O Território Trans-Baikal é famoso por sua natureza maravilhosa e suas fontes minerais, em número das quais, depois do Cáucaso, ocupa o segundo lugar. Picos de montanhas cobertos de neve, taiga ancestral, lagos transparentes e rios de montanha encantam e encantam quem veio pela primeira vez a esta terra. O céu aqui é quase sempre limpo e claro - em termos de número de dias de sol, o centro administrativo de Chita é igual a Sochi.
O Território Trans-Baikal é um território onde diferentes povos deixaram seus traços ancestrais na forma de monumentos arquitetônicos e arqueológicos, costumes interessantes, crenças e rituais. Existem muitos monumentos da cultura nacional Buryat aqui. Definitivamente, você deve visitar o Parque Nacional Alkhanai - o único lugar na Rússia onde as atrações naturais coexistem harmoniosamente com os objetos sagrados do budismo.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações que valem a pena visitar!
Reserva Daursky
Localizada no sul de Transbaikalia, na fronteira com a Mongólia e a China. Fundada em 1987 para proteger os ecossistemas de estepe de Dauria. O objeto principal são os Lagos Torey, os maiores da região, local de nidificação e descanso de muitas aves, incluindo algumas raríssimas, por exemplo, a gaivota relíquia. Somente aqui vivem 6 espécies de guindastes. Além disso, a reserva é o único habitat do antílope gazela no país. Outra atração são os outliers de granito de formas incomuns, Adun-Chelon.
Palácio Butinsky
A principal atração de Nerchinsk. Foi construído em 1860-1870. Pertenceu aos conhecidos mercadores - mineiros de ouro e patronos das artes Butins. Era famosa por seus espelhos venezianos únicos e um magnífico jardim com plantas tropicais. No pátio da propriedade, além de um palácio de estilo medieval chique, havia torres de água, armazéns, áreas de parque, gazebos e fontes. No início dos anos 2000, o prédio foi restaurado e transferido para o museu de história local.
Grande Fonte (Monte Pallas)
Uma pequena montanha do cume Yablonevy, com 1236 m de altura, um monumento natural. Serve como o início dos três maiores rios - Amur, Lena, Yenisei. É neste ponto, chamado de Grande Fonte, que as bacias de dois oceanos, três mares e três rios se encontram. Essa descoberta foi feita na segunda metade do século passado. A área atrai turistas com ar puro, extensões infinitas de água, taiga de lariço, falésias altas. Além disso, a Grande Fonte é um local de peregrinação religiosa.
Parque Nacional "Kodar"
Criado em 2018 no norte de Transbaikalia. Área - 492 hectares. Florestas de montanha de taiga ao longo das margens de dois rios - Chara e Vitim, ecossistemas da cordilheira Kodar, habitats de animais em extinção, por exemplo, carneiro selvagem, objetos históricos e culturais estão sujeitos à proteção. No território do parque estão as famosas areias Charsky, vulcões, geleiras, 570 lagos, nascentes de água mineral, o desfiladeiro de mármore e outros objetos naturais. Rotas turísticas estão sendo desenvolvidas.
Areias Chara
Deserto arenoso com uma área de 10 por 5 km no meio da taiga. Ele está localizado no sopé da cordilheira Kodar, na depressão Charskaya. As dunas atingem uma altura de 80 m, o comprimento das maiores - até 200 m. Na borda das areias existem 2 lagos. Acredita-se que o deserto surgiu no local de um antigo lago glacial, do qual apenas pequenos fragmentos de água permaneceram espalhados por toda a bacia. Situa-se num local de difícil acesso, embora a aldeia mais próxima de Chara se encontre a 9 km.
Geleiras de Kodar
Monumento natural. O único local de cobertura de gelo em Transbaikalia. Situa-se a 50 km da aldeia de Chara. A principal característica é a grande distância do mar e da costa oceânica. A área total do maciço glacial é de mais de 6 mil hectares. Foi inaugurado em 1958. Cerca de 40 geleiras foram descobertas e estudadas, as maiores têm seus próprios nomes. Os arredores são muito pitorescos e atraem alpinistas não só da Rússia, mas também de outros países.
