russo montando um cavalo criado foi criada com fundos folclóricos e instalada na Praça Pochtovaya. O voivoda ficou famoso na batalha com o exército mongol-tártaro liderado por Batu, que invadiu as terras do principado de Ryazan. O monumento foi inaugurado em 2007. Ergue-se sobre um pedestal de granito vermelho, simbolizando o sangue derramado. O autor é A. Sedov.

Monumento ao Príncipe Oleg Ryazansky

A principal decoração da Praça da Catedral da cidade. A escultura de Z. Tsereteli foi instalada por ocasião do 70º aniversário da fundação da região, em 2007. No século XIV, durante o reinado de Oleg, o principado Ryazan atingiu o pico de desenvolvimento. O príncipe seguiu uma política flexível e previdente em relação aos principados de Moscou e da Lituânia e à Horda de Ouro. Ele defendeu a independência de suas terras e ajudou seus vizinhos a lutar contra os inimigos.

Monumento a Jorge, o Vitorioso

Um grandioso monumento em homenagem ao defensor de todos os militares foi erguido no chafariz, no Boulevard da Vitória, em 2005. É uma estela branca como a neve de 22 metros de altura, coroada com uma escultura equestre de São Jorge com uma lança perfurando uma cobra. A base do monumento em 4 lados é decorada com baixos-relevos sobre o tema dos feitos heróicos do povo Ryazan, desde a época de Evpatiy Kolovrat até os dias atuais. O autor é o artista V. Klykov.

Monumento a S. Yesenin

Foi erguido nas margens do rio Trubezh, não muito longe do Ryazan Kremlin. Os autores da composição escultórica foram A. Kibalnikov e R. Begunts. O poeta é retratado até a cintura, sua figura de bronze parece brotar das entranhas da terra. Ao mesmo tempo, ele recita poesia com inspiração, com os braços bem abertos. O pedestal é feito de raro granito verde-acinzentado. As árvores favoritas do poeta-poeta lírico - bétulas, bordos, sorveiras - cercam o monumento.

Monumento a M.D.Skobelev

Um busto de bronze de um proeminente líder militar russo, participante da guerra com os turcos, heróico libertador da Bulgária, foi instalado na Rua Novoselov em 1995. O monumento ergue-se sobre um pedestal de 2 metros. Os autores do projeto são B. Gorbunov e V. Sytykh. Na província de Ryazan, no vilarejo de Spasskoye, ficava a propriedade da família Mikhail Skobelev, que ele visitava com frequência. Hoje existe um complexo memorial e um museu lá.

"Cogumelos com olhos"

Uma escultura alegre, ilustrando claramente o ditado popular sobre cogumelos com olhos em Ryazan, está decorando o Lower City Garden desde 2013. Seu desenho, criado por A. e P. Gorbunovs, venceu o concurso para o melhor símbolo do centro regional. A escultura tem 120 cm de altura e, além de uma família de cogumelos encantadores, também retrata plantas, insetos e pequenos animais que podem ser encontrados nas florestas de Ryazan.

Monumento a I.P. Pavlov

Localizado na praça em frente à Filarmônica Regional. Inaugurado em 1949. Ivan Pavlov é um cientista de renome mundial, o primeiro ganhador do Nobel da Rússia. O monumento foi criado pelo artista M. Manizer e pelo arquiteto A. Dzezhkovich. Os autores retratam o cientista em pleno crescimento, em traje rigoroso, apoiado em uma bengala. O monumento de bronze é erguido em um pedestal alto. Uma das ruas de Ryazan leva o nome de Ivan Pavlov.

Monumento a K. Tsiolkovsky

O monumento a um cientista proeminente, natural da região de Ryazan, o fundador da cosmonáutica mundial foi inaugurado em 1982. O futuro inventor nasceu na aldeia de Izhevsk, onde foi criado o seu museu. O monumento é feito de bronze, ergue-se sobre um pedestal de granito Ural. Ao redor há uma praça com abetos azuis. Os autores da escultura são Oleg e Nina Komovy. A rua em que o monumento foi erguido leva o nome de K. Tsiolkovsky.

Monumento a N. N. Chumakova

O monumento à prefeita, instalado em 2013, é um sinal de reconhecimento pelos seus grandes serviços prestados a Ryazan e a todo o país. Por 23 anos ela chefiou o comitê executivo da cidade, e desta vez se tornou uma era de rápido desenvolvimento do centro regional. Escolas, hospitais, hotéis, estações ferroviárias e rodoviárias, complexos desportivos, cinemas, uma ponte sobre o Oka e outras instalações foram construídas. O monumento está localizado na Avenida Pervomaisky. O escultor é B. Gorbunov.

"Alunos"

Quem vê esse casal sentado em um banco e se enterrando em uma sinopse, fica imediatamente claro a quem a escultura é dedicada. Os autores retrataram personagens famosos da lendária comédia de L. Gaidai - Shurik e Lida. Eles estão convenientemente localizados em um parque no território da Universidade Ryazan. Quem quiser pode sentar e tirar uma foto ao lado de seus personagens favoritos. A escultura foi instalada em 2015.

