Muitas pessoas associam os Urais do Sul à indústria pesada e às cordilheiras sombrias. Mas por trás da severidade fingida desses lugares, há uma flora e fauna incríveis, uma natureza frágil e uma história antiga. A região de Chelyabinsk é uma terra de paisagens surreais e belas lendas.
Saindo dos limites da cidade, você se encontra em lugares completamente selvagens. Alguns pontos da região parecem iguais a milhões de anos atrás. Cavernas que guardam vestígios de povos primitivos, vulcões que adormeceram para sempre e reservatórios envoltos em superstições - a região de Chelyabinsk tem algo de que se orgulhar. A natureza local é original e rebelde, e seu caráter sólido evoca respeito e encanto entre os hóspedes da região.
Os monumentos naturais mais interessantes da região
Lista, fotos com nomes e descrições de lugares que valem a pena visitar!
Lago Turgoyak
Os turistas chamam o lago de Riviera Chelyabinsk - areia branca e água clara o tornam semelhante a um resort popular. Turgoyak é profundo - 34 metros, aquece mal no verão. Isso não atrapalha os veranistas, pois há muitos centros turísticos e sanatórios nas margens. Existem dezenas de ilhas no lago, algumas das quais com sítios arqueológicos preservados. Você pode chegar até eles alugando um barco, mas tem que remar com remos - o transporte aquático motorizado é proibido aqui.
Arakul Shihan
Um ponto de encontro favorito dos alpinistas no norte da região é o famoso Shikhan. Do alto de altas rochas graníticas de 2 km de extensão, abre-se um panorama magnífico da rede de lagos dos Urais. E bem no sopé do Shikhan há um lago de peixes Arakul. A cordilheira é interessante não apenas por suas paisagens - os arqueólogos descobriram vestígios de nossos ancestrais aqui. O propósito das estranhas depressões de pedra nas rochas não foi estabelecido até hoje.
Rio de pedra taganay
Perto do Monte Sredniy Taganay, há um lugar chamado Stone River. A peculiaridade desse rio de seis quilômetros é que as pedras desempenham o papel de água. Os cientistas explicam a formação do "riacho" de pedra pelo derretimento da geleira nos tempos antigos. Se você ouvir com atenção, sob a pilha de pedras você pode encontrar o fluxo de água de verdade - o sussurro dos riachos das montanhas. As pedras do incrível rio também são difíceis - a maioria delas é aventurina semipreciosa.
Caverna Atya Seca
Uma das cavernas mais longas e profundas da região, é popular entre os turistas. Mas é melhor explorá-lo nas roupas, que não é uma pena jogar fora depois. O ponto mais baixo da caverna está a 75 metros de profundidade. As grutas e labirintos estão cheios de poças de lama e rios inteiros de argila. E o nome “Sukha Atya” que contradiz este fato foi dado à cavidade subterrânea em homenagem ao povoado de mesmo nome, que fica nas proximidades.
Megálitos da Ilha Vera
Em uma das ilhas do Lago Turgoyak, existem edifícios muito antigos e significativos para os historiadores - os famosos megálitos. Acredita-se que eles tenham sido criados há cerca de 6 mil anos. Os cientistas afirmam que os megálitos foram construídos para fins religiosos - rituais e sacrifícios eram realizados aqui. Cálculos astronômicos estiveram envolvidos na construção. Achados semelhantes foram encontrados em todo o território da Ilha de Vera.
Pedra maldita
O monte Yurma, nos Urais, não é apreciado pelos habitantes locais - é considerado propriedade de feitiçaria e geralmente aconselha os turistas a não visitarem seus arredores. Mas para a Pedra do Diabo ou, como os viajantes a chamavam, a Porta do Diabo, apenas 985 metros de elevação. E você definitivamente deveria ver este monumento. Os portões de quartzito parecem ameaçadores e majestosos - é difícil acreditar que foram criados pela natureza e não pelo homem.
Caverna Ignatievskaya
A 7 km da vila de Serpievka existe uma caverna que atrai visitantes não só pelo seu valor histórico, mas também por lendas. Durante a excursão, o turista tem a oportunidade de conhecer a arte rupestre do Paleolítico. Os crentes vêm aqui para ver o rosto da Mãe de Deus emergindo na rocha. Acredita-se que um monge eremita de sangue azul viveu aqui. O comprimento total da caverna é de 545 metros, e há muitos pontos turísticos em cada segmento do caminho.
Fonte Zyuratkul
Perto do Monte Bolshoy Uvan, uma fonte de dez metros jorra direto do solo. Em geadas severas, seus jatos congelam em formas estranhas, por isso é mais aconselhável visitar este objeto no inverno. O aparecimento da fonte Zyuratkul é um acidente. Um poço perfurado por geólogos lançou um poderoso fluxo de água, batendo por quase meio século. Um pequeno rio nasceu daqui, cujas margens foram gradualmente cobertas por áreas de recreação.