Parque Nacional Alkhanay
A principal pérola do parque no distrito de Aginsky Buryat é a cordilheira Alkhanai coberta por florestas. Este é um monumento natural e ao mesmo tempo um dos principais santuários budistas. Os objetos de culto para os peregrinos são figuras e estruturas de pedra criadas pela própria natureza. Entre eles estão o Templo do Grande Bem com água curativa, o Templo do Portão de pedra em forma de arco de 6 metros, o outlier Princesa Diamante com tigela natural, a caverna “Ventre da Mãe” e outros.
Igreja da Assunção em Kalinino
O edifício mais antigo do período pré-revolucionário em Transbaikalia. Foi consagrado em 1712. Foi construído como o templo principal do mosteiro masculino de Uspensky, que posteriormente foi simplificado, e a igreja foi transformada em paróquia. Construído no estilo barroco de Moscou. Em 1929 foi fechado e arruinado. Desde 1970 está completamente abandonado. Há muito que se fala em restauração, mas até agora o edifício está sendo cada vez mais destruído.
Arey Lake
Monumento natural. Quadrado - 4 km2, profundidade máxima - 13,5 m. É famosa por seu ar curativo - é cercada por florestas de lariços e coníferas. Eles são complementados por clareiras pitorescas de "prados alpinos". A lama do fundo do lago tem propriedades medicinais e é usada pelas estações de saúde locais para tratar doenças de pele. A água Areya está saturada de oxigênio, contém prata, iodo e outras substâncias úteis. Existem muitos formigueiros na costa. Existem várias fontes.
Baikal-Amur Mainline
Uma das maiores ferrovias do mundo. Comprimento - 4287 km. Começa na cidade de Taishet, atravessa 11 rios, 7 cadeias de montanhas, 60 povoados em seu caminho e termina na costa do Pacífico. A construção começou antes da Segunda Guerra Mundial e continuou em 1974. Os primeiros trens a caminho do BAM passaram em 1984. Ao longo de todo o percurso foram construídos 10 túneis, sendo o mais difícil na serra Severo-Muisky. Seu comprimento é superior a 15 km.
Catedral de Kazan em Chita
A principal igreja ortodoxa da cidade foi consagrada e inaugurada em 2004, por ocasião do 110º aniversário da fundação da Diocese Trans-Baikal. Construída na praça central, no local da antiga catedral, destruída em 1936. Feito no estilo da arquitetura tradicional da igreja dos séculos XIV-XVI. O visual majestoso é dado por 5 tambores leves com cabeças bulbosas. Pode acomodar mais de 2 mil crentes. Possui uma torre sineira de 60 metros com 13 sinos.
Aginsky Datsan
Localizada na aldeia de Amithash. A data de fundação é 1811. Originalmente, consistia em um templo principal e quatro pequenos templos. Em seguida, outro edifício foi adicionado e, no final do século, o datsan tornou-se o maior mosteiro budista em Transbaikalia. Ele era famoso por sua biblioteca, escolas médicas, astrológicas e filosóficas, ele mesmo imprimia livros didáticos, dicionários, textos rituais. Nos anos 30 do século passado, foi fechado e saqueado. No início dos anos 90, foi reconsagrada.
Palácio shumovsky
A casa ancestral dos irmãos Shumov, mineiros de ouro. A data de construção é 1914. A fachada da mansão de três andares é pintada de rosa, tem colunas decorativas brancas e está ricamente decorada com estuque na forma de ornamentos florais, espirais e rostos de animais. O telhado é coroado por cúpulas com torres. A decoração interior não é menos luxuosa - em todos os lugares há pisos de mármore, pinturas nas paredes, molduras, grades de ferro forjado nas escadas. Hoje o palácio é a sede do FSB.
Chita Datsan
O primeiro templo budista em Chita. Foi construído ao longo de 8 anos, foi consagrado e inaugurado em 2010. Para decorá-lo, uma estátua dourada de Buda de 2 metros, leões de latão instalados nas laterais da divindade principal e um incensário sacrificial foram entregues especialmente da cidade mongol de Ulan-Ude.Atualmente, os serviços são realizados dentro das paredes dos datsan - khurals, vários rituais e cerimônias destinadas a ajudar e proteger contra as forças negativas.
