A região de Vladimir tem algo para surpreender e encantar os turistas. O vasto território está espalhado por muitos conjuntos arquitetônicos magníficos, que refletem todo o caminho de 1000 anos da região de Vladimir. Entre eles estão antigas propriedades nobres, numerosas igrejas ortodoxas e mosteiros. Um dos primeiros na Rússia foi criado aqui, um enorme Museu-Reserva Vladimir-Suzdal. Inclui 56 monumentos de arquitetura civil, defensiva e de igreja localizados em Vladimir, Suzdal, Bogolyubov, Gus-Khrustalny e outros lugares.
Os monumentos arquitetônicos de pedra branca do período dos séculos XII-XIII, protegidos pela UNESCO, são de especial valor. A famosa rota do Anel de Ouro da Rússia passa pela região de Vladimir. Aliás, a própria ideia de criar um roteiro turístico desse tipo teve origem na cidade de Suzdal.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
O que ver e para onde ir? Os melhores objetos de turismo educativo e recreação ativa!
Igreja da Intercessão de Nerl
Um templo de pedra branca com uma única cúpula, como uma vela, ergue-se nas margens do Nerl, longe das aldeias, rodeado por prados e lagos. O ano de sua construção é considerado 1165. Foi dedicado a um novo feriado na Rússia - a Proteção da Mãe de Deus, criada no século 12 por Andrei Bogolyubsky. As paredes do templo são decoradas com esculturas com imagens do Rei Davi, figuras de animais, máscaras femininas. A decoração interior é ascética e não brilha com luxo, esta é a ideia principal da superioridade do espiritual sobre o material.
Aleksandrovskaya Sloboda
O museu-reserva ao ar livre em Alexandrov é a antiga residência dos príncipes e czares russos. Os primeiros edifícios apareceram aqui sob o príncipe Vasily III, e durante o reinado de seu filho, Ivan, o Terrível, o assentamento serviu como a capital do estado russo. O templo mais antigo do complexo é a Catedral da Trindade, erguida em 1513. Também aqui estão a Igreja da Intercessão, a torre do sino da igreja, o templo Sretensky com um edifício do hospital, a Igreja da Assunção e o convento.
Propriedade de Khrapovitsky
A nobre propriedade do comerciante de madeira Vladimir Khrapovitsky em Muromtsevo lembra um castelo gótico medieval. Foi construído no final do século XIX e é um conjunto de palácio e parque, incluindo a casa do mestre principal, um pavilhão de caça, um pátio de cavalos, uma igreja, jardins e fontes. Infelizmente, hoje a maioria dos edifícios está em ruínas. Todo o território da propriedade é vedado, os turistas só são permitidos acompanhados por guia.
Museu do Cristal em homenagem a Maltsov
A magnífica exposição do museu está localizada na Catedral de São Jorge, do século XIX. Mais de 2.000 criações de cristal são apresentadas aqui - vasos, taças de vinho, decantadores, pratos, copos. Tudo isso é obra dos mestres da cidade de Gus-Khrustalny, desde o século 18 até os dias atuais. A maioria deles é feita na famosa fábrica de cristal da cidade. Os produtos que você gosta podem ser adquiridos na loja de souvenirs. Outro orgulho do museu são as pinturas de Viktor Vasnetsov e os mosaicos baseados em seus esboços.
Parque Nacional "Meschera"
O objetivo da criação do parque em 1992 foi a preservação dos complexos naturais primitivos de Meshchera, monumentos históricos e culturais, a proteção de flora e fauna raras. Um complexo turístico foi criado em seu território, onde você pode escolher diferentes roteiros de excursão ou simplesmente viver em um acampamento na natureza. O parque também inclui um complexo de história local de cabanas reais, poços, banhos e outros edifícios russos antigos, onde os turistas recebem programas interativos com um sabor nacional.
Museu de Arquitetura em Madeira em Suzdal
Nas margens do Kamenka em Suzdal, na década de 60 do século passado, surgiu uma reserva arquitetônica única, na qual reina o verdadeiro espírito da aldeia russa do período dos séculos XVIII-XIX. De toda a região, foram trazidas para cá estruturas preservadas de madeira - cabanas de camponeses, celeiros, igrejas, banhos, moinhos de vento. No interior de todos os edifícios, o interior dos séculos passados foi recriado com precisão nos mínimos detalhes, e são apresentadas exposições sobre o tema da vida e da vida dos camponeses russos.