Lago Arakul
A melhor vista de Arakul é do topo de Shikhan. O lago é pequeno, apenas 3 km², mas rico em peixes. No século passado, havia até uma estação de criação de peixes aqui. Arakul leva para suas águas as correntes dos rios Olkhovka e Kaganka e dá vida ao pequeno rio Arakulka. Nadar aqui não é muito conveniente - as margens são rochosas, há muitos pântanos. Mas também existem remansos aconchegantes onde você pode acampar e contemplar as cadeias de montanhas que pairam sobre Arakul.
Caverna Kiselevskaya
A 5 km da cidade de Asha, perto do riacho Kiselevsky, há uma placa de sinalização - é fácil navegar por ela onde fica a entrada da caverna. Para caminhar pelos corredores subterrâneos, você precisará de equipamento e experiência em escalada - a descida para dentro da caverna é vertical. O comprimento total de todas as passagens é superior a um quilômetro, por isso é melhor levar um guia com você. De interesse são as formações de calcita em grutas e os campos de inverno para morcegos.
Lago Itkul
O lago transparente, mas muito frio, acena não apenas com praias de pedras arenosas e bosques de pinheiros nas margens. Da abundância de sítios arqueológicos locais, Shaitan-Kamen é o mais valorizado. Antigamente, eles sacrificavam aos deuses em um bloco saindo da água. Os pescadores adoram Itkul - a pesca sempre é bem-sucedida aqui. Os turistas espalham acampamentos de tendas ou se estabelecem em aldeias costeiras - Itkul e Dautovo.
Cânion Ustinovsky
Uma fonte insubstituível de alimento para o homem antigo, o Desfiladeiro Ustinovsky, alimentou nossos bisavós. Torturado pela perseguição, o animal caiu em um abismo de 20 metros, e o caçador só conseguiu descer para pegar a carcaça. Até agora, os pesquisadores continuam a encontrar restos de animais e vestígios da vida dos homens das cavernas nas grutas próximas. As rochas calcárias que pairam sobre o rio Miass têm mais de 300 milhões de anos.
Monte Izvoz
Coberta por uma floresta de pinheiros, uma montanha rochosa a 3 km de Verkhneuralsk é muito curiosa se você olhar para ela de uma vista aérea. Os espaços verdes são o nome do líder do proletariado - e isso não é uma aberração da natureza. A palavra "Lenin" foi plantada em pinheiros na década de 70. O cume tem 527 metros, pois existia uma pequena igreja. Hoje foi restaurado.
Monte Kosotur
A história da cidade de Zlatoust começa nesta montanha - os primeiros povoados começaram a ser construídos ao seu pé, que acabou por se transformar em cidade. A altura do morro é de 586 metros, do lado do rio Ai a encosta é rochosa e íngreme. A encosta norte é cortada por nascentes limpas. A montanha está localizada dentro dos limites da cidade, mas a vista do alto não é inferior às paisagens virgens. Todo Crisóstomo - à primeira vista.
Caverna Kurgazak
A única caverna glaciar na margem esquerda do rio Ai não é o local mais fácil para um iniciante no montanhismo. Seu comprimento é de pouco mais de meio quilômetro, mas passagens estreitas cobertas de gelo eterno, altas encostas exigem cuidado e atenção. No verão, é úmido por dentro devido ao degelo da geleira. A maneira mais conveniente de se familiarizar com a caverna cárstica é fazendo rafting no rio Ai.
Rio Tyulyuk
Anteriormente, no afluente do rio Yuryuzan, eles praticavam pesca e rafting. Agora o rio de montanha mais alto da região está sob proteção e serve apenas como um objeto de interesse para os turistas. Todos os 25 km de comprimento são adequados para esportes aquáticos - correntes fortes e profundidades rasas são ideais para rafting esportivo.Tuluk é originário do pântano de mesmo nome, onde cranberries crescem abundantemente.
Monte Kruglitsa
A uma distância de 15 km de Zlatoust, uma vista da montanha mais impressionante do maciço Taganai se abre. Era chamado de rosto redondo para um topo redondo. A altura da montanha é de 1178 metros. Os habitantes locais acreditam que a montanha está se movendo - essa miragem pode realmente ser vista em um dia ensolarado. A razão para isso é a evaporação dos pântanos ao pé. A rocha de quartzito também é considerada um "lugar de poder". E aqueles que acreditam nisso vêm aqui para praticar meditação.
Santuário no lago Big Allaki
Não muito longe da cidade de Kasli, há um lago pitoresco e, em sua costa sudeste, colinas de formas incomuns. Essas rochas incríveis são os restos de um antigo santuário. Os achados arqueológicos mais valiosos nesses lugares datam da era paleolítica. As rochas são decoradas com letras bizarras, parcialmente destruídas por vândalos antes mesmo do santuário se tornar um monumento natural.
Pente responsivo
Depois do Monte Kruglitsa, a cordilheira Otkliknoy é o ponto mais alto do maciço Taganai. Com uma altura de 1155 metros, o cume inclui quartzito, mica, estaurolita e aventurina, freqüentemente encontrados nos Urais. O nome interessante está associado ao eco polifônico que ocorre aqui em conexão com a forma da rocha. Existem acampamentos de turistas no sopé da cordilheira Otklikny. É bem possível superar a subida e a descida em um dia, conseguindo desfrutar o panorama de cima.