Cavernas Heatei
Um monumento natural que consiste em duas cavernas cársticas - Sukhoi e Mokra. A maior da Transbaikalia, o comprimento total é de 150-160 m. A caverna úmida é do tipo gelo, tem 4 grutas, a área da maior é de 70 por 60 m. Para descer nela é preciso superar um 12 -metro de queda de gelo. A segunda caverna - Dry ou Letnaya - consiste em um grande funil com pedregulhos de calcário no fundo. Aconselha-se a visita às grutas como parte das excursões e com equipamentos especiais.
Zoológico de Chita
Os primeiros animais do Parque dos Pioneiros de Chita surgiram em 1986, graças aos esforços dos funcionários do Palácio dos Pioneiros. E a data oficial de inauguração do zoológico da cidade deve ser considerada 1994. O número de seus habitantes está crescendo continuamente. Hoje, aqui vivem 156 espécies de animais, cerca de 700 indivíduos. Muitos adquirem descendentes, incluindo os exóticos papagaios alexandrinos, que raramente se reproduzem em cativeiro. Visitas guiadas estão disponíveis para os visitantes do zoológico.
Jardim Botânico Transbaikal
O jardim botânico de Chita cobre uma área de 2,8 hectares. Inclui também um viveiro com uma área de 24 hectares no território da aldeia Peschanka. Aqui crescem plantas tropicais, decorativas, lenhosas, medicinais, colecções de rosas, lírios, lírios, etc. O sortido é constantemente reabastecido devido a expedições e trocas de sementes com outros jardins botânicos. O pessoal da instituição realiza excursões educacionais. De particular interesse é a visita aos jardins de inverno da estufa.
Museu dos Dezembristas
Mais de 70 dezembristas estiveram em trabalhos forçados na atual cidade de Petrovsk-Zabaikalsky, no período de 1830 a 1839, as esposas de 10 deles moravam nas proximidades. O museu foi inaugurado em 1980 na mansão preservada de dois andares da Princesa E. Trubetskoy. As exposições estão distribuídas em 5 salas e permitem aos visitantes conhecer a história do movimento dezembrista, bem como as condições de vida em que viveram os exilados dezembristas. Entre as exposições estão desenhos, documentos, livros, utensílios domésticos.
Igreja dos Dezembristas
A Igreja Mikhailo-Arkhangelsk, de dois andares, é a construção mais antiga de Chita, um monumento da arquitetura da igreja em madeira. A data de fundação é 1776. Na década de 70 do século passado, foi transferido para o museu de história local e, desde 1985, é inaugurado no seu território um museu dos dezembristas. Muitos deles visitaram este templo durante o exílio, alguns se casaram aqui. O museu contém mais de 800 peças originais, incluindo pertences pessoais, livros, cartas dos dezembristas e suas esposas.
Lago Arakhley
Entre os maiores lagos da Rússia. Tem uma extensão de 11 km, profundidade máxima de 20 m.As margens são muito pitorescas, cobertas de taiga de lariço com fragmentos de estepe florestal. Existem praias de areia e cascalho. É famosa em toda a região por sua notável pesca durante todo o ano. A ictiofauna é representada por 15 espécies de peixes. Acredita-se que o peixe Arakhlei seja mais saboroso e maior do que o dos lagos vizinhos. Na costa estão as aldeias de Preobrazhenka, Tasey, centros recreativos, acampamentos.
Lago Shakshinskoe
Ele está localizado a 40 km de Chita, no território da reserva Arakhleysky. O segundo maior depois de Arakhlei. Possui formato oval. O comprimento é de 11 km, a profundidade máxima é de 6,5 m. É famosa por seu rico mundo subaquático. Flora costeira - florestas de taiga de lariço com zonas de estepe florestal e prados. A água é doce, no meio do verão chega a + 22˚С. Existem todas as condições para a pesca durante todo o ano e para umas férias agradáveis na pitoresca costa.
Mesquita da Catedral de Chita
O único exemplo de um culto muçulmano preservado em Transbaikalia. Foi construída no início do século passado com doações de membros da comunidade muçulmana urbana, muito rica e numerosa na época. É um prédio de tijolos vermelhos de dois andares com uma alta torre de minarete octaédrica. Pode acomodar até 800 pessoas. Em 1935-1995. foi fechado. Hoje a mesquita está funcionando, uma escola tártara foi inaugurada com ela.
Titovskaya Sopka
Localizado no sudoeste de Chita. Nomeado em homenagem ao etnógrafo e arqueólogo E. Titov. É um vulcão extinto da era Mesozóica. Altitude sobre o nível do mar - 1 km. Contém mais de 30 sítios arqueológicos - fragmentos de antigos assentamentos, pinturas rupestres, ferramentas, restos de animais foram encontrados. No sopé da colina está um monumento aos organizadores da República de Chita, que foram fuzilados em 1906. Além disso, uma capela foi construída aqui e uma cruz de adoração foi instalada.
Rocks Sukhotino
Rochas de granito altas com penhascos íngremes. Monumento da natureza e da arqueologia. Eles estão localizados nos subúrbios de Chita, às margens do rio Ingoda, rodeados por uma natureza encantadora - pinheiros, bétulas, arbustos de salgueiro, matagais de alecrim selvagem. Muitos insetos diferentes. Os achados arqueológicos nas proximidades têm 25 mil anos. Entre eles estão os restos mortais de povos antigos, animais, vários produtos, pinturas rupestres. A área é popular entre pescadores e alpinistas.
Parque ODORA
Localizado no centro de Chita. Traz sua história desde o final do século XIX. Desde 2010, vem sendo reformado e aprimorado. Existem zonas infantis, atrações e um parque infantil retro para os idosos. Existem muitas composições escultóricas, entre as quais - o gato erudito, Zhdun, a figura do ator A. Mikhailov na imagem de Vasily do filme "Love and Doves". O equipamento militar é exibido na Calçada da Fama. Criou a "Ilha do Tesouro" - uma área de lazer com um lago, uma ponte, gazebos, um banco de reconciliação.
Reserva Sokhondinsky
Ele está localizado no sul de Transbaikalia, nas proximidades da cordilheira Sokhondo. Organizado em 1973. A área é superior a 200 mil hectares. Grande diversidade paisagística - zonas de estepe, florestas caducifólias e de coníferas, áreas de tundra montanhosa. Existem muitas fontes minerais - arshan e lagos glaciais de montanha. A fauna inclui 67 espécies de mamíferos, incluindo 15 espécies de predadores, 250 espécies de pássaros, 1200 espécies de artrópodes. A bacia hidrográfica mundial passa pela área protegida.
Parque Nacional Chikoy
Criado em 2014 para preservar complexos naturais virgens no curso superior do rio Chikoy. A área é superior a 600 mil hectares. Muitos animais e pássaros do Red Data Book vivem aqui. Existem vários monumentos naturais, o mais interessante é a cidade de Lamsky. Esta é uma coleção de rochas autônomas da forma mais incrível, criadas pela natureza-mestre. Alguns deles têm 50 m de altura e diversos roteiros turísticos percorrem o parque.
Mola mineral Molokovka
Desfiladeiro de mármore
Um vale rochoso e sem árvores nas montanhas Kodar, cercado por penhascos de 200 metros. Seu nome está associado à abundância de diferentes tipos de mármore. Atrai turistas com sua história sombria. Em meados do século 20, havia uma mina de urânio e um campo de trabalhos forçados para prisioneiros políticos que serviam como principal força de trabalho. As reservas de urânio revelaram-se pequenas, o campo existiu durante 2 anos. Seus prédios, arame farpado e utensílios domésticos sobreviveram até hoje.
Assentamento Konduisk
Situa-se no meio da estepe, a 7 km da aldeia de Kondui. Fragmentos de um assentamento do século 14 estão relacionados ao início da história do estado mongol no território de Transbaikalia. Aqui, em um aterro artificial, foi construído o palácio do senhor feudal mongol, que pertencia à família imperial. Perto havia um jardim com gazebos, pavilhões, uma piscina. E embora hoje o território do povoado seja abandonado, apenas as ruínas do castelo e as lápides no terreno permanecem - sempre há muitos turistas aqui.