30 monumentos populares de Veliky Novgorod

Pin
Send
Share
Send

Veliky Novgorod é uma cidade antiga onde a história e as tradições russas são homenageadas. Os objetos arquitetônicos preservados do passado parecem especialmente pitorescos contra o fundo do rio. Os monumentos da área podem contar sobre etapas importantes de desenvolvimento e pessoas que estiveram por trás de grandes conquistas. Veliky Novgorod presenteou o país com generais, artistas e diplomatas.

Nenhum dos famosos conterrâneos é esquecido e marcado com bustos, estelas, monumentos. Mas há exceções: o engenheiro Polzunov não está ligado à cidade, mas foi premiado com um monumento para se tornar um incentivo para os jovens dominarem especialidades técnicas. Além de monumentos históricos e pessoais, há objetos de arte nas ruas. Um dos curiosos - "Cats hunting pigeons", está instalado na cornija de um edifício residencial.

Monumentos históricos e modernos de Veliky Novgorod

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Milênio da Rússia

A abertura foi programada para coincidir com a data memorável correspondente. O evento ocorreu em 1862 e contou com a presença de Alexandre II. A altura do monumento é de 15 metros. Na composição da obra de Mikhail Mikeshin, símbolos importantes para o estado são refletidos - o sino veche e o boné de Monomakh. O monumento é dividido em níveis, cada um dos quais incorpora três conceitos-chave para a Rússia - ortodoxia, autocracia e nacionalidade.

Monumento de vitória

Instalado nas margens do Volkhov, perto das muralhas ao sul do Kremlin, em 1974. O monumento é dedicado ao 30º aniversário da libertação da cidade dos nazistas. No primeiro plano do monumento está um guerreiro equestre. Há uma suástica torcida sob a barriga do cavalo. Atrás - uma torre com baixos-relevos, um barco no topo e atributos militares. Há uma escada em espiral dentro da torre, mas a entrada agora está fechada. O monumento está localizado em uma plataforma de três metros de largura.

Estela "Cidade da Glória Militar"

A inauguração ocorreu em 2010. No centro da praça encontra-se uma coluna de granito coroada com o escudo do país. Em seu pedestal, está o texto do decreto presidencial que concede a Veliky Novgorod o status de cidade de glória militar. Pequenas estelas com baixos-relevos adornam os cantos da praça. Eles retratam quatro períodos históricos: Antiga Rus, Moscóvia, Império Russo e História Moderna.

Monumento aos Aviadores da Frente Volkhov

Durante a Grande Guerra Patriótica, mais de 600 pilotos morreram na frente de Volkhov. Em memória deles e daqueles que sobreviveram, um monumento foi inaugurado em 1985. A cerimônia contou com a presença do general Zhuravlev - Herói da URSS, que desde 1941 comandava a Força Aérea aqui, em 1944 comandava o exército que libertou Veliky Novgorod. O monumento é feito na forma de um avião voando no céu.

Monumento a Alexandre Nevsky

Inaugurado em 1985 na margem direita do Volkhov. O autor do projeto é Yu Chernov. Muitas páginas gloriosas da história da cidade estão associadas ao nome de Nevsky. Mesmo ao lado do monumento existem vários objetos que levam o nome de Nevsky, por exemplo, uma ponte e um aterro. Retrata o comandante e estadista em pleno crescimento. Uma capa é jogada sobre seus ombros, parecendo asas à distância. Isso torna o monumento ainda mais simbólico.

Monumento a S.V. Rachmaninov

Está localizado no parque do Kremlin desde 2009. Criado pelo renomado escultor A. I. Rukavishnikov. A altura do monumento é de 3,6 metros e seu peso é de cerca de 3 toneladas. A composição é um grande pedestal de granito, uma figura de Rachmaninov e um banco no qual ele repousa. O banco Volkhov fica a poucos passos de distância, e a área ao redor foi transformada após a instalação do monumento. Arbustos lilases foram plantados nas proximidades, que o compositor adorou.