Lagoa Simskiy
A lagoa da cidade Sim, descida das páginas dos contos de fadas, surpreende com suas belezas. Aqui, a vida selvagem coexiste em conjunto com as atividades humanas. Por um lado - uma cidade moderna, por outro - colinas cobertas de pinheiros e penhascos íngremes, 9 metros de profundidade transparente. Para veranistas e turistas locais, uma gama completa de serviços - entretenimento costeiro, aluguel de barcos, pesca. Ou apenas uma sessão de fotos com uma das duas barragens locais ao fundo.
Pedra Azul
Essa rocha próxima ao rio Ural realmente tem uma cor azulada, e a razão disso é a predominância de hematita na rocha. A Montanha Azul se eleva cerca de 60 metros acima da pequena vila de Kizilskoye. Há cerca de 350 milhões de anos, havia um vulcão no local da colina, e a Pedra Azul é tudo o que resta dele. De longe, em tempo claro, o antigo vulcão parece roxo, o que atrai turistas e fotógrafos.
Rio Asha
Do cume Karatau até as águas do Rio Sim, o lindo Asha flui, superando montanhas e florestas em seu caminho. O rio de montanha acidentada é um dos mais limpos da região. Existem vários grandes assentamentos nas margens do Asha, e na bacia do rio existem inúmeras cavernas de calcário que são interessantes para visitar. O comprimento do rio é de 59 km, pássaros e animais raros podem ser encontrados perto da água. Mas nadar no gelado Asha não é recomendado.
Terra seca do rio Sim
A natureza dotou o Sim River de uma propriedade incrível - esconder-se dos olhos humanos. Na parte superior, o rio desaparece completamente sob as pedras e reaparece perto da entrada da caverna Ignatievskaya. Assim, Sim encurta a estrada, sem se preocupar em dobrar ao redor do castelo da caverna de Serpievsky. O rio corre no subsolo por mais de meio quilômetro.
Caverna Sugomak
A impressionante caverna de mármore no Monte Sugomak admite apenas turistas endurecidos em suas entranhas. Para explorar totalmente a masmorra, você precisa de equipamentos especiais. Existem apenas três grutas, uma delas está cheia de água até a metade. E sob ela, a caverna Sugomakskaya mantém passagens e corredores inexplorados. O comprimento da caverna é de 123 metros, a entrada não autorizada é proibida.
Lago Smolino
O misterioso lago em Chelyabinsk possui uma extensa biografia. Durante sua existência, ele transbordou e tornou-se raso. No momento, Smolino atinge 7 metros de profundidade, a água salgada está se tornando mais fresca. A costa é habitada - existem aldeias dacha e centros recreativos. As pessoas vêm para ser tratadas com lama do lago e ver os sítios arqueológicos da Idade da Pedra nas proximidades.
Floresta Kashtak
Uma ilha de natureza perto da ruidosa floresta de pinheiros de Chelyabinsk - Kashtak. São cerca de 6 km da cidade para chegar até aqui, o território do parque florestal protegido é de 1543 hectares. Bor é famoso por espécies raras de plantas e animais. Os veranistas visitam este lugar não apenas para fazer um piquenique no rio Miass. Bor é usado por ciclistas para atividades ao ar livre, e a presença de pedras atrai escaladores.
Rio Bolshaya Satka
Esse rio mutável carrega suas águas por 88 km de Zyuratkul até o rio Ai. No início, calmo e medido, mais a jusante - corredeiras. As vigas muitas vezes flutuam ao longo dele, fazendo paradas perto dos acampamentos de povos primitivos. Existem vários destes ao longo de todo o curso do rio. Quem estiver interessado em conhecer a primeira hidrelétrica da Rússia também vem - ela surgiu aqui no início do século XX.
Floresta Dzhabyk-Karagai
Cerca de 100 mil hectares de florestas remanescentes dos Urais foram cuidadosamente protegidos pelo estado desde 1969. Algumas áreas sobreviveram à Idade do Gelo e são uma imagem das florestas que existiam naquela época em todo o atual território dos Urais. Na floresta de pinheiros Dzhabyk-Karagai, existem vários reservatórios e alturas de montanhas, existem espécies de animais em extinção.
Afloramentos geológicos de argilitos
Uma rocha incomum de 80 metros de altura ergue-se logo acima da fábrica de brita da cidade de Minyar. Este é um monumento único do ponto de vista geológico - um local onde surgem na superfície argilitos ou argila petrificada. Os calcários nas cores rosa e branco impressionam muito e despertam o interesse constante dos visitantes do site.
Linden Mountain
Não muito longe de Minyar, na área da cidade de Asha, existe uma pequena montanha Linden. Sua altura é de apenas 299 metros, mas a idade da montanha é indicada por números completamente diferentes. Os calcários do planalto datam da era paleozóica! O nome da montanha vem das antigas tílias que crescem no lado norte - algumas delas têm mais de um século. É este local que é mais valorizado, pois a montanha é considerada um monumento natural botânico.