Monumento a M. Saltykov-Shchedrin

A abertura cerimonial do busto memorial ocorreu em 2008. O autor é o artista I. Cherapkin. O famoso escritor não apenas morou em Ryazan, mas também foi vice-governador por vários anos e, em certa época, gerente do Tesouro. Ao mesmo tempo, ele se dedicava à edição de um jornal, era curador da biblioteca municipal e iniciou a criação de um teatro. Foi em Ryazan que as primeiras histórias satíricas saíram da pena do autor.

Monumento a V.F.Margelov

A figura de bronze do grande homem, "pára-quedista nº 1", o lendário general do exército foi instalado em 2013 na praça de mesmo nome, não muito longe da escola das Forças Aerotransportadas. Autores - B. Gorbunov e A. Kubasov. Os iniciadores da criação do monumento eram membros da organização "Oficiais da Rússia". Vasily Margelov é retratado em uniforme militar, acima dele está um arco, estilizado como um dos principais atributos de um paraquedista - a abóbada de um paraquedas.

Memorial aos soldados Ryazan que morreram nas guerras locais

Erguido no jardim público na Praça Margelov. Korolkov. A inauguração ocorreu em 2001. Desde 1947, os militares da região de Ryazan participaram de mais de 30 conflitos e guerras locais. Este memorial é dedicado àqueles que não voltaram com vida ou estão desaparecidos. É feito em forma de anel, sustentado por colunas de granito. Placas com os nomes dos soldados mortos são instaladas entre eles. Dentro do anel está a chama eterna.

Monumento a V.I.Lenin

O primeiro monumento a Vladimir Lenin na praça de mesmo nome, o antigo Novobazarnaya, foi instalado em 1937. Era feito de concreto armado e durava 20 anos. Em 1957 foi substituído por um monumento de bronze por M. Manizer e E. Rogozhin. Em 1993, o monumento ao líder foi desmontado e uma cruz de madeira tomou seu lugar. No entanto, alguns anos depois, a escultura foi devolvida ao seu lugar original, onde ainda hoje se encontra.

Monumento a A. Alexandrov

Instalado na rua do Exército Soviético, no parque de mesmo nome. A data de inauguração é 2014.O escultor do projeto é A. Taratynov. Alexander Alexandrov é considerado o compositor que penetrou profundamente na melodia da guerra. Muitas de suas canções se tornaram símbolos reais da era da guerra. E também o famoso nativo da terra Ryazan é conhecido como o criador do lendário conjunto das forças armadas e um dos autores do hino russo.

Monumento a V. Aksenov

O busto de um nativo da região de Ryazan, cosmonauta, inventor, Herói da União Soviética, foi instalado em sua vida em 2011. Os criadores são P. Gorbunova e E. Orlova. O próprio Vladimir Aksenov participou da cerimônia de inauguração do monumento. Em 1976-1980, ele visitou o espaço 2 vezes como engenheiro de vôo. Posteriormente, ele participou da preparação de tripulações para voos, defendeu sua tese, liderou várias organizações.

Monumento a M. Ulyanova e V. Ulyanov

A composição escultórica está localizada no território do Jardim da Cidade Alta. Está instalado em um pequeno pedestal e retrata o pequeno Volodya Ulyanov junto com sua mãe, Maria Alexandrovna. Juntos, eles leram o livro com entusiasmo. Existe um parque infantil com baloiços nas proximidades. Vale ressaltar que este é o único monumento a V. Lenin na infância, que está localizado fora da região de Ulyanovsk.

"Avião Tu-16"

O monumento foi erguido próximo ao campo de aviação na entrada da cidade militar. Ele apareceu aqui em 1990. Um dos principais bombardeiros dos anos 50-80 do século passado está fixado em uma posição que simula a decolagem. O comprimento da aeronave é de 34,8 metros, a altura é de 10,4 metros, a velocidade máxima é de 1050 km / h. O modelo desta aeronave esteve em operação por cerca de 40 anos, dezenas de suas modificações foram criadas. Com base no Tu-16, o avião Tu-104 foi desenvolvido.

Monumento à Irmandade Soviética-Polonesa de Armas

A grandiosa composição de bronze e granito de 19 metros, simbolizando os voleios Katyusha, foi inaugurada em 1983. No fundo, figuras de soldados russos e poloneses são representadas, elevadas acima do solo a uma altura de 3,5 metros. O memorial é dedicado à formação da divisão de infantaria polonesa perto de Ryazan em 1941-42. Seus autores eram uma equipe de especialistas soviéticos e poloneses. A composição foi instalada no parque do microdistrito Prioksky.