Suzdal Kremlin
A estrutura mais antiga em Suzdal começou a ser construída para fins defensivos no século X. Surpreendentemente, quase todos os seus edifícios principais e até mesmo as muralhas parcialmente de barro sobreviveram até hoje. Apenas as muralhas defensivas de madeira e as torres foram queimadas. As principais atrações do antigo Kremlin são seus templos. A Catedral da Natividade com os Portões de Ouro sobreviventes, as igrejas da Assunção e Nikolskaya, as câmaras dos bispos, a Igreja da Natividade de Cristo.
Mosteiro Murom Spaso-Preobrazhensky
A primeira menção ao mosteiro remonta ao início do século XI, foi fundado pelo Príncipe Gleb de Murom. Após 5-6 séculos, a Catedral da Transfiguração, várias igrejas e capelas, uma torre sineira, câmaras de abades e edifícios anexos foram erguidos em seu território. Hoje o mosteiro está ativo, há também uma escola religiosa e um hotel de peregrinação. Toda a área está muito bem cuidada e enterrada no verde, tem até um lago de lótus.
Mosteiro de Intercessão em Suzdal
O mosteiro foi erguido no século XIV, embora quase nada dos edifícios da época tenha permanecido. Na Idade Média, o convento serviu de lugar de prisão perpétua para muitos representantes de famílias reais e nobres. O complexo monástico inclui a Catedral de Intercessão, a torre do sino, os Portões Sagrados, a igreja do refeitório e edifícios anexos. Após uma longa pausa, a vida monástica no mosteiro reviveu no início dos anos 90 do século passado.
Recomendado: 20 templos principais de Suzdal.
Mosteiro do Robe
Um dos mais antigos mosteiros russos foi fundado em Suzdal no início do século XIII. Todos os seus edifícios foram feitos de madeira e não sobreviveram até hoje. Mas as estruturas de pedra, que começaram a ser erguidas no século 16, podem ser vistas até hoje: a Catedral do Manto, os Portões Sagrados, o Venerável campanário de 72 metros de altura, a Igreja de Sretensky. De 1923 a 1999, o mosteiro foi encerrado e, a partir do final do século passado, as suas atividades foram retomadas.
Mosteiro da Trindade em Murom
Fundado no século 17, o mosteiro é muito procurado por turistas e peregrinos de todo o país. Seu santuário principal são as relíquias das esposas sagradas dos príncipes Pedro e Fevronia, eles são considerados os patronos da união familiar e do amor. Em frente ao mosteiro, ergue-se um monumento em sua homenagem, onde é costume comparecer durante as cerimônias de casamento e fazer pedidos. Outra relíquia antiga é mantida no mosteiro - uma relíquia em cruz, encontrada em 1657 durante a captura da cidade de Vilno.
Mosteiro de Alexandre em Suzdal
Inicialmente, o Mosteiro de Alexandre foi construído por iniciativa de Alexandre Nevsky no século XII. Infelizmente, foi totalmente queimado pelos poloneses no início do século XVII. Mais tarde, a Igreja da Ascensão e um campanário foram erguidos aqui, que sobreviveram até hoje. Hoje em dia, o mosteiro está ativo, celas e anexos foram construídos recentemente. O mosteiro não é tão popular como outros templos da região, há poucos noviços nele, por isso é sempre calmo e não está lotado aqui.
Mosteiro da Anunciação
O mosteiro de Murom foi fundado por Ivan, o Terrível, em meados do século XVI. Entre seus santuários especialmente reverenciados estão as relíquias do Príncipe Constantino e seus dois filhos, uma partícula das relíquias de Elias de Murom, um ícone da Mãe de Deus, o túmulo do milagreiro Ancião Apolônio. Dentro do templo, encontram-se magníficos ícones antigos e uma das iconóstases mais antigas da cidade de seis níveis, instalada em 1797. Na época soviética, o templo, o único em Murom, não foi fechado.
Mosteiro bogolyubsky
A construção do templo foi realizada pelo Príncipe Andrei Bogolyubsky no início do século XII, embora sua aparência atual seja determinada principalmente pelas construções do século XIX. Fragmentos do palácio do príncipe foram preservados no território do mosteiro. O local do assassinato do príncipe há muito é homenageado aqui, especialmente após sua canonização pela igreja no século XVIII. O mosteiro era frequentemente visitado por príncipes, czares, representantes do alto clero. Um de seus principais santuários é o ícone da Mãe de Deus em Bogolyubskaya. Hoje em dia o mosteiro está ativo.
Mosteiro de Santo Eutímio
O mosteiro foi construído em Suzdal no século XIV como uma estrutura defensiva. Suas poderosas paredes foram perfeitamente preservadas até nossos tempos, assim como todo um conjunto de edifícios internos. A principal delas é a Catedral da Transfiguração, na qual afrescos e pinturas dos séculos 16 a 17 foram preservados, bem como Nikolskaya, igrejas da Assunção e Anunciação, um prédio da prisão e a cripta de Mikhail Pozharsky. Hoje o mosteiro está inativo e aberto aos turistas.
Museu de Marina e Anastasia Tsvetaev
O Museu das famosas irmãs Tsvetaev foi organizado em Alexandrov em 1991. Suas exposições estão localizadas em duas casas térreas de madeira do século XIX. Os fundos do museu são dedicados não apenas aos Tsvetaevs, mas também a outros representantes da cultura russa. Pertences pessoais, fotografias de arquivo são mantidos aqui e, o mais importante, a atmosfera da Idade de Prata da poesia é recriada em detalhes. Todo mês de junho, o festival de poesia Tsvetaevsky é realizado no museu.
Casa-Museu Memorial de N.E. Zhukovsky
Toda a vida de Nikolai Zhukovsky, o fundador da aviação russa, está ligada à nobre propriedade da aldeia de Orekhovo, que tem uma história de mais de 200 anos. Aqui ele passou a infância, veio como aluno e depois como professor universitário, escreveu trabalhos científicos. A mansão e o parque ao redor estão perfeitamente preservados até hoje. As exposições do museu são apresentadas em 11 salas e apresentam a vida e o património científico do talentoso cientista.
Pedreiras de Dyukinsky
No início do século passado, calcário, dolomita e outras rochas foram extraídos em pedreiras no território da reserva estadual Dyukinsky. Atualmente, as operações de mineração foram interrompidas. O fundo das pedreiras é gradualmente coberto por floresta, e elas próprias são um lugar bastante popular entre os fãs de ciclismo, montanhismo e camping. Competições de escalada são realizadas regularmente aqui, 7 trilhas de escalada com uma altura de parede de 10 metros foram colocadas.
Karacharovo
Os residentes deste microdistrito de Murom estão firmemente convencidos de que o herói épico Ilya Muromets nasceu e viveu nesta área. Uma das casas ainda possui uma placa memorial em sua homenagem, e os moradores da casa se consideram seus descendentes diretos. Acredita-se que a Igreja da Trindade foi fundada por um herói nacional e nela estão guardadas partículas de suas relíquias. E nas proximidades, no lugar onde o cavalo de Muromets bateu com o casco, uma fonte com água benta começou a fluir. Agora existe uma piscina equipada lá.
Montanha Careca (Gorokhovets)
Muitas lendas e suposições estão relacionadas com o nome e origem desta montanha desprovida de qualquer vegetação. De acordo com alguns deles, esta não é uma montanha de forma alguma, mas um monte, derramado no local de sepultamento da Horda de Ouro Khan, de acordo com outras versões - já houve um local de adoração para deuses pagãos. E alguns até acreditam em feiticeiros e bruxas. Escavações realizadas nesta área mostraram que ainda no século 5 AC. e. Tribos fino-úgricas viveram aqui.
Jardim patriarcal
Um dos recantos mais pitorescos da cidade de Vladimir localiza-se na sua parte central e é uma depressão de relevo com uma área de 3 hectares, rodeada de morros. O jardim foi construído no século 16 e, desde então, tem agradado os residentes e visitantes da cidade com a cor exuberante e a fragrância das plantas de todo o mundo. Aqui você pode dar um passeio - sozinho ou com um guia, sentar em bancos ou em gazebos, alimentar cisnes em um lago, ver uma fonte seca única e visitar uma estufa.
Museu "assentamento de Shchurovo"
Para mergulhar na atmosfera da Rússia Antiga, para conhecer melhor sua cultura e vida, vale a pena visitar o antigo povoado eslavo reconstruído em Suzdal. No território de 1 hectare existem cabanas de madeira, celeiros, uma ferraria, uma armaria, um curral para gado. Aqui você pode andar a cavalo, aprender a atirar com um arco e empunhar uma espada, assar pão em um verdadeiro forno de barro da Velha Rússia. O museu está realizando reconstruções de batalhas de combate históricas, filmando filmes.
Banheira imunda
A zona de proteção da natureza perto da cidade de Karabanovo é um poço profundo no meio de uma paisagem plana. Em seu fundo existe um lago pantanoso com uma ilha no meio. A água nele desaparece, depois reaparece, e muitas crenças místicas estão associadas a isso. Nas encostas do funil, crescem árvores de formas intrincadas, muitas delas secas e caídas. Acredita-se que a cratera tenha se formado devido à queda de um meteorito. Nos tempos antigos, rituais de culto pagão eram realizados neste lugar.
Catedral da Assunção em Vladimir
Uma obra-prima da arquitetura russa antiga em Vladimir foi erguida no início do século 12 como o principal templo das terras de Vladimir-Suzdal. Foi decorado pelos melhores arquitetos de diferentes países, e o interior foi pintado pelos famosos mestres Andrei Rublev e Daniil Cherny. Alguns fragmentos de seus afrescos sobreviveram até hoje. Os grandes duques e representantes do clero são sepultados no território do templo. Os peregrinos vêm aqui para venerar as relíquias sagradas de Alexandre Nevsky.
Recomendado: 25 templos principais de Vladimir.
Catedral Dmitrievsky em Vladimir
A catedral de pedra branca, construída no século 12 em homenagem ao grande mártir Dmitry de Thessaloniki, é famosa por seus numerosos relevos de pedra nas paredes, representando os rostos de santos, governantes, figuras de animais estranhos e flores. A maioria deles sobreviveu em sua forma original. Fragmentos da decoração interior do templo também sobreviveram até hoje - magníficos afrescos do século 12 sobre temas religiosos. Hoje em dia a catedral está ativa e aberta para paroquianos e turistas.
Catedral de São Jorge em Yuryev-Polsky
O templo foi construído na década de 30 do século XIII por iniciativa do Príncipe Svyatoslav. O prédio era famoso por suas ricas esculturas de pedra nas paredes com imagens em relevo de animais, pássaros, plantas e pessoas que compõem pinturas inteiras. Infelizmente, no século 15, o templo ruiu por razões desconhecidas. Depois disso, não foi possível restaurar completamente as pinturas nas paredes, apenas fragmentos sem sentido permaneceram. O santuário principal da catedral é uma cruz esculpida em pedra pelo próprio Svyatoslav.
Igreja Nikolo-Embankment em Murom
A silhueta amarela brilhante da igreja de São Nicolau Naberezhny de 1717 adorna a margem alta do Oka. Foi construído em pedra no local de uma antiga igreja de madeira e é dedicado ao santo padroeiro dos mercadores, viajantes, marinheiros - Nicolau, o Maravilhas. Nos tempos soviéticos, a igreja estava inativa, mas em 1992 foi restaurada e devolvida aos crentes. Perto está a nascente Nikolsky com água curativa, onde, segundo a lenda, o próprio santo apareceu.
Museu de Pedra Artificial em Aleksandrov
Uma coleção de gemas magníficas é apresentada no Instituto de Síntese de Matérias-Primas Minerais, em cujos laboratórios a maioria dos cristais foi cultivada. Algumas das exposições do museu são únicas, já que apenas os funcionários do instituto possuem os segredos de sua tecnologia de cultivo. Junto com cristais artificiais, amostras de minerais naturais e rochas são exibidas aqui. O quiosque do museu vende lembranças feitas de pedras, joias e amuletos.
Torre de água em Murom
O marco local de Murom foi erguido há mais de um século e meio, quando não havia abastecimento de água central, mesmo no centro do distrito de Vladimir. Até hoje, edifícios do século 19 sobreviveram, exceto por uma torre de água de três andares, uma estação de bombeamento e uma coluna de água. No final do século passado, a torre foi fechada devido à má qualidade da água de Oka.Mas desde 2008, ele foi usado novamente para os fins pretendidos. E agora não é a água do rio que corre, mas sim a água artesiana pura.
Mercado de vidro em Gus-Khrustalny
Desde o século 19, a cidade às margens do Rio Gus é famosa por seus produtos artesanais de vidro e cristal, que incorporam o estilo russo e a qualidade inigualável. Uma vasta seleção de criações de artesãos locais é apresentada no mercado de vidro no centro da cidade. Também vende produtos feitos de cerâmica, argila, pedra, porcelana, gesso, madeira. São lembranças requintadas, talheres, estatuetas, caixões, itens de interior para todos os gostos, não apenas russos, mas também de produção estrangeira.