Monumento a V. Lenin

Atualmente, a área onde o monumento foi erguido em 1928 é chamada de Victory-Sofiyskaya. O projeto do escultor N. Shilnikov e do arquiteto D. Osipov é um dos primeiros monumentos a Lenin no país. Foi pessoalmente aprovado por Lunacharsky, e o local pitoresco foi escolhido devido ao amor do líder do proletariado mundial pela natureza. No entanto, durante a guerra, a escultura desapareceu. Foi substituído em 1956 por um novo monumento de D. Schwartz.

Monumento a Lena Golikov

O busto de um jovem guerrilheiro parece crescer de um pedestal. Ele tem um rifle nas mãos e na cabeça uma aba de orelha com uma "orelha" casualmente projetada. Golikov provou seu valor durante a guerra. Ele atuou não apenas na região de Novgorod, mas também na região de Pskov, por sua bravura ele recebeu várias medalhas e ordens mais de uma vez. Em 1944, foi postumamente elevado ao posto de Herói da URSS. O próprio monumento pode ser encontrado próximo ao prédio da administração da cidade.

Monumento a Pedro I

Substituiu o memorial às vítimas da repressão política em 2009. O monumento foi um presente do arquiteto Y. Romanenko à cidade por ocasião do 1150º aniversário da cidade. A altura é de 2,25 metros e o rosto do imperador foi criado a partir da impressão de sua máscara mortuária. Peter I influenciou o desenvolvimento de Veliky Novgorod. Por sua ordem, bastiões foram erguidos ao redor do Kremlin local, e uma manufatura de vela também foi fundada aqui.

Busto em Alexander Nevsky

Apareceu no lado comercial após a Grande Guerra Patriótica. O busto branco como a neve do comandante foi criado por Z. Azgur, Artista do Povo da URSS, de origem bielorrussa. Em 1995, o gracioso monumento foi transferido para a praça em frente à estação ferroviária. Alexander Nevsky deu uma contribuição significativa para o desenvolvimento de Veliky Novgorod. Vários objetos da cidade são nomeados em sua homenagem, bem como outro monumento no aterro.

Monumento à Milícia Novgorod de 1812

Instalado em frente ao edifício Manege em 2012. Embora o monumento moderno tenha sido criado por A. Rukovishnikov, seu trabalho é uma tentativa de recriar o monumento original sobre o mesmo tema, destruído durante a guerra. O arquiteto do primeiro monumento foi P. Bryullov. O obelisco escuro de quatro lados é feito de granito. Uma águia dourada de duas cabeças foi içada até o topo. A atração parece modesta, mas há muito sentido nos detalhes do design.

"Garota turista cansada"

Inaugurado em 2009. A cerimônia foi programada para coincidir com o 1150º aniversário da cidade. O monumento pesa cerca de 150 kg e é feito de bronze. A autoria pertence ao artista Vadim Borovykh. Essa turista é chamada de cansada pela pose do monumento: a menina não só sentou para descansar, mas também tirou os sapatos. Os residentes locais acreditam: se você jogar uma moeda no sapato de uma certa distância e entrar, certamente terá sorte em breve.

"Fogo da Glória Eterna"

O memorial está localizado no perímetro de Novgorod Detinets desde 1965. Um grupo de artistas de São Petersburgo trabalhou na sua criação. Anteriormente, havia dois enterros separados nesta área. Um datava dos anos 20-30 do século passado, e o segundo apareceu durante a Grande Guerra Patriótica. Decidiu-se uni-los com uma lápide comum. A chama eterna foi acesa por uma tocha do Champ de Mars.

Obelisco em homenagem à façanha de I.S.Gerasimenko, A. Krasilov e L.A. Cheremnov

Está localizado em Yaroslavov Dvorishche desde 1957. Três heróis - um sargento e dois soldados - deram suas vidas para trazer a vitória sobre os invasores mais perto. Eles se tornaram heróis da URSS postumamente. O monumento parece uma pirâmide truncada. Nas bordas há estrelas nervuradas, e na frente há uma placa com os dados de saída e que lembra os descendentes do heroísmo dos soldados do Exército Vermelho. A autora do projeto é Lyudmila Ashikhmina.