Monumento aos soldados Ryazan que participaram da Guerra Patriótica de 1812

Em 2013, uma placa memorial foi erguida no aterro. Parece uma estela de mármore, cujo topo é coroado por uma águia de duas cabeças. Os autores do projeto são A. Anisimov e A. Buslakov. Em 1812, mais de 20 mil milícias Ryazan foram convocadas para a guerra. Como parte das tropas regulares, eles chegaram a Paris, por seu heroísmo, muitos foram premiados. Também em Ryazan foram localizados hospitais para feridos, os habitantes da cidade receberam refugiados.

"Cofrinho"

Uma escultura de bronze engraçada apareceu em Ryazan em 2014. Eles o instalaram na rua Yesenin, próximo ao prédio de um dos bancos da cidade, em homenagem a seu 25º aniversário. O peso da escultura é de 600 kg, ela foi fundida em Vladimir. O leitão do porco é feito na forma de uma moeda de 5 copeques produzida em 1989, os dizeres sobre dinheiro estão gravados nas laterais e na frente de um pequeno pedestal há uma oferta para esfregar um leitão para dar sorte.

"Menina com um tablet"

Uma escultura urbana engraçada dedicada à era da informação total e dispositivos modernos pode ser vista na Rua Münsterskaya. Foi instalado junto à entrada central do complexo hoteleiro "Cidade Velha". Uma jovem garota graciosa sentou-se timidamente na beirada do banco e passou o dedo com entusiasmo pelo tablet. A escultura é popular entre os habitantes da cidade. Ao lado dele você pode sentar para descansar e tirar uma foto.

Monumento às vítimas do desastre de Chernobyl

Todos os anos, no dia 26 de abril, os habitantes da cidade se reúnem em um comício para homenagear a memória das vítimas da terrível tragédia ocorrida em Chernobyl em 1986. 2,5 mil moradores de Ryazan participaram da eliminação de suas consequências. A placa do memorial foi erguida em 2011 na praça dos comissários de Baku. É feito na forma de um cubo de mármore preto, do qual telhas de granito cinza irradiam em forma de raios em todas as direções.

Monumento a A.S. Pushkin

Pela primeira vez, uma escultura do parque em gesso e concreto, retratando um poeta russo, foi instalada em 1957 em um jardim público próximo ao Palácio de Arte Infantil, na rua Yesenin. No início dos anos 2000, o monumento foi reconstruído com o apoio da administração municipal e da secretaria de educação pública. O autor da restauração foi o escultor de Moscou V. Vilkov. O pedestal também foi reformado e uma cerca de metal foi feita.

Monumento a V. Molodtsov

Busto de um nativo da região de Ryazan, Herói da União Soviética, bravo líder do grupo clandestino de Odessa durante a Segunda Guerra Mundial, capitão da segurança do estado V. Molodtsov foi instalado no microdistrito de Prioksky, na praça com o mesmo nome. Fabricado em bronze e granito. Os autores do monumento são A. Usachenko e N. Istomin. A inauguração oficial ocorreu em 1985. Em uma das escolas da cidade, é organizado um museu do famoso herói de Ryazan.

Monumento a G.K.Petrov

Localizado em um jardim público na perspectiva Pervomaisky. Os autores foram L. Kerbel, N. Sidorkin e G. Lebedev. Data de inauguração - 1981. Fabricado em granito vermelho e instalado sobre um pedestal maciço. Grigory Petrov é conhecido como o organizador da milícia Ryazan em 1917, um líder militar experiente que comandou o Exército do Sul e depois a Frente do Cáucaso. Um dos comissários de Baku preso e executado em 1918 no Turquestão.

Monumento a F. Poletaev

Uma enorme estela de granito vermelho com um retrato em alto relevo de Fyodor Poletaev e palavras calorosas dirigidas a ele está instalada na rua de mesmo nome. Também no prato está a mão do herói segurando o cano de uma arma. O lendário nativo do Território Ryazan tornou-se famoso por suas façanhas militares em 1941-45 no território da URSS e da Itália, onde lutou com os alemães como voluntário. Os autores do monumento foram V. Tsigal e L. Golubovsky.

Monumento a V. Utkin

O povo Ryazan ergueu o monumento ao famoso compatriota, cidadão honorário da cidade em 1984. Um proeminente cientista soviético, acadêmico, doutor em ciências técnicas Vladimir Utkin participou do desenvolvimento dos mais modernos veículos de lançamento, sistemas de mísseis estratégicos, satélites científicos e de defesa e outras espaçonaves. O monumento está localizado no parque que leva o nome do cientista.

Monumento em homenagem à Batalha de Vozha em 1378.

A lendária batalha no rio Vozha terminou com a vitória das tropas russas sobre os conquistadores da Horda de Ouro. Serviu como um pré-requisito importante para a Batalha de Kulikovo e o início da unificação da Rus. Em memória deste acontecimento, foram erguidos uma cruz e um monumento representando a disposição das tropas durante a batalha. Todos os anos neste local, a 50 km de Ryazan, no território de Glebov Gorodishche, é realizado um etnofestival com feiras e uma reconstrução da batalha.

Pin
Send
Share
Send