Monumento a Pedro e Fevronia

O iniciador da instalação do monumento foi o reitor da Catedral da Intercessão. Há um jardim público próximo a este templo, onde o monumento está localizado desde 2012. Os cônjuges Pedro e Fevronia, contados entre os santos, são retratados em pleno crescimento, tendo ao fundo uma cruz ortodoxa. A altura das figuras é de 3,3 metros. A composição é fundida em bronze e assenta num pedestal de granito. O monumento é um símbolo de amor conjugal e fidelidade.

"Bear on the Bench"

Está na margem de Alexander Nevsky desde 2007. O criador é V. Borovykh.Há um espaço livre no banco ao lado do urso, o que motiva as pessoas a se sentarem ao lado e tirarem uma foto. No verão você pode ver a fila aqui. No inverno, o urso é transportado para um shopping center próximo. O monumento não tem pré-história, mas há uma piada que diz que o pé torto veio da floresta, gostou da vista do Kremlin e do rio, e decidiu ficar.

Monumento ao Patriarca Alexis II

Inaugurado em 2013 e localizado no território do Mosteiro Zverin-Pokrovsky. O autor do monumento é A. Krainov. O trabalho na apreensão durou cerca de seis meses. O público e os representantes da Igreja Ortodoxa Russa queriam observar a contribuição do patriarca na restauração das posições da Ortodoxia na Rússia e no mundo. Além disso, por iniciativa de Aleixo II, a diocese de Novgorod tornou-se novamente independente e recebeu vários objetos à sua disposição.

Monumento a I. T. Korovnikov

Data de instalação - 2015. Localização - cruzamento da rua de mesmo nome com a avenida A. Korsunov. O autor do busto é V. Korovnikov, residente honorário de Veliky Novgorod. Ele ganhou fama nos campos da Grande Guerra Patriótica. Em particular, Ivan Terentyevich comandou o grupo de forças do exército de Novgorod. Ele recebeu muitos prêmios, incluindo a Ordem de Lenin e 2 Ordens da Estrela Vermelha.

Monumento aos Soldados-Internacionalistas

A grande inauguração ocorreu em 1997. Foi originalmente dedicado ao povo de Novgorod que morreu no Afeganistão. Com o tempo, memoriais começaram a ser considerados em homenagem a todos os soldados que não retornaram de campanhas militares no exterior. Mas a inscrição no pedestal: "O Afeganistão dói na minha alma." Em 2011, o monumento foi restaurado às custas de um filantropo desconhecido, e a área ao redor foi restaurada à sua forma adequada.

"Sadko"

A composição de B. Gurin fica perto do hotel de mesmo nome. Inicialmente, em 2009, Sadko foi colocado no Tribunal de Yaroslav, mas o monumento não se encaixava na aparência histórica e logo se mudou. Embora Sadko seja um personagem épico, ele poderia ter um protótipo real - Sotko Sytinets. Ele construiu uma igreja no território do Kremlin em 1167. Em Veliky Novgorod, além do monumento, há também a fonte Sadko e a Princesa Volkhova.

Monumento a D.M.Balashov

Há muito tempo que a fundação associada ao nome do escritor procura uma oportunidade para erigir um monumento a ele. Isso só aconteceu em 2017. Dmitry Balashov é um cidadão honorário da cidade, associado de Gumilyov e escritor independente. O busto em um pedestal alto está localizado na entrada de Veliky Novgorod de Moscou. As pessoas já chamam uma pequena praça com um monumento Balashovsky. Estão em andamento negociações para renomeá-lo oficialmente.

Monumento a I. Polzunov

Ivan Polzunov não está diretamente relacionado a Veliky Novgorod. No entanto, o engenheiro deu uma grande contribuição para o desenvolvimento do país. Uma de suas invenções é a máquina a vapor universal. Em 2011, Teploenergo decidiu patrocinar a realização de um monumento a Polzunov, para que a geração mais jovem tivesse um exemplo digno diante dos olhos e aumentasse o interesse pela área técnica.

Sinos antigos de Veliky Novgorod

Monumentos incomuns, mais como uma exposição. Instalado próximo ao campanário da Catedral de Santa Sofia ou diretamente nele. O lugar é significativo: os heróis da Batalha de Poltava foram encontrados aqui. Os principais da exposição são os sinos que já cumpriram sua pena. Portanto, um deles pesa 100 libras, foi fundido em 1589 e doado por Boris Godunov ao Mosteiro Dukhov. Também existem pesos-pesados ​​reais, por exemplo, o pood bell de 1614.

Monumento ao Almirante Putyatin

Como parte da celebração do 1155º aniversário do Estado russo, um monumento a Putyatin foi inaugurado em 2017. Evfimy Vasilyevich não era apenas almirante, mas também tratava dos assuntos do país como diplomata. Putyatin é nativo de Veliky Novgorod. Por isso é tão importante para a comunidade histórica local. O dinheiro para a apreensão foi arrecadado com a ajuda de organizações de caridade e doações privadas. O autor do projeto é S. Seryozhin.

Monumento a V. Kochetov

O escritor foi homenageado com um monumento em 1984. Inicialmente, ele estava localizado na rua com o nome de Kochetov, e depois foi transferido para o Yunost Boulevard. Em 2012, o busto, "crescendo" de um pedestal maciço, foi devolvido ao seu lugar histórico. Vsevolod Anisimovich é natural de Veliky Novgorod, que glorificou sua pequena pátria em todas as fases de seu trabalho. O autor do monumento em sua homenagem foi o escultor B. Edunov.

"Gatos caçando pombos"

O grupo escultórico foi instalado em 2009 na cornija de um edifício residencial comum na rua Fedorovskiy Ruchey. Três gatos escuros e um par de pombos são feitos em tamanho real e parecem o mais realistas possível à distância. Parece que um dos gatos está prestes a pular atrás de sua presa. Por alguma razão desconhecida, os locais dotaram a composição fotográfica da capacidade de trazer boa sorte na carreira.

"O mecânico e o gato"

Em 2010, um pilar incomum apareceu no parque próximo ao Colégio Politécnico. Um eletricista feito de fibra de vidro e cobre sobe nele para remover o gato. Os habitantes locais chamam o monumento de "olho no olho", pois uma pessoa e um animal se olham com confiança. O autor da composição é o famoso escultor V de Novgorod. O projeto visa chamar as pessoas à bondade e simpatia.

"Desenho menino"

A escultura foi colocada perto da ponte de pedestres no dique Alexander Nevsky em 2010. Um jovem artista de bronze senta-se em uma pequena cadeira e pinta paisagens locais em um cavalete. A sua localização permite aos turistas organizar divertidas sessões de fotos perto do monumento. O local da instalação foi escolhido devido à prática difundida das escolas de arte da cidade em enviar alunos aqui para esboçar o Kremlin.

"Sinal Hanseático"

Ele apareceu no território de Dvorishch de Yaroslav em 2009. O monumento é dedicado ao Sindicato Hanseático. Inclui cidades de 16 países. E a união deve o seu nome ao seu antecessor, que deixou de existir em meados do século XVII. A aparência do monumento pode ser atribuída à abstração, embora os turistas especialmente atentos poderão ver em sua imagem as silhuetas de dois veleiros, bem amarrados.

"Bird Sirin"

O local de instalação em 2012 da escultura incomum foi escolhido no aterro de Alexander Nevsky. O autor do monumento é o escultor de Novgorod V. Smirnov. Sirin é uma criatura mítica dotada de qualidades opostas por diferentes contadores de histórias. Ou esse pássaro era parecido com as sereias e trazia problemas, então, ao contrário, ele agia como protetor. Nem todos os residentes sabem sobre o significado do monumento e o chamam simplesmente de "Milagre em uma gaiola".

Pin
Send
Share